Vilcabamba – O último refúgio dos Incas
Na sombra da Cordilheira dos Andes, escondida sob toneladas de vegetação da floresta amazônica, havia um dos tesouros secretos mais incríveis do Peru. Vilcabamba foi o último refúgio dos Incas antes que seu império fosse destruído pelos espanhóis. Sua localização foi um mistério por centenas de anos e foi definitivamente identificada apenas algumas décadas atrás.
- O que é Vilcabamba?
- Por que é conhecido como o último refúgio dos Incas?
- Como chegar a Vilcabamba?
- Mapa de Vilcabamba
- Quem foram os últimos incas?
- Quais são os mistérios de Vilcabamba?
- Existem tesouros em Vilcabamba?
- Quem descobriu Vilcabamba?
- Que construções existem em Vilcabamba?
- Como caminhar até Vilcabamba?
- Outras atrações turísticas em Vilcabamba
- Dicas para visitar Vilcabamba
Vilcabamba foi o último refúgio dos incas após a invasão espanhola
Após a invasão espanhola, os últimos incas rebeldes fugiram para Vilcabamba (selva selvagem de Cusco), onde estabeleceram seu último refúgio. Por muitos anos a localização real de Vilcabamba não era conhecida até descobertas recentes neste lugar mágico.
O que é Vilcabamba?
- Vilcabamba é o nome da cidade inca construída para abrigar os últimos governantes incas após a invasão espanhola em 1529.
- O explorador americano Hiram Bingham descobriu Machu Picchu em 1911 acreditando ter descoberto Vilcabamba, “A Cidade Perdida dos Incas”.
- Os últimos governantes incas viveram em Vilcabamba entre 1536 e 1573. O lugar era inacessível pelos espanhóis por causa de sua localização na selva.
- A floresta amazônica escondeu os edifícios de Vilcabamba por séculos até que foi descoberta em 1964 pelo explorador americano Gene Savoy.
Por que é conhecido como o último refúgio dos Incas?
- O último refúgio dos Incas já era conhecido pelos cronistas espanhóis que sabiam de um lugar onde os rebeldes incas se escondiam.
- Vilcabamba também era conhecida como “A Cidade Perdida dos Incas”.
- Quando o explorador americano Hiram Bingham chegou a Machu Picchu, ele pensou ter descoberto Vilcabamba, o último refúgio dos incas.
Como chegar a Vilcabamba?
- Vilcabamba, A cidade perdida dos incas está localizada no distrito de Vilcabamba, província de La Convención em Cusco.
- Para chegar a Vilcabamba você deve continuar viajando de ônibus de Cusco para a cidade de Kiteni (seguindo a rota para Quillabamba). De lá, siga a estrada em direção a ‘Azul Mayo’.
- A última seção da estrada é a pé (ou a cavalo) através de incríveis paisagens de montanhas verdes. Estima-se que demore 9 horas para chegar ao refúgio inca de Vilcabamba e seus vestígios arqueológicos.
Mapa de Vilcabamba
- Vilcabamba é uma distância direta de 118 quilômetros da cidade de Cusco. Está localizado no meio da selva alta do Peru, um local de difícil acesso.
- Atualmente existe uma cidade chamada ‘Vilcabamba’. De lá, uma viagem ao antigo sítio arqueológico conhecido como a “Cidade Perdida dos Incas” é realizada.
Mapa de localização de Vilcabamba na escala 1: 269411
Quem foram os últimos incas?
- Após a captura do Inca Atahualpa em Cajamarca (1532), houve sucessivas batalhas entre espanhóis e incas. Este último teve que deixar Cusco e criar um mini – governo em Vilcabamba.
- Os incas, que governou em Vilcabamba foram Manco Inca, Túpac Sayri, Titu Cusi e Tupac Amaru I.
Quais são os mistérios de Vilcabamba?
- Vilcabamba é uma descoberta recente, então seus mistérios ainda não estão totalmente revelados.
- Uma das recentes descobertas sugere que Vilcabamba foi ocupada pela cultura pré-Inca ‘Wari’, até 500 anos antes dos incas.
- Os incas teriam modificado as construções existentes para o conforto do Inca e seus novos habitantes.
- As paredes de Vilcabamba não têm a qualidade de outros locais como Machu Picchu. No entanto, eles mantêm a técnica Inca intacta.
- Alguns pesquisadores sugerem que o sítio arqueológico de Choquequirao foi o verdadeiro último refúgio inca durante a invasão espanhola.
Existem tesouros em Vilcabamba?
- Os invasores espanhóis imaginaram grande riqueza de ouro e prata levada para Vilcabamba. Eles acreditavam que os Incas escondiam importantes quantias de ouro trazidas após a conquista de Cusco.
- As investigações em Vilcabamba não encontraram o ouro indicado pelos espanhóis. No entanto, recentemente os restos de uma tumba real da cultura pré-Inca ‘Wari’ foram encontrados.
- Entre os achados cerâmicos e líticos havia uma máscara de prata, um machado de prata, um peitoral de ouro e várias placas de ouro que compunham mais de 300 peças de ouro e prata.
Quem descobriu Vilcabamba?
- O nome da cidade de Vilcabamba era conhecido publicamente em 1911, quando Hiram Bingham publicou em seu livro “A Cidade Perdida dos Incas”, a descoberta de Machu Picchu e um lugar anterior que seria “Espírito Pampa”.
- No entanto, como vários autores relatam, Hiram Bingham não tinha idéia de sua importância e acreditava firmemente que Machu Picchu era a cidade perdida dos Incas (Vilcabamba), isto é, o refúgio do último Inca.
- Em 1964, Gene Savoy (explorador americano) e um grupo de exploradores andinos chegaram a Vilcabamba e descobriram restos de cerca de 60 edifícios e quase 300 casas cobertas de musgo, líquens, trepadeiras e densa vegetação da selva.
- Em 2004, um grupo de arqueólogos peruanos encontrou os restos mortais de um túmulo de um rei ou personalidade importante Wari. Havia também restos de um peitoral de ouro, um machado, restos de cerâmica, tecidos e muito mais.
Que construções existem em Vilcabamba?
- Em Vilcabamba foram encontradas ruínas a 600 metros das descobertas apontadas por Hiram Bingham.
- Um templo de 24 portas foi encontrado – 69 metros de comprimento – e um palácio afundado com cerca de 100 metros de comprimento.
- As casas foram construídas em plataformas, aparentemente para serem protegidas de inundações. Havia um palácio com terraços de 43 metros de comprimento e uma grande construção chamada “A casa dos nichos”.
- Os edifícios foram construídos com paralelepípedos unidos com argila. Aparentemente, os Incas não trouxeram com eles mão-de-obra que poderia fazer construções tão surpreendentes quanto as que podem ser vistas em Machu Picchu.
Construções incas em Vilcabamba que serviram de refúgio para os últimos incas
Durante muito tempo, acreditava-se que Vilcabamba era sempre um território inca. No entanto, de acordo com pesquisas recentes, concluiu-se que 500 anos antes era o território da cultura pré-Inca ‘Wari’ e que os incas se estabeleceram neste importante lugar.
Como caminhar até Vilcabamba?
- Atualmente, é possível visitar Vilcabamba, mas é uma caminhada considerada de alta dificuldade, recomendada para os caminhantes em boas condições físicas.
- Há passeios a Vilcabamba que incluem uma rota de trekking ao longo das rotas que Hiram Bingham seguiu em sua descoberta.
- Há também passeios de trekking que incluem a visita de Vilcabamba e a cidade inca de Machu Picchu.
- Você pode obter os passeios através do site de uma agência de turismo.
Outras atrações turísticas em Vilcabamba
- Sítio arqueológico de Rosaspata.
- O túmulo de Espiritu Pampa.
- Vitcos, a última residência do Manco Inca.
Dicas para visitar Vilcabamba
- As excursões a Vilcabamba não são frequentes e exigem boa organização. Não deixe de contratar uma agência de turismo séria com bons comentários de outros viajantes nos fóruns como o TripAdvisor.
- Vilcabamba está localizado na região tropical de Cusco, onde as chuvas são freqüentes. A melhor época para ir é entre abril e outubro, quando as chuvas diminuem.
- Ao visitar Vilcabamba, não esqueça de trazer: poncho de chuva, chapéu, botas impermeáveis, sapatos de trekking, repelente de insetos, protetor solar, água e uma câmera.
- Depois de visitar Vilcabamba, aproveite para visitar Machu Picchu pela rota alternativa através da ‘Hidrelétrica’, na selva de Cusco. Esta rota é mais aventureira e econômica.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Sobre Vilcabamba“
“Desculpe, não temos comentários sobre a cidade Inca de Vilcabamba“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024