Vilcabamba: “a cidade perdida dos incas”
Vilcabamba é uma antiga cidade inca considerada o último refúgio do majestoso império dos incas antes de cair diante dos espanhóis em 1572. Neste sítio arqueológico, você pode encontrar enormes estruturas de pedra com uma maçaneta, além de outros arredores incas como Ollantaytambo, Sacsayhuaman e Coricancha.
A cidade de Vilcabamba foi perdida e foi encontrada em 1892, depois identificada como a ‘antiga ou antiga Vilcabamba’.
- A importante descoberta de Vilcabamba
- Aqui é Vilcabamba
- Por que a ‘cidade perdida dos incas’?
- O mistério de Vilcabamba
- Outros lugares semelhantes a Vilcabamba
- Como ir a Vilcabamba?
Vilcabamba está localizado a 118 quilômetros da cidade de Cusco. Lá, os últimos incas rebeldes que lutaram contra os espanhóis se refugiaram. Após a derrota inca, Vilcabamba foi abandonada e coberta por densa vegetação. Recentemente, as investigações começaram no local.
A importante descoberta de Vilcabamba
- Em 1911, o explorador americano Hiram Bingham (em sua busca por Vilcabamba) chegou a Espiritu Pampa, onde realizou alguns estudos superficiais. Por não ter encontrado nenhuma descoberta significativa, ele retornou a Machu Picchu, que acreditava ser “a cidade perdida dos incas”.
- As descobertas significativas em Vilcabamba foram feitas a partir de 1964, quando o explorador americano Gene Savoy chegou a Espiritu Pampa e mostrou que na verdade era o último refúgio dos incas rebeldes.
- Os trabalhos arqueológicos continuaram lentamente em Vilcabamba. Assim, os locais incas de Vitcos, Yurak Rumi e outros foram escavados na vegetação acidentada.
- Em 2011, houve a última descoberta importante em Vilcabamba. Foram encontradas várias tumbas funerárias de origem Wari (civilização ancestral dos incas). A tumba principal (que inclui objetos de ouro e prata) foi chamada de “O Senhor de Wari” e mostra que Vilcabamba era habitada por outra civilização anterior aos incas.
Aqui é Vilcabamba
- Vilcabamba compreende uma área geográfica de 15 hectares, onde há vestígios de edifícios, canais, terraços, plataformas e até templos Incas com algumas influências coloniais.
- Existem algumas capas em boas condições. As paredes de pedra de granito não foram polidas com a perfeição de outros locais, como Machu Picchu ou Coricancha. Além disso, existem restos de um sistema de plataforma e estradas que conectam Vilcabamba a outros locais próximos.
- Em Vilcabamba, restos incas foram encontrados, como cerâmica, têxteis e ferramentas. Além disso, foram encontrados elementos espanhóis como o Texas, o que explicaria a fusão de ambas as culturas durante as guerras dos incas rebeldes.
- Em Vilcabamba, havia evidências de um incêndio que provaria os danos causados pelos espanhóis quando conquistaram este refúgio dos incas rebeldes. Hoje, ainda existem espaços cobertos pela vegetação acidentada da floresta de Cusco.
Fortaleza de Vilcabamba
Por que a ‘cidade perdida dos incas’?
- O nome da cidade de Vilcabamba era conhecido publicamente em 1911, quando o explorador americano Hiram Bingham publicou seu livro ‘A Cidade Perdida dos Incas’. Lá ele narra a descoberta de Machu Picchu e um lugar anteriormente encontrado.
- No entanto, como vários autores revelam em seus livros, Hiram Bingham não tinha idéia de sua descoberta porque acreditava que Machu Picchu era Vilcabamba, o refúgio do último imperador inca.
- Hoje, a teoria mais aceita aponta que Espiritu Pampa era na verdade Vilcabamba, o último refúgio dos incas. Outras versões indicam que ainda não foi descoberto. Existem até aqueles que sugerem que o verdadeiro último refúgio inca é a cidade inca de Choquequirao.
Estrutura megalítica – Vilcabamba
O mistério de Vilcabamba
- Como os incas fizeram essas estruturas de pedra incríveis? O mesmo mistério é apresentado para outras estruturas incas, como Sacsayhuaman, Machu Picchu ou Coricancha.
- Muitos concordam que seria uma tecnologia anterior aos incas. Em Vilcabamba você pode ver enormes pedras polidas com ótima técnica. Ainda hoje as ferramentas usadas para mover e montar as pedras não são conhecidas com certeza.
Botões esculpidos em pedra gigantes encontrados em Vilcabamba
Outros lugares semelhantes a Vilcabamba
- Como em Vilcabamba, existem estruturas semelhantes em Ollantaytambo e em Abydos, no Templo do Monte Jerusalém ou na Pirâmide de Micerino, no Egito. Todos eles têm estruturas onde as pedras estão perfeitamente embutidas.
Machu Picchu é popularmente conhecida como ‘A Cidade Perdida dos Incas’. No entanto, essa denominação corresponderia a Vilcabamba. Para visitar este sítio arqueológico, você deve contratar um passeio com uma agência de turismo.
Como ir a Vilcabamba?
- Você pode ir a Vilcabamba por conta própria ou através de um tour organizado. A maioria dos turistas prefere fazê-lo através de uma agência de turismo que inclui transporte, alimentação, camping e muito mais.
- Se você quiser viajar por conta própria, deve fazer uma longa viagem de ônibus até a cidade de Vilcabamba. Então você tem que fazer uma longa caminhada até o sítio arqueológico inca.
- Se você quiser viajar com uma agência de turismo, é recomendável fazer um passeio que inclua uma visita à cidade inca de Machu Picchu durante o retorno a Cusco. Você pode fazer um tour on-line ou diretamente em uma agência localizada no centro histórico de Cusco.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Foi como entrar em um novo mundo ou atravessar uma noite esverdeada“
“Este distrito foi estabelecido entre 1530 e 1572 e é o último cenário em que os últimos incas lutaram contra a invasão espanhola, antes de cair sob seu domínio“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024