Pisac 5 artigos
Cidade de Pisac
Clique para classificar o artigo

Vilarejo de Pisac

A cidade de Pisac faz parte de uma história milenar. Ela tem uma cultura e um presente cosmopolitas, o que lhe confere uma modernidade especial. As pessoas que procuram essa cidade o fazem pelas experiências que podem encontrar: o sítio arqueológico inca, as belas paisagens e a espiritualidade que pode ser respirada em todos os lugares. O território foi uma importante área inca e colonial. Hoje, além de seu famoso mercado de artesanato, o melhor de toda a cidade de Cusco, há hotéis, restaurantes e outros serviços turísticos de bom padrão.



Praça principal da cidade de Pisac
Praça principal da cidade de Pisac

O tradicional vilarejo de Pisac

  • Pisac é reconhecida como uma das cidades que melhor mantém suas tradições, danças, músicas e trajes.
  • A primeira coisa que chama a atenção na cidade é sua geografia, cercada por montanhas às margens do rio Vilcanota, o mesmo rio que chega a Machu Picchu. Depois, o que mais chama a atenção é a vestimenta de seus habitantes, que usam seus trajes tradicionais multicoloridos.
  • No vilarejo há um mercado de artesanato que, aos domingos, transborda de gente até chegar à praça principal. As origens da cidade remontam à época colonial. Centenas de barracas que vendem artesanato feito pelos próprios moradores estão à venda lá. Por esse motivo, também é conhecida como a “vila dos artesãos”.

O que significa Pisac?

A palavra Písac (ou Písaq) vem das palavras quíchuas “pisaq o p’isaqa”, que significa perdiz. Assim como as cidades incas de Machu Picchu e Cusco, Pisac tem o formato do animal que deu origem ao seu nome.


Por que visitar?

  • Pisac é um dos mais belos vilarejos do Vale Sagrado dos Incas. Há muitas coisas para fazer lá: visitas históricas, esportes de aventura, turismo de experiência ou simplesmente apreciar a paisagem.
  • É um dos melhores lugares como base para visitar outros vilarejos e locais impressionantes no vale.
  • Pisac tem dezenas de hotéis, alguns na praça principal, outros nos belos arredores. Alguns deles estão instalados em fazendas dos séculos XVII e XVIII.
  • Sua principal atração turística, sem dúvida, é o sítio arqueológico de Pisac. Ali, os incas construíram uma imensa cidadela, repleta de terraços, templos, recintos, estradas, praças e até um cemitério que foi saqueado pelos espanhóis quando chegaram a Cusco (1533).

O que esperar da visita?

  • Pisac não se trata apenas das incríveis ruínas incas e de seu mundialmente famoso mercado de artesanato. Essa pequena cidade oferece, acima de tudo, a paz e a tranquilidade de uma área longe das cidades, mas com todos os confortos de um lar.
  • O povo de Pisac é comprometido com sua cultura e a preserva. Isso pode ser visto nas muitas atividades culturais dentro e fora do vilarejo, que lhe darão uma visão clara da vida no mundo andino.

Onde está localizada a cidade de Pisac?

Pisac fica a 33 quilômetros por estrada da cidade de Cusco. Está localizada no lado leste da cordilheira de Vilcabamba, às margens do rio Vilcanota. Fica a uma altitude de 2.972 metros acima do nível do mar, no coração do Vale Sagrado dos Incas.

Cidade de Pisac
Cidade de Pisac

Como foi projetada a vila de Pisac?

  • A cidade tem estruturas incas e coloniais. Sua praça principal é um dos lugares mais divertidos da cidade, é colorida e tem muitos itens de artesanato exclusivos.
  • A arquitetura de Pisaq também é mestiça. A cidade colonial foi construída sob as ordens do vice-rei Toledo sobre os restos das construções incas.
  • No início da manhã, são realizadas missas no templo principal de Pisac. Na maioria dos casos, essas missas são realizadas em quíchua, o idioma dos incas. Participam delas pessoas de toda a aldeia, autoridades, artesãos, pessoas de comunidades próximas e, às vezes, também turistas.

A praça principal de Pisac

  • A praça principal da cidade de Pisac é lindamente decorada com árvores centenárias; as ruas estreitas de paralelepípedos são usadas como mercado todos os domingos.
  • A igreja colonial de San Pedro Apóstol de Pisac se destaca no meio da praça. Aos domingos, as missas são realizadas no idioma quíchua, o mesmo idioma usado pelos incas.
  • Por fim, ao redor da praça você encontra alguns dos mais variados restaurantes, cafés e bares do local.

Lendas da cidade de Pisac

A lenda de Inkill Chumpi (princesa do cinturão florido)

  • Inkill Chumpi era a única herdeira do território de Pisac. Seu destino era se casar com aquele que conseguisse construir uma ponte sobre o rio Wilkamayu (Vilcanota) em um único dia.
  • Quando o fato se tornou conhecido, muitos homens corajosos se ofereceram para realizar essa façanha. Asto Rimac era o proprietário das terras arborizadas a leste; ele era o amante secreto da princesa e foi escolhido para tentar essa tremenda façanha.
  • Quando Asto Rimac estava prestes a começar uma tarefa tão difícil, Inkill Chumpi foi invocar os Apus (espíritos das montanhas) para ajudá-lo. Os espíritos concordaram em ajudá-lo com a única condição de que ela não veria esse prodígio até que ele estivesse concluído.
  • Pouco antes de a ponte ser concluída, a princesa começou a ouvir estrondos altos e cedeu à tentação de ver o que estava acontecendo e se virou para olhar.
  • Naquele momento, o rio Urubamba engoliu sua amada, e ela foi deixada de pé na pedra, com o olhar perdido no vale de Pisac.
  • A figura de pedra ainda pode ser vista até hoje.



Mais informações sobre essa cidade

  • Durante sua visita à cidade e ao mercado de Pisac, não perca a oportunidade de comprar artesanato. Os mais impressionantes são as joias de prata 950. Os artesãos da cidade explicam ao turista como esses tesouros são feitos. Se desejar, você pode comprar a joia de sua preferência.
  • O sítio arqueológico de Pisac é a principal atração turística da cidade. Fica a cerca de 9 quilômetros de distância por estrada (aproximadamente 20 minutos de carro). A entrada para esse sítio inca é feita com o Bilhete turístico Cusco (também inclui Ollantaytambo, Chinchero e Moray).
  • O clima em Pisac é temperado e frio. A estação chuvosa vai de abril a outubro. Nesses meses, o calor pode chegar a 22ºC, enquanto o frio pode chegar a 5ºC. A estação seca vai de novembro a março. Durante esses meses, o calor pode chegar a 24ºC, enquanto o frio pode cair a um mínimo de 2ºC.

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024