Machu Picchu 266 artigos
Festividades de Cusco
Clique para classificar o artigo

Viaje para Machu Picchu durante as festividades de Cusco

Cusco está em festa durante o mês de junho. Esse é o mês do jubileu, quando é comemorado seu aniversário e também o famoso Inti Raymi. Nesse sentido, junho é um dos meses ideais para fazer viagens a Cusco e Machu Picchu. Além disso, esse é o mês ideal para os viajantes explorarem todos os locais de Cusco e Machu Picchu, bem como outros locais ligados à cultura inca e ao Peru antigo. Neste blog, queremos falar sobre como planejar a viagem a Machu Picchu durante as férias, se é durante a alta temporada, quais ingressos posso escolher para entrar em Machu Picchu durante junho? Todas as informações aqui.



Coya caminhando pelas ruas de Cusco até a Plaza de Armas
Coya caminhando pelas ruas de Cusco até a Plaza de Armas

É possível visitar Machu Picchu durante as festividades de Cusco. Além disso, você terá uma das melhores experiências, pois poderá reviver e fazer parte de uma das mais impressionantes tradições cerimoniais dos incas. Cusco é considerado um dos melhores destinos da América do Sul.

Se você viajar para Cusco, pensando em visitar Machu Picchu, durante o mês de junho, deve ter em mente que também pode fazer uma visita e um passeio em Cusco para apreciar o Inti Raymi. O Inti Raymi é comemorado todo dia 24 de junho, mas durante todo o mês você pode apreciar muitas atividades no centro de Cusco.

Por exemplo, antes das datas principais, as ruas do centro de Cusco recebem o Corpus Cristi, que pode ser uma opção, se você planeja fazer a viagem, dias antes do mês de junho. Durante essa festividade, bem como nos dias próximos ao dia 24 de junho. Você poderá encontrar bailes, desfiles, música ao vivo, danças típicas e até feiras gastronômicas. Isso mesmo, você poderá saborear o famoso chiriuchu. Vamos saber mais sobre essas festividades tradicionais e sobre Machu Picchu.


Machu Picchu e as festividades de Cusco

No dia 24 de junho, como parte das festividades de Cusco, é comemorado o “Inti Raymi”, emulando a celebração mais importante para a civilização dos incas. Nesse dia, os incas comemoravam o que hoje conhecemos como solstício de inverno, o dia em que o Sol (o principal deus da civilização inca) atinge seu ponto mais alto. Esse antigo festival começa no Qoricancha, ou templo do sol, e termina no sítio arqueológico de Sacsayhuaman. Essa celebração colorida é uma das melhores coisas para se fazer durante sua viagem a Machu Picchu, uma cidade inteiramente dedicada ao Sol.

Para não perder o Inti Raymi e as Fiestas de Cusco, você pode reservar seu ingresso para Machu Picchu para dias antes ou depois do dia 24. O festival Inti Raymi ocorre apenas uma vez durante todo o ano. Além disso, essa data não pode ser adiada e é comemorada desde 1954.

Sendo as festividades de Cusco uma das regiões mais importantes do Peru e dedicadas ao setor turístico, você pode encontrar várias atividades que podem ser modificadas todos os anos; algumas delas começam no mês de maio. Aqui, deixamos para você algumas das atividades que ocorreram durante as festividades de Cusco em 2024.

  • Em 2 de maio, ocorreu a tradicional Festa do “Cruzvelacuy”, na qual várias organizações são organizadas para decorar e prestar homenagem às cruzes da cidade.
  • Em meados de maio, começam as festividades que anunciam o Corpus Christi.
  • No final de maio, ocorre a apresentação da entrada da Festa de Corpus Christi.
  • Dias antes, são realizados vários eventos alusivos a essa festa e ao tradicional chiriuchu. Ideal para destacar a gastronomia local.
  • No mesmo dia, acontece a procissão de Corpus Christi, com mais de 14 santos acompanhados de seus fiéis e dançarinos.
  • Durante as primeiras semanas de junho, são realizadas várias atividades culturais relacionadas às festividades e às pessoas que influenciaram o desenvolvimento das festividades.
  • Na metade da segunda semana, começam os diferentes desfiles de instituições educacionais e outras instituições em geral (do dia 15 ao dia 22).
  • Um dos desfiles mais esperados é o da Universidade Diego Tito Quispe.
  • No final da segunda semana de junho, estão programados concertos e eventos de gala com muitos convidados e para o público em geral.
  • No dia 22 de junho, todas as províncias e distritos que fazem parte da região de Cusco realizam um grande desfile.
  • Há um desfile de danças e trajes típicos, a maioria deles com música ao vivo.
  • No dia 24, o Inti Raymi acontece a partir das 8:00 da manhã no Templo Qoricancha, continuando na Plaza de Armas e culminando na esplanada de Sacsayhuaman.
  • No restante dos dias, algumas cerimônias e atividades culturais continuam a ser realizadas até o final do mês.
Turista explorando as ruínas de Machu Picchu
Turista explorando as ruínas de Machu Picchu

Os ingressos ideais para entrar em Machu Picchu durante as festividades de Cusco

Una vez que tengamos las fechas posibles para realizar la visita a Machu Picchu y también pasar algunos días en Cusco para ser parte de las festividades. Queda hacer la selección de los boletos de ingreso a Machu Picchu. Actualmente, existen tres circuitos de los cuales se pueden encontrar hasta 10 boletos.

No mês de junho, Machu Picchu está na alta temporada, portanto, há mais ingressos disponíveis para entrada. No entanto. Isso não significa que você poderá reservar com pouca antecedência.

O tempo de reserva antecipada para qualquer um dos ingressos é de 2 meses; no entanto, é aconselhável fazer a reserva com bastante antecedência. Abaixo está uma tabela que mostra os circuitos, experiências e tipos de ingressos que podem ser comprados. Também colocaremos o tempo de reserva antecipada. Vejamos.

CircuitoEntrada ou rota a seguirExperiênciaTempo de reserva antecipada
Circuito 1 ou
Rota Panorâmica de Machu Picchu
Machu Picchu + Foto clássica de cartão postalEle permite que você aprecie a plataforma superior e tire a clássica foto de cartão postal.Com 3 a 4 semanas de antecedência.
Machu Picchu + Montanha Machu PicchuFaça a subida à montanha Machu Picchu. Passe pela plataforma superior e pelos principais pontos de vista.Com 5 a 6 semanas de antecedência.
Machu Picchu + Ponte IncaEla permite a rota para a Ponte Inca. O primeiro passo é sobre o terraço superior, que também é ideal para uma foto de cartão postal.3 a 4 semanas de antecedência. Disponível apenas na alta temporada.
Machu Picchu + Inti PunkuSiga o caminho ao longo do Qhapac Ñam que conecta as plataformas superiores de Machu Picchu com Inti Punku. Você terá vistas incríveis.3 a 4 semanas de antecedência. Disponível apenas na alta temporada.
Circuito 2 ou
Rota Clássica de Machu Picchu
Machu Picchu Ruta Clássica 1Ele permite que você faça o passeio clássico pela cidadela inca. Você verá os principais templos e a maioria dos edifícios que compõem o complexo.Entre 2 e 4 meses de antecedência. Pode ser reservado durante todo o ano.
Machu Picchu Ruta Clássica 2
(terraço inferior)
A rota clássica pela cidadela inca permite a passagem para o terraço inferior. Isso permite tirar uma foto semelhante a uma foto de cartão postal.Entre 2 e 4 meses de antecedência. Pode ser reservado durante todo o ano.
Circuito 3 ou
Rota da Realeza de Machu Picchu
Rota do Templo Inferior de Machu PicchuO passeio começa na área agrícola, passa pelas amplas esplanadas e se conecta aos templos inferiores. Ele oferece belas vistas de Machu Picchu.5 a 7 semanas de antecedência. É possível comprar essa passagem durante todo o ano.
Machu Picchu + Huayna PicchuEsse é um dos ingressos mais solicitados, assim como o Circuito 2. Ele permite que você caminhe ao longo do Qhapac Ñam até o topo de Huayna Picchu, onde há construções incas.Entre 3 e 5 meses de antecedência. Pode ser reservado durante todo o ano.
Machu Picchu + Huchuy PicchuRota para chegar a Huchuy Picchu, uma montanha com vestígios de construções incas e com uma aparente conexão com o Intihuatana.3 a 4 semanas de antecedência. Disponível somente na alta temporada.
Machu Picchu + Templo da Lua ou
Grande Caverna
Nova rota que foi reaberta depois de um longo tempo. Ela permite chegar a um dos templos mais misteriosos de Machu Picchu. Este último devido à maneira como poderia ter sido construído.5 a 7 semanas de antecedência. Disponível somente na alta temporada.
O que é Corpus Christi?

É uma das festividades mais importantes que ocorrem em Cusco. O rastreamento dessa tradição nos leva de volta a muito antes dos tempos coloniais. Ou seja, uma cerimônia semelhante foi realizada durante o domínio inca. Atualmente, as figuras dos santos, que substituíram as figuras dos governantes incas, saem em procissão.

Atualmente, o Corpus Christi em Cusco é um exemplo claro do sincretismo que ocorreu entre a cultura católica e a cristã. Obtendo uma expressão cultural que une as duas correntes. Atualmente, é um patrimônio cultural. É comemorado com música, dançarinos e outras celebrações que unem todo o povo de Cusco.


Como é o dia 24 de junho em Cusco e a rota para Machu Picchu?

Embora recomendemos que você esteja lá alguns dias antes, em 24 de junho, as celebrações do Inti Raymi começam no templo Qoricancha, no centro histórico de Cusco, chegue cedo para ter a oportunidade de ver em primeira mão como é comemorado um festival ancestral dedicado ao sol, em uma cidade cujo símbolo é um sol desde a época de sua criação e que foi coberto de ouro para brilhar como o sol. Instrumentos de sopro nativos são tocados por músicos diante de pessoas vindas dos quatro cantos do mundo, vestidas com trajes típicos e que são o prelúdio da chegada do Inca, que chega na companhia das pessoas mais importantes do império, transportadas em uma espécie de liteira que, na época dos incas, era feita de ouro e prata. O Inti Raymi acontece no Qoricancha (cerca dourada), o principal templo de Cusco dedicado ao sol, depois na Plaza de Armas e, finalmente, em Sacsayhuaman.

Junho é o mês em que a maioria dos turistas chega a Cusco. A principal razão para isso é o fato de ser o mês ideal para visitar a cidade por vários motivos. Provavelmente, o principal deles é o fato de coincidir com a estação seca e com um clima ideal para excursões ou caminhadas.

Com relação à rota para Machu Picchu, temos certeza de que você encontrará muitos turistas que, mesmo nesse dia, são incentivados a fazer a viagem. Às vezes, o motivo é que eles não reservaram com antecedência e, às vezes, precisam sacrificar a cerimônia do Inti Raymi para visitar Machu Picchu.

Durante a viagem a Machu Picchu, você poderá encontrar várias pessoas fazendo a viagem. Você deve chegar na hora certa à estação de trem para não perder sua viagem. Isso é mais por motivos de tempo, pois as multidões podem tornar confuso o embarque adequado.

A caminho da praça principal de Cusco
A caminho da praça principal de Cusco

Machu Picchu durante as festividades de Cusco

Como é o passeio a Machu Picchu durante as festividades em Cusco? Há excesso de turistas? No caso do sítio arqueológico de Machu Picchu, as coisas não mudam muito.

Isso se deve principalmente ao fato de a capacidade de entrada em Machu Picchu ser limitada. Somente as pessoas que reservaram seus ingressos fazem a viagem. É claro que você encontrará muitos turistas, mas os circuitos foram modificados justamente para que haja um bom passeio.

É por isso que, embora as festividades em Cusco não influenciem diretamente o passeio a Machu Picchu, elas influenciarão a compra ou a reserva de um ingresso. Se estiver pensando em fazer o passeio a Machu Picchu, será importante reservar seu ingresso com bastante antecedência.

Inti Raymi - A Festa do Sol
Inti Raymi – A Festa do Sol

O que você pode fazer durante o mês de junho em Cusco?

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a não perder nenhuma das atividades e aproveitar toda a experiência.

  • Uma etapa fundamental é reservar o ingresso de entrada para Machu Picchu.
  • Depois disso, faça a reserva do trem que mais lhe agrada.
  • Também será importante escolher um hotel com localização central em Cusco, para chegar a todos os destinos.
  • Você pode se informar sobre as atividades que serão realizadas no próximo ano nos escritórios da Emufec.
  • A Emufec está localizada em Santa Teresa 142, na cidade de Cusco.
  • Você também pode fazer consultas na agência de viagens que contatou.
  • Você pode organizar suas viagens para ver mais do Vale Sagrado e, na mesma tarde, viajar de Ollantaytambo para Machu Picchu Pueblo.
  • Você também pode fazer outras atividades, como visitar museus, igrejas e outras fontes históricas que podem ser visitadas na cidade de Cusco.
  • Perto de Cusco, você encontrará Pisac, Ollantaytambo, Chinchero, Tipon e outros sítios arqueológicos.
  • Sempre use protetor solar e um chapéu ou boné para uma viagem confortável. Lembre-se de que a maioria das atividades é ao ar livre.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Machu Picchu

Abigail C.Por: Abigail C.

“Impressionante“

“Fui a Machu Picchu em um dia. Mas reservamos o trem bem cedo porque não havia outras passagens disponíveis e só deu tempo de ver as coisas mais importantes, mas acho que é preciso ficar um dia inteiro em Machu Picchu, pois é um lugar para curtir e não para fazer uma viagem rápida.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, dezembro 17, 2024