Viagem responsável a Machu Picchu
Machu Picchu é uma cidadela inca construída em meados do século XV. As paredes dos edifícios são de pedra esculpida. Embora sejam diferentes umas das outras, é possível encontrar um espaço que permite um passeio harmonioso e, para alguns turistas, até surrealista, devido às vistas e aos detalhes da construção das paredes. Estar no topo das montanhas ao lado de construções de pedra é uma experiência única e incomparável. Machu Picchu é considerado um local sagrado e hoje é um santuário, onde você pode encontrar várias experiências, para vários destinos. Neste blog, saiba mais sobre a melhor maneira de chegar a Machu Picchu e ter uma viagem responsável.
- O que é uma viagem responsável?
- Como fazer uma viagem responsável a Machu Picchu?
- Lembre-se de aumentar a conscientização sobre Machu Picchu
- Respeite Machu Picchu
- Galeria de fotos
- Saiba mais sobre Machu Picchu
- Deseja praticar o turismo responsável em sua viagem a Machu Picchu?
O que é uma viagem responsável?
Viagem responsável significa viajar com o objetivo de minimizar os impactos negativos do turismo sobre o meio ambiente e os arredores que você visita, mas também fazer o possível para contribuir positivamente para as pessoas das comunidades que habitam esses arredores. O turismo em larga escala costuma ser extremamente prejudicial ao meio ambiente e aos ecossistemas; e, se pensarmos bem, estamos falando de “proteger um dos lugares mais incríveis do planeta”, que agora é considerado o principal destino do mundo; não há lista de desejos que não contenha Machu Picchu.
Se você quiser fazer uma viagem responsável a Machu Picchu, saiba que o santuário tem todas as características para ser uma reserva da biosfera, portanto, você terá que ser muito responsável com o meio ambiente e a cultura; além disso, tente deixar uma pegada positiva.
O Ministério da Cultura do Peru introduziu novos circuitos para o passeio a Machu Picchu. Os novos circuitos evitam visitar lugares que estão em perigo, mas que podem ser vistos de outros setores. Portanto, o número de tipos de ingressos e a disponibilidade foram aumentados, chegando a 4.500 ingressos disponíveis.
Nova temporada oficial em Machu Picchu
Agora há uma nova alta temporada oficial em Machu Picchu. Ela começa de 1º de junho a 15 de outubro. Durante essa temporada, você pode encontrar mais ingressos e até mesmo novas rotas que podem ser alcançadas a pé. Além disso, após várias mudanças nos ingressos e circuitos, foram habilitados novos circuitos que permitem diferentes atividades em Machu Picchu. Dessa forma, você também pode ter experiências muito diferentes entre cada um dos circuitos atuais.
Como fazer uma viagem responsável a Machu Picchu?
Você é uma daquelas pessoas que acreditam que todos deveriam ver Machu Picchu em algum momento de suas vidas? Então nos ajude a cuidar dela, para que seus filhos e os filhos de seus filhos possam desfrutar dessa maravilha. Se você decidiu viajar para Machu Picchu de forma sustentável, nós lhe diremos como fazer isso.
- Carregar mochilas muito grandes ou que excedam 40 x 35 x 20 centímetros.
- Escalar paredes.
- Fazer o passeio com calçados que possam danificar o terreno ou algumas das pedras sobre as quais o passeio é realizado.
- Faça o passeio com megafones ou alto-falantes.
- Tumulto, gritos, assobios ou cantos.
- É proibido correr, se amotinar ou fazer tumultos na cidadela.
- Voltar atrás ou viajar por setores ou circuitos que não estejam incluídos no bilhete.
- Jogar lixo ou fazer lixo de qualquer tipo.
- Transportar drones ou equipamentos de gravação profissional sem licenças ou autorizações.
Lembre-se de aumentar a conscientização sobre Machu Picchu
Antes de vir, você deve saber que não se trata apenas da cidade inca ou das montanhas sobre as quais ela foi construída, mas de todas as formas de vida que habitam o santuário histórico. Machu Picchu é o lar de mais de 500 tipos de orquídeas, 100 das quais só podem ser vistas aqui; é o lar de cerca de 600 tipos de pássaros e muitos outros animais difíceis de ver, como o urso-de-óculos, ameaçado de extinção. Mas isso não é tudo, o fabuloso ambiente verde onde Machu Picchu foi construído é considerado um dos lugares mais incríveis da face da terra e está sendo colocado em risco por pessoas que o visitam de forma irresponsável; mas sabemos que também há pessoas que, como nós, acham que ele deve ser protegido. Se você vem de países europeus, pode consultar instituições como o Centro Español de Turismo Responsable (Espanha), a European Alliance for Responsible Tourism and Hospitality, na Bélgica; a KATE Umwelt & Entwicklung, na Alemanha; a Associazzione Italiana Turismo Responsabile, na Itália; a Association pour le Tourism Equitable et Solidaire, na França ou a Agir pour Tourisme Responsable, também na França.
Respeite Machu Picchu
Uma vez em Machu Picchu, não perturbe os animais nem arranque as plantas, nem danifique os ambientes em que eles vivem, especialmente se você entrar pela Trilha Inca; lembre-se de que já existem 500 pessoas que percorrem as trilhas todos os dias. Se for comprar souvenirs, certifique-se de que não sejam feitos de plantas locais ou peles de animais. Em termos de apoio social, informe-se sobre projetos e empresas administrados por moradores locais para fins de conservação. Um dos projetos de conservação que você pode apoiar em Machu Picchu e que com certeza irá apreciar é a casa das borboletas, “La casa de las mariposas de Machu Picchu”.
Por que Machu Picchu é considerada um Santuário Histórico e Natural?
Machu Picchu é o lar de mais do que apenas construções incas e pré-incas. Também é possível encontrar um grande número de pássaros e algumas plantas nativas ou endêmicas da região. Além disso, com muita sorte, durante as atividades e caminhadas pelos diferentes caminhos da cidadela e de outros lugares, é possível encontrar o pássaro emblemático do Peru, o galo da rocha. Há também um grande número de orquídeas e borboletas, graças à sua localização na floresta nublada.
Saiba mais sobre Machu Picchu
As consequências do “turismo de massa” em Machu Picchu são óbvias. É por isso que o governo peruano limitou a entrada diária a 2.500 pessoas. Isso fez com que fosse necessário reservar alguns ingressos para Machu Picchu com meses de antecedência. Como a entrada para a montanha Huayna Picchu, que tem disponibilidade limitada de ingressos diários. Esse ingresso deve ser comprado com três ou quatro meses de antecedência.
Fato curioso | |
---|---|
Altitude majestosa | Está localizado a 2.430 metros acima do nível do mar, na Cordilheira dos Andes. |
Descoberta “acidental” | Ela foi “redescoberta” em 1911 por Hiram Bingham, embora já fosse conhecida pelos habitantes locais. |
Cidade Perdida dos Incas | Durante décadas, ela foi conhecida como a “Cidade Perdida dos Incas” devido ao seu isolamento. |
Função misteriosa | Ainda não está claro se era uma residência real, um centro religioso ou ambos. |
Engenharia Inca | Sua construção demonstra a avançada engenharia inca, com terraços e canais de irrigação. |
Astronomia inca | Acredita-se que a Intihuatana, uma pedra cerimonial, tenha servido como relógio solar e calendário. |
Misteriosamente abandonado | Os motivos de seu abandono permanecem um enigma, mas há especulações de que isso se deveu à conquista espanhola. |
Patrimônio Mundial | É um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1983. |
Uma das novas 7 maravilhas do mundo | Em 2007, ela entrou para a lista das Novas 7 Maravilhas do Mundo. |
Trilha Inca | A Trilha Inca é uma das rotas mais populares para Machu Picchu. |
Restrições para visitantes | Para proteger a cidadela, o número de visitantes diários é limitado. |
Deseja praticar o turismo responsável em sua viagem a Machu Picchu?
Portanto, comece tendo uma atitude de respeito em relação aos lugares e às pessoas com quem entrar em contato ao visitar Machu Picchu em Cusco. A viagem responsável não é apenas interessante, mas o deixará com uma sensação de satisfação. Sempre apoiamos a viagem responsável, que é uma política promovida em nossa empresa, além de difundir essa forma de pensar para todas as pessoas que viajam conosco e para nossos colaboradores.
- Se for fazer trilhas mais longas ou de vários dias, use ferramentas reutilizáveis.
- Também é importante usar bastões de caminhada de longa duração.
- É importante fazer reservas com antecedência para evitar problemas de agendamento.
- Tente fazer viagens em veículos com menos emissões de CO₂.
- Se viajar e lhe derem comida, peça banheiros ou recipientes biodegradáveis.
- Use repelente de mosquitos, orgânico ou natural.
- Tente gerar o mínimo possível de resíduos. Caso contrário, faça uma seleção adequada dos resíduos para colocá-los em seus devidos lugares.
- Não jogue o lixo em qualquer lugar, é importante armazená-lo até encontrar o lugar certo para jogá-lo.
- É importante apoiar campanhas de reciclagem ou coleta de lixo.
- Compartilhe e ensine sobre as vantagens e os benefícios para a sociedade das viagens sustentáveis.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Maravilha do mundo“
“Não há palavras para descrever Machu Picchu. Pode-se dizer que sua história, arquitetura e misticismo o envolvem em um mundo fantástico, que todos deveriam conhecer antes de morrer.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, setembro 4, 2024