A varanda do diabo em Cusco
A varanda do diabo é uma atração turística gratuita na cidade de Cusco. Está localizado a quase 5 quilômetros a pé da Praça Principal, no setor de Sacsayhuaman. Oferece formações rochosas incas e paisagens naturais de grande beleza. Também permite a oportunidade de caminhadas e outros esportes de aventura. O local é visitado principalmente por cidadãos de Cusco e alguns visitantes estrangeiros.
- O que é a varanda do diabo?
- Onde está?
- Como chegar lá?
- Construções inca
- Paisagens naturais
- Clima
- Galeria de fotos
- O que trazer?
- Mais informações sobre a Varanda do Diabo
Varanda do Diabo
O que é a varanda do diabo?
- A Varanda do Diabo é uma atração turística natural localizada no parque arqueológico de Sacsayhuaman em Cusco.
- Seu nome se refere a uma caverna localizada em um penhasco de 50 metros. Este tem uma forma misteriosa, que foi batizada de ‘varanda do diabo’.
- Esta ‘varanda’ oferece uma bela paisagem típica da Cordilheira dos Andes. Algumas lendas mencionam que este lugar era a porta de entrada para a cidade de Cusco nos tempos incas.
- A verdade é que no local existem formações de pedra que foram usadas pelos incas como material para suas construções e templos.
- Há também uma formação de cavernas atravessada pelo rio Chankan, que pode ser atravessada pelos visitantes. Em outras palavras, esta atração turística combina construções incas, belas paisagens e aventura.
- Mesmo assim, poucos turistas estrangeiros a visitam. A maioria dos visitantes são os próprios cusqueños. A entrada é gratuita.
Onde está?
- A varanda do diabo está localizada no parque arqueológico de Sacsayhuaman, uma imensa área que inclui mais de trinta e três sítios arqueológicos incluindo a famosa fortaleza de Sacsayhuaman.
- A Varanda do Diabo fica a cerca de 5 quilômetros do centro da cidade de Cusco. Pertence à comunidade Chankan, nos arredores da cidade de Cusco.
- O local é atravessado pelo famoso rio Chankan.
Como chegar lá?
A melhor forma de chegar à varanda do diabo é a pé (quase 2 horas de caminhada). Para fazer isso, você deve seguir o seguinte caminho:
- Da Praça Principal de Cusco, você deve subir a pé até o sítio arqueológico de Sacsayhuaman (aproximadamente 40 minutos a pé pela rua Resbalosa).
- Então você deve seguir o trecho que vai até a comunidade de Fortaleza (30 minutos) .
- Finalmente, você deve terminar a caminhada até a varanda do diabo (percurso mais 30 minutos). Para chegar ao local é preciso atravessar campos e até lagoas. Qualquer residente do site pode lhe dar referências.
Construções inca
- Na parte inferior da varanda do diabo você pode ver um banco de pedra com esculturas incas. Estes serviram para os incas fazerem edifícios importantes, como templos e recintos no setor de Sacsayhuaman.
- Além disso, a própria varanda do diabo possui esculturas incas que mostram que o local era considerado importante pelos incas.
- Sua forma é triangular (cerca de dois metros para cada lado). Seu interior tem a forma de um quarto. Ali acredita-se que os incas realizavam cerimônias religiosas para suas divindades (o rio, as montanhas, as lagoas, etc.).
Paisagens naturais
- A Varanda do Diabo está localizada a 3.750 metros acima do nível do mar, cerca de 350 metros acima da cidade de Cusco. Nesta altitude você pode ver um céu azul, altas montanhas, campos verdes e muito mais.
- Além disso, na parte inferior da sacada do diabo existe um túnel formado pela erosão. Ali passa o rio Chankán. Alguns turistas também gostam de atravessá-la e apreciar a bela estrutura de pedra formada há milhares de anos.
Clima
- O clima nesta visita é frio temperado. No dia da chegada dos turistas a temperatura varia entre os 10ºC. e 23ºC., dependendo da época do ano que você for. As chuvas são mais frequentes de novembro a abril. No resto do ano as chuvas são menos frequentes, é a chamada estação seca (de maio a outubro).
O que trazer?
Durante a sua visita à varanda do diabo, não se esqueça de levar consigo:
- Roupa esportiva confortável (leve).
- Calçado confortável e resistente.
- Boné ou chapéu.
- Protetor solar.
- Repelente de mosquitos.
- Sandálias (para passar pelo túnel).
- Capa de chuva.
- Lanches.
- Bebidas reidratantes.
- Dinheiro.
Mais informações sobre a Varanda do Diabo
- A Varanda do Diabo é um lugar localizado nos arredores da cidade de Cusco. Embora isso raramente aconteça, o roubo pode acontecer. Portanto, é recomendável ir em grupo ou acompanhado de um guia turístico.
- Não tem tanta vontade de caminhar? Você pode pegar um ônibus de transporte público (da empresa ‘Señor del Huerto’ ou ‘Cristo Blanco’) que o levará a Sacsayhuaman da cidade de Cusco (custo de apenas 1 sol peruano). A partir daí é só começar a caminhada até a varanda do diabo. Assim, a distância total percorrida será menor, assim como a fadiga.
- O Rio Saphy também atravessa a área da Varanda do Diabo. Este famoso rio é o que também atravessa a Praça Principal da cidade de Cusco ao fundo. Sim, sob a praça principal há um rio.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024