Urubamba no Vale Sagrado dos Incas
Antonio de León Pinedo é um naturalista espanhol que diz que Urubamba deve ter sido o jardim do Éden, tão frequentemente mencionado na Bíblia; e, embora seu comentário possa ser um pouco ofensivo para alguns, garantimos que você o perdoará quando tiver sua primeira visão de Urubamba. Hoje, Urubamba é o centro administrativo e comercial do Vale Sagrado dos Incas; aqui você encontrará centenas de serviços, a maioria dedicada ao turismo, e muitas, muitas pessoas de todo o mundo que vieram a Urubamba se apaixonaram pelo lugar e ficaram. Em alguns fins de semana, todos os habitantes de Urubamba e muitos habitantes de Cusco se reúnem em sua praça, em feiras dominicais que parecem festas de confraternização entre pessoas de todo o mundo.
- Onde está localizada Urubamba?
- O que significa Urubamba?
- Como chegar a Urubamba?
- Um pouco da história de Urubamba
- ¿Qué ver en Urubamba?
Fachada da igreja principal de Urubamba
Onde está localizada Urubamba?
A bela província de Urubamba está localizada a 78 km a noroeste de Cusco e é atravessada pelo rio Vilcanota, mas próximo ao vilarejo o rio leva o nome de Urubamba. Urubamba é um dos lugares mais produtivos do país, o território produz o melhor milho branco do mundo, na estação chuvosa você pode encontrar frutas nativas do vale, experimente “pacay”, “capulí”, pêssegos, marmelo e morangos deliciosos; na maioria dos casos, eles vêm de fazendas orgânicas.
O que significa Urubamba?
Urubamba significa “pampas a um dia de caminhada”. Mas o nome está longe de ser o que realmente é, pois Urubamba foi uma das principais áreas de produção agrícola durante o Império Inca.
Como chegar a Urubamba?
Depois de pegar um ônibus na Calle Pavitos, em Cusco, e sair da cidade de Cusco, a rodovia o levará por campos repletos de flores, árvores, montanhas e montanhas cobertas de neve; você apreciará tanto a viagem pelo Vale Sagrado dos Incas até Urubamba que poderá até concordar com Leon Pinedo. Embora Urubamba tenha poucos locais de interesse histórico, a paisagem compensa qualquer coisa; mas, além da paisagem, a incrível coleção de hotéis de todas as categorias, o belo clima e a proximidade da estação de trem para Machu Picchu, em Ollantaytambo, fizeram com que muitas pessoas escolhessem essa cidade como ponto de chegada do exterior para sua viagem a Machu Picchu.
Um pouco da história de Urubamba
Na época dos incas, Urubamba era a entrada para a selva, o Antisuyo, a terra dos “Chunchos” (selvagens). O rio Urubamba era chamado de Willka Mayu ou Rio do Sol e era sagrado para os incas, pois dava forma a um vale onde se localizavam algumas das mais incríveis cidades e assentamentos do império inca: Machu Picchu, Ollantaytambo, Pisac, Choquequirao, em todas elas é possível encontrar edifícios dedicados ao Sol, sua divindade máxima.
¿Qué ver en Urubamba?
Talvez algumas das atrações de Urubamba sejam o cenário de tirar o fôlego e a mistura de pessoas de todo o mundo vivendo em uma cidade pequena, mas não é a única coisa.
A praça principal de Urubamba
A praça principal de Urubamba, a Plaza de Armas, é emoldurada por enormes árvores Pisonay e uma bela igreja colonial com torres gêmeas. Na praça, você encontrará dezenas de mototáxis circulando para pegar passageiros. Um dos lugares que você definitivamente deve visitar é a bela casa-oficina de Pablo Seminario. O trabalho extravagante desse famoso ceramista com motivos pré-colombianos é famoso e vendido em todo o Peru. Ame ou odeie seu estilo.
O povo de Yucay
O vilarejo de Yucay está localizado ao sul de Urubamba, é um vilarejo tranquilo e agradável, com um dos melhores climas do Vale Sagrado dos Incas, além de ter paisagens lindas e exuberantes. É a terra que os espanhóis cederam ao traidor do Império Inca Sayri Tupac, e você ainda pode ver o palácio que ele construiu na terra que lhe foi dada. Na Plaza de Armas de Yucay, você pode ver fundações incas por toda parte; a cidade de Yucay também abriga alguns dos melhores terraços agrícolas feitos pelos incas. Esses terraços são encontrados nas encostas das montanhas que cercam o vilarejo.
Outros lugares para visitar
- A Igreja do Apóstolo Santiago, na praça principal de Urubamba, foi construída entre 1649 e 1686 e abriga belas obras de arte colonial.
- A restaurada Casa Martin Pio Concha é um verdadeiro exemplo da arquitetura civil colonial.
- Você pode fazer excursões de Urubamba para o vilarejo de Moray ou para as minas de sal de Maras.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Uma bela igreja colonial“
“Boa localização, em frente à Plaza de Armas de Urubamba, a poucas ruas da estrada, igreja típica das terras altas do Peru, de infraestrutura colonial, com pinturas e um belo altar de madeira aparentemente banhado em prata com figuras da flora e da fauna da região.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024