Cusco 83 artigos
Túpac Yupanqui
Clique para classificar o artigo

Tupac Yupanqui, o Inca que chegou à Polinésia?

O décimo Inca foi Tupac Yupanqui, considerado um dos mais importantes imperadores do Tahuantinsuyo. Ele foi o sucessor do famoso imperador Pachacutec, o construtor de Machu Picchu. Tupac Yupanqui continuou a tarefa expansionista iniciada por seu pai. Ele viajou por todos os cantos do império. De acordo com alguns cronistas, ele chegou a navegar pelo Oceano Pacífico até a Polinésia.



Tupac Yupanqui, o Inca que descobriu a Oceania
Tupac Yupanqui, o Inca que descobriu a Oceania

Quem foi o Inca Tupac Yupanqui?

  • Tupac Inca Yupanqui foi o décimo governante dos Incas. Ele era filho do famoso imperador Pachacutec, que construiu Machu Picchu (por volta de 1450).
  • Ele passou grande parte de sua adolescência no comando de tropas durante as campanhas de guerra para a expansão do império. Finalmente, em 1471, após a morte de seu pai, ele assumiu o poder absoluto.
  • Tupac Yupanqui é famoso por suas expedições ao norte de Quito, ao sul de Maule (Chile), a leste de Paititi e a oeste da ilha de Mangareva (Polinésia). Essa última expedição ao exterior é um dos grandes mistérios da história inca.

História de Tupac Yupanqui

  • Tupac Inca Yupanqui nasceu na cidade de Cusco, provavelmente em 1441 d.C. Sua mãe era Mama Anahuarque e seu pai era o imperador Pachacutec. Sua mãe era Mama Anahuarque e seu pai era o imperador Pachacutec.
  • Desde muito jovem, ele foi educado para ser um futuro imperador. Quando tinha apenas 16 anos, seu pai o nomeou como “Hatun auqui”, ou seja, herdeiro e assistente no governo.
  • Sob o comando de seu pai, empreendeu expedições de conquista, pacificação e exploração em diferentes partes do império, como no sul (no rio Maule), onde enfrentou os mapuches. No norte, conseguiu conquistar a cidade de Quito.
  • Quando adulto, tomou sua irmã Mama Ocllo como esposa. Entre seus filhos, Huayna Capac foi seu sucessor no império inca.
  • Suas grandes obras incluem: a fundação de Quito, a construção de milhares de quilômetros de qhapac ñan (estradas incas), a construção da cidade de Tomebamba e, acima de tudo, ele consolidou a expansão e as políticas de seu pai Pachacutec.
  • Tupac Yupanqui morreu em 1493, provavelmente envenenado por uma de suas esposas, Chuqui Ocllo. Ela estava chateada porque não favorecia seu filho como sucessor do trono inca.
  • Como no caso dos imperadores incas mais importantes, seu corpo foi mumificado. Entretanto, durante a guerra civil inca (1529 – 1532) entre Huascar e Atahualpa, sua múmia foi queimada. Acredita-se que suas cinzas foram salvas e jogadas no atual sítio arqueológico de Calispuquio.

A descoberta da Polinésia

  • Os cronistas espanhóis que participaram da conquista do império inca: Pedro Sarmiento de Gamboa, Martín de Murúa e Miguel Cabello Balboa referem-se ao fato de que Túpac Yupanqui partiu em balsas das ilhas de Puná e chegou a ilhas distantes chamadas Alhuachumbi e Ninachumbi.
  • Essas crônicas foram analisadas por vários pesquisadores que também realizaram trabalhos de campo nas áreas mencionadas. O historiador peruano José Antonio del Busto postula que essas ilhas eram Mangareva e Rapa Nui, na Polinésia.
  • Algumas evidências que apóiam esses postulados são algumas lendas que existem nessas ilhas sobre reis estrangeiros que trouxeram consigo cerâmicas, tecidos, trabalhos em ouro e prata e muito mais. Também há evidências nessas ilhas de construções com características semelhantes às dos edifícios incas.
  • As crônicas afirmam que Tupac Yupanqui, após uma estadia de cerca de três anos, retornou da Polinésia com escravos negros, peles, mandíbulas de leão-marinho e outros utensílios estrangeiros.
Possível rota da viagem do Inca Tupac Yupanqui à Polinésia
Possível rota da viagem do Inca Tupac Yupanqui à Polinésia

A expansão do império inca

  • As expedições de conquista lideradas por Tupac Yupanqui foram numerosas. Suas primeiras viagens foram sob o comando de seu pai Pachacutec. No norte, ele conquistou os territórios de: Huamanga, Jauja, Chinchaycocha, Chungomarca e Pillaguamarca.
  • Mais tarde, ele desviou sua rota para o leste do império. Lá ele conquistou as regiões de Huánuco. Na região centro-norte, fundou a cidade de Cajamarca, onde estabeleceu seu quartel-general estratégico para combater os Chimus.
  • Depois de conquistar o reino de Chimú, ele continuou sua jornada rumo ao norte, enfrentando os Chachapoyas, Tabaconas, Huambos e Guayacondos. Foi assim que ele estabeleceu as cidades de Quito e Cayambe. Depois de alguns anos, ele retornaria para conquistar os rebeldes Cañaris, onde fundou o reino de Tomebamba. Foi lá que nasceu seu herdeiro e sucessor Huayna Capac.
  • Após sua campanha para conquistar o norte, foi coroado Inca por seu pai Pachacutec. Em seguida, continuou seu trabalho expansionista conquistando as tribos da selva de Yanasimi, Otapari, Manu e Paitititi.
  • Ele pacificou uma revolta colla (região montanhosa) que durou dois anos. Em seguida, empreendeu a conquista do reino de Auracan (Chile) até o rio Maule.

Mais obras de Tupac Yupanqui

  • Além das inúmeras conquistas realizadas, vale a pena mencionar a profissionalização do exército inca promovida por Tupac Yupanqui.
  • Embora alguns cronistas discordem, acredita-se que foi Tupac Yupanqui quem dividiu o império inca em quatro regiões: Chinchaysuyo (noroeste), Antisuyo (nordeste), Collasuyo (sudeste) e Contisuyo (oeste). O centro e a capital do império eram a cidade de Cusco.
  • A grande obra de Tupac Yupanqui foi a consolidação das reformas empreendidas por Pachacutec, como o sistema de mitimaes, a construção de cidades, a difusão do quíchua para os povos conquistados e o estabelecimento de um estado forte.

Morte de Tupac Yupanqui

  • As crônicas divergem quanto à morte de Tupac Yupanqui. Alguns dizem que ele morreu de uma doença desconhecida. Outros dizem que ele foi envenenado por Chuqui Ocllo, uma de suas esposas que estava insatisfeita com a escolha de seu sucessor. O que é certo é que todos concordam que ele morreu em seu palácio em Chinchero (no atual sítio arqueológico de Chinchero).
  • As crônicas de uma morte por envenenamento afirmam que Tupac Yupanqui não deu ouvidos aos apelos de uma de suas esposas, chamada Chuqui Ocllo, que lhe pediu para escolher o filho dela, Capac Huari, como seu sucessor. O Inca preferiu seu filho Huayna Capac, e Chuqui Ocllo o envenenou em seu palácio em Chinchero, em 1493.
  • Após sua morte, foi formado o “Capac Panaca”, seus descendentes.

Sucessores e destino do Império Inca

  • O sucessor de Tupac Yupanqui foi “Titu Cusi Huallpa” que, quando chegou ao poder, era chamado de Huayna Capac. Esse inca, o mais jovem de seus filhos, governou de 1493 a 1525 d.C. Seus filhos Huáscar e Atahualpa iniciaram a guerra civil inca que coincidiu com a chegada dos espanhóis ao território Tahuantinsuyo.
  • Após a invasão espanhola em 1532, o império inca formado por Pachacutec e consolidado por Tupac Yupanqui desmoronou. Huáscar foi morto por Atahualpa e Atahualpa pelos espanhóis.
  • Os últimos incas a enfrentar os espanhóis foram os chamados “rebeldes de Vilcabamba”. Da cidade escondida na selva de Vilcabamba, eles lutaram contra os espanhóis estabelecidos em Cusco. Entretanto, o último rebelde inca, Túpac Amaru, foi assassinado em 1572. Com sua morte, o governo inca chegou ao fim.

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, julho 24, 2024