Machu Picchu 251 artigos
A trilogia Inca
Clique para classificar o artigo

A Trilogia Inca: O Condor, o Puma e a Serpente

Se você visitar Cusco e Machu Picchu, você notará que as representações mais comuns de animais são três: o condor, o puma e a serpente. Essas 3 criaturas representam o céu, a terra e o mundo dos mortos. Hoje, a trilogia Inca está presente nos artesanatos e pinturas da Maravilha do Mundo.



A Trilogia Inca: Condor, Puma e Serpente
A Trilogia Inca: Condor, Puma e Serpente

Qual foi o modo de pensar dos incas?

  • Os incas tinham uma concepção panteísta do mundo. Ou seja, o sol, a lua, a terra, as plantas, os animais e tudo o que os rodeia são seres divinos que têm vida.
  • Seus principais deuses eram o sol (Inti), a terra (Pachamama), a lua (Killa), o raio (Illapa), as montanhas (Apus) e muitas outras divindades.
  • Os incas adotaram o modo de pensar dos habitantes do Ande que os precederam. Assim, concluíram que o deus andino ‘Huiracocha‘ criou o mundo e foi representado por essas divindades da natureza.
  • O mundo foi dividido em três planos: o mundo acima ou os deuses (Hanan Pacha), o mundo terreno ou vivo (Kay Pacha) e o mundo abaixo ou os mortos (Uku Pacha).
  • Os incas acreditavam que os homens vêm da terra ou do mundo dos mortos. Então eles viajam pelo mundo dos vivos. Finalmente, eles ascendem ao mundo dos deuses.
  • O Inca era o “filho do sol”, mediador entre o mundo dos vivos e o mundo dos deuses. Seu poder era infinito e não podia ser discutido.

Como era a religião Inca?

Os incas eram politeístas. Para eles, havia vários deuses na natureza: o sol, a lua, a terra, as estrelas, o raio, etc.

Estas são as principais divindades incas:

  • Sol (Inti) – O sol era a principal divindade inca. O sol era o marido da ‘Pachamama’. Deu luz e vida às coisas. O Inca era o filho do sol para o que era sua representação no mundo dos vivos. Em sua homenagem, o Coricancha foi construído e o Inti Raymi foi celebrado.

  • Terra (Pachamama) – A ‘Pachamama’ era a deusa da fertilidade. Ela foi representada como uma mulher. Sua origem é muito mais antiga que os incas. Os incas fizeram oferendas com chicha, coca e até sacrifícios de animais. Muitos desses costumes ainda são mantidos no homem andino de hoje.

  • Lua (Keel) – A lua era a esposa do sol. Essa divindade protegia as mulheres do império e regulava os ventos e o estado do mar. Os incas criaram muitos recintos para venerar a lua. O mais importante é no templo de Coricancha.

  • Raio (Illapa) – Esta divindade inca decidiu as tempestades, as chuvas e os relâmpagos. Os incas o adoravam porque acabava com a seca. No entanto, eles também temiam porque causou inundações e morte. No Coricancha, ele tinha um recinto destinado a sua adoração.

  • Montanhas (Apus) – Os Incas, como os homens dos Andes muitos séculos atrás, adoravam as montanhas. Essas divindades eram locais e forneciam sorte e proteção às pessoas. Os mais importantes foram os picos mais altos. Por exemplo, os principaisIncas ‘ Apus‘ eram o Salkantay e o Ausangate. Até Machu Picchu era uma montanha adorada pelos incas.

  • Wiracocha – Essa divindade era o deus criador que vivia no mundo divino. Seu culto estava muito arraigado nas civilizações antes dos incas. Os mitos dos Incas consideram-no o criador do sol, da lua, das estrelas e de tudo na natureza. Os incas o adoravam, embora não com ênfase se comparados ao sol. Foi representado com 2 equipes para o que também foi chamado: o deus dos cajados

    .


O que representa o Condor, o Puma e a Serpente?

O condor, o puma e a serpente eram 3 animais que representavam a cosmovisão dos Incas: o mundo superior dos deuses, o mundo dos vivos e o mundo dos mortos.


O Condor para os incas

  • O condor era um pássaro sagrado para os incas que acreditavam que ele comunicava o mundo superior (Hanan Pacha) ao mundo terreno (Kay Pacha).
  • O condor (Kuntur em Quechua) é um pássaro preto grande que vive principalmente nas montanhas dos Andes da América do Sul. Devido à sua capacidade de sobrevoar 5 mil metros acima do nível do mar (16.404 pés); Para a visão de mundo inca, era o único animal que podia se comunicar com o mundo dos deuses e das estrelas.
  • Atualmente, o condor ainda é um pássaro sagrado para os homens dos Andes. Em algumas cidades do Peru, o ritual andino conhecido como ‘Yawar Fiesta‘ (Festival do Sangue) ainda é celebrado, o qual tem o condor como protagonista principal.

O Puma para os incas

  • O puma é um símbolo de força, sabedoria e inteligência. Representa o “Kay Pacha”, palavra quéchua que significa “o mundo dos vivos”. Suas características são paciência e força.
  • O puma andino é a subespécie do puma que habita os territórios da América do Sul. O puma adaptou-se às áreas tropicais bem como aos terrenos acidentados do Ande. É caracterizado pela sua força e agilidade. Para os incas, era um animal divino que representava o poder do mundo.
  • Acredita-se que Cusco, a capital do império dos Incas, tem a forma de um puma. A cabeça deste animal é encontrada na fabulosa fortaleza de Sacsayhuaman. A linha está no templo de Coricancha.

A Serpente para os incas

  • A serpente representou o infinito para os incas. A serpente simboliza o mundo abaixo ou o mundo dos mortos (o Ukhu Pacha). Quando as pessoas deixaram o mundo terrestre, elas se juntaram a essa outra dimensão representada pela serpente.
  • Para os Incas, a serpente também representava a sabedoria. Nas paredes do ‘Yachaywasi‘ (Casas dos Sabres Incas), havia representações de serpentes.
  • Um dos mais importantes templos da cidade inca de Machu Picchu é dedicado ao condor. Este edifício está esculpido em 3 dimensões: seu corpo é esculpido de pé enquanto sua cabeça está na forma de um altar no chão.
  • A serpente (‘Amaru‘ na língua quíchua) é atualmente um símbolo de má sorte para as pessoas. Acredita-se que o súbito aparecimento desses animais simbolize a morte ou problemas na agricultura.

A trilogia Inca em Machu Picchu

  • Os incas representavam sua visão de mundo do mundo nesses três animais: a serpente, o puma e o condor. Essa representação é atualmente chamada: a trilogia Inca.
  • A trilogia Inca foi representada em muitos edifícios de Cusco. Em Machu Picchu, o Templo das 3 Janelas simboliza essa visão do mundo: o mundo dos deuses, o mundo dos vivos e o mundo dos mortos.
Uma representação incomum da Trilogia Inca
Uma representação incomum da Trilogia Inca

A trilogia inca e a chacana

  • O chacana era um símbolo inca representado por uma figura escalonada de 4 ângulos. Esta forma foi retirada das civilizações pré-incas que a usavam em construções e têxteis.
  • Os incas usaram a figura da chacana em muitas de suas construções. Acredita-se que seus 3 ângulos escalonados representaram a trilogia inca: o condor, o puma e a serpente.

A trilogia inca na atualidade

  • Atualmente, a trilogia inca está representada em inúmeras artesanato do Cusco. Você pode encontrar desde esculturas, pinturas, jóias, roupas e acessórios com este símbolo.
  • Na cidade de Aguas Calientes (Machu Picchu Pueblo) há uma escultura de um Inca cercada por um puma, um condor e uma serpente. Da mesma forma, na cidade de Cusco, o Vale Sagrado dos Incas, a trilogia inca está em muitas outras representações.

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, abril 3, 2019