Caminho Inca 18 artigos
Melhores trilhas do mundo
Clique para classificar o artigo

Trilha Inca para Machupicchu: 5 melhores caminhadas do mundo

O ritmo tranquilo das caminhadas é, para muitos, a melhor maneira de ver o mundo. As rotas descritas abaixo exigem muito esforço e o desejo de chegar ao final da trilha. Muitas pessoas falam sobre a Trilha Inca para Machu Picchu como a melhor caminhada do mundo, no entanto, todas elas exigem um pouco de coragem e esforço, mas o final de qualquer uma delas fará com que tudo valha a pena. Qualquer uma dessas 5 rotas de trekking lhe dará a oportunidade de ver belas paisagens e, em alguns casos, construções impressionantes de culturas antigas, em meio aos ambientes naturais mais incríveis que existem.



Plataformas na Trilha Inca
Plataformas na Trilha Inca

A trilha Salkantay de 5 dias, a outra grande rota de trekking para Machu Picchu
Sem dúvida, a Trilha Inca é a rota de trekking mais famosa em Machu Picchu. É uma caminhada de 70 quilômetros em 5 dias e 4 noites pelas belas paisagens de alta montanha e alta floresta de Cusco. Ela inclui visitas a paisagens incríveis, como a lagoa Humantay, o sítio arqueológico de Llactapata ou os banhos termais de Aguas Calientes. No quarto dia, você chegará à cidade de Aguas Calientes para visitar Machu Picchu no dia seguinte. Ao contrário da Trilha Inca, essa rota é de acesso livre. Você pode fazer isso com uma excursão ou por conta própria.


A Trilha Inca para Machu Picchu no Peru

  • É possível que a Trilha Inca seja a melhor caminhada do mundo e, embora nenhuma pesquisa tenha sido feita para determinar isso, basta ver os comentários de milhares de pessoas na Internet.
  • Quando falamos da Trilha Inca, não estamos falando apenas de um caminho em meio à natureza, mas de um caminho traçado pelos Incas há mais de 500 anos, em perfeita harmonia com o ambiente natural em que foi construído.
  • A Trilha Inca é uma caminhada de 39 quilômetros que o levará por incríveis passagens montanhosas na Cordilheira dos Andes até uma floresta nublada no cinturão de selva da Amazônia; mas nessa rota de trekking você não verá apenas montanhas deslumbrantes, lagoas azul-turquesa, trilhas ao lado de penhascos e rios caudalosos, mas também algumas das mais incríveis construções incas e pré-incas.
  • Quando você achar que está cansado demais para continuar, chegará ao Portão do Sol e, de lá, terá sua primeira visão da cidade sagrada para os incas e um dos principais destinos do mundo, mas Machu Picchu tem seu próprio posto.
  • Você chegará à cidade de Cusco e percorrerá o belo Vale Sagrado dos Incas para chegar ao início da Trilha Inca, que começa no quilômetro 82 da ferrovia para Machu Picchu, a uma curta distância do vilarejo de Ollantaytambo.
Subindo os degraus de pedra - Trilha Inca
Subindo os degraus de pedra – Trilha Inca

Rota para o acampamento base do Everest, no Nepal

  • Essa rota de trekking cobre aproximadamente 145 quilômetros em 15 dias de caminhada. A caminhada ocorre nas fronteiras do Nepal e da China, no Himalaia.
  • Não é uma trilha para todos, mas para aqueles que ousam e conseguem resistir à subida de 5.545 metros acima do nível do mar.
  • Você poderá se gabar de sua foto no Facebook no acampamento base mais alto do mundo, Kala Pattar.
  • Mas, por ser um dos melhores, é também um dos mais difíceis, pois você atravessará um terreno difícil e arriscado entre vales cobertos de neve.
  • É provável que você encontre uma caravana de sherpas em um dos mais de 20 dias do trekking do Everest. Os sherpas são as pessoas que habitam essas regiões de Solu e Khumbu e que tornarão possível o trekking do Everest.
Everest no Nepal
Everest no Nepal

Rota para o grupo étnico Dogon em Mali

  • Essa rota de trekking percorre cerca de 52 quilômetros por belas paisagens africanas, passando pela fenda de Badiagara, onde o povo Dogon é conhecido. A rota pode variar de dois a dez dias.
  • O país Dogon é uma região africana na nação de Mali, habitada pelos “Dogon”, um dos grupos étnicos mais interessantes do continente africano.
  • Você verá a visão de mundo desse povo refletida em suas máscaras, suas danças, suas esculturas totêmicas de madeira e em sua arquitetura extraordinária, que você não conseguirá ver até estar diante dela.
  • Os Dogon estão imitados nos penhascos de Bandiagara e, para caminhar por suas terras, é preciso estar em boas condições físicas.
  • Você sentirá a adrenalina fluir por seu corpo, pois escalar é a única maneira de chegar a certas partes das terras Dogon.
  • Mas se você quiser viajar pelo mundo um pouco de cada vez, pode optar por uma das excursões curtas de 2 dias, mas se realmente quiser aproveitar a terra dos Dogon e o país Dogon em sua totalidade, pode fazer a excursão de 10 dias.

Trekking no GR20 na França

  • Com as vistas mais do que deslumbrantes da Córsega e do Mar Mediterrâneo ao fundo, a mundialmente famosa GR20 é, sem dúvida, uma das caminhadas mais emocionantes do mundo, mas também uma das mais difíceis.
  • O GR é uma rede de trilhas na Europa, onde grande parte das trilhas está na França. Além disso, há trilhas em regiões da Espanha, Bélgica, Holanda e outras.
  • Suas trilhas cobrem mais de 160 quilômetros e são necessários cerca de 15 dias para percorrer as belas florestas, lagos e incríveis formações geológicas.
  • Sua bela geografia lhe proporcionará algumas das melhores “paisagens lunares” do mundo, pois você terá que superar áreas rochosas e encostas íngremes em muitos lugares.
  • Mas cada elevação que você subir será um deleite para seus olhos, com algumas das vistas mais deslumbrantes do Mar Mediterrâneo e das costas da Córsega.
GR20 na França
GR20 na França

Caminhada no Himalaia, na Índia

  • O Himalaia é chamado de teto do mundo; existem apenas 14 montanhas com mais de 8.000 metros de altitude e dez delas pertencem ao sistema de montanhas conhecido como Himalaia.
  • É a cadeia de montanhas mais alta do mundo e não poderia faltar entre as melhores rotas de caminhada. É um dos destinos mais interessantes para pessoas de todo o mundo, pelo menos para aqueles que acham que podem fazer a viagem por uma das cadeias de montanhas mais incríveis que existem.
  • A viagem ideal começa em Spiti e termina em Ladakh, é conhecida como Himachai Pradesh, dura 24 dias e segue as antigas rotas comerciais usadas pelos povos que habitavam essa região.
  • A rota passa por um cenário incrível e uma cultura tibetana repleta de cultura. O ponto mais alto é a passagem de 5.578 metros, a garganta Khibber e muito mais.
  • Pessoas de todo o mundo têm uma obsessão por essas montanhas, mas isso não é difícil de entender, basta ver algumas fotos dessas montanhas incríveis.

Perguntas e respostas sobre as melhores trilhas do mundo

  • 1) Quais são as 5 melhores trilhas do mundo?

    Além da Trilha Inca para Machu Picchu, as melhores trilhas do mundo são: a trilha do Acampamento Base do Everest no Nepal, a trilha Dogon em Mali, a trilha GR20 na França e a trilha do Himalaia na Índia.

  • 2) Qual é a distância da Trilha Inca até Machupicchu?

    Essa rota de trekking em Cusco, Peru, tem uma extensão média de 39 quilômetros.

  • 3) Que lugares podem ser visitados na Trilha Inca para Machu Picchu?

    Durante a Trilha Inca para Machu Picchu, o visitante pode visitar a rede de trilhas incas (qhapac ñan), bem como sítios arqueológicos incas, como: Runkurakay, Sayacmarca, Phuyupatamarca, Wiñayhuayna, o Intipunku (Portão do Sol) e, é claro, Machu Picchu.

  • 4) Onde começa e termina a Trilha Inca?

    O ponto de partida é o quilômetro 82 da ferrovia para Machu Picchu (próximo ao vilarejo de Ollantaytambo) e o ponto final é Machu Picchu.

  • 5) Qual é o ponto mais alto da Trilha Inca para Machupicchu?

    O ponto mais alto da trilha fica na passagem da mulher morta, Wariwañusca em quíchua. Esse ponto fica a 4.215 metros acima do nível do mar.

  • 6) A Trilha Inca para Machupicchu é adequada para pessoas de todas as idades?

    Sim, a trilha é adequada para visitantes de todas as idades. Entretanto, recomenda-se que as crianças tenham mais de 8 anos de idade e gostem de fazer caminhadas ao ar livre. Os adultos mais velhos devem estar em boas condições físicas, especialmente do coração.

  • 7) Como é o clima na Trilha Inca para Machu Picchu?

    O clima é temperado, com temperaturas máximas de 23ºC e mínimas noturnas de 6ºC. Os dias mais chuvosos ocorrem em dezembro, janeiro e março. A Trilha Inca está fechada em fevereiro.

  • 8) A Trilha Inca para Machupicchu é adequada para crianças?

    Recomenda-se que as crianças tenham mais de 8 anos de idade e gostem de fazer caminhadas ao ar livre.

  • 9) Posso fazer a Trilha Inca para Machupicchu sozinho, sem uma excursão?

    Não, devido ao fato de essa rota de trekking ser protegida pelo governo peruano, você só pode fazê-la com uma agência de turismo autorizada. Você pode reservar sua excursão on-line. Recomenda-se fazer isso com 4 ou 5 meses de antecedência.

  • 10) Posso fazer a Trilha Inca para Machu Picchu durante todo o ano?

    A Trilha Inca é fechada em fevereiro. Exceto por esse mês, a trilha está disponível o ano todo.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Camino Inca

Carola H.Por: Carola H.

“Único“

“Passamos pelo Vale Sagrado até Ollantaytambo, de lá embarcamos no trem até o quilômetro 104, para embarcar em uma das experiências mais incríveis de nossas vidas. No caminho, é possível ver ruínas incas em excelente estado, mas o final é mágico, máximo, delicioso, a cereja do bolo da montanha é a joia de Machu Picchu.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, novembro 13, 2024