Cusco 82 artigos
Trilha Inca Chinchero
Clique para classificar o artigo

Trilha Inca de Chinchero a Urquillos

Para unificar seu império nascente, os incas construíram mais de 30.000 quilômetros de estradas, também chamadas de qhapac ñan. Muitas seções dessas estradas sobreviveram até os dias de hoje. Talvez a mais famosa seja a “Trilha Inca para Machu Picchu”, uma parte das trilhas incas que levavam à cidade inca. Entretanto, em Cusco há muitos outros trechos que valem a pena visitar e caminhar. Descubra a trilha inca dos vilarejos de Chinchero a Urquillos e aproveite o fato de que ela é gratuita!



Trilha Inca Chinchero - Urquillos
Trilha Inca Chinchero – Urquillos

De todas as trilhas incas em Cusco, a mais famosa é, sem dúvida, a Trilha Inca para Machu Picchu. Essa rota deve ser feita com uma agência de turismo. O custo varia de 400 a 600 dólares por pessoa. A Trilha Inca de Chinchero a Urquillos é gratuita. Muitas pessoas locais fazem isso. No entanto, ainda não há muitos turistas que se atrevem a fazer essa rota cheia de história e paisagens incríveis.


Caminhos incas

  • Estradas incas (Qhapac Ñan) é o nome dado a uma rede de estradas construída pelos incas por volta do século XV. Naquela época, o império inca começou a expandir seus territórios e era necessário unificá-lo por meio de estradas.
  • O resultado foi impressionante: mais de 30.000 quilômetros de trilhas que cruzavam a Cordilheira dos Andes e a costa do Pacífico. Essas trilhas ocuparam parte dos atuais territórios do Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Argentina e Chile.
  • As estradas permitiam a comunicação econômica e cultural entre a cidade de Cusco (capital do império inca) e as cidades e vilas recém-conquistadas.
  • Atualmente, os qhapac ñan são considerados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
  • Atualmente, há centenas de trechos de estradas incas protegidas por vários governos. Um dos mais famosos é a Trilha Inca de 39 quilômetros até Machu Picchu.

Trilha Inca de Chinchero a Urquillos

  • Em Cusco, há vários trechos de “trilhas incas”. Uma das favoritas é a trilha inca de Chinchero a Urquillos, uma rota de aproximadamente 8 quilômetros (aproximadamente 2 horas e 30 minutos de caminhada).
  • Os incas construíram essas estradas em meio à natureza deslumbrante do Vale Sagrado dos Incas.
  • A rota começa no vilarejo de Chinchero, a 3.762 metros acima do nível do mar. Esse vilarejo andino é famoso por suas construções incas, como o palácio do Inca Tupac Yupanqui.
  • A rota termina no vilarejo de Urquillos, a 2.980 metros acima do nível do mar. Esse vilarejo é famoso por suas trilhas incas, clima acolhedor e bela natureza.
  • A Trilha Inca de Chinchero a Urquillos é uma rota gratuita para todo o público. É uma rota histórica, fácil de caminhar (as trilhas são descendentes), repleta de paisagens incríveis e gratuita.

Mapa da rota

Rota da trilha inca Chinchero - Urquillos
Rota da trilha inca Chinchero – Urquillos

O que ver no caminho?

Nessa rota de caminhada, você pode desfrutar:

  • Chinchero – Esse é um dos vilarejos mais tradicionais do Vale Sagrado dos Incas. Fica a apenas 31 quilômetros por estrada da cidade de Cusco. O imperador Tupac Yupanqui estabeleceu seu palácio aqui. Em 1536, o líder Manco Inca, em sua fuga para Vilcabamba, ordenou queimar o vilarejo para evitar deixar provisões para seus perseguidores espanhóis. Muitas construções foram danificadas. Hoje, como resultado da passagem do tempo, restam apenas os escombros das incríveis construções. O povo de Chinchero ainda preserva muitas de suas tradições, como seus têxteis, mercados e festivais. Muitos deles vêm do período inca.
  • Cachoeira Pocpoc – A 3 quilômetros de Chinchero, quase na metade da rota de trekking para Urquillos, está a fascinante Cachoeira Pocpoc. Essa cachoeira de quase 50 metros está localizada nas densas florestas abaixo da montanha Antaquilca. Além da cachoeira, a paisagem montanhosa repleta de vegetação enche esse lugar de um charme especial. Leva-se cerca de 1 hora para chegar lá. A entrada é gratuita. Após a visita, você pode continuar a caminhada até o vilarejo de Urquillos.
  • Urquillos – O destino final da trilha é o vilarejo de Urquillos, localizado no coração do Vale Sagrado dos Incas. Esse pequeno lugar é cercado por uma paisagem montanhosa de grande beleza. O vilarejo tem terraços incas onde ainda são cultivados produtos como milho, pêssego, abacate, etc. Ainda é possível ver muros incas ao longo das ruas. Os incas valorizavam muito esse lugar pela riqueza agrícola de suas terras.
  • Paisagens do Vale Sagrado dos Incas – A Trilha Inca de Chinchero a Urquillos oferece algumas das melhores vistas do Vale Sagrado dos Incas. Nos primeiros quilômetros da rota, é possível ver montanhas imponentes, como se fossem gigantes. Depois, ao descer para o vale, você pode ouvir o murmúrio do rio e várias plantações de milho.

Como ir com uma excursão?

  • Embora não seja um dos passeios mais populares em Cusco, há serviços turísticos que oferecem a rota de caminhada com tudo incluído “De Chinchero a Urquillos”.
  • Os passeios custam aproximadamente 40 dólares. Incluem: transporte completo, alimentação e guia turístico.
  • A excursão começa por volta das 7h. Termina às 6 horas da tarde. O ponto de partida e chegada é a cidade de Cusco.
  • Os passeios podem ser contratados em uma agência de turismo em Cusco, seja on-line ou pessoalmente.

Como ir por conta própria?

  • A entrada para a Trilha Inca de Chinchero a Urquillos é gratuita, portanto, também é possível fazer o percurso por conta própria.
  • Para fazer essa rota, é necessário viajar até a cidade de Chinchero. O transporte público sai do ponto de ônibus na rua Belempampa (a pouco mais de 1 quilômetro da Plaza de Cusco). O custo da viagem é de 3 soles peruanos (1 dólar americano).
  • Em Chinchero, você precisa chegar ao mercado principal. De lá, você deve seguir a rota “qhapac ñan” (entrada gratuita).
  • A caminhada é simples, pois segue um caminho bem definido. Uma vez no vilarejo de Urquillos, você deve chegar à estrada principal para pegar qualquer um dos transportes públicos para retornar a Cusco. A viagem dura 2 horas e custa 10 soles peruanos (aproximadamente 3 dólares).



Algumas dicas

  • A Trilha Inca de Chinchero a Urquillos requer o seguinte equipamento: calçados de trekking, calças confortáveis, jaqueta impermeável, protetor solar, chapéu, mochila, lanches, água para reidratação e capa de chuva.
  • Se não quiser concluir a caminhada, você pode ir até a cachoeira Pocpoc e retornar ao vilarejo de Chinchero. Muitos moradores de Chinchero fazem essa rota.
  • Não há bons restaurantes turísticos em Chinchero ou Urquillos. Portanto, uma boa opção (se estiver viajando por conta própria) é levar uma marmita.

Mais informações sobre a cidade

  • A fauna e a flora ao longo da rota são extensas. As espécies de árvores e plantas mais notáveis são: eucaliptos, qeñuas, flores kantu, tunas, saucos, etc. As espécies animais mais notáveis são: beija-flores, raposas andinas, borboletas, cervos andinos, vacas, ovelhas, burros, lhamas e alpacas.
  • O clima ao longo da rota varia de um máximo de 23ºC a um mínimo de 4ºC. A temperatura média durante a caminhada é de 16ºC.
  • Em Cusco, há outras seções de estradas incas, como: a rota para Huchuy Qosqo, a rota para Raqchi, a rota para Inkilltambo no parque arqueológico de Sacsayhuaman.

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, julho 24, 2024