Caminho Inca 18 artigos
Trilha Inca, rota para a Cidade Inca de Machu Picchu
Clique para classificar o artigo

Trilha Inca, rota para a Cidade Inca de Machu Picchu

A Trilha Inca é considerada a melhor caminhada da América do Sul. É uma rota de 43 quilômetros através de antigas trilhas incas para Machu Picchu. A duração do passeio é de 4 dias e 3 noites. Os turistas têm a oportunidade de apreciar a beleza cênica com os sítios arqueológicos incas, incluindo a Maravilha do Mundo.



Trilha Inca para Machu Picchu
A incrível Trilha Inca, a rota de caminhada mais espetacular da América do Sul

As trilhas do Inca (Qhapac Ñan)

Os Incas abrangiam grande parte do continente sul-americano. Para manter a comunicação em um território tão vasto, foi necessário construir uma rede de estradas. Assim, o Inca ordenou a construção de uma rede de estradas chamada Qhapac Ñan (Camino del Inca).

Os Qhapac Ñan conseguiram cobrir até 30 mil quilômetros dos atuais países do Peru, Equador e parte da Bolívia, Chile, Argentina e Colômbia. A rota de caminhada da Trilha Inca para Machu Picchu é apenas uma pequena parte da extensa rede rodoviária do Qhapac Ñan.


A Trilha Inca para Machu Picchu

A Trilha Inca foi revelada ao mundo em 1915, quando foi escavada na cidade inca. Três décadas depois, a rota foi traçada pela expedição Viking em 1942. Hoje, milhares de visitantes decidem viajar os 43 quilômetros até a ‘Porta do Sol’ em Machu Picchu.

No entanto, Machu Picchu não é o único sítio arqueológico que você verá na Trilha Inca. No passeio, você também apreciará as ruínas de Llactapata, o sítio arqueológico de Runkurakay, Saycamarca, Phuyupatamarca e Wiñaywayna.

Há trens e ônibus que podem levá-lo diretamente para Machu Picchu. No entanto, a experiência de chegar como os incas durante séculos é incomparável.


Versões da Trilha Inca para Machu Picchu

Nem todas as pessoas têm os dias necessários para percorrer a Trilha Inca (4 dias e 3 noites). É por isso que existem duas versões dependendo do tempo que é contado:

  • Trilha Inca clássica : 4 dias e 3 noites (43 km de caminhada).
  • Trilha Inca Curta : 2 dias e 1 noite (12 km de caminhada).

Como é o percurso do Trilha Inca para Machu Picchu?

A Trilha Inca mostra geografias acidentadas com subidas e descidas ao lado de precipícios. As montanhas alcançam grandes alturas com trechos irregulares. Nas áreas da selva, você verá a variedade de tons de florestas tropicais verdes.

  • Dia 1: Cusco – Wayllabamba (13 quilômetros)

    A Trilha Inca começa no km 82 da ferrovia que leva a Machu Picchu (2 horas e 30 minutos de ônibus da cidade de Cusco). Então a ascensão ao vale de Cusichaca começará. O visitante visitará as ruínas de Llactapata (2.840 msnm) até chegar à cidade de Huayllabamba (3.057 msnm).

  • Dia 2: Wayllabamba – Pacaymayo (11 quilômetros)

    O segundo dia é o mais difícil devido à demanda física. O turista subirá ao Warmiwañuska (“Passagem da mulher morta”). Este é o ponto mais alto da rota (4.215 metros acima do nível do mar). A partir deste ponto, é possível ver o sítio arqueológico de Runkurakay (3.760 msnm).

  • Dia 3: Pacaymayo – Wiñay Huayna (16 quilômetros)

    No terceiro dia, a descida será vertiginosa ao vale do rio Pacaymayo. A seção desce um declive de quase 1.600 metros até o local de Sayaqmarca (3.625 msnm). Aqui a visão é extraordinária.

  • Dia 4: Wiñay Huayna – Machu Picchu (3 km)

    O último dia esconde algumas das melhores exposições Inca: Phuyupatamarka, Wiñaywayna. Ao sair dessas ruínas, será realizada uma descida gradual que se tornará mais complicada no final. Finalmente, você chegará ao Intipunku ou Puerta del Sol. De lá, você caminhará por mais 30 minutos até a Cidade Perdida dos Incas, Machu Picchu.

Depois de visitar Machu Picchu, o visitante retorna a Cusco através de um serviço de trem e ônibus. A duração da viagem é de aproximadamente 3 horas. Esses serviços estão incluídos nos passeios para a Trilha Inca.

Durante os 4 dias da Trilha Inca você experimentará cansaço e temperaturas muito baixas (entre a Cordilheira dos Andes e as florestas da Amazônia).


E como é o passeio pela Trilha Inca Curta (2 dias)?

A curta trilha Inca é fácil. Ele percorre apenas cerca de 11 quilômetros. A primeira parte é uma subida, por isso é a mais difícil. Uma vez no sítio arqueológico de Wiñay Huayna, o caminho se torna mais fácil. A entrada para Machu Picchu, como a Trilha Inca Clássica, é pela Puerta del Sol.

  • Dia 1: Cusco – Km. 104 – Aguas Calientes (11 quilômetros)

    A Trilha Inca Curta começa no quilômetro 104 da ferrovia Ollantaytambo – Machu Picchu (2 horas e 45 minutos da cidade de Cusco de carro). De lá, você sobe por paisagens tropicais (11 quilômetros) até chegar ao sítio arqueológico de Wiñay Huayna, de onde continua até chegar a Machu Picchu.

  • Dia 2: Aguas Calientes – Machu Picchu

    Os turistas não visitarão Machu Picchu até o dia 2, quando partem de ônibus de seu hotel em Aguas Calientes até o portão de entrada para Machu Picchu. Finalmente, você conhecerá a cidade inca junto com seu guia turístico. O retorno é de trem e ônibus para a cidade de Cusco.


Diferença Trilha Inca 4 dias e 2 dias

DiferençasTrilha Inca 4 diasTrilha Inca 2 dias
Distância39 quilômetros11 quilômetros
DificuldadeModerado – AltoModerado
Altura máximaAbra Warmiwañusca (4.215 msnm).Intipunku (2.745 msnm).
Altura mínimaAguas Calientes (2.040 msnm).Aguas Calientes (2.040 msnm).
Acampamento3 noites de acampamento1 noite em hotel em Aguas Calientes
AlimentaçãoCozinhar (3 cafés da manhã, 3 almoços e 3 jantares)1 caixa de almoço, 1 jantar e 1 café da manhã (em um restaurante)
Guiaguia profissional de 4 diasGuia profissional 2 dias
PortadoresInclui 3 dias de carregadoresNão inclui o serviço de porteiro
Sítios ArqueológicosLlactapata, Runkurakay, Sayacmarca, Phuyupatamarca, Wiñayhuayna e Machu PicchuChachabamba, Wiñayhuayna e Machu Picchu
Preço (aproximado)600 USD500 USD

Sobre ingressos para entrar na Trilha Inca

Devido à alta demanda por ingressos, você deve obter ingressos para a Trilha Inca com bastante antecedência (6 meses). A compra é feita apenas pela Internet, através do site de uma agência de turismo autorizada.

No total, 500 pessoas entram nas trilhas da Trilha Inca todos os dias. Deles, apenas 200 são turistas. O resto é pessoal de apoio, como cozinheiros, porteiros, guias. O ingresso para entrar na Trilha Inca inclui a equipe de apoio.

A única forma de entrar na Maravilha do Mundo é de trem pelo Vale Sagrado dos Incas ou a rota alternativa de Santa María a Machu Picchu. Os bilhetes de entrada para Machu Picchu também devem ser reservados com antecedência.

Você quer entrar Huayna Picchu depois da Trilha Inca? Solicite a entrada na agência pagando um preço extra. Você também pode solicitar um serviço de trem mais luxuoso.



Quando é a melhor época para viajar pela Trilha Inca para Machu Picchu?

De maio a setembro (estação seca) é o momento ideal para viajar pela Trilha Inca até Machu Picchu. Estes meses costumam ser geralmente bons para a travessia devido à pouca freqüência de chuvas.

Nos meses de novembro a março, apresenta-se o verão (época de chuvas). Este tempo geralmente é muito chuvoso, o que dificulta a caminhada e o acesso. Mesmo, Mesmo, você não poderá percorrer a trilha Inca em fevereiro devido às chuvas e trabalhos de manutenção.


O que levar para a Trilha Inca?

A Trilha Inca inclui itens básicos como: barraca pessoal, barraca para a cozinha, colchão isolante, comida (café da manhã, almoço e jantar), entre outros.

Para desfrutar da melhor maneira esta aventura recomenda-se, além disso, levar o seguinte:

  • Saco de dormir.
  • Bastão de caminhada.
  • Mochila para trekking.
  • Óculos de sol.
  • Poncho para a chuva.
  • Garrafa de água.
  • Purificador de água.
  • Papel higiênico.
  • Petiscos
  • Elementos de banheiro.

Quanto custa a Trilha Inca?

Os preços da Trilha Inca variam de acordo com cada agência de turismo. Os serviços que estão incluídos são: entrada para a Trilha Inca, acesso a Machu Picchu, guia turístico oficial, transporte, alimentação e porteiros (um por pessoa).

O custo médio da Trilha Inca é o seguinte:

PREÇOS DO TRILHA INCA 2024
Trilha Inca Clássica (4 dias)Trilha Inca Curta (2 dias)
Preços para adultos600 U$D500 U$D
Preços de estudantes universitários580 U$D480 U$D
Preços menores de 18 anos580 U$D480 U$D

* Os preços são médios e estão em dólares americanos.


Recomendações na Trilha Inca para Machu Picchu

  • A trilha inca percorre altas paisagens andinas onde se manifesta a ‘ doença da altitude ‘ ou ‘ noroche ‘. Recomenda-se passar 1 ou 2 dias na cidade de Cusco para aclimatar.
  • Durante os 4 dias da Trilha Inca não há eletricidade ou rede telefônica. Se o visitante precisa estar ‘conectado’, ele deve tomar precauções.
  • Os serviços de higiene são acampamentos condicionados para esse fim.
  • A Trilha Inca clássica consiste em grupos constituídos por um máximo de 16 pessoas. Se o visitante desejar fazer um tour com um grupo privado, deverá solicitá-lo on-line com antecedência. Este serviço tem um custo adicional.
  • A Trilha Inca é considerada de média dificuldade moderada. É aconselhável estar em condições físicas aceitáveis. Uma semana anterior de exercícios será suficiente.
  • Se você não pode obter a disponibilidade para a trilha inca, você pode optar por chegar a Machu Picchu através da rota Salkantay.

Salkantay, Choquequirao e outras caminhadas incríveis para Machu Picchu

A Trilha Inca não é a única rota de trekking que leva vários dias para chegar a Machu Picchu. Há também outros muito famosos como: o Salkantay Trek, a rota para Choquequirao ou o Lares Trek.

O Salkantay Trek

  • Uma rota de caminhada de 5 dias e 4 noites (pode variar para 4 dias e 3 noites) que percorre as paisagens do nevado Salkantay.
  • A caminhada é mais difícil que a Trilha Inca. Isso se deve principalmente às paisagens de alta altitude que atravessa. O ‘Abra Salkantay’ (4.6450 m.a.s.l.) é o ponto mais alto da caminhada.
  • O acesso a Machu Picchu é feito pela cidade de Aguas Calientes. Essa caminhada pode ser feita por conta própria, embora seja melhor contratar um passeio.

O Lares Trek

  • Uma rota de caminhada de 4 dias, 3 noites que atravessa cidades andinas com muita tradição, bem como a cidade de Lares, famosa por seus banhos termo-medicinais.
  • Esta caminhada é mais fácil que a Trilha Inca. A última parte da viagem inclui um passeio de trem de Ollantaytambo a Aguas Calientes e de lá a Machu Picchu de ônibus.
  • O Lares Trek pode ser feito por conta própria. No entanto, é melhor fazê-lo com uma agência de turismo.

A rota Choquequirao – Machu Picchu

  • Uma excursão extrema de 8 dias e 7 noites que vai para Machu Picchu ao longo de uma rota que inclui uma visita ao sítio arqueológico de Choquequirao (conhecido como a sagrada Irmã de Machu Picchu).
  • Esta aventura tem uma dificuldade alta. Poucos turistas se atrevem a percorrer esta rota. O acesso a Machu Picchu é feito por Aguas Calientes, a cidade localizada no sopé da cidade inca.
  • Este percurso só pode ser feito com agência de turismo devido ao perigo de se perder nas montanhas.

Perguntas e respostas sobre a rota da Trilha Inca para Machu Picchu

  • 1) Quantos quilômetros tem a Trilha Inca para Machu Picchu?

    A rota da Trilha Inca para Machu Picchu dura 4 dias e 3 noites de acampamento. Abrange 39 quilômetros no total.

  • 2) Posso ver sítios arqueológicos incas na rota?

    Sim, durante a caminhada você pode ver diferentes sítios arqueológicos incas. Destaques: O sítio arqueológico de Llactapata, o sítio arqueológico de Runkurakay, o sítio arqueológico de Sayacmarca, o sítio arqueológico de Phuyupatamarca e o sítio arqueológico de Wiñayhuayna.

  • 3) Onde começa a Trilha Inca?

    A rota começa no quilômetro 82 do trilho do trem que liga a cidade de Ollantaytambo com a cidade de Aguas Calientes.

  • 4) Posso fazer a Trilha Inca sozinho?

    Não, a rota da Trilha Inca só pode ser feita com as licenças concedidas pelo Ministério da Cultura do Peru. O turista deve contratar um passeio com uma agência de turismo, que se encarrega de processar as autorizações e tudo o que for necessário para a aventura.

  • 5) A Trilha Inca é segura?

    Sim, o percurso tem sinalização e pontos de vigilância. Recomenda-se seguir as instruções do guia turístico para uma aventura segura

  • 6) Todos podem completar a Trilha Inca?

    A rota é adequada para todas as pessoas. No entanto, é recomendado que crianças com mais de 8 anos que gostem de caminhadas. Os idosos devem estar em boas condições físicas.

  • 7) A rota fecha em qualquer época do ano?

    Sim, a rota da Trilha Inca fecha todo o mês de fevereiro devido às fortes chuvas e trabalhos de manutenção no local.

  • 8) A rota para Machu Picchu inclui noites de acampamento?

    A entrada para a Trilha Inca está incluída nos passeios. Os passeios custam cerca de US$ 600 por pessoa. Também oferece tudo o que você precisa para a aventura, incluindo a entrada para Machu Picchu.

  • 9) Quanto custa entrar na Trilha Inca para Machu Picchu?

    A entrada para a Trilha Inca está incluída nos passeios. Os passeios custam cerca de US$ 600 por pessoa. Também oferece tudo o que você precisa para a aventura, incluindo a entrada para Machu Picchu.

  • 10) O que inclui o passeio à Trilha Inca para Machu Picchu?

    Todos os passeios para a Trilha Inca de 4 dias incluem: permissões para a rota, transporte completo, guia profissional, equipe de cozinheiros, equipe de carregadores, utensílios de acampamento, entrada a Machu Picchu e retorno a Cusco.

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, dezembro 30, 2023