Três rotas para chegar a Machu Picchu, se você vier por conta própria
Existem apenas três maneiras de chegar a Machu Picchu: a Trilha Inca, a viagem de trem por Ollantaytambo e a rota alternativa pela Hidrelétrica. Cada um deles oferece uma experiência totalmente diferente e varia em viagens e preços. Sua escolha dependerá do tipo de experiência que você está procurando.
- Mapa da viagem a Machu Picchu
- Como ir a Machu Picchu por conta própria?
- Trilha Inca
- A viagem de trem por Ollantaytambo
- A rota alternativa pela Hidrelétrica
- Recomendações para ir a Machu Picchu por conta própria
A maioria das pessoas viaja para Machu Picchu de trem, embora, de acordo com especialistas, a Trilha Inca seja a maneira mais incrível de visitar a cidade Inca. A rota alternativa pela hidrelétrica é mais econômica, embora poucos turistas a escolham.
Mapa da viagem a Machu Picchu
Mapa da Trilha Inca para Machu Picchu : A Trilha Inca começa em Cusco. Então você viaja para o quilômetro 82 da rota de trem. A caminhada começa por 4 dias até chegar a Machu Picchu pelo Intipunku. Na estrada, você pode ver outros sítios arqueológicos incas.
Mapa da Trilha Inca para Machu Picchu
Mapa da viagem de trem para Machu Picchu : Existem várias estações de trem, embora a maioria dos turistas escolha a estação Ollantaytambo. Para seguir esta rota, você pega um ônibus da cidade de Cusco. A viagem de trem leva 1 hora e 45 minutos e termina em Aguas Calientes, no sopé de Machu Picchu.
Mapa da viagem para comboio – Machu Picchu
Mapa da rota alternativa por Hidrelétrica : A rota começa na cidade de Cusco, onde um ônibus é aproximado para a cidade de Santa María (5 horas de viagem). Lá você toma um táxi coletivo para a cidade de Santa Teresa ou para a estação hidrelétrica (2 horas). Finalmente, você caminha (ou toma um trem) até a cidade de Aguas Calientes, no sopé de Machu Picchu.
Mapa da rota alternativa por Hidrelétrica
Como ir a Machu Picchu por conta própria?
- Você pode escolher a rota que deseja chegar a Machu Picchu por conta própria. No entanto, ninguém ajudará se você não comprar os ingressos para Machu Picchu com antecedência.
- Então você deve escolher a rota de sua escolha: a Trilha Inca, a viagem de trem por Ollantaytambo ou a rota alternativa pela Hidrelétrica.
- Se você escolheu a Trilha Inca, deve reservar o passeio pelo site de uma agência de turismo, com 5 ou 6 meses de antecedência.
- Se você escolheu a rota de trem, deve comprar os ingressos para Machu Picchu, bem como os ingressos com 3 ou 4 semanas de antecedência.
- Se você escolheu a rota alternativa pela Hydroelectric, só deve comprar bilhetes para Machu Picchu com antecedência.
Trilha Inca
- Para os visitantes que gostam de caminhadas ao ar livre, a melhor maneira de chegar a Machu Picchu é viajar pela clássica trilha Inca.
- Esta caminhada está classificada entre as 5 trilhas mais impressionantes do planeta. Foi construído pelos incas há centenas de anos para se juntar a Machu Picchu e Cusco.
- Combina sítios arqueológicos incríveis com as paisagens concedidas pela Cordilheira dos Andes e as sobrancelhas da floresta amazônica. Além de Machu Picchu, você pode ver as cidadelas de Runkurakay, Phuyupatamarca, Sayacmarca e muito mais.
- A Trilha Inca dura 4 dias, 3 noites e percorre aproximadamente 39 quilômetros. Durante a caminhada, o ponto mais alto atinge 4.200 metros acima do nível do mar (13.779 pés).
- Depois de visitar vários locais incas, você chegará ao antigo portão de entrada para Machu Picchu, conhecido como Intipunku.
- As licenças para viajar pela Trilha Inca são muito limitadas e precisam ser reservadas vários meses antes, através do site de uma agência de turismo.
A viagem de trem por Ollantaytambo
- Os turistas que procuram uma viagem confortável e segura devem escolher a viagem de trem de Cusco (ou uma de suas estações de trem) até a estação final de Machu Picchu.
- A maioria dos visitantes escolhe viajar de trem da estação de Ollantaytambo, localizada no Vale Sagrado dos Incas.
- A rota do trem é considerada uma das mais impressionantes rotas de trem curtas do mundo. Viaja pouco mais de 30 quilômetros em uma jornada de 1 hora e 45 minutos, aproximadamente.
- Durante a viagem, você pode ver as belas paisagens do rio Vilcanota, a cadeia montanhosa de Cusco, bem como as aldeias andinas tradicionais que habitam o percurso.
- Depois de chegar à estação ferroviária de Aguas Calientes, o visitante deve pegar um dos ônibus que sobem 10 quilômetros até chegar ao portão de entrada do sítio arqueológico de Machu Picchu. Esta última viagem leva apenas 30 minutos.
- Os bilhetes de trem podem ser comprados on-line nos sites da Peru Rail ou Inca Rail, as únicas duas empresas que operam a rota de trem para Machu Picchu.
A rota alternativa pela Hidrelétrica
- Os turistas que procuram uma viagem mais barata a Machu Picchu podem escolher a rota alternativa pela hidrelétrica. Esta viagem também inclui uma curta caminhada pela rica vegetação das paisagens.
- Este percurso começa na cidade de Cusco e o levará à cidade de Santa María (levará cerca de 5 horas). Uma vez lá, você deve levar um veículo coletivo para a cidade de Santa Teresa ou diretamente para a estação hidrelétrica (aproximadamente 2 horas de viagem).
- Da estação hidrelétrica, você pode chegar a Aguas Calientes andando (em aproximadamente 2 horas). No entanto, também é possível pegar um trem que o levará em 20 minutos.
- Apesar da extensão do percurso (quase 8 horas de viagem), ainda é a maneira mais barata de chegar a Machu Picchu.
- Uma vez na cidade de Aguas Calientes, é recomendável passar a noite em uma hospedagem e visitar Machu Picchu no dia seguinte.
- Para fazer o percurso por alternativa pela Hydroelectric, não é necessário comprar nenhum bilhete online. Os ônibus para Santa María partem da Avenida Antonio Lorena, na cidade de Cusco.
- Não é recomendável fazer essa rota alternativa durante a estação chuvosa (de janeiro a abril). Naqueles dias, deslizamentos de terra causados por fortes chuvas podem ocorrer.
A rota alternativa de Santa María acaba sendo uma maneira agradável e econômica de chegar a Machu Picchu
Recomendações para ir a Machu Picchu por conta própria
- Se o seu bilhete inclui as montanhas Machu Picchu ou Huayna Picchu, você deve pegar o trem muito cedo. Outra opção é passar a noite em Aguas Calientes e visitar as montanhas cedo no dia seguinte.
- A alta temporada em Machu Picchu (maio a setembro) exige que os ingressos sejam comprados com antecedência. Especialmente o ingresso que inclui a montanha Huayna Picchu (com 3 ou 4 meses de antecedência).
- Os bilhetes de trem também devem ser comprados on-line com um tempo de antecedência de 2 ou 3 semanas.
- As taxas de entrada para Machu Picchu têm descontos para estudantes universitários, crianças menores de 18 anos e cidadãos do Peru, Colômbia, Bolívia e Equador.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Maravilhoso“
“Realmente merece ser chamado de uma das maravilhas do mundo. Desde que você chega, beleza, energia e magia inundam seus sentidos.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024