Machu Picchu 251 artigos
Templos de Machu Picchu
Clique para classificar o artigo

Os templos mais importantes de Machu Picchu: qual ingresso escolher?

Machu Picchu foi uma cidade que os incas construíram nas fronteiras orientais do vasto império de Tahuantinsuyo. Lá, para adorar seus deuses, eles construíram templos de pedra finamente esculpidos, que sobrevivem até hoje no sítio arqueológico. Alguns dos mais importantes templos religiosos incas são o Templo do Sol, o Templo Principal, o Templo das 3 Janelas, o Intihuatana e outros. Para visitá-los, é necessário escolher um dos três circuitos disponíveis: circuito 1, 2 ou 3. Esses circuitos estão incluídos em um dos dez novos ingressos. Qual deles escolher?



Pirâmide Intihuatana de Machu Picchu
Pirâmide Intihuatana de Machu Picchu

Horário de visita a Machu Picchu
O sítio arqueológico de Machu Picchu tem horários rígidos de visita para cada um de seus templos e construções incas mais importantes. Em primeiro lugar, a cidadela inca está aberta aos turistas todos os dias do ano, mesmo em feriados, Natal, Ano Novo, etc. O horário de visitação é das 6 da manhã às 5 da tarde. Os visitantes podem entrar nos horários indicados em seus ingressos. Por exemplo, o ingresso Machu Picchu Clássico permite até dez horários de entrada, das 6h, 7h, 8h, e assim por diante, até as 15h. O tempo médio de visita para esse ingresso é de 2 horas e 30 minutos. Esse tempo pode ser maior se o ingresso incluir uma visita a uma das montanhas de Machu Picchu. A entrada não é permitida fora do horário indicado no ingresso. Somente na alta temporada turística (de 1º de junho a 15 de outubro) é permitido um atraso de 30 minutos. Alguns templos têm horários de visita. Por exemplo, o Templo do Condor está aberto aos visitantes diariamente das 11h às 13h. Recomenda-se comprar ingressos para Machupicchu com dois ou três meses de antecedência (ingressos com disponibilidade limitada).


Machu Picchu: a cidadela e o local religioso dos incas

Machu Picchu era uma cidade habitada por cerca de mil pessoas na época dos incas, durante o século XV. Sua construção foi ordenada pelo grande imperador Pachacutec em 1450 d.C. O local foi escolhido devido à proliferação de pedras graníticas, ideais para a construção desse tipo de edificação inca. Além disso, devido à sua localização geográfica no topo de uma montanha na selva amazônica, nos limites orientais de Machupicchu.

Os incas construíram Machu Picchu no topo de uma montanha (no sopé da montanha Machu Picchu) porque de lá eles tinham uma visão privilegiada de todo o vale. Além disso, porque podiam adorar seus deuses nos pontos mais altos: o sol (Inti), a lua (Quilla), as montanhas (Apus), etc.

Para adorar seus deuses, eles construíram templos religiosos usando pedra de granito, que era abundante na região. Esses templos eram os mais perfeitos, com os melhores entalhes e as paredes mais finas. A maioria deles estava localizada na parte superior da cidadela, conhecida hoje como o setor religioso de Machu Picchu.

Hoje, o sítio arqueológico de Machu Picchu tem mais de 150 construções de pedra, incluindo templos, recintos, escadas, terraços, canais, praças e muito mais. Embora não existam muitos templos, esses são os locais mais visitados no circuito turístico. As construções mais notáveis são o Templo do Sol, o Templo Principal, o Templo das 3 Janelas, o Intihuatana, a Rocha Sagrada, o Templo do Condor, entre outros.

Construções incríveis dentro da cidadela inca - Machu Picchu
Construções incríveis dentro da cidadela inca – Machu Picchu

Os principais templos religiosos incas em Machu Picchu

Esses são os principais templos religiosos de Machu Picchu:

  • O Templo do Sol – O Templo do Sol é o recinto mais fino, com a melhor escultura e a peculiaridade de ter uma estrutura semicircular com janelas que recebem os raios solares em determinadas épocas do ano. Como seu nome indica, ele adorava o sol, o deus Inti, o deus mais importante da época inca. O visitante não pode entrar no interior, mas pode vê-lo de um ponto de vista superior ou da parte inferior de Machu Picchu.
  • O Templo PrincipalO Templo Principal era uma grande estrutura de três paredes em forma de “U” onde eram realizadas as cerimônias mais importantes em Machu Picchu. Ele tem um altar ou mesa cerimonial onde as múmias podiam ser embaladas. Está localizado bem em frente à praça principal, no coração do setor religioso de Machu Picchu. Só pode ser visitado dentro do circuito 2 do sítio arqueológico. Pode ser visitada a partir das altas montanhas que a cercam.
  • O Templo das 3 Janelas – O Templo das 3 Janelas era um grande monólito feito de grandes blocos de pedra esculpidos na forma de três janelas, que oferecem uma vista das altas montanhas e da majestosa geografia da cidadela inca. Como o nome indica, ele é formado por três grandes janelas que representam o mundo inca em três níveis: o mundo dos vivos (kai pacha), o mundo dos deuses (hanan pacha) e o mundo dos mortos (uku pacha).
  • O Intihuatana – O Intihuatana é uma das construções mais populares de Machu Picchu. Seu nome vem de duas palavras quíchuas (a língua dos incas) que significam “relógio de sol” ou “onde o sol está amarrado”. Era um calendário inca composto por um grande monólito de pedra em três níveis, cujo pico mais alto, quando recebe os raios solares, mostra a época ou estação do ano por trás de sua sombra. Dessa forma, os incas podiam prever a época certa para o plantio ou a colheita em Machu Picchu.
  • A rocha sagrada – No setor norte de Machu Picchu está esse enorme bloco de pedra que representa as montanhas (os apus), consideradas sagradas pelos incas. Esse grande bloco de pedra fica em uma base retangular que o sustenta na forma de uma oferenda. Diz-se que o visitante, ao tocar suas mãos com a pedra da Rocha Sagrada, é preenchido com a misteriosa energia de Machupicchu. É por isso que essa construção é visitada por turistas de todo o mundo.
  • Templo do Condor – O Templo do Condor é uma representação tridimensional do condor andino, uma ave considerada sagrada pelos incas. O templo tem uma estrutura alta na forma de uma cabeça e bico e outra na base, na forma de um corpo de pássaro. Assim, ao unir visualmente essas estruturas, forma-se a figura do condor andino. Esse pássaro representava a conexão entre o mundo dos vivos (kai pacha) e o mundo dos deuses (hanan pacha). Acredita-se até que Machu Picchu, vista de cima, tinha o formato de um condor.
  • O Templo da Lua, a Grande Caverna – O Templo da Lua, também conhecido como a Grande Caverna, é um dos templos mais remotos da área central de Machu Picchu, pois está localizado no sopé da montanha Huayna Picchu. A caminhada é árdua e envolve caminhos de subida e descida para chegar a essa construção esculpida em uma caverna. Os incas consideravam as cavernas sagradas porque elas se comunicavam com o mundo dos mortos (o uku pacha). O templo tem uma mesa cerimonial onde as múmias eram embalsamadas.
  • O Intipunku, o Templo do SolO Intipunku era o Portão do Sol, a principal entrada e saída de Machu Picchu na época dos Incas. Seu nome, traduzido do idioma quíchua, significa “portão do sol”. Ele ligava o qhapac ñan (estradas reais incas) de Cusco a Machu Picchu. Suas paredes de pedra, janelas e nichos recebem os raios de sol e oferecem uma vista privilegiada de toda a cidadela inca. Está a uma altitude de 3.900 metros acima do nível do mar.
Foto do templo principal e do Intihuatana na borda de Machu Picchu
Foto do templo principal e do Intihuatana na borda de Machu Picchu

Machu Picchu: qual ingresso escolher? qual circuito escolher?

Esses são os ingressos para Machu Picchu e os templos incas que incluem:

  • Ingresso Machu Picchu Classic Photo – Permite fazer o circuito 1, portanto não inclui nenhum templo inca em seu percurso (somente a foto clássica e a vista panorâmica do sítio arqueológico).
  • Machu Picchu Classic Ticket – Permite que você faça o circuito 2, o passeio mais completo de Machu Picchu. Inclui a visita a templos como: o Templo do Sol, o Templo Principal, o Templo das 3 Janelas e a Rocha Sagrada.
  • Ingresso Machu Picchu Classic Terraço Inferior – Permite o circuito 2, o mais completo de Machu Picchu Picchu. Inclui a visita a templos como: o Templo do Sol, o Templo Principal, o Templo das 3 Janelas e a Rocha Sagrada.
  • Ticket Machu Picchu Lower Temples – Permite que você faça o circuito 3 que inclui templos da elite inca, como: o Templo do Sol, o Templo das 3 Janelas (vista de baixo) e o Templo do Condor.
  • Ticket Machu Picchu com Huayna Picchu – Permite que você faça o circuito 3 que inclui templos da elite inca, como: o Templo do Sol, o Templo das 3 Janelas (vista de baixo) e o Templo do Condor. Ele também permite que você caminhe até o topo da montanha Huayna Picchu.
  • Ticket Machu Picchu com Montanha – Permite fazer o circuito 1, portanto não inclui nenhum templo inca em seu roteiro (apenas a foto clássica e a vista panorâmica do sítio arqueológico). Também oferece a caminhada até o topo da montanha Machu Picchu.
  • Ticket Machu Picchu com Huchuy Picchu – Permite que você faça o circuito 3, que inclui templos da elite inca, tais como: o Templo do Sol, o Templo das 3 Janelas (vista de baixo) e o Templo do Condor. Ele também permite que você caminhe até o topo da pequena montanha Huchuy Picchu.
  • Ticket Machu Picchu com Ponte Inca – Permite fazer o circuito 1, portanto não inclui nenhum templo inca em seu percurso (apenas a foto clássica e a vista panorâmica do sítio arqueológico). Também permite a caminhada até a Ponte Inca de Machu Picchu.
  • Ticket Machu Picchu com Intipunku – Permite fazer o circuito 1, portanto não inclui nenhum templo inca em seu percurso (apenas a foto clássica e a vista panorâmica do sítio arqueológico). Também oferece a caminhada e a visita ao Intipunku, um templo de Machu Picchu na parte superior.
  • Ticket Machu Picchu com Templo da Lua – Permite que você faça o circuito 3 que inclui templos da elite inca, como: o Templo do Sol, o Templo das 3 Janelas (vista de baixo) e o Templo do Condor. Também permite que você faça uma caminhada até o Templo da Lua, também conhecido como a Grande Caverna.
Turista meditando no mirante do terraço inferior - Machu Picchu
Turista meditando no mirante do terraço inferior – Machu Picchu

Perguntas e respostas sobre os principais templos de Machu Picchu

  • 1) Com qual ingresso de Machu Picchu é possível visitar o Templo do Sol?

    O Templo do Sol está incluído em seis ingressos: a) Ingresso Machu Picchu Clássico, b) Ingresso Machu Picchu Clássico Terraço Inferior, c) Ingresso Machu Picchu Templos Inferiores, d) Ingresso Machu Picchu com Huayna Picchu, e) Ingresso Machu Picchu com Huchuy Picchu e f) Ingresso Machu Picchu com Templo da Lua.

  • 2) Com qual ingresso de entrada para Machu Picchu devo visitar o Intihuatana?

    O Intihuatana não é adequado para visitas turísticas com qualquer tipo de ingresso (como medida de proteção).

  • 3) Com qual ingresso de Machu Picchu posso visitar o Templo Principal?

    O Templo Principal está incluído em dois ingressos: a) Ingresso Machu Picchu Clássico, b) Ingresso Machu Picchu Clássico terraço inferior.

  • 4) Com qual ingresso de Machu Picchu posso visitar o Templo das 3 Janelas?

    O Templo das 3 Janelas está incluído em dois ingressos: a) Ingresso Machu Picchu Clássico, b) Ingresso Machu Picchu Clássico terraço inferior.

  • 5) Com qual ingresso de Machu Picchu é possível visitar o Templo da Lua?

    O Templo da Lua ou Grande Caverna está incluído em um ingresso: a) Ingresso Machu Picchu com Templo da Lua.

  • 6) Com qual ingresso de Machu Picchu visitar o Templo do Condor?

    O Templo do Condor está incluído em três tipos de ingressos: a) ingresso para Machu Picchu com Huayna Picchu, b) ingresso para Machu Picchu com Huchuy Picchu e c) ingresso para Machu Picchu com Templo da Lua.

  • 7) Com qual ingresso de Machu Picchu devo visitar o Intipunku?

    O Intipunku está incluído em um tipo de ingresso: a) Ingresso Machu Picchu com Intipunku.

  • 8) Com qual ingresso de Machu Picchu é possível visitar a Rocha Sagrada?

    A Rocha Sagrada está incluída em seis tipos de ingressos: a) Ingresso Machu Picchu Clássico, b) Ingresso Machu Picchu Clássico Terraço Inferior, c) Ingresso Machu Picchu Templos Inferiores, d) Ingresso Machu Picchu com Huayna Picchu, e) Ingresso Machu Picchu com Huchuy Picchu e f) Ingresso Machu Picchu com Templo da Lua.

  • 9) Qual circuito em Machu Picchu inclui o maior número de templos incas?

    O circuito 2 é o circuito que inclui mais templos incas em seu itinerário.

  • 10) Qual circuito não inclui nenhum templo inca em Machu Picchu?

    O circuito 1 não inclui nenhum templo inca em seu itinerário.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Machu Picchu

Alexa B.Por: Alexa B.

“Machu Picchu incrível“

“Não me canso de tirar fotos em Machu Picchu. Eu voltaria mil vezes se pudesse. Boa comida, montanhas e pessoas muito amigáveis.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, setembro 30, 2024