Vale Sul Cusco 7 artigos
Raqchi - Cusco
Clique para classificar o artigo

O Templo de Wiracocha em Raqchi

O Templo de Wiracocha é a construção mais famosa do sítio arqueológico de Raqchi em Cusco. Seu nome está relacionado ao deus Huiracocha, criador do mundo de acordo com muitas culturas ancestrais do litoral e montanhas do Peru. É um templo com mais de 14 metros de altura, a estrutura inca mais alta descoberta até hoje. Para visitar este lugar famoso, você deve viajar para o sul de Cusco. A entrada para Raqchi custa 10 soles peruanos.



Templo Wiracocha
O Templo de Wiracocha – Raqchi

O complexo arqueológico de Raqchi

  • O complexo arqueológico de Raqchi é uma área onde os Incas eles ergueram construções emblemáticas de dimensões imensas.
  • Também é conhecido como Templo de Wiracocha por ser sua construção mais emblemática.
  • Ele está localizado no distrito de San Pedro, província de Canchis, a 119 quilômetros da cidade de Cusco.
  • De acordo com vários cronistas, as paredes arrojadas de Raqchi eram feitas de pedra e adobe durante os períodos de governo dos Incas Viracocha, Pachacutec e Túpac Yupanqui no século XV.
  • No entanto, vestígios de cerâmica pertencentes à cultura pré-incaica, como Marcavalle, Pucará e Wari, foram encontrados recentemente.
  • O lugar cresce ano a ano no turismo. Os especialistas dividiram o local em 5 setores: o Templo de Wiracocha, o Grande Templo Inca, os armazéns, a estátua, os recintos e as fontes de água.

O templo de Wiracocha

  • Este templo único de seu tipo se destaca por apresentar imensas paredes de pedra e adobe de até 14 metros de altura.
  • Situa-se em uma esplanada e possui duas naves com janelas e portas construídas sobre base de pedra andesita.
  • A estrutura que sobreviveu à destruição causada pela invasão espanhola tinha um telhado de duas águas sustentado por colunas de até 25 metros de altura em seu ponto mais alto.
  • Para muitos historiadores, o grande tamanho de suas construções deve ter tornado este templo o mais proporcional do Império Inca. A grandeza desta construção rendeu-lhe o nome de ‘Templo de Wiracocha’.

O deus Wiracocha

  • A adoração do deus Wiracocha é muito anterior aos Incas. As investigações explicam sua adoração na cultura Caral (3.000 aC – 1.800 aC), mais de 4.000 anos antes do aparecimento dos incas.
  • O deus Wiracocha também estava presente nas antigas culturas peruanas: Chavín (1.200 aC – 400 aC), Paracas (700 aC – 200 dC), Tiahuanaco (1.500 aC – 1.187 dC), Wari (100 dC – 1.200 dC) e mais.
  • Wiracocha também é chamado de ‘Deus dos cajados’, pois é representado por varas em ambas as mãos. Também é geralmente representado por raios de sol no rosto, gotas de chuva como lágrimas e um rosto felino.
  • Para a maioria das culturas, Wiracocha é creditado por criar o mundo, o sol, a lua, as estrelas e todo o universo. Para os incas, ele também era o deus criador. No entanto, o deus mais adorado por eles era o sol ou inti.
  • Devido à adoração a esse deus, o inca Hatun Tópac passou a se chamar Huiracocha. O cronista Garcilaso de la Vega diz que o Inca sonhou que o deus Wiracocha lhe deu conselhos para seu governo. Por este motivo, foi este Inca quem ordenou a construção do templo Raqchi.

Outras construções em Raqchi

No total, Raqchi é composta por uma área de aproximadamente mil hectares. Diferentes construções como aquedutos e até tumbas subterrâneas foram encontradas no entorno dos prédios principais do recinto. O templo Wiracocha não é o único edifício importante no local. Aqui estão os setores que se destacam em Raqchi.

  • O Grande Templo Inca – Uma construção com características semelhantes às do Templo de Wiracocha. Suas paredes têm proporções semelhantes às do templo principal. A base é feita de pedra finamente entalhada e acabada com adobe. Das onze colunas cilíndricas que sustentavam a cobertura, apenas uma sobreviveu. Apenas as fundações escavadas são visíveis das paredes.
  • Os armazéns – Os armazéns ou colcas eram armazéns de produtos alimentares como milho, quinua, batata e chuño. Estima-se que em Raqchi haja uma média de 200, que eram de formato circular e dispostos ao longo do eixo do templo principal.
  • A estátua – Durante as escavações de uma missão científica espanhola em 1981, uma representação de pedra e seu corpo foram encontrados. Os cientistas afirmaram que era uma estátua de Wiracocha. Atualmente, o rosto está no Museu da América em Madrid. O corpo, no Museu Inca de Cusco.
  • Os recintos – É um total de 22 construções cujas paredes finamente acabadas apresentam abundantes nichos trapezoidais. Esses tipos de casas ou quartéis são implantados próximos a esplanadas ou pátios proporcionais aos edifícios.
  • As fontes de água – Esta é uma esplanada localizada a leste do templo principal e de cujas paredes jorra água. Existem os chamados ‘Banhos do Inca’, que se destacam por sua pedra finamente entalhada.

Mapa do sítio – Raqchi

Mapa de Raqchi
Mapa do Site Raqchi

A trilha inca de Raqchi

  • Raqchi fazia parte da antiga rede de estradas que conectava os cantos do Tahuantinsuyo , conhecida como Trilha Inca ou qhapac ñan .
  • Devido à sua localização estratégica, Raqchi conectou-se com pontos importantes como Tiahuanaco na Bolívia a Tucumán na Argentina.
  • Para alimentar os mensageiros (chasquis) que viajavam grandes distâncias para manter o Império em comunicação, muitos armazéns ou colcas foram construídos.
  • Além disso, Raqchi deve ter sido um lugar de descanso para esses caminhantes. Atualmente, grande parte dessas estradas está desaparecida devido à proliferação de casas e edifícios modernos. Acredita-se que em parte dessas antigas estradas incas os espanhóis construíram igrejas para extirpar a cultura e a crença dos incas.



O que mais fazer?

Além de Raqchi, no sul de Cusco, existem várias cidades e sítios arqueológicos de origem inca que valem a pena visitar. Aqui estão algumas delas:

  • O sítio arqueológico de Tipón – Tipón é um sítio inca onde a água era adorada. Isso é demonstrado por seus canais perfeitos que continuam a derramar água até hoje. Ele também tem grandes jardins, terraços, templos, edifícios menores e muito mais. As crônicas mencionam que foi o palácio dos governantes Yahuar Huacac e Huiracocha. Hoje é parte da excursão ao ‘Vale do Sul de Cusco’.
  • O sítio arqueológico de Piquillacta – Piquillacta era uma cidade da cultura Wari (pré-inca) localizada ao sul de Cusco. Suas construções cobriram aproximadamente 50 hectares entre 600 DC e 1.000 DC Acredita-se que esta cidadela abrigasse cerca de 10.000 pessoas. Apresentava passagens, praças, recintos de vários andares, templos e muito mais. Hoje é uma das atrações turísticas incluídas na excursão ao ‘Vale Sul de Cusco’.
  • A igreja de San Pedro de Andahuaylillas – Este templo cristão é um dos mais famosos em Cusco devido aos seus belos murais e decoração barroca que lhe valeu o nome de ‘A Capela Sistina da América’. Foi construída entre 1570 e 1606. Boa parte das suas telas e murais foram criados pelo artista Luis de Riaño no século XVII. Ele está localizado na cidade de Andahuaylillas. A visita a este lugar também faz parte do tour ‘Vale do Sul de Cusco’.

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024