Templo da Lua em Huayna Picchu
A cidade inca de Machu Picchu foi construída no meio de uma floresta nublada por volta do século XV. Essa antiga cidade inca abriga algumas das estruturas mais incríveis que existem, como o Templo das 3 janelas, o Intihuatana, o Templo do Sol ou o Templo da Lua. Este último é conhecido como “A joia escondida de Machupicchu”.
- O que é o Templo da Lua?
- Onde ele está?
- Como chegar lá?
- Templo da Lua ou Grande Caverna?
- Mapa para chegar ao Templo da Lua
- Como é a caminhada
- Detalhes da caminhada
- Quais são os horários de visita?
- Recomendações para a visita
- Galeria de fotos
- Outros templos em Machu Picchu
O Templo da Lua, também conhecido como a Grande Caverna, é considerado “a joia escondida de Machu Picchu” devido à dificuldade de chegar lá. Os turistas que se atreverem a escalar Huayna Picchu e fizerem o desvio para essa construção ficarão quase sozinhos com esse templo misterioso.
O que é o Templo da Lua?
- A Grande Caverna (popularmente chamada de “Templo da Lua”) é uma das construções mais incríveis de Machu Picchu.
- Ela foi construída dentro de uma caverna natural. Possui estruturas de pedra finamente esculpidas.
- Los incas tenían una admiración por las cuevas ya que creían que podían conectarlos con el mundo de los muertos.
- En el centro del Templo de la luna hay una superficie a manera de trono. Algunos investigadores sugieren que allí se pudo hacer sacrificios.
- Não se sabe ao certo qual era a função do Templo da Lua.
- A maneira de chegar a esse local é comprando seu ingresso Machu Picchu + Templo da Lua ou Grande Caverna. Observe que ele só pode ser comprado durante a alta temporada.
A alta temporada oficial
As últimas atualizações e modificações de bilhetes incorporaram a alta temporada oficial. Essa temporada terá início em 1º de junho e durará até 15 de outubro. Somente durante esse período você poderá comprar o ingresso Machu Picchu + Templo da Lua ou Grande Caverna. Durante a temporada regular ou no resto do ano, você não poderá visitar esse destino.
Onde ele está?
- O Templo da Lua na parte de trás de Huayna Picchu. Ele está localizado a quase 1 quilômetro do topo da montanha.
- O cume de Huaynapicchu está a 2.720 metros acima do nível do mar (m.a.s.l.), enquanto a grande caverna está a 2.256 (m.a.s.l.).
- O Templo da Lua fica em um setor pouco conhecido de Huaynapicchu. Quase nenhum turista chega a esse lugar por causa de sua localização remota.
- O Templo da Lua fica dentro de uma caverna natural.
Como chegar lá?
- Você só pode fazer essa rota durante a alta temporada e com o ingresso “Machu Picchu + Templo da Lua”.
- Para chegar lá, é preciso fazer um desvio no caminho para o topo de Huayna Picchu. O tempo de caminhada é de cerca de 1 hora a 30 minutos.
- O trecho até o Templo da Lua é uma descida por degraus de pedra e até mesmo um obstáculo feito de escadas de madeira.
- Depois de visitar a Grande Caverna, você deve retornar à porta de saída de Huaynapicchu. Durante esse trecho, você terá que subir vários degraus de pedra até encontrar o mesmo caminho pelo qual subiu.
- Você só poderá fazer a rota para o Templo da Lua, não poderá seguir a rota para Huayna Picchu ou Huchuy Picchu.
Templo da Lua ou Grande Caverna?
- O nome “Grande caverna” foi dado pelo explorador americano Hiram Bingham durante a descoberta de Machu Picchu em 1911.
- Depois de muitos anos, o nome “Templo da Lua” ganhou popularidade entre os arqueólogos, guias turísticos e visitantes.
- Portanto, não há relação entre a lua e essa construção inca. O nome se originou de uma ideia comercial criada pela população local.
- O nome mais apropriado para essa construção é “Grande caverna”.
Mapa para chegar ao Templo da Lua
Como é a caminhada
- A caminhada inclui parte da Qhapac Ñam ou Trilha Inca. A caminhada desce pela vegetação abundante.
- O caminho é variado, você pode encontrar trechos de escadas, degraus de madeira e também uma trilha. Lembre-se de caminhar com o devido cuidado.
- A rota segue por caminhos estreitos de pedra, portanto, é aconselhável ter as duas mãos para se segurar. Há também um lance de escadas de madeira que exige muito cuidado.
- Uma vez na Grande Caverna, é preciso subir uma série de escadas de pedra por cerca de 1 hora (trecho de 1,5 quilômetro) até a porta de saída de Huayna Picchu. Essa seção é uma das mais difíceis devido à elevação entre cada escada.
Detalhes da caminhada
A caminhada até o Templo da Lua é de tirar o fôlego. Você atravessa as escadas da morte e outras trilhas ao lado de enormes penhascos. Para subir até a The Great Cavern, é preciso seguir uma trilha de moderada a difícil.
- Nome: A Grande Caverna (Templo da Lua).
- Localização: Montanha Huayna Picchu.
- Descoberta: Hiram Bingham 1911.
- Altura: 2.720 metros acima do nível do mar.
- Caminhada: moderada – difícil.
- Características: Construção em pedra granítica dentro de uma caverna.
- Função: Sua função ainda não está definida.
- Ingresso: Machu Picchu + Templo da Lua.
- Visitantes por dia: apenas 200 turistas (somente na alta temporada).
- Reserva: 1 ou 2 meses de antecedência.
Quais são os horários de visita?
Grupo 1
- Entrada em Machu Picchu a partir das 7:00 horas.
- Entrada para o Templo da Lua das 7h30 às 8h30 da manhã.
- É importante verificar os horários que estão disponíveis nos ingressos de entrada. O tempo total do passeio é de mais de 6 horas.
Grupo 2
- Entrada em Machu Picchu a partir das 9:00 horas da manhã.
- Entrada para o Templo da Lua das 09:30 às 10:30 da manhã.
- Esse é provavelmente um dos horários mais solicitados. Porque permite um passeio fácil com o dia já iniciado.
Recomendações para a visita
- A descida começa depois de passar pelo posto de controle. Normalmente, das 9h40 às 10h30 da manhã, esse é o primeiro horário.
- O segundo grupo começará das 9:45 às 11:30 da manhã.
- Durante a caminhada até o Templo da Lua, siga as placas. Não saia do caminho sinalizado nem tente encontrar seu próprio caminho.
- Você precisa comprar ou reservar o ingresso Machu Picchu + Templo da Lua.
- Crianças não são mais permitidas nessa rota.
- Ela está aberta apenas para turistas e visitantes maiores de 18 anos.
- Adultos mais velhos podem fazer essa caminhada, desde que consultem seus médicos com antecedência.
- Observe que é necessário usar tênis de caminhada, pois o caminho pode ser escorregadio em alguns pontos.
Outros templos em Machu Picchu
Templo das 3 janelas – Essa construção inca tem 3 janelas trapezoidais feitas de pedras finamente esculpidas. As 3 janelas simbolizariam a cosmovisão tripartite dos incas: a divisão do mundo em 3 dimensões, as 3 leis incas, etc.
Templo do Sol – Esse templo religioso de Machu Picchu foi dedicado ao sol, a maior divindade inca. Ele está localizado no topo do setor religioso, onde os raios de sol o iluminam. Foi construído sobre uma caverna e entre paredes de pedra esculpida.
Templo do Condor – Sob o Templo do Sol há uma construção misteriosa composta de três peças separadas. Cada peça unida e fixada em um ângulo representa a figura de um condor, o pássaro sagrado dos incas.
Templo principal – Na praça principal de Machu Picchu está esse templo formado por três paredes de rocha polida. A parede principal se deteriorou com o passar dos anos. Em seu interior, há uma espécie de altar onde os sacrifícios teriam sido feitos.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“A Montanha Jovem“
“Não perca as montanhas Waynapicchu e o caminho para a Ponte Inca. A ponte em si pode ser vista de longe, mas a caminhada até a montanha Waynapicchu é fácil e maravilhosa. Fique o máximo de tempo que puder nos terraços apreciando a vista, pois ela é irrepetível e você não poderá voltar mais tarde; é aconselhável ir o mais cedo possível.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024