Machu Picchu: Posso ir de teleférico?
Machu Picchu pode ser visitada de três maneiras: com a rota de caminhada de 4 dias da Trilha Inca, com a rota alternativa por hidrelétrica e com a rota de trem. Essa última é a maneira que a maioria dos visitantes escolhe para visitar a cidade inca, pois é a mais rápida, confortável e segura. A viagem de trem leva o turista até a cidade de Aguas Calientes. De lá, ele faz a viagem de ônibus até a cidade inca. Devido à alta demanda de visitantes, há planos para a construção de um teleférico na área. Saiba mais sobre esse projeto!
- Como chegar à cidade inca de Machu Picchu?
- Viagem de trem e ônibus para Machu Picchu
- Há planos para construir um teleférico em Machu Picchu?
- Quais são as vantagens de construir um teleférico em Machu Picchu?
- Como o teleférico melhorará a proteção ambiental em Machu Picchu?
- Quanto custaria pegar o teleférico para Machu Picchu?
- Perguntas e respostas: maneiras de chegar a Machu Picchu
A Trilha Inca, o caminho mais árduo e aventureiro para Machu Picchu
A Trilha Inca é a maneira mais aventureira e árdua de chegar a Machu Picchu, cobrindo 39 quilômetros em 4 dias e 3 noites de acampamento. Seu nome se deve ao fato de que ela atravessa as estradas incas, chamadas qhapac ñan. Devido à importância histórica dessas estradas, a rota é protegida pelo Estado peruano. Por isso, para fazer a Trilha Inca, é necessário contratar um tour com tudo incluído por meio de uma agência de turismo em Cusco. Essa rota é considerada uma das melhores caminhadas do mundo.
Como chegar à cidade inca de Machu Picchu?
Há até três maneiras de chegar a Machu Picchu:
Como chegar a Machu Picchu | Descrição | Rota |
---|---|---|
A viagem de trem | A rota preferida pela maioria dos visitantes por ser a mais rápida, confortável e segura. No entanto, a passagem de trem também é a mais cara, com preços que variam de US$ 30 a US$ 500 para visitantes estrangeiros. O trem parte de diferentes estações, como Cusco, Poroy e Ollantaytambo. Ollantaytambo é a mais popular porque tem o maior número de partidas diárias. Há duas empresas de trem: Peru Rail e Inca Rail. Cada uma oferece diferentes tipos de trens e diferentes horários. | Ver mapa |
A Trilha Inca | A Trilha Inca é a rota mais aventureira para Machu Picchu. Ela é considerada uma das melhores rotas de trekking do mundo. É uma caminhada de 39 quilômetros que leva 4 dias e 3 noites acampando na rota histórica de Qhapac Nan ou Royal Inca Roads. Na rota, você visitará sítios arqueológicos incas, como Llactapata, Phuyupatamarca, Sayacmarca ou Wiñayhuayna. Devido à sua importância histórica, você só pode fazer essa rota com uma autorização emitida por uma agência de turismo. Em outras palavras, só é possível fazer a Trilha Inca com uma excursão com tudo incluído. Há também uma versão mais curta, de dois dias. O custo da excursão é de 600 dólares, em média. | Ver mapa |
A rota pela Hidroelétrica | A rota para Machu Picchu pela Hidroeléctrica é aquela que sobe até a cidade inca pelo lado leste ou pela selva de Cusco. Da cidade de Cusco, parte-se em uma minivan turística por 5 ou 6 horas até a estação da Hidroeléctrica, passando pelo vilarejo de Santa Teresa, na província de La Convención. Lá, caminhe por 2 horas ou 10 quilômetros até chegar ao vilarejo de Machu Picchu, também chamado de Aguas Calientes. Devido à extensão da viagem, será necessário passar a noite em um hotel nesse vilarejo. No dia seguinte, visite Machu Picchu de ônibus. Essa é a rota mais barata para a cidade inca. | Ver mapa |
Viagem de trem e ônibus para Machu Picchu
- A viagem de trem é a maneira pela qual a maioria das pessoas chega a Machu Picchu a partir da cidade de Cusco ou do Vale Sagrado dos Incas.
- O trem o levará confortavelmente até o vilarejo de Aguas Calientes, também conhecido como vilarejo de Machu Picchu. De lá, você deve pegar o ônibus final que, em 30 minutos, deixará o visitante na porta do sítio arqueológico inca.
- Para uma visita bem organizada, você deve ter em mente o seguinte: você deve reservar seus ingressos para Machu Picchu com antecedência, pois a disponibilidade é limitada. Se você pegar o voo matutino de Lima para Cusco, beba um mate de coca antes de sair, pois a altitude em Cusco pode afetá-lo (a cidade está situada a 3.399 m.a.s.l.).
- Além disso, se você decidir ficar na cidade de Cusco, deverá organizar o tempo para pegar o ônibus de Cusco para Ollantaytambo e, de lá, o trem para Machu Picchu. Para isso, é necessário já ter reservado os assentos do trem.
- Uma vez em Aguas Calientes, talvez seja necessário acelerar para embarcar nos primeiros ônibus para a cidade inca de Machu Picchu.
- Eles partem a cada 15 minutos. Depois de 12 curvas fechadas e meia hora de caminhada, você sentirá a emoção de estar tão perto de Machu Picchu e possivelmente ficará um pouco nervoso se olhar para baixo.
Há planos para construir um teleférico em Machu Picchu?
- É possível que todos os segredos de Machu Picchu nunca sejam totalmente descobertos, devido à ingratidão da história.
- No entanto, essa cidade perfeitamente construída em um local inacessível entre as montanhas pode ser considerada uma das obras-primas arquitetônicas mais impressionantes do mundo.
- A paisagem que pode ser vista de vários pontos da cidade e de suas montanhas, nas diferentes horas do dia, é simplesmente inigualável.
- Essa é uma das razões pelas quais a cidade está no topo das listas de desejos de todo o mundo e é considerada um dos lugares mais extraordinários que existem.
- Milhares de pessoas visitam Machu Picchu todos os dias e parece que isso está longe de mudar, por isso foi levantada a questão: por que não melhorar as condições em que Machu Picchu pode ser visitada?
- De tempos em tempos, novas rotas de acesso a Machu Picchu são planejadas. Uma das melhores alternativas para melhorar a qualidade da visita é a construção de um teleférico para Machu Picchu.
Teleférico operando em uma paisagem semelhante à de Machu Picchu
Quais são as vantagens de construir um teleférico em Machu Picchu?
- Se a construção de um teleférico em Machu Picchu for aprovada, o tempo de permanência na cidade inca poderia ser estendido, pois reduziria o tempo de meia hora de viagem nos ônibus para Machu Picchu (rota de 30 minutos).
- Um teleférico em Machu Picchu evitaria ficar sujeito aos horários dos ônibus para Machu Picchu; além de poder ver, ao subir, o incrível labirinto de montanhas que circunda a cidade inca, uma bela geografia.
Como o teleférico melhorará a proteção ambiental em Machu Picchu?
- Por outro lado, a energia a ser usada para a rota do teleférico seria energia limpa (elétrica).
- Essa parece ser uma ideia muito boa em um lugar verde como Machu Picchu, considerado Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade. Isso contribuiria para o cuidado com a vida selvagem de um dos lugares mais incríveis do planeta.
- Um teleférico não emite gases que afetam a saúde das pessoas ou dos animais nas proximidades; é também um transporte silencioso, tornando sua visita mais inspiradora.
- Ele também reduziria o número de veículos que podem circular em Aguas Calientes.
- Muitas pessoas podem não achar muito racional construir um teleférico em um lugar como Machu Picchu, onde a cidade foi construída de forma a não perturbar a impressionante paisagem natural que a cerca.
- No entanto, o estudo de impacto ambiental emitido pela Dames & Moore (uma das empresas mais importantes do setor em todo o mundo) aponta que pode haver impactos negativos médios, mas eles são perfeitamente remediáveis.
- Dadas as condições climáticas do local, a vegetação pré-existente se restabeleceria em menos de um ano.
Vista da incrível cidade inca de Machu Picchu
Quanto custaria pegar o teleférico para Machu Picchu?
- O preço seria mais alto do que as tarifas atuais de ônibus para Machu Picchu (12 dólares em média). O principal objetivo do teleférico seria visitar um dos locais mais importantes da humanidade. E trata-se de dar qualidade à rota turística aliada à conservação da cidade inca.
- O passeio de teleférico seria organizado pelo Ministério da Cultura do Peru, o que significaria uma melhoria no orçamento e na pesquisa e embelezamento de Machu Picchu.
Perguntas e respostas: maneiras de chegar a Machu Picchu
1) Quais são as maneiras de chegar a Machu Picchu?
As três maneiras de chegar a Machu Picchu são: a) com a Trilha Inca de 4 dias, b) com a rota de trem que passa por Ollantaytambo e c) com a rota hidrelétrica que passa pela vila de Santa Teresa na província de La Convención.
2) Quanto tempo leva para fazer a Trilha Inca até Machu Picchu?
A Trilha Inca percorre 39 quilômetros em 4 dias de caminhada e 3 noites de acampamento até Machu Picchu pelo Intipunku, o Portão do Sol.
3) Quanto tempo leva para chegar a Machu Picchu de trem?
A rota de trem é a preferida dos turistas que visitam Machu Picchu. A primeira etapa é de ônibus da cidade de Cusco até a estação de Ollantaytambo (o trajeto leva 1 hora e 40 minutos). A viagem de trem de Ollantaytambo para Aguas Calientes leva 1 hora e 45 minutos. Finalmente, a viagem de ônibus de Aguas Calientes a Machu Picchu leva 30 minutos.
4) Quanto tempo leva para ir a Machu Picchu com a rota pela Hidroeléctrica?
A rota pela Hidroeléctrica leva em média 8 horas. A primeira parte é de ônibus de Cusco até a estação Hidroelétrica (5 horas). Depois, são 2 horas de caminhada até o vilarejo de Aguas Calientes. Finalmente, a viagem de ônibus de Aguas Calientes a Machu Picchu leva 30 minutos.
5) Posso chegar a Machu Picchu de teleférico?
Atualmente, há planos para a construção de um teleférico de Aguas Calientes a Machu Picchu para uma ótima experiência.
6) Quanto tempo é necessário para ir a Machu Picchu com a trilha Salkantay de 5 dias?
Essa rota de trekking leva 5 dias e percorre em média 70 quilômetros. A última parte é feita pela rota Hidroelétrica até o vilarejo de Aguas Calientes e, finalmente, de ônibus ou a pé até Machu Picchu.
7) Quanto tempo leva para caminhar de Aguas Calientes até Machu Picchu?
A maioria dos turistas faz uma viagem de ônibus de 30 minutos de Aguas Calientes até o portão de Machu Picchu. Entretanto, eles também podem ir a pé em uma rota livre de 2 horas ou um pouco mais, dependendo da condição física do visitante.
8) Quanto custa ir a Machu Picchu com a Trilha Inca de 4 dias?
A excursão de 4 dias da Trilha Inca para Machu Picchu custa em média US$ 600 por visitante. Só é possível fazer essa rota com uma excursão, não é possível fazê-la por conta própria.
9) Quanto custa o ônibus de Aguas Calientes para Machu Picchu?
A passagem de ônibus de Aguas Calientes para Machu Picchu custa 12 dólares para adultos estrangeiros. A viagem de volta custa 24 dólares. Há também descontos para peruanos e estudantes.
10) Quanto custa viajar de trem para Machu Picchu?
A passagem de trem para Machu Picchu tem custos diferentes, dependendo do tipo de trem. Os custos dos trens turísticos variam de US$ 30 a US$ 500 para serviços de luxo, como o trem Hiram Bingham.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Uma verdadeira maravilha“
“Machu Picchu é maravilhosa e inspiradora, começando com a aventura de trem em Ollantaytambo e continuando com o ônibus por uma estrada infernal até o portão principal de Machu Picchu. Mas vale a pena todo o esforço, a fila e o dinheiro que você paga para chegar a essa maravilha.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, dezembro 17, 2024