Tambomachay: uma revisão de sua história e estudos arqueológicos
Tambomachay permanece um mistério. Por muito tempo, foi considerado um importante local de culto diretamente na água. No entanto, essa percepção pode mudar, embora não drasticamente. Pela arquitetura que todo o sítio arqueológico apresenta, pode-se inferir que a construção foi de grande importância, principalmente por ser o ponto de partida e chegada para quem chegava em Cusco ou partia em direção a Antisuyo.
- História de Tambomachay e sua relação com as sequelas
- Tambomachay é uma Huaca?
- Descrição do Tambomachay
- A velha torre de Tambomachay
- Galeria de Imagens
História de Tambomachay e sua relação com as sequelas
O sítio arqueológico de Tambomachay é um dos mistérios para os arqueólogos, pois uma funcionalidade específica não pode ser estabelecida. Tudo começou com o nome que lhe foi atribuído. Este nome, em tradução para o inglês, viria a representar “Lugar ou Estadia de Descanso”. A partir deste início, foi atribuído o nome popular de banhos incas, mas se pensarmos bem, os banhos incas teriam outro estilo, muito provavelmente semelhante ao encontrado em Cajamarca, e disso existem tanto vestígios arqueológicos quanto aqueles escrito por cronistas em sua chegada e encontro com Atahualpa.
Uma função mais abjeta é aquela que se posiciona como ponto de controle para quem entra ou sai de Cusco. Como sabemos, Cusco foi a capital e centro do mundo inteiro conhecido pelos habitantes de Tawantinsuyo. Nesse sentido, é de se supor que toda a infraestrutura, como se pode constatar, hoje, possui uma arquitetura semelhante aos principais templos de Tawantinsuyo. No entanto, o espaço em que esse local é distribuído é curto. Provavelmente apenas para a purificação das elites que entrariam em Cusco.
Esta última coisa que mencionamos poderia fazer mais sentido com o que foi exposto nas crônicas de Bernabé Cobo, que aponta que este setor corresponderia ao nono Huaca e também corresponderia ao uso exclusivo do Inca Túpac Yupanqui, de onde ele descansava ou ia caçar.
É por isso que Tambomachay permanece indecifrável. Conforme mencionado na crônica “História do Novo Mundo” de Bernabé Cobo, ele aponta que uma huaca pode ser encontrada nessa direção. Coincide com esta avaliação um oficial espanhol do ano de 1559, que atribui que Tambomachay estaria intimamente ligada a “Quinua Puquio”. A desinência “puquio” era usada para se referir a fontes naturais ou nascentes. Nesse sentido, espera-se que tenha existido um huaca próximo a este local.
O Inca Tupac Yupanqui era filho de Pachacútec,
considerado o governante que dirigiu todo Tawantinsuyo para um novo caminho. Ele gerou várias mudanças políticas e religiosas como o caso da mumificação dos incas. Tupac Yupanqui também fez expansões importantes. Ele foi um dos pioneiros na luta e no envio de expedições à selva.
Tambomachay é uma Huaca?
As huacas eram representações sagradas. Eles foram localizados nas seques ou seq’es, como forma de expandir o domínio religioso por todo o Tawantinsuyo. Desta forma, as huacas foram dispostas de maneira especial perto de todas as cidadelas mais importantes. As huacas eram grandes pedras ou rochas esculpidas. Nesse sentido, as huacas faziam parte de todo um sistema de edificações e elementos simbólicos dedicados ao culto e ao sagrado. Segundo esse entendimento, as huacas poderiam atingir um amplo território.
Por exemplo, a presença das plataformas, para obter espaços abertos, dialogou com a presença da natureza como no caso de rios, contas, rochas, ravinas, nascentes. Além disso, a maioria desses lugares também estava relacionada ao movimento solar e aos equinócios. Ou seja, a elaboração desses espaços conectou a artificialidade das criações humanas com a própria natureza, evitando modificações massivas.
Nesse sentido, pode-se especificar que Tambomachay faria parte de uma das huacas que provavelmente foram destruídas durante a extirpação das idolatrias. Encontrar vestígios disso pode ser complicado pela dificuldade de fazer novas escavações para determinar as conexões de Tambomachay com outros sítios arqueológicos. Restaria entender a verdadeira função das huacas e dos diferentes templos que foram construídos. No momento podemos afirmar que Tambomachay era um lugar onde se realizavam rituais tendo como ponto principal a água. Certamente eram cerimônias curtas de purificação.
Descrição do Tambomachay
O caminho para chegar a Tambomachay é bastante fácil. Uma maneira é fazê-lo através de uma agência de viagens e obter o City Tour Cusco. A outra opção é através da empresa de transporte “Señor del Huerto” com uma viagem de aproximadamente 30 minutos. Seja como for, você encontrará um grande espaço que funciona como estacionamento. A partir deste local, inicia-se uma curta caminhada de menos de 10 minutos. Aqui você pode encontrar mais fatos interessantes sobre Tambomachay.
Durante esta curta caminhada, poderemos ver algumas plataformas e canais de água. Também é possível encontrar um grande número de queñuas. Depois de cruzar esta estrada, poderemos ver os vestígios arqueológicos de Tambomachay. A primeira coisa que se vê são algumas paredes que dão forma às fontes de água. Os bebedouros possuem três espaços em forma de arquibancadas.
Pode-se explicar que a forma das arquibancadas é exposta em quatro níveis. Na parte superior é possível visualizar 4 ushnus principais, onde provavelmente depositaram algumas múmias ou oferendas, dedicadas à água e a promover a purificação adequada. O nível que continua para baixo é espaço livre, mas apresenta um canal de água esculpido e também a presença de 2 ushnus ou nichos. Deste local, o padre dirigia a cerimônia. No penúltimo pode-se ver a segmentação do canal de água desta forma é possível apreciar que o primeiro caudal se bifurca em dois caudais que caem de forma simétrica e contínua.
A velha torre de Tambomachay
Todo este recinto que acabamos de descrever é feito de pedras finamente esculpidas, como pode ser encontrado no Coricancha e nos templos dedicados às principais divindades em Pisac, Ollantaytambo e Machu Picchu. Ou seja, você encontra pedras finamente esculpidas e acolchoadas que lhe conferem perfeita harmonia com o ambiente.
Em frente a este espaço sagrado, encontram-se os restos de uma torre que foi construída sobre uma rocha. Esta torre também é uma indicação de que poderia ter sido mais um ponto de controle ideal para ver a chegada de encomendas ou avistamentos de inimigos. Algumas crônicas apontam que este era o lugar para iniciar o ritual e as cerimônias conhecidas como Huarachicuy. Onde todos os jovens eram iniciados como homens. Essa cerimônia consistia em uma série de testes para demonstrar habilidades físicas, habilidades com armas, caça e força mental. Conquistada esta série de desafios, colocavam a wara ou tanga e em alguns casos os brincos de ouro, como sinal de que estavam prontos para a guerra.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Faz diferença se você for com um bom guia“
“Estas ruínas estão no vale sagrado; não são tão espetaculares se você as visitar sem um bom guia, mas quando elas explicam o significado de tudo o que você vê, as coisas mudam, no final foi um dos lugares que eu mais gostei.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024