Todos os sítios arqueológicos de Cusco
Cusco era o centro da cultura inca. Lá é possível encontrar muitos dos mais importantes centros arqueológicos incas. Existem também restos arqueológicos de culturas pré-incas. Alguns dos mais importantes são: Sacsayhuaman, Chinchero, Ollantaytambo, Pisac, Choquequirao e, claro, Machu Picchu.
- Santuário Histórico de Machu Picchu
- Parque Arqueológico de Sacsayhuaman
- Sítio arqueológico de Coricancha
- Sítio arqueológico de Ollantaytambo
- Parque Arqueológico de Pisac
- Parque Arqueológico de Choquequirao
- Sítio arqueológico de Moray
- Parque Arqueológico de Tipón
- Centro Arqueológico de Chinchero
- Parque Arqueológico de Raqchi
- Complexo Arqueológico de Piquillacta
Cusco era a capital do império inca e, consequentemente, um local sagrado onde as cidades e os templos mais importantes foram construídos. Para visitar seus sítios arqueológicos, você pode obter o Bilhete Turístico de Cusco. O ingresso para Machu Picchu é adquirido diretamente on-line.
Santuário Histórico de Machu Picchu
- A cidade inca de Machupicchu está localizada a 110 quilômetros da cidade de Cusco. Você chega lá por uma viagem de trem que atravessa o Vale Sagrado dos Incas.
- O Santuário Histórico de Machupicchu cobre uma área de aproximadamente 38.448 hectares. Existem muitas espécies de plantas, pássaros e animais. Além da cidade inca, existem outros sítios arqueológicos.
- O papel da cidade inca de Machupicchu ainda não está claro. Alguns consideram que foi um mausoléu construído pelo Inca Pachacutec. Outros que eram um centro de gerenciamento de recursos ou que eram um centro político e religioso.
- O sítio arqueológico possui mais de 150 estruturas entre templos, recintos e túmulos. Eles enfatizam o Templo do Sol, o Templo da Lua, o Intihuatana, o Intipunku, a Ponte Inca, a Rocha Sagrada , entre outros.
Como visitá-lo? – Com o ingresso de Machu Picchu ou ingressos de Machu Picchu que incluem montanhas.
Quanto custa? – 50 dólares por ingresso, aproximadamente (varia de acordo com o tipo de ingresso).
O santuário histórico de Machu Picchu é um dos lugares mais visitados em Cusco
Parque Arqueológico de Sacsayhuaman
- O parque arqueológico de Sacsayhuaman é um dos mais reconhecidos em Cusco. Está localizado a apenas 6 km da cidade. Abrange uma área de aproximadamente 3.093 hectares, onde estão localizados o sítio arqueológico de Sacsayhuaman, Qenqo, Puca Pucara, Tambomachay e outros arredores menores do Inca.
- A fortaleza de Sacsayhuaman pode ter sido uma construção pré-inca que foi remodelada sob o governo Pachacutec Inca. É famosa por suas imensas paredes com rochas esculpidas de até 125 toneladas. Ainda hoje é difícil explicar como os incas fizeram para mover essas rochas.
- A forma de Sacsayhuaman indica que ele tinha uma função militar. Houve confrontos entre os invasores espanhóis e os rebeldes incas.
- Achados e pesquisas recentes sugerem que Sacsayhuaman também tinha uma função religiosa e astronômica.
Como visitá-lo? – Com o ingresso turístico de Cusco.
Quanto custa? – 21 dólares por ingresso, aproximadamente.
Estruturas gigantescas que podem ser encontradas em Sacsayhuaman
Sítio arqueológico de Coricancha
- O Coricancha era o principal templo religioso inca. Foi dedicado ao sol e a outras divindades, como a lua, as estrelas e as montanhas. Está localizado no coração da cidade de Cusco, capital do império inca.
- Coricancha é uma palavra quíchua que significa ‘invólucro de ouro’. Isso ocorre porque durante o incanato muitos de seus recintos foram cobertos com folhas de ouro e prata. Após a conquista, o templo foi saqueado e em sua base os espanhóis construíram a igreja de Santo Domingo.
- As paredes de Coricancha são o melhor trabalho em pedra que os incas fizeram. Apesar dos terremotos que atingiram o local em 1650, 1749 e 1950, o local arqueológico permanece intocado. Em vez disso, a igreja de Santo Domingo sofreu graves danos.
- Atualmente ao lado do Coricancha estão o Templo de Santo Domingo e o museu do local, com os objetos encontrados no local.
Como visitá-lo? – Compra do ingresso na mesma porta do local.
Quanto custa? – 5 dólares por ingresso aproximadamente.
Templo do Sol Qoricancha
Sítio arqueológico de Ollantaytambo
- O sítio arqueológico de Ollantaytambo está localizado no Vale Sagrado dos Incas (na cidade de mesmo nome). Era um dos principais templos religiosos e fortalezas incas. Abrange uma área de aproximadamente 34.800 hectares.
- Os restos arqueológicos de Ollantaytambo têm uma arquitetura bem mantida. Prova disso são suas belas plataformas e estruturas como o Templo do Sol, a Casa Real do Sol, o Banho da Ñusta, a Cobertura Monumental, entre outras.
- As crônicas indicam que Ollantaytambo foi construído no século XV por ordens do Inca Pachacutec. Em 1537, eles lutaram contra os invasores espanhóis e os rebeldes incas, destruindo grande parte do recinto.
- A cidade de Ollantaytambo é a única no Peru que mantém sua organização urbana inca original. Tanto o sítio arqueológico quanto a cidade são atrações turísticas muito populares de Cusco.
Como visitá-lo? – Compra do ingresso turístico de Cusco.
Quanto custa? – 21 dólares por ingresso, aproximadamente.
Vista do Parque Arqueológico de Ollantaytambo
Parque Arqueológico de Pisac
- O sítio arqueológico de Pisac é um dos destinos mais populares do Vale Sagrado dos Incas. Compreende uma área de 9.063 hectares. Está localizado a apenas 30 km da cidade de Cusco.
- Acredita-se que Pisac era uma propriedade real. Seu nome vem de uma palavra quíchua que significa ‘perdiz’, um pássaro que abundam na área. Do alto, você pode ver que o sítio arqueológico tem a forma desse pássaro.
- No recinto principal do parque, existem vários setores, como o bairro principal ou o de Intihuatana, onde templos e palácios como o Intihuatana, as torres, um templo do sol e muitos outros estão alojados.
- Pisac era uma cidade e templo religioso de grande importância no incanato. A cidade no sopé do sítio arqueológico preserva muitas das tradições antigas. Todos os domingos, há uma feira comercial muito popular, onde são oferecidos produtos de mercearia e todo tipo de artesanato.
Como visitá-lo? – Compra do ingresso turístico de Cusco.
Quanto custa? – 21 dólares por ingresso, aproximadamente.
Construções da antiga cidade inca de Pisac
Parque Arqueológico de Choquequirao
- Choquequirao está localizado na margem direita do rio Apurimac, perto da cordilheira Salkantay, no distrito de Santa Teresa, na província da Convenção de Cusco. Abrange uma área de aproximadamente 1.810 hectares.
- Choquequirao é um grande complexo arqueológico com edifícios típicos incas e uma magnífica plataforma de andenería. Por sua semelhança, foi considerada “A irmã sagrada de Machu Picchu”.
- Este complexo está em processo de escavação. Apenas 30% do parque arqueológico foi escavado e valorizado pelo turista. Para chegar lá, você deve fazer uma caminhada de 2 dias (não há ônibus ou trens turísticos).
- Atualmente você pode fazer o passeio com pacotes turísticos. No entanto, você também pode fazer isso sozinho. Para entrar em Choquequirao, você deve pagar uma taxa de entrada na mesma porta.
Como visitá-lo? – Através de um passeio ou pagando o ingresso na mesma porta.
Quanto custa? – O passeio custa 500 dólares por pessoa, aproximadamente.
Complexo arqueológico de Choquequirao
Sítio arqueológico de Moray
- O sítio arqueológico de Moray está localizado na província de Urubamba, distrito de Maras, no Vale Sagrado dos Incas. Possui uma área de 37,50 hectares.
- Moray é um sistema de vários grandes terraços circulares concêntricos. Sua função era a do centro de pesquisa agrícola.
- A disposição das plataformas gera uma variedade de microclimas. Uma temperatura mais quente é atingida no centro mais profundo de Moray, que aumenta à medida que se move para fora. Estima-se que Moray abrigue até 20 microclimas diferentes.
- Durante o tempo dos incas, Moray produziu uma grande variedade de vegetais e batatas. Da mesma forma, permitiu domesticar outras espécies vegetais que não puderam ser cultivadas nas áreas circundantes.
- Hoje, o sítio arqueológico de Moray é uma das atrações turísticas mais fotografadas pelos turistas que visitam o Vale Sagrado dos Incas.
Como visitá-lo? – Compra do ingresso turístico de Cusco.
Quanto custa? – 21 dólares por ingresso, aproximadamente.
Terraços de pesquisa agrícola encontrados em Moray
Parque Arqueológico de Tipón
- O parque arqueológico de Tipón é um assentamento localizado perto do distrito de Oropesa, a 25 km da cidade de Cusco. Faz parte do circuito turístico do South Valley. Possui uma área de 239 hectares.
- Tipón é construído por um sistema de aquedutos, fontes cerimoniais, terraços agrícolas e vários recintos. Este lugar serviu como um local de descanso para os incas e sua família. Segundo o cronista Garcilaso de la Vega, o Inca Huiracocha ordenou a construção de uma residência para seu pai Yawar Wakaq servir como refúgio.
- Tipón é um dos sítios arqueológicos incas mais bem preservados. É considerado uma “obra-prima da engenharia hidráulica”. Além disso, de seus pontos de vista, você pode ver a cidade de Cusco e seus arredores.
Como visitá-lo? – Compra do ingresso turístico de Cusco.
Quanto custa? – 21 dólares por ingresso, aproximadamente.
Sistemas de aquedutos encontrados no Parque Arqueológico de Tipón
Centro Arqueológico de Chinchero
- Chinchero está localizado na parte mais alta do Vale Sagrado dos Incas. Atinge uma área de aproximadamente 43 hectares. Acredita-se que foi inicialmente ocupado pela etnia antes dos incas chamados Killke.
- Durante o auge do império Inca, foi a residência dos Incas Tupac Yupanqui que planejou a construção dos palácios Incas do local. O recinto consistia em nichos trapezoidais, escadas, paredes e plataformas. No entanto, após a invasão espanhola, o local foi quase completamente destruído. No local eles construíram a igreja de Nossa Senhora de Monserrat.
- A cidade de Chinchero é famosa por preservar muitas de suas tradições antigas, como roupas e estilo de vida. Existem vários centros têxteis onde você pode aprender as técnicas de fiação dos moradores.
Como visitá-lo? – Compra do ingresso turístico de Cusco.
Quanto custa? – 21 dólares por ingresso, aproximadamente.
Igreja colonial construída sobre o que eram palácios incas localizados no centro da praça principal
Parque Arqueológico de Raqchi
- Raqchi está localizado no distrito de San Pedro, na província de Canchis, no vale sul de Cusco. Fica a 118 quilômetros da cidade de Cusco. Abrange uma área de aproximadamente 1.097 hectares.
- Entre as várias estruturas que foram construídas, destaca-se o templo em homenagem ao deus Wiracocha, de acordo com a cosmovisão andina, esse deus foi o criador do universo.
- Raqchi está intimamente relacionado ao vulcão Kinsachata, que é considerado uma importante huaca em cujas encostas eram sepulturas, chullpas e paredes.
- Parte do parque arqueológico de Raqchi também abrange parte da extensa rede de estradas incas conhecida como ‘Qhapac ñan’, que chegou a parte dos atuais países do Equador, Colômbia, Chile, Bolívia e Argentina.
Como visitá-lo? – Contratar uma excursão ao vale sul de Cusco ou comprar a passagem na mesma porta de entrada.
Quanto custa? – O passeio custa aproximadamente 30 dólares por pessoa.
Restos do templo do deus Wiracocha
Complexo Arqueológico de Piquillacta
- Este parque arqueológico está localizado na província de Quispicanchis, perto dos distritos de Oropesa e Lucre. Da cidade de Cusco, você deve viajar aproximadamente 47 quilômetros por estrada. O local ocupa uma área de 50 hectares.
- Piquillacta era uma cidade Wari (cultura pré-inca) que foi construída em torno do século VI. Acredita-se que foi abandonado no século IX, antes da expansão inca. Também faz parte do circuito turístico do vale sul de Cusco (junto com Tipón e Raqchi).
- O desenho urbano de Piquillacta apresenta um layout de ruas e praças harmoniosas. Suas construções foram feitas com barro e argamassa. Estima-se que existam mais de 700 edifícios entre residências, colcas (armazéns) e templos.
- Piquillacta teve que abrigar cerca de 10 mil pessoas. Entre as estruturas mais importantes estão o assentamento Qaranqayniyuj, os edifícios Choquepucjio e a estrutura mais importante do complexo Urpicancha, um conjunto de plataformas extraordinárias de grande beleza arquitetônica.
Como visitá-lo? – Compra do ingresso turístico de Cusco.
Quanto custa? – 21 dólares por ingresso, aproximadamente.
Plataformas Pikillaqta
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Lugares incríveis“
“Todos os lugares que visitamos no Vale Sagrado dos Incas eram lindos, vendo aquelas incríveis toupeiras de pedra tão bem unidas que deixam você surpreso. Desnecessário dizer sobre Machu Picchu, é simplesmente uma maravilha, nunca esquecerei esta viagem e tenho a impressão de que os incas eram das maiores culturas da humanidade.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024