O que Machu Picchu simboliza no Peru?
Machu Picchu é um dos símbolos mais importantes do Peru, na América do Sul. A cidade dos Incas está localizada no meio da Cordilheira dos Andes, em um espaço geográfico repleto de montanhas verdes e uma grande história de mais de quinhentos anos atrás. Hoje, graças a um grande trabalho das autoridades de turismo do Peru, o sítio arqueológico representa um momento de meditação, energia e muita história. A maioria dos turistas que visitam Machupicchu aprecia suas paisagens, consideradas uma das mais belas e imponentes do planeta. Saiba mais!
- O simbolismo de Machu Picchu
- Visitando Machu Picchu e os símbolos da cultura peruana
- Machu Picchu retratada em filmes e animações
- Perguntas e respostas
Quais são as construções mais simbólicas de Machu Picchu?
Em Machu Picchu, há mais de 150 construções de pedra, todas finamente esculpidas. A maioria dos visitantes faz a visita pelo circuito 2, que inclui construções como o Templo do Sol, o Templo Principal, o Templo das 3 Janelas, a Rocha Sagrada, os Espelhos d’Água e muito mais. De todas essas construções, algumas são as mais simbólicas da cidadela inca. Uma delas é, sem dúvida, o Intihuatana, o famoso relógio de sol. Ele consiste em um edifício de pedra em forma de pirâmide cujo topo reflete uma sombra no restante da pedra. Além disso, o Templo do Sol tem grande importância e representatividade na visita. É o único templo em Machu Picchu com formato semicircular. Por fim, a montanha Huayna Picchu é o símbolo mais significativo, pois sua figura está presente em todas as fotos clássicas da cidade inca. Por fim, as lhamas, auquenidos que pastam nos terraços, são muito fotografadas e representativas na visita ao famoso Santuário Histórico do Peru.
O simbolismo de Machu Picchu
- A viagem a Machu Picchu o levará a tentar descobrir o simbolismo milenar oculto na arte e na arquitetura de cada um dos edifícios da cidade inca de Machu Picchu. Descubra mais sobre a cultura dessa antiga civilização, sua visão de mundo, arte, design, arquitetura, espiritualidade e sociedade, por meio de seu simbolismo.
- Embora qualquer pessoa possa tentar descobrir o simbolismo de Machu Picchu, esse tipo de experiência é especialmente voltado para “grupos de pessoas” (amigos, grupos de estudo ou famílias) interessadas em arte, arquitetura, design, antropologia, arqueologia, mistérios e a incrível história da civilização inca.
- Conhecer o simbolismo de Machu Picchu permitirá que você entenda e conheça mais profundamente a cultura andina e o que se esconde por trás da cidade inca de Machu Picchu. Essa antiga cidade de pedra oferece um fascinante universo conceitual e criativo por trás de sua arte e design antigos.
- Explore o santuário pré-colombiano com olhos semióticos; tente desvendar os mistérios das formas de seus impressionantes edifícios, seus templos, suas residências, seus altares, suas huacas, muros e fontes, bem como seu traçado urbano; por que ele está localizado nas montanhas e por que seus arredores eram considerados geografia sagrada para a civilização inca.
- A paisagem na qual a cidade de Machu Picchu foi construída é tão impressionante que é difícil acreditar que ela poderia ter sido escolhida ao acaso. O fato de Machu Picchu ter sido construída bem aqui tem um significado que deriva não apenas da visão de mundo e da mitologia, mas também de um antigo culto andino, no qual as montanhas eram consideradas divindades protetoras. Ou talvez também tenha a ver com a energia perceptível nesse lugar.
- Se estiver interessado em mergulhar no simbolismo de Machu Picchu, você pode consultar livros como “Introduction to the Semiotics of Pre-Columbian Andean Design”, “The Code of Wiraqocha, Andean millenary symbolism” ou “Apus and huacas of the Andean millenary cult”.
Visitando Machu Picchu e os símbolos da cultura peruana
Esses são alguns dos símbolos de Machu Picchu:
- Huayna Picchu – Machu Picchu simboliza a montanha. E a montanha mais famosa e representativa da cidade inca é a Huayna Picchu. Esse cume está representado em todas as fotografias clássicas da cidadela. Nas encostas dessa montanha, os incas construíram caminhos de pedra que levavam ao seu cume. Lá, os incas realizavam cerimônias para adorar seus deuses.
- A lhama – A lhama é o auquénido mais famoso e representativo do Peru. Na cidadela inca, há cerca de trinta lhamas que pastam livremente em diferentes partes do sítio arqueológico, principalmente no setor agrícola. Esses animais são domésticos. Nas principais séries de televisão, filmes e animações, sempre há uma lhama ao lado de Machu Picchu.
- O Intihuatana – O “relógio de sol” Intihuatana é uma das construções mais importantes e representativas de Machu Picchu. Ele está localizado na parte mais alta do setor religioso, a poucos passos da praça principal. Acredita-se que, ao aproximar suas mãos dele, os visitantes são preenchidos com energia solar. Sua verdadeira função era prever o tempo correto para a semeadura e a colheita. Hoje, a visita a essa construção é fechada ao público.
- Templo do Sol – O Templo do Sol é a construção mais religiosa e uma das mais representativas de Machu Picchu. Está localizado no setor religioso, sobre uma caverna onde se encontra a Tumba Real. É a única construção inca em Machu Picchu com formato semicircular devido à sua importância, já que o deus sol era adorado ali. Pode ser visitada pelos circuitos 2 ou 3.
Machu Picchu retratada em filmes e animações
Aqui estão alguns filmes e séries de TV que apresentam Machu Picchu:
- Hasta que nos volvamos a encontrar – Filme peruano produzido pela Netflix em 2022 que conta uma história de amor nas diversas paisagens de Cusco, incluindo a Lagoa Humantay, os banhos termais de Cocalmayo e Machu Picchu, a cidadela inca. É estrelado pelo ator espanhol Maxi Iglesias e pela atriz peruana Stephanie Cayo.
- The Emperor’s Follies – Filme de animação da Walt Disney (2000) sobre a aventura de um jovem imperador inca que se transforma em uma lhama, o símbolo do Peru. Notável por suas animações de Machu Picchu e pelo sucesso de seu personagem principal, “Kuzco”. Foi um filme de sucesso que mais tarde teve uma continuidade de episódios em formato de série.
- Diarios de motociclista – Filme que narra a épica viagem de 1952 que ‘Che’ Guevara fez com Alberto Granado pelos principais locais da América do Sul, como Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela e Peru, onde ocorre a visita à cidade de Cusco e Machu Picchu.
- The Robot (Endhiran) – Filme de ficção indiano (setor de Bollywood) que foi lançado em 2010 e inclui várias cenas em Machu Picchu. O filme começou a ser filmado em 2008 e levou cerca de dois anos para ser concluído. Ele se destaca por uma cena de dança, típica dos filmes hindus, em Machu Picchu.
- The Secret of the Incas – Filme de Hollywood lançado em 1954, estrelado por Jerry Hooper e Charlton Heston, que foi um dos primeiros a mostrar Machu Picchu. É conhecido como um dos clássicos do cinema. Conta com a participação da famosa artista peruana Ima Sumac.
- Transformers: Despertar das Feras – Filme estadunidense de ação e ficção que continua a saga Transformers, filmado em Machu Picchu e lançado em 2023. Também inclui várias cenas na cidade de Cusco e as belas paisagens da selva de Cusco.
Pôster do filme Transformers: O Despertar das Feras
Perguntas e respostas
1) O que Machu Picchu simboliza para o Peru?
Machu Picchu é um dos principais símbolos do Peru. Sua imagem é representada em todos os vídeos publicitários do país porque simboliza meditação, energia e muita história. É também uma das atrações turísticas mais visitadas do mundo.
2) Quais são as construções mais simbólicas de Machu Picchu?
As construções mais simbólicas de Machu Picchu são: o Templo do Sol e o Intihuatana. Além disso, a montanha Huayna Picchu e a lhama, um auquénido andino, são muito representativos.
3) Posso ver lhamas em Machu Picchu?
A lhama é o auquénido mais famoso e representativo do Peru. Em Machu Picchu, há cerca de trinta lhamas que pastam livremente em diferentes partes do sítio arqueológico, principalmente no setor agrícola. Esses animais são domésticos. Nas principais séries de televisão, filmes e animações, sempre há uma lhama ao lado de Machu Picchu.
4) O que o Intihuatana simboliza?
O “relógio de sol” Intihuatana é uma das construções mais importantes e representativas de Machu Picchu. Ele representa a energia da cidade inca. Acredita-se que, ao aproximar suas mãos dele, os visitantes são preenchidos com energia solar. Sua verdadeira função era prever o tempo correto para a semeadura e a colheita. Hoje, a visita a essa construção é fechada ao público.
5) O que o Templo do Sol simboliza?
O Templo do Sol é a construção mais religiosa e uma das mais representativas de Machu Picchu. Ele representa o misticismo inca, pois é a construção religiosa mais importante. Ele pode ser visitado pelos circuitos 2 ou 3.
6) Quais filmes retratam Machu Picchu?
Machu Picchu é representada em vários filmes e séries de animação, como: Até nos encontrarmos novamente (2022), As loucuras do imperador (2000), Diários de motocicleta (1952), O robô (2010), O segredo dos incas (1954) e Transformers: O despertar das feras (2023).
7) O que Huayna Picchu representa?
A montanha Huayna Picchu é a montanha mais famosa e representativa de Machu Picchu. Esse pico está representado em todas as fotografias clássicas da cidadela. Nas encostas dessa montanha, os incas construíram caminhos de pedra que levavam ao seu cume. Lá, os incas realizavam cerimônias para adorar seus deuses.
8) Que outras construções são símbolos de Machu Picchu?
Além do Intihuatana e do Templo do Sol, Machu Picchu tem edifícios representativos como o Templo do Condor, o Templo Principal, a Rocha Sagrada, a Tumba Real e outros.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Excelente passeio“
“Entramos em Machu Picchu com um guia porque eu queria que meus filhos aprendessem mais sobre esse lugar maravilhoso. Ele nos ajudou a percorrer cada uma das atrações da Rota Clássica 1. Aprendemos como eles criaram as maravilhosas construções e também os detalhes da construção de seus templos. O guia também nos ajudou a tirar algumas fotos e a nos divertirmos durante as duas horas de duração do nosso passeio.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, outubro 21, 2024