Semana Santa em Cusco e Machu Picchu
Cusco e Machu Picchu recebe milhares de turistas durante as festividades da Semana Santa. Cusco tem suas próprias tradições locais que atraem visitantes. Algumas de suas manifestações mais populares são: a procissão do Senhor dos Tremores e a degustação dos 12 pratos. Hoje em dia são feriados declarados, então há muitos visitantes que chegam a Machu Picchu.
- Que dias são Semana da Santa em Cusco?
- Como é comemorada a Semana Santa em Cusco?
- Como está Machu Picchu durante a Semana Santa?
- Que outros lugares para visitar durante a Semana Santa?
- Qual igreja visitar?
- Que pratos de Cusco para comer durante a Semana Santa?
- Recomendações para a sua visita durante a Semana Santa
Que dias são Semana da Santa em Cusco?
- A Semana Santa em Cusco varia de acordo com o calendário cristão anual (varia de acordo com o domingo de Santa, que também é calculado de acordo com a primeira lua cheia após o equinócio de março).
Devotos na procissão da Semana Santa em Cusco
Como é comemorada a Semana Santa em Cusco?
Procissão do Senhor dos Tremores
– Uma das principais devoções de Cusco durante a Semana Santa é a do Senhor dos Tremores (também conhecida como Taitacha de los Tremblores). Toda segunda-feira santa, essa imagem percorre as principais ruas da cidade. Em 1650, um terremoto demoliu várias casas e templos da população que vieram pedir ajuda ao ‘Taitacha de tremores’. Desde então, a fé se espalhou por toda a cidade.
A tradição dos 12 pratos
– Ao contrário de outras cidades do Peru, durante a Semana Santa em Cusco, você come muito. Na Sexta-feira Santa há ‘A tradição dos 12 pratos’, que consiste em servir uma mesa com doze refeições diferentes na hora do almoço (principalmente sopas, peixe, trigo, olluco, milho, caldo de galinha, empanadas, tamales e bolos). Durante essas datas, as ruas da cidade de Cusco estão cheias de frituras e sanduíches.
Missas nas igrejas de Cusco
– Cusco é famosa por suas belas igrejas, como o templo de San Pedro, a igreja de São Francisco, a igreja de La Merced e, especialmente, a catedral de Cusco. As missas são celebradas nessas igrejas durante a Semana Santa. Uma das mais esperadas pelos moradores é a missa em homenagem ao Senhor dos Tremores na segunda-feira santa .
Ervas medicinais
– Em Cusco, acredita-se que durante a Sexta-feira Santa (até o meio dia) as plantas, raízes, ervas e flores são abençoadas para que suas propriedades possam aliviar vários desconfortos. Assim, cem camponeses de diferentes partes de Cusco se reúnem em diferentes partes da cidade, como a Plaza San Pedro e a Plaza Tupac Amaru para oferecer uma grande variedade de ervas medicinais. Após a Sexta-feira Santa, acredita-se que essas ervas percam suas propriedades curativas.
Senhor dos Tremores na procissão
Como está Machu Picchu durante a Semana Santa?
- No Peru, os dias da Semana Santa são declarados feriados nacionais, por isso há muitos turistas locais que chegam a Machu Picchu nessa data .
- Se você visitar Machu Picchu nessas datas, provavelmente encontrará muitos turistas peruanos no sítio arqueológico inca.
- Devido ao grande número de visitantes, é recomendável comprar o ingresso para Machu Picchu com antecedência online. A entrada para Huayna Picchu deve ser adquirida com 3 ou 4 meses de antecedência. Os outros ingressos 3 ou 4 semanas antes.
Que outros lugares para visitar durante a Semana Santa?
O Vale Sagrado dos Incas – O Vale Sagrado era uma área de grande importância para os Incas, pois eles construíram suas principais cidades e fazendas, como Pisac, Chinchero, Ollantaytambo, Moray, Urubamba e muito mais.
A montanha das 7 cores – O Vinicunca é, depois de Machu Picchu, o destino turístico mais importante de Cusco . É uma montanha cujo solo é coberto por minerais que proporcionam uma paisagem cheia de cores (lembra um arco-íris).
O vale sul de Cusco – A área geográfica do vale sul é composta por sítios arqueológicos incas e pré-incas de grande importância. Durante a visita, você pode visitar Tipón, Piquillacta, Raqchi e a igreja colonial de Andahuaylillas (uma atração muito interessante durante a Semana Santa).
Qual igreja visitar?
A Catedral de Cusco – A igreja mais importante da cidade. A beleza de seus edifícios combina a tradição andina com a arquitetura colonial. Uma das pinturas mais representativas é a Virgem Maria vestida com uma saia aludindo à Pachamama (a sagrada mãe terra).
Igreja da Companhia de Jesus – A arquitetura de seu templo é representativa do barroco andino de Cusco. Destaca seu alto cume, bem como sua representação da Imaculada Conceição, esculpida em mármore . Foi construído nas bases destruídas do ‘Amarucancha’, palácio do governador inca Huayna Capac.
Igreja de Santo Domingo – Este templo religioso foi construído com base no Templo do Sol (Coricancha). No interior, há uma coleção de pinturas da escola de Cusco. Após os terremotos de 1650 e 1950, a igreja sofreu sérios danos que levaram tempo para serem reparados. O local inca de Coricancha, no entanto, não sofreu danos.
Igreja de San Pedro – Esta igreja é famosa por abrigar uma variedade de pinturas feitas pela escola de pintura de Cusco. Seu púlpito foi esculpido pelo famoso artista Juan Tomás Tuyru Túpac. Foi construído no antigo hospital de nativos de Cusco. Seu edifício é composto por duas torres laterais e um imafronte. Bem na frente está o famoso mercado de San Pedro.
La Merced – O templo de Cusco, em Merced, é considerado um dos mais belos da América Latina. É popular por abrigar os restos mortais de Diego Almagro el Mozo, Diego Almagro el Viejo e Gonzalo Pizarro. Seu edifício possui três naves com abóbadas e cúpulas. Seus altares e seu interior apresentam belas esculturas, além de pinturas da escola de Cusco e esculturas em madeira.
Igreja de San Blas – Este templo religioso foi um dos primeiros a ser construído em Cusco após a conquista espanhola. Em seu lugar havia um templo inca dedicado ao deus dos raios ou trovões ‘Illapa’ . Sua construção é simples, composta por uma base retangular sem torres. Sua principal atração é o púlpito de cedro. Como o ‘prefeito do altar’, ele tem um estilo misto típico do estilo barroco de Cusco.
Igrejas de Cusqueñas na Semana Santa
Que pratos de Cusco para comer durante a Semana Santa?
Sopa de sexta-feira com Choros – Esta deliciosa sopa é feita de Choros (mexilhões). Geralmente é o iniciador durante a tradição de Cusco dos ‘Doze pratos’.
Ají de lizas – Este prato é feito de lizas, um tubérculo andino também conhecido como olluco. Geralmente é acompanhada de arroz cozido ou batatas.
Empanadas – as empanadas doces da Páscoa são uma tradição em Cusco. É um tipo de biscoito assado decorado com drageias. Nessas datas, os donuts e outros sanduíches são famosos.
Tarwi – Este prato característico de Cusco é feito de tarwi, uma leguminosa também conhecida como chocho. Os cusqueños costumam acompanhar este prato com arroz e um ensopado.
Chancaca Mazamorra – Esta deliciosa sobremesa é feita de chancaca e panela. Geralmente é acompanhado por casca de laranja e cravo. É uma das sobremesas preferidas por Cusco na Páscoa.
Truta frita – Este prato de fundo é feito de truta, um peixe típico do rio ao longo da Cordilheira dos Andes. Geralmente é acompanhado por arroz, batata e salada.
Ensopado de Pêssego – Como o nome indica, esta sobremesa popular de Cusco é preparada a partir de pêssego, muito vendido nos mercados da cidade, além de doces de xarope.
Os doze pratos da Semana Santa
Recomendações para a sua visita durante a Semana Santa
- A Semana Santa é uma ótima oportunidade para conhecer Cusco e Machu Picchu. Se você quiser visitar a cidade inca, é melhor comprar os ingressos com antecedência pela internet. Durante essas datas, a demanda por ingressos aumenta consideravelmente.
- A Semana Santa é uma ótima oportunidade para conhecer as tradições da população de Cusco. É também uma excelente oportunidade para tirar fotos na cidade.
- O clima durante a Semana Santa é propício para caminhadas. Uma boa opção é se atrever a escalar a montanha Huayna Picchu ou até mesmo a Trilha Inca para Machu Picchu (rota de caminhada de 4 dias) .
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Maravilhoso!“
“Talvez algumas das minhas palavras sejam curtas para o sentimento vivido neste lugar maravilhoso. Apenas diga que desde o início da visita você sente essa energia inexplicável. O que dizer sobre a nostalgia que resta quando se afasta e pensando apenas em um retorno em breve. Obrigado Peru e obrigado Machu Picchu !!“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024