Machu Picchu: 7 coisas que você não precisa fazer
Machu Picchu é um dos locais turísticos mais visitados do mundo. A experiência que ele oferece é fantástica: história, belas paisagens, uma energia difícil de descrever e serviços turísticos de boa qualidade. No entanto, para ter a melhor experiência, é recomendável evitar comprar ingressos de última hora, viajar no escuro, não usar as roupas adequadas para as caminhadas ou simplesmente perder seu passaporte ou carteira de identidade. Conheça 7 coisas que você não deve fazer ao visitar Machu Picchu.
- 1. comprar passagens na última hora
- 2. não reservar hotéis
- 3. não visitar Machu Picchu com muita bagagem
- 4. Não faça a trilha sem um guia ou sem as informações corretas
- 5. Esqueça seu passaporte ou carteira de identidade
- 6. Fazer a trilha sem roupas adequadas
- 7. Não se adaptar adequadamente à altitude
Planejando sua viagem para Machu Picchu
A viagem a Machu Picchu é algo que deve ser muito bem planejado, como se estivesse planejando seu último fim de semana de solteiro antes do casamento. Um bom planejamento permitirá que você tenha os ingressos para Machu Picchu que deseja, ingressos para o trem de sua escolha, entrada no dia que preferir e até mesmo obter um dos 400 ingressos disponíveis para entrar na montanha Huayna Picchu em Machu Picchu. Muitas pessoas acham fácil subestimar a importância de uma viagem a uma das maravilhas do mundo.
1. comprar passagens na última hora
- Os ingressos para Machu Picchu estão disponíveis durante todo o ano por meio de vendas on-line. Estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas visitem a cidade inca todos os anos.
- Comprar o ingresso na última hora significa que os visitantes não encontrarão o ingresso disponível no dia e na hora de sua escolha.
- O ingresso mais popular entre os turistas é o ingresso “Classic Machu Picchu”. Recomenda-se comprar esse ingresso on-line com 3 meses de antecedência.
- O mesmo se aplica ao ingresso “Machu Picchu + Huayna Picchu”, que deve ser comprado on-line com 2 ou 3 meses de antecedência.
- Os ingressos podem ser comprados on-line no site oficial do Ministério da Cultura do Peru. Você também pode fazer isso pelo site de uma agência de turismo.
- É possível comprar ingressos pessoalmente, mas no vilarejo de Aguas Calientes, também chamado de vilarejo de Machu Picchu. De acordo com as regras do Ministério da Cultura do Peru, são vendidos mil ingressos por dia. A maioria dos visitantes recebe o ingresso para o dia seguinte ao da compra. Em outras palavras, você terá de passar uma noite em um hotel turístico no vilarejo.
2. não reservar hotéis
- Para uma visita tranquila e sem complicações, é melhor reservar seus hotéis on-line com antecedência para os dias que você passará em Cusco e Machu Picchu.
- Você pode reservar hotéis on-line de qualquer lugar do mundo. Se desejar uma visita com mais tempo livre, você pode passar uma noite em um hotel na cidade de Aguas Calientes.
- Para chegar a Machu Picchu, é preciso primeiro fazer uma viagem de trem até a cidade de Aguas Calientes.
- Embora não seja recomendável pegar esse trem à noite, talvez seja necessário fazê-lo, por questões de tempo ou por algum outro motivo.
- Se decidir fazer isso, você realmente não vai querer chegar a Aguas Calientes sem ter quartos reservados.
- Chegar a Aguas Calientes à noite é uma cena saída de um filme de fim do mundo, em que todos correm loucamente para desembarcar do trem e chegar a seus hotéis e albergues, e você não quer ficar perambulando pelas ruas à procura de abrigo.
- Certifique-se de reservar com bastante antecedência se estiver indo a Machu Picchu na alta temporada (maio a agosto).
- Lembre-se de que a excursão ao Vale Sagrado é uma das mais belas rotas curtas de trem do mundo, portanto, é melhor fazê-la durante o dia.
3. não visitar Machu Picchu com muita bagagem
- Se você visitar Machu Picchu em apenas 1 dia saindo de Cusco, não é necessário levar muita bagagem: roupas confortáveis, uma jaqueta, uma capa de chuva, seus documentos e tudo em uma mochila confortável.
- Ao viajar de trem, o limite máximo de bagagem é de 5 quilos. Esse peso é mais do que suficiente se você visitar Machu Picchu e passar uma noite na cidade de Aguas Calientes.
- Para evitar essa situação, basta ler as letras pequenas da sua passagem de trem, onde está escrito que não é permitido levar mochilas ou bolsas grandes; leve apenas uma mochila pequena e todos ao seu redor ficarão mais felizes.
- Ou seja, não venha com muita bagagem, mas, se for o caso, você pode estender sua hospedagem em Cusco até a data de retorno de Aguas Calientes e pedir que guardem suas malas para você.
- Também recomendamos que você reserve as passagens de trem imediatamente após a reserva dos ingressos para Machu Picchu.
4. Não faça a trilha sem um guia ou sem as informações corretas
- Para chegar a Machu Picchu, você pode fazer rotas de trekking de vários dias. As mais famosas são: a trilha Salkantay de 5 dias, a trilha Lares de 4 dias, a trilha Huchuy Qosqo de 3 dias, a Inca Jungle de 4 dias ou a famosa Trilha Inca de 4 dias.
- Todas essas rotas de trekking podem ser feitas por conta própria ou com uma excursão organizada por uma agência de turismo. Somente a Trilha Inca de 4 dias deve ser feita com uma excursão. Seus caminhos são os históricos qhapac ñan, protegidos pelo Estado peruano.
- Se você quiser fazer a trilha de Machu Picchu por conta própria, deve estar muito bem informado e levar consigo o que precisa, como: barracas, sacos de dormir, alimentos e roupas quentes. Nesses casos, é uma boa ideia estar acompanhado de um guia turístico profissional.
- Para uma rota mais segura, pergunte à equipe do hotel ou aos caminhantes locais onde encontrar a rota de trekking para Machu Picchu.
- Recomendamos também que você verifique as condições climáticas no dia anterior. Dessa forma, você poderá levar o equipamento certo para uma caminhada segura.
- Se o seu ingresso incluir a montanha Huayna Picchu ou a montanha Machu Picchu, recomendamos pegar um ônibus, em vez de caminhar os 10 quilômetros até o portão do sítio arqueológico.
- O melhor de Machu Picchu está no alto da montanha, e você não vai querer chegar cansado quando ainda tiver algumas horas de caminhada para fazer em Machu Picchu e em algumas de suas montanhas.
5. Esqueça seu passaporte ou carteira de identidade
- Outra regra que está em letras pequenas, desta vez no ingresso de entrada para Machu Picchu, é que você precisa de seu documento de identidade ou passaporte.
- O ingresso pode ser apresentado em formato impresso ou em PDF por meio de seu dispositivo móvel.
- Se você perder seu passaporte ou documento de identidade, poderá apresentar uma cópia em formato físico ou em PDF por meio de seu dispositivo móvel.
- Se o seu passaporte ou carteira de identidade for roubado, você poderá apresentar o boletim de ocorrência no portão de entrada de Machu Picchu.
- Para iniciar sua visita, você precisará de seu passaporte, portanto, aproveite e obtenha seu carimbo de passaporte de Machu Picchu, que pode ser carimbado em uma pequena bilheteria na cidade de Aguas Calientes.
6. Fazer a trilha sem roupas adequadas
- Há até seis trilhas disponíveis em Machu Picchu: a rota para Huayna Picchu, a rota para a Montanha Machu Picchu, a rota para a Montanha Huchuy Picchu, a rota para a Ponte Inca, a rota para Intipunku e a rota para a Grande Caverna.
- De qualquer forma, para desfrutar de uma experiência agradável, você deve levar calçados de trekking, bem como roupas leves e confortáveis para a caminhada.
- Um erro comum é fazer essas trilhas de caminhada usando jeans ou até mesmo saias.
- Sabemos que você quer ficar bonito para suas fotos no Instagram, com as ruínas ao fundo ou beijando uma lhama; mas, na verdade, calças justas serão bastante desconfortáveis para a extenuante caminhada de 90 minutos pela encosta da montanha.
- Também recomendamos levar uma camiseta extra de algodão para uma troca rápida na parte superior, especialmente se os seus ingressos incluírem as montanhas de Machu Picchu.
- Não se esqueça também de levar desodorante, chapéu, protetor solar, repelente de mosquitos, além de lanches e bebidas reidratantes em uma mochila confortável.
7. Não se adaptar adequadamente à altitude
- Machu Picchu está a 2.430 metros acima do nível do mar. Enquanto isso, a cidade de Cusco está localizada a 3.399 metros acima do nível do mar.
- O mal da altitude, também chamado de mal da montanha, é uma doença natural sofrida pelos visitantes quando atingem altitudes superiores a 2.400 metros acima do nível do mar. Ou seja, tanto em Machu Picchu quanto em Cusco, você pode sofrer com seus sintomas: dor de cabeça, náusea, fadiga e agitação ao respirar.
- É melhor passar dois ou três dias na cidade de Cusco antes da visita a Machu Picchu para se aclimatar adequadamente. Dessa forma, você estará mais bem preparado para aproveitar a cidade inca como deveria.
- Não subestime os perigos do mal de altitude ou soroche. Independentemente de sua idade, condição física ou de ter vivido toda a sua vida no Himalaia, é possível sentir seus efeitos se você não tomar as precauções necessárias para evitar o mal de altitude.
- Leve também proteção solar. Machu Picchu fica no alto da floresta amazônica, em uma das áreas mais radiantes dessa parte do mundo, e mesmo que esteja nublado, é possível sofrer queimaduras solares graves.
- Leve bastante água e lanches. Há uma loja de lanches ridiculamente cara no portão de entrada, mas você pode trazê-los de Aguas Calientes; não há lugares para comprá-los dentro do parque.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Maravilhoso“
“Todo amante da cultura deve visitar esse lugar em algum momento de sua vida. Recomendo dormir na cidade de Aguas Calientes e estar na estação de ônibus antes das 5h da manhã se quiser tirar boas fotos sem muita gente no caminho.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, dezembro 13, 2024