Salkantay Trek: o caminho inca alternativo a Machu Picchu
A Trilha Inca é uma rota de trekking de 4 dias até Machu Picchu. Essa aventura é uma das mais populares entre os turistas devido à beleza dos lugares por onde passa antes de chegar à Maravilha do Mundo. Atualmente, o Salkantay Trek é a grande alternativa a essa rota de trekking, principalmente porque passa por paisagens ainda mais incríveis do que a Trilha Inca. Lugares como o imponente Salkantay (6.271 m.a.s.l.), coberto de neve, um dos mais altos do Peru e considerado um dos picos sagrados mais venerados pelos incas. Saiba mais sobre essa trilha de 5 dias e 4 noites, considerada uma das maneiras mais memoráveis de chegar à Cidadela Inca.
- O que é a Trilha Inca?
- E o que é a trilha Salkantay?
- Diferença entre a trilha Salkantay e a Trilha Inca
- Como é o dia a dia da trilha Salkantay?
- A trilha Salkantay inclui a escalada da montanha Salkantay?
- Recomendações para fazer a trilha Salkantay
Qual trilha de Salkantay ou passeio pela Trilha Inca escolher?
Tanto a trilha Salkantay quanto a Trilha Inca são consideradas as melhores rotas de trekking em Cusco. Ambas oferecem belas paisagens, locais históricos e, no final, uma visita a Machu Picchu. A Trilha Inca, por ser uma rota protegida pelo Estado peruano, percorre as trilhas incas (qhapac ñan) e só pode ser feita com uma excursão. A trilha Salkantay, por abranger paisagens abertas e ser livre para todos, pode ser feita com uma excursão ou por conta própria. A Trilha Inca é recomendada para toda a família. A trilha Salkantay, para jovens e idosos. Essas são duas caminhadas incríveis em Cusco, Peru.
O que é a Trilha Inca?
- A Trilha Inca para Machu Picchu é a rota de trekking mais popular para a Cidadela Inca.
- É uma caminhada de 4 dias e 3 noites ao longo da antiga rede de trilhas incas que levam ao Portão do Sol (ou Intipunku), o caminho pelo qual os incas chegaram à Maravilha do Mundo há mais de 600 anos.
- Atualmente, essa é considerada uma das 5 principais trilhas de caminhada do mundo. Ela cobre 39,6 quilômetros de paisagens andinas altas, como a passagem da mulher morta (Warmiwañiusca), a 4.200 m.a.s.l., e depois desce para a parte oriental dos Andes, caracterizada por sua abundante flora e fauna.
- No caminho, o turista aprecia sítios arqueológicos como Saycamarca, Wiñay Huayna e, no final, a cidadela inca de Machu Picchu.
- A dificuldade é considerada moderada-alta. Apenas 500 visitantes por dia podem caminhar por essa antiga rede de trilhas incas. Desses, apenas 200 são turistas, o restante são carregadores e guias. É aconselhável fazer a reserva on-line (por meio de uma agência de turismo) com até 6 meses de antecedência.
- Outra opção é fazer a Trilha Inca Curta de 2 dias.
E o que é a trilha Salkantay?
- O Salkantay Trek é uma rota alternativa à Trilha Inca para Machu Picchu.
- É uma caminhada de 5 dias e 4 noites até a cidadela inca pela cidade de Aguas Calientes, localizada aos pés da Maravilha do Mundo.
- A rota o leva por paisagens ainda mais impressionantes do que a Trilha Inca. Lugares como o Salkantay, coberto de neve, cujo cume está a 6.721 m.a.s.l. e cujas encostas o turista atravessa a 4.572 m.a.s.l.
- Você também visitará locais como o belo Vale Mollepata, as ruínas de Llactapata e territórios tropicais onde a flora e a fauna são abundantes.
- O último trecho corre paralelo ao rio Vilcanota até chegar a Aguas Calientes. De lá, suba a pé ou de ônibus até o portão de entrada da cidade inca.
- O Salkantay Trek foi escolhido pela revista National Geographic como uma das 25 melhores rotas de trekking do mundo.
- Para ter acesso a essa aventura, você pode contratar uma operadora de turismo. A outra opção é fazer isso por conta própria. Isso requer experiência e os cuidados necessários.
- Há algumas variantes dessa aventura, que iniciam a rota em pontos diferentes. Por exemplo, há uma versão curta de 4 dias e 3 noites.
Diferença entre a trilha Salkantay e a Trilha Inca
Aqui estão algumas diferenças entre as duas melhores rotas de trekking em Cusco.
Diferenças | Trilha Salkantay | Trilha Inca |
Duração | 5 dias / 4 noites | 4 dias / 3 noites |
Quilômetros | 72 aproximadamente quilômetros | 39 aproximadamente quilômetros |
Clima | Mínima abaixo de 0°C na ‘Abra Salkantay’ | Mínima abaixo de 4°C na ‘Abra Warmiwañuska’ |
Altura máxima | 4.572 m.a.s.l. em ‘Abra Salkantay’ | 4.215 m.a.s.l. em ‘Abra Warmiwañuska’ |
Altura mínima | 1.800 m.a.s.l. no vilarejo de Santa Teresa | 2.040 m.a.s.l. no vilarejo de Aguas Calientes |
Dificuldade | Desafiador | Desafiador |
Como fazer isso? | Com uma excursão ou por conta própria | Com um tour |
Quando fazer isso? | Durante todo o ano, mas recomendado na estação seca (abril a outubro) | Durante todo o ano, mas recomendado na estação seca (abril a outubro) |
Locais para onde viaja | Mollepata, Soraypampa, lago Humantay, “Abra Salkantay”, Chaullay, Santa Teresa, Cocalmayo, Aguas Calientes e Machu Picchu | Llactapata, Runkuracay, Sayacmarca, Phuyupatamarca, Wiñayhuayna, Aguas Calientes e Machu Picchu |
Como é o dia a dia da trilha Salkantay?
- Dia 1: Começamos com uma viagem de carro da cidade de Cuzco até Mollepata (2.803 m.a.s.l.). De lá, iniciamos o trekking em meio a climas de selva, mas com vistas das montanhas cobertas de neve da cadeia Salkantay. Após 7 ou 8 horas de caminhada, chegaremos ao vilarejo de Soraypampa (3.900 m.a.s.l.). No primeiro dia, caminharemos aproximadamente 16 quilômetros.
- Dia 2: Esse é o dia mais árduo. Começa com uma caminhada de 2 horas até o chamado “Abra Salkantay”, o ponto mais alto da trilha, a 4.572 m.a.s.l.. O local está situado nas encostas da montanha coberta de neve, o que lhe confere uma paisagem perfeita para tirar as melhores fotos. Após um descanso, desceremos por várias horas na parte leste dos Andes ou “sobrancelha da selva” até o vilarejo de Chaullay (2.800 m.a.s.l.). No total, percorreremos 22 quilômetros.
- Dia 3: Atravessamos belas paisagens da selva alta, como cachoeiras, plantações de frutas tropicais, rios e vegetação abundante. No caminho, você cruzará a chamada Playa Sahuayaco. Nesse dia, você descerá aproximadamente 16 quilômetros de paisagens esverdeadas até chegar ao vilarejo de Santa Teresa (1.800 m.a.s.l.). À tarde, você poderá desfrutar das águas quentes dos banhos termais de Cocalmayo.
- Dia 4: Nesse dia, a rota é paralela ao rio Vilcanota. Você começa chegando à estação hidrelétrica da região. De lá, você segue as linhas férreas do trem, que é a rota pela qual a maioria dos turistas chega à Maravilha do Mundo. Finalmente, depois de uma caminhada cercada pela natureza, você chega a Aguas Calientes ou ao vilarejo de Machu Picchu, aos pés da Cidadela Inca. A caminhada é de aproximadamente 16 quilômetros.
- Dia 5: Esse dia é destinado à visita a Machu Picchu. Subimos bem cedo pela manhã até o portão de entrada da Maravilha do Mundo. Esse é o momento mais emocionante da viagem de 5 dias. Depois de apreciar a beleza da cidade inca, você retorna à cidade de Cusco. O retorno geralmente é feito de trem.
A trilha Salkantay inclui a escalada da montanha Salkantay?
- O Salkantay ou Salcantay (6.271 m.a.s.l.) é uma montanha coberta de neve que pertence à cordilheira de Vilcabamba.
- É a segunda montanha mais alta de Cusco, depois de Ausangate (6.384 m.a.s.l.).
- Seu nome significa montanha selvagem. Devido à sua aparência imponente e isolada, ela era muito apreciada pelos incas. Eles lhe deram o nome de “Apu”, que significa “senhor” ou “sagrado”.
- Eles consideravam essa montanha como uma das mais poderosas da região. Eles a adoravam a tal ponto que construíram Machu Picchu em vista de seu cume.
- De acordo com a cosmovisão andina, as montanhas proporcionavam vida e decidiam as semeaduras, as colheitas e até mesmo os desastres naturais.
- Por isso, o respeito e as oferendas eram devidos a elas. Atualmente, os habitantes dos Andes ainda consideram as montanhas como espíritos importantes.
- Em Cusco, o Salkantay é tido com a mesma estima que os incas tinham.
Recomendações para fazer a trilha Salkantay
- O trekking Salkantay é a principal alternativa de trekking para a Trilha Inca. Cada vez mais turistas são incentivados a chegar a Machu Picchu por meio desse trekking de 5 dias e 4 noites por paisagens incríveis, como a nevada Salcantay.
- É possível fazer esse trekking por conta própria ou com uma excursão. Devido à dificuldade da aventura, é recomendável fazê-la com uma agência de turismo. Caso contrário, você deve ter experiência em montanhismo.
- Talvez a principal desvantagem dessa aventura seja o “soroche” ou mal de altitude. É aconselhável se aclimatar com antecedência na cidade de Cusco.
- A maioria das agências de turismo inclui os principais equipamentos, como barracas, alimentos e um guia. No caso de fazer a caminhada de forma independente, é recomendável levar tudo o que for necessário.
- O frio no sopé da montanha coberta de neve Salkantay talvez seja outra das principais dificuldades. Recomenda-se o uso de roupas térmicas.
- A estação chuvosa (de outubro a março) é caracterizada por uma maior probabilidade de chuvas fluviais. Não é um bom clima para fazer trekking.
- Caso você faça isso por conta própria, não se esqueça de reservar seu ingresso para Machu Picchu com antecedência. Essa é a única maneira de ver a Maravilha do Mundo.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Uma experiência inesquecível!“
“Uma viagem dos sonhos. A caminhada até o Salkantay nevado é impressionante. Apesar do frio, é incrível passar pela montanha nevada. É um clima de ar puro e natureza incomparável. Eu voltaria mil vezes, super recomendo!“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024