Sacsayhuamán e a torre de Muyucmarca
Atualmente, Sacsayhuamán é um dos lugares mais visitados perto de Cusco. Está localizado a apenas dois quilômetros da Plaza de Armas da Cidade Imperial. Em Sacsayhuamán foram travadas batalhas tanto pelos incas contra os chancas quanto mais tarde na tentativa de recuperar Cusco pela resistência do Manco Inca. Durante esta última batalha e após consolidar a vitória dos espanhóis, eles começaram a destruir todos os locais religiosos dos incas, destruindo as torres e outros setores. A seguir, vamos conhecer mais sobre esses setores religiosos localizados em Sacsayhuamán.
- Sacsayhuamán
- cabeça de puma
- As torres de Sacsayhuamán
- Relação da cabeça do Puma com Muyucmarca
- Galeria de imagens
Sacsayhuamán
Sacsayhuamán
Os restos arqueológicos que podem ser encontrados em Sacsayhuamán são apenas 20% do que poderiam ter sido. Após o domínio espanhol, pouco a pouco foi abandonado este recinto, que provavelmente servia de local cerimonial devido aos amplos espaços para acomodar um grande número de pessoas. Por outro lado, possui imponentes plataformas em forma de ziguezague, essas construções são feitas com grandes pedras que devem ser medidas em toneladas.
Devido à presença dessas grandes pedras, também foi atribuída a função de fortaleza, essa ideia concorda com os registros das crônicas onde Manco Inca, na tentativa de recuperar Cusco, buscou refúgio neste recinto. Durante esta batalha, um dos melhores guerreiros Tawantinsuyo morreu. Cahuide, ao ser ferido e vendo que as forças de resistência inca perecevam, decidiu subir à torre de Muyucmarca, e lançar-se como um ato de não submissão e coragem, pois sabia que não poderia ser capturado com vida desde eles poderiam pedir uma troca ou uma recompensa por sua cabeça.
As construções e a ordem de tudo que comporia Cusco e Sacsayhuamán foram dirigidas pelo Inca Pachacútec no século XV. Quem decidiu que as cidades incas deveriam ter a forma de um animal? Cusco e Sacsayhuamán formariam a figura de um puma. Segundo a visão de mundo inca, o puma representa tudo o que é terreno e tudo o que pode ser alcançado na vida. É o espírito protetor de tudo o que está vivo. A Fortaleza de Sacsayhuamán é uma prova que toda a população de Tawantinsuyo conseguiu realizar.
A Batalha de Sacsayhuamán: Provavelmente este evento ocorreu no ano 1536, após a morte de Huáscar e Atahualpa, o império Tawantinsuyo foi reduzido. Manco Inca, depois de farto dos maus tratos e da zombaria que faziam dele, decidiu formar resistência à conquista espanhola. Uma dessas batalhas ocorreu no local de Sacsayhuamán, que eles usaram como fortaleza. Infelizmente, eles perderam porque os invasores se aliaram a chefes de diferentes etnias, especialmente com os Cañaris, os principais rivais da linhagem Huayna Cápac.
Cabeça de puma
Como mencionamos, Cusco teria a forma de um puma deitado. Sacsayhuamán representaria a cabeça do dito animal. Isso é muito importante porque brinca muito com as zonas espirituais que podem ser encontradas dentro do corpo. Este planejamento urbano em forma de puma não era apenas um capricho, mas obedeceria a toda uma série de símbolos muito importantes para entender a visão de mundo andina.
A cabeça do animal teria um papel importante já que grandes rituais eram realizados neste local. Não à toa, a construção levou 50 anos para ser concluída. Estima-se que tenha sido construída por mais de 20.000 homens. As paredes atingiram 9 metros de altura. Por todo o local é possível encontrar canais de água. Todo Sacsayuhuamán ou a cabeça do puma pode ser dividido em diferentes setores, como os rodders, o trono inca, o banho inca, anfiteatros, chicanes e as torres, embora atualmente apenas as bases dessas construções permaneçam, esses edifícios continuam a ser um mistério tanto pela sua forma como pela sua funcionalidade.
As torres de Sacsayhuamán
Segundo as crônicas do Inca Garcilaso de la Vega, a área principal de Sacsayhuamán estava localizada em uma pequena colina, nesta colina você pode encontrar uma das três torres, que seria a Muyucmarca mais importante, vamos começar falando sobre o outro invólucros.
- A primeira delas é a torre Sallacmarca, esta torre tinha uma forma quadrangular, de onde se podia ver todo o vale e a forma de puma que tinha a cidade. Situava-se perto do miradouro actual. Esta torre cumpria múltiplas funções, como avistar inimigos ou a chegada de cheques do Qhapac Ñan ou anunciar a chegada de um alto oficial ou do próprio exército Inca.
- A outra torre que Sacsayhuamán havia recebido o nome de Paucamarca e contígua à praça principal. Ao mesmo tempo, localizava-se perto das Colcas, paralelas à torre Sallacmarca. No entanto, era maior e provavelmente tinha uma função de observação ou armazenamento. Esta torre e a anterior ainda não podem verificar a sua real importância porque as escavações são complicadas em toda a área.
- A terceira torre é Muyucmarca, esta estrutura é única em todo o Tawantinsuyo. Construções semelhantes não são registradas em todo o Tawantinsuyo, ou seja, desde o norte do Equador e algumas áreas da Colômbia até o norte chileno e argentino. Em todos os sítios arqueológicos incas não há registros de construções circulares.
Relação da cabeça do Puma com Muyucmarca
A torre Muyucmarca parece ter uma relação importante com o resto dos templos e as principais divindades dos incas. Diz-se que esta torre poderia armazenar água, segundo o cronista inca Garcilaso de la Vega. Isso foi verificado recentemente, pois vários canais de água saem deste local e certamente estão distribuídos por Sacsayhuamán. Antes pensava-se que o local era um calendário solar.
O importante deste templo é que ele está localizado na mesma direção do Coricancha, ou seja, eles têm uma certa simetria em sua localização com o local onde estão construídos, pois estão alinhados. Essa linha imaginária que se traça tem muito a ver com a figura do puma. A torre Muyucmarca estaria localizada no pescoço do felino e anatomicamente a Coricancha viria a localizar-se nos órgãos genitais.
A relação entre a localização anatômica do pescoço e toda a representação anatômica de toda a cidade de Cusco, juntamente com a distribuição dos canais de água, é realmente impressionante. Ambos os aspectos anatômicos e provavelmente espirituais devem ser estudados mais a fundo. Lembremos que todas as construções incas privilegiavam o domínio da água e ao mesmo tempo a distribuíam com segurança por todas as instalações de suas cidades.
Nesse sentido, Muyucmarca poderia representar um importante templo que de alguma forma conseguiu conectar todas as partes da cidade por meio de canais de água. Também é importante destacar o grande tamanho do tubo, quase atingindo um comprimento semelhante ao da praça central de Sacsayhuamán. Infelizmente, os estudos sobre todo este local são realizados lentamente para não danificar ainda mais os vestígios arqueológicos, esperamos que em breve possam lançar novas luzes sobre este incrível local.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024