Sacsayhuamán 8 artigos
Fatos interessantes
Clique para classificar o artigo

Sacsayhuaman: fatos e informações interessantes

A fortaleza de Sacsayhuaman (“Lugar onde o falcão está satisfeito”) é um sítio arqueológico inca localizado no Peru, a apenas 2 quilômetros da cidade de Cusco e a 3.700 metros acima do nível do mar (m.a.s.l.). De acordo com o cronista peruano Garcilaso de la Vega, o local é “a maior obra arquitetônica realizada pelos incas durante seu apogeu”. Sua construção foi iniciada pelo Inca Pachacutec no século XV e concluída por Huayna Capac no século XVI. Em 1536, Manco Inca, líder da resistência inca de Vilcabamba, lutou contra os espanhóis nesse recinto. Devido à destruição causada pelos conquistadores, apenas 20% do complexo arquitetônico ainda pode ser visto hoje.



Vista da fortaleza de Sacsayhuaman
Vista da fortaleza de Sacsayhuaman

Localização, clima e outras informações básicas

  • Onde fica Sacsayhuaman?

    Sacsayhuaman fica a 2 quilômetros de Cuzco. Fica ao lado do rio Tullumayo, na encosta de uma colina cercada por montanhas cobertas de neve, como Ausangate, Pachatusán e Cinca. Devido à sua localização elevada, a cidade de Cuzco pode ser vista de lá. Atualmente, está localizado próximo aos sítios arqueológicos de Qenqo, Puca Pucara e Tambomachay.

  • Clima e altitude

    Sacsayhuaman, assim como Cuzco, é seca e temperada. A temperatura média anual é de 12°C. Devido à sua altitude, 3.700 m.a.s.l., quase 300 metros acima da “Cidade Imperial”, as noites são mais frias e os dias mais quentes. Há duas estações durante o ano. A primeira é a estação chuvosa (novembro a março), quando há mais chuvas. A segunda é a estação seca (abril a outubro), quando as chuvas diminuem consideravelmente.

  • Como chegar lá?

    Há várias maneiras de chegar lá. Da Plaza de Armas, em Cusco, leva-se 1 hora a pé. De táxi, a viagem leva 15 minutos. Também é possível chegar lá pelo serviço público, basta pegar uma das linhas de transporte que o levará até lá em aproximadamente 30 minutos. Entretanto, a maneira mais comum de chegar lá é contratando o serviço de City Tour, que inclui transporte e serviço de guia para esse e outros locais turísticos.

  • Preço e ingresso

    O acesso a Sacsayhuaman está incluído no bilhete turístico Cusco. Esse ingresso também permite a entrada em outros sítios arqueológicos, como Qenqo, Tambomachay, Puca Pucara e Coricancha. O preço do ingresso parcial é de 70 soles.

Mapa da rota para Saqsayhuaman
Mapa da rota para Saqsayhuaman

Informações históricas

  • Quem a construiu?

    De acordo com vários estudos, estima-se que Sacsayhuaman tenha sido construído muito antes dos incas. Entretanto, o pico e as imensas construções que ainda podem ser vistas hoje foram iniciados pelo Inca Pachacutec (século XV) e concluídos por Huayna Capac (século XVI).

  • Para que foi construída?

    Devido à sua localização no topo de uma colina, no ponto mais alto da cidade de Cusco, acredita-se que o objetivo de uma construção tão imensa era servir de fortaleza. Em 1536, o local foi palco de resistência por parte dos incas rebeldes de Vilcabamba. No entanto, de acordo com vários cronistas, o local foi construído como o Templo do Sol. De acordo com o cronista Garcilaso de la Vega: “…porque eles disseram que era um mensageiro de guerra e não de paz, que a fortaleza era a Casa do Sol”.

  • Como ela foi construída?

    Estima-se que a construção levou mais de 70 anos e exigiu até 20.000 homens. Pedreiras localizadas a 20 quilômetros do local foram usadas para sua construção. As pedras sobrepostas na parede principal podem pesar até 100 toneladas, aproximadamente. Como eles conseguiram unir pedras desse tamanho com tanta perfeição? Isso ainda é um mistério.

Gigantescas paredes de pedra encontradas em Sacsayhuaman
Gigantescas paredes de pedra encontradas em Sacsayhuaman

Fatos interessantes

  • A cabeça do puma

    De acordo com a cosmovisão andina, os centros urbanos ou religiosos de importância se harmonizavam urbanisticamente com seus arredores naturais. Machu Picchu, por exemplo, tem o formato de um pássaro. De acordo com vários estudos, a cidade de Cuzco já teve o formato de um puma. A fortaleza de Sacsayhuaman formaria a cabeça do felino, enquanto o Templo do Sol ou Coricancha, os órgãos genitais.

  • Demônios e extraterrestres?

    No complexo arqueológico, há uma formação de pedra formada por grandes pedras montadas como um quebra-cabeça. A perfeição dessa e de outras construções causou espanto aos espanhóis durante a conquista. De acordo com as crônicas, eles atribuíram sua criação a demônios. Hoje, de acordo com a tradição oral, essas construções foram obra de extraterrestres.

  • Templo ou fortaleza?

    De acordo com vários cronistas, Sacsayhuaman foi construído como um templo religioso. Em seu templo principal, eram realizadas cerimônias religiosas em homenagem ao sol, a divindade mais importante dos incas. Em 1536, o local foi palco de um ataque dos incas rebeldes de Vilcabamba, que buscavam recuperar a cidade de Cusco. Temendo outro possível ataque, os espanhóis destruíram grande parte do recinto. Hoje, o sítio arqueológico celebra o Inti Raymi (Festival do Sol), uma encenação em homenagem aos ancestrais incas.

  • A resistência e o mártir Cahuide

    Uma das construções mais incríveis do complexo arqueológico são as torres. Uma delas, conhecida como Muyucmarca, foi palco de um dos eventos históricos mais simbólicos durante a resistência inca. Nela, o guerreiro inca Titu Cusi Huallpa (conhecido como Cahuide), sabendo que estava sendo derrotado pelos conquistadores europeus, se jogou da torre para evitar ser feito prisioneiro pelos conquistadores. Atualmente, esse local é chamado de “Torre Cahuide” (Torre Cahuide).

  • Caminho subterrâneo para Coricancha?

    Há uma história não comprovada em Sacsayhuaman. Trata-se de um túnel subterrâneo ou “chincana”, que conecta a imensa fortaleza ao Templo do Sol ou Coricancha. Na verdade, não há nenhuma evidência concreta que corrobore os rumores. No local, há duas dessas cavernas subterrâneas. A primeira é estreita, pequena e é permitida a entrada de visitantes. A segunda, a “chincana” que supostamente se conecta à Coricancha, é mais longa, mas está fora dos limites do público. De acordo com várias histórias, as pessoas que se aventuraram a entrar nunca mais voltaram.

  • Tobogãs incas?

    Entre as inúmeras atrações turísticas de Sacsayhuaman, há torres, recintos, bastiões, portões e até tronos incas. Entretanto, uma das áreas mais populares é, sem dúvida, as formações rochosas ou escorregadores incas. Essa formação rochosa natural é usada atualmente pelos viajantes para deslizar como um balanço. A função que ela tinha para os incas é incerta.

  • Qenqo, Tambomachay e Puca Pucara

    Perto do local estão as ruínas arqueológicas de Qenqo, Tambomachay e Puca Pucara. Todos esses locais são conhecidos como o Parque Arqueológico de Sacsayhuaman. A entrada para essas quatro atrações turísticas está incluída no ingresso turístico de Cusco. O passeio a esse complexo abrange esses locais, bem como o Coricancha, a Plaza de Armas e o Cristo Branco, de onde você pode apreciar toda a beleza da “Cidade Imperial”.


Esta é a fortaleza de Sacsayhuaman!

O sítio arqueológico de Sacsayhuaman foi um dos centros urbanos e religiosos do império Inca. Esse monumento arquitetônico é feito de pedras que pesam mais de 120 toneladas. Como os incas juntaram essas pedras sem a tecnologia moderna?

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Sacsayhuaman

Pedro C.Por: Pedro C.

“Um local imponente, igual ou mais impressionante que Machu Picchu!“

“Embora apareça em todos os roteiros como um lugar imperdível, fiquei muito surpreso com a imponência e o acabamento detalhado das pedras, que são ainda mais perfeitas do que as que se vê em Machu Picchu.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, julho 22, 2024