Pisac 5 artigos
Centro arqueológico Pisac
Clique para classificar o artigo

O sítio inca de Pisac: guia de viagem

Se você estiver viajando para Machu Picchu em Cusco, Peru, não deixe de incluir as ruínas de Pisac em seu itinerário. Esse sítio arqueológico inca é uma das joias do Vale Sagrado dos Incas. Possui templos e palácios finamente esculpidos em pedra.

Como conhecer as ruínas de Pisac? Descubra todas as informações que você precisa saber.


Parque arqueologico de Pisac
Parque Arqueológico de Pisac

Pisac: localização, altura, clima

O que é Pisac?

  • Pisac é uma cidade em Cusco famosa por abrigar o sítio arqueológico inca de mesmo nome.
  • Suas ruínas atraem milhares de visitantes que percorrem o Vale Sagrado dos Incas. É famosa por seu sistema de terraços e seus recintos de pedra esculpida.
  • Durante a época dos incas, Pisac foi uma importante cidadela inca com um impressionante sistema de terraços e esplanadas. Durante o período colonial, seus templos foram saqueados pelos espanhóis. Hoje é uma das atrações turísticas históricas mais importantes em uma viagem a Cusco.
  • É também uma das atrações turísticas incluídas na excursão ao Vale Sagrado dos Incas em Cusco. Estima-se que cerca de 200 visitantes visitem o sítio arqueológico todos os dias.

Pisac deriva da palavra quíchua “Pisaca”, que significa “perdiz”. Acredita-se que o sítio arqueológico tenha o formato de uma perdiz. Os incas gostavam de dar um formato de animal ou pássaro às suas principais cidadelas. Assim, a cidade de Cusco tinha a forma de um puma.

Onde está localizado?

  • Pisac está localizada na extremidade leste do Vale Sagrado dos Incas. As ruínas de Pisac são um dos melhores complexos arqueológicos incas do Peru.
  • Eles estão localizados na estrada ao longo da encosta da montanha, logo atrás da vila.

Qual é a altura?

  • As ruínas de Pisac estão localizadas a 3.300 metros acima do nível do mar (m.a.s.l.). A cidade está localizada a 2.974 m.a.s.l.

Sua história

  • A construção de Pisac ocorreu durante o governo do imperador Pachacutec no século XV, em um período de expansão territorial vertiginosa.
  • No século XVI, após a chegada dos espanhóis a Cusco, Pisac foi invadida e seus habitantes fugiram. Seus principais monumentos foram danificados. O cemitério inca foi destruído e saqueado.
  • Com as reformas de Toledo (entre 1532 e 1600), Pisac tornou-se uma redução de índios. Com o passar do tempo, a aldeia foi estabelecida nas encostas da montanha onde está localizado o sítio arqueológico inca.
  • Atualmente, Pisac é uma das atrações turísticas mais famosas do Vale Sagrado dos Incas. O sítio arqueológico inca mantém muitas de suas estruturas originais em um bom estado de preservação.

Como é o clima?

  • O clima em Pisac é temperado na maior parte do ano. Na cidade, o clima varia de 2ºC. a 21ºC.
  • Existem duas estações: a estação seca (abril a outubro) e a estação chuvosa (novembro a março). As chuvas são mais frequentes durante a estação chuvosa. Os dias são, em sua maioria, ensolarados e as noites são frescas.

Como chegar lá?

  • Pisac está localizado a 1 hora da cidade de Cusco por estrada (34 quilômetros). Pode ser alcançado pela estrada que leva a Sacsayhuaman. Há ônibus de transporte público disponíveis na Rua Puputi, no centro histórico de Cusco.
  • Uma vez no vilarejo de Pisac, você pode caminhar (1 hora e 30 minutos de caminhada) ou pegar o transporte público (30 minutos).

Mitos e lendas sobre Pisac

  • A Lenda de Inkil Chumpi – Em Pisac, há uma formação rochosa chamada Inkil Chumpi. Esse pico tem uma lenda por trás que conta a história de uma princesa, a única filha do governador da cidadela inca de Pisac. O governador inca decidiu que quem se casasse com sua filha deveria ser capaz de construir uma ponte sobre o rio Vilcamayo em apenas uma noite. O jovem Asto Rimac, o favorito da princesa, começou a trabalhar. Inkil Chumpi subiu em uma colina para pedir o favor dos deuses, os “Apus” ou montanhas sagradas. Eles concordaram com a condição de que ela não desviasse os olhos do trabalho de Asto Rimac. Ela concorda, mas, incapaz de suportar a incerteza, volta-se para olhar a obra. Então Asto Rímac é levado pelas águas do rio. Ela grita em desespero e é transformada em pedra onde a formação rochosa está agora em Pisac.

Como aproveitar ao máximo a entrada em Pisac?
A excursão de 1 dia ao Vale Sagrado dos Incas inclui a visita a Pisac. O tour é acompanhado por um guia turístico profissional por aproximadamente 1 hora. O circuito é agradável e inclui uma visita à zona militar, ao setor dos terraços e ao Amaru Punku. No entanto, Pisac oferece muito mais para ver. Para um tour mais completo (2 horas em média), é recomendável visitar Pisac por conta própria. O Bilhete Turístico de Cusco permite a entrada e também o acesso aos sítios arqueológicos de Chinchero, Moray e Ollantaytambo.



As ruínas de Pisac no Vale Sagrado dos Incas

O que ver em Pisac?

Existem várias atrações turísticas em Pisac:

  • A aldeia de Pisac – A aldeia de Pisac é cercada por belas montanhas. Lá você pode apreciar a natureza, bem como sua praça e igreja.
  • Mercado de Pisac – O mercado tradicional de Pisac foi um local de comércio muito importante séculos atrás. Hoje, ele está lotado de turistas, especialmente aos domingos.
  • As ruínas de Pisac – A atração turística mais atraente de Pisac. Possui vestígios incas tão importantes quanto Machu Picchu, como o Templo do Sol.

Como são as ruínas incas?

  • Nesse recinto, além de terraços sobrepostos, você encontrará banhos cerimoniais, um assentamento residencial e o maior cemitério inca (o mais antigo da América do Sul).
  • Montanhas abaixo, você encontrará o complexo de templos de granito primorosamente esculpido. Há altares cerimoniais, poços de água e o Templo do Sol, lindamente esculpido.

Estes são os sítios arqueológicos de Pisac:

  • Grupo de plataformas Acchapata – É composto por 40 plataformas que formam um triângulo invertido, ou seja, você verá a menor plataforma quando começar a subir.
  • Torreones ou Pucaras – Há mais de 20 torres no total. Algumas estão presas à montanha. As outras são elevações de massa compacta.
  • Bairro Intiwatana – Esse é o bairro principal. Abriga templos e palácios finamente construídos. Seus recintos são maiores em comparação com outros bairros. Aqui você pode ver o “Intiwatana”.
  • Barrio de Tianayuc – Tianayuc significa “que tem um assento”. É conhecido como tal por causa de um tipo de sofá para duas pessoas feito de pedra, com encosto e cotoveleiras.
  • Barrio de K’alla Q’asa – Aqui você verá câmaras, torres e um túnel de 3 metros de comprimento. Esse bairro foi construído próximo a ravinas impressionantes.
  • Barrio de Pisaq’a – Esse bairro tem formato semicircular, em harmonia com a circunferência da montanha. Aqui você verá mais de 20 recintos, construídos em uma ordem surpreendente.
  • Qanchis Raqay Quarter – Esse bairro é uma espécie de posto de controle que protege o lado nordeste da cidade de Pisac.

O circuito turístico pelas ruínas incas de Pisac

  • O circuito turístico das ruínas de Pisac não segue uma rota rígida. Entretanto, algumas estradas estão fechadas ao público devido ao perigo de deslizamentos de terra.
  • A maioria dos turistas segue o seguinte circuito: mirante principal (Qantus Raccay, o setor dos terraços (banhos litúrgicos), o setor do cemitério inca, a zona militar, o amaru punku e o retorno ao setor de Qantus Raccay.
  • Os idosos ou as pessoas que não desejam caminhar muito podem apreciar a bela paisagem de um ponto de observação.

Pisac e Machu Picchu: diferenças e semelhanças

Sítio arqueológico de PisacSítio arqueológico de Machupicchu
Localização34 quilômetros por estrada da cidade de Cusco120 quilômetros de ônibus e trem da cidade de Cusco.
Altitude2.972 masl2.430 masl
FunçãoCidadela inca, centro religioso e posto de guardaCidadela inca, centro religioso e posto de guarda
Extensão148 quilômetros quadrados530 metros de comprimento por 200 metros de largura
TemplosIntihuatana, Amaru PunkuIntihuatana, Templo do Sol, Templo das 3 Janelas, Rocha Sagrada
ConstruçõesTemplos, recintos menores, casas reais e plataformas que formam mais de 400 edifíciosTemplos, recintos menores, casas reais formando mais de 150 edifícios
Preço do ingressoTicket turístico de Cusco (70 soles para estrangeiros) – Também inclui Moray, Ollantaytambo e ChincheroTaxa de entrada de Machupicchu apenas (152 soles para estrangeiros)
Nossos horários de visitaDe segunda a domingo, das 7h às 18h.

De segunda a domingo, das 6h às 17h.
Tempo de circuitoCircuito mais longo, aproximadamente 2 horasCircuito 2 (completo) 2 horas e 30 minutos aproximadamente.

Mapa de recorrido sitio arqueológico de Pisac

Mapa turístico do sítio arqueológico de Pisac.

Pisac: tours, preços, horários

Como visitar Pisac?

Você pode visitar Pisac de três maneiras:

  • Contratação dos serviços de uma excursão ao Vale Sagrado dos Incas, que inclui a entrada nas ruínas de Pisac.
  • Comprando o bilhete turístico de Cusco em seus escritórios localizados na AV. El Sol. Posso comprar o bilhete completo ou um bilhete parcial.
  • Comprar o ingresso na porta do sítio arqueológico de Pisac.

Quanto custa a entrada?

O Bilhete Turístico de Cusco é a maneira mais barata de visitar Pisac porque também inclui muitos outros sítios arqueológicos:

O Bilhete Turístico de Cusco é a maneira mais barata de visitar Pisac porque também inclui muitos outros sítios arqueológicos:

  • Ticket turístico geral: S/. 130.
  • Ticket de turista parcial: S/. 70.

Quais são os horários de funcionamento?

  • Das 7h às 18h. Aberto todos os dias da semana.

Qual é a melhor época para ir?

  • A estação seca (abril a outubro) é a melhor época para visitar Pisac. Durante esses meses, há menos chance de chuva, portanto a excursão é mais fácil. Recomenda-se visitar nas primeiras horas da manhã.

Dicas para sua visita

  • Leve uma garrafa de água com você antes e durante a caminhada
  • É recomendável usar calçados para caminhada. Dessa forma, você evitará entorses e acidentes.
  • Leve uma capa de chuva. Não se sabe quando haverá chuva no rio.
  • Não temos certeza de quando isso ocorrerá.
  • O dia é quente, portanto, é aconselhável usar chapéu, protetor solar e óculos escuros.
  • A melhor maneira de entender Pisac é com a companhia de um guia turístico. Os tours incluem esse serviço. Outra opção é contratar um no portão de entrada.

O tour ao sítio arqueológico de Pisac

  • A excursão de 1 dia ao Vale Sagrado dos Incas inclui uma visita ao sítio arqueológico de Pisac. Também oferece a visita ao sítio arqueológico de Ollantaytambo e Chinchero. Os serviços incluídos na excursão são: traslado do hotel (em Cusco), transporte turístico de ida e volta, guia turístico profissional e almoço tipo bufê em Urubamba.
  • Além disso, há outro tour chamado Vale Sagrado VIP, que, além da visita a Pisac, Chinchero e Ollantaytambo, inclui um tour pelos terraços circulares de Moray e pelas minas de sal de Maras.
  • Outra maneira de visitar Pisac com uma excursão é escolher a excursão “Vale Sagrado + Machu Picchu 2 dias”. Esse serviço inclui a visita a Pisac e Ollantaytambo (também almoço em bufê em Urubamba). De Ollantaytambo, pegue o trem para o vilarejo de Aguas Calientes. A visita a Machu Picchu é feita no segundo dia. Ou seja, esse tour não oferece a visita a Chinchero.
  • Os tours ao Vale Sagrado dos Incas – incluindo Pisac – custam entre 60 e 90 dólares americanos.

Orçamento para visitar Pisac por conta própria

ServiçoPreço em dólares americanos
Transporte público de Cusco para Pisac5 soles peruanos (2 dólares americanos)
Transporte de táxi do vilarejo de Pisac para o sítio arqueológico10 soles peruanos (3 dólares americanos)
Ticket de entrada para o Pisac*70 soles para estrangeiros (20 dólares americanos) / 40 soles para peruanos (12 dólares americanos)
Guia profissional em PisacUS$ 15 por turista
Transporte de táxi do sítio arqueológico para a cidade de Pisac10 soles peruanos (3 dólares americanos)
Transporte público de Pisac para Cusco5 soles peruanos (2 dólares americanos)
Total da visita de 1 dia Cusco – Pisac45 USD.

*O Bilhete Turístico de Cusco também inclui a entrada para Moray, Chinchero e Ollantaytambo..


Outras atividades na viagem a Pisac

  • O mercado de Pisac

    O sítio arqueológico de Pisac fica a 9 quilômetros de estrada da cidade de Pisac. Essa cidade é famosa por suas belas paisagens andinas, pelas tradições de seus habitantes e, além disso, por seu mercado de artesanato, que oferece uma grande variedade de produtos, incluindo alimentos, chocolates, joias e roupas de alpaca. Aos domingos, o mercado cresce com a chegada de pessoas de diferentes comunidades próximas. Assim, uma visita ao mercado é uma experiência cultural colorida. Pisac não é famosa apenas por seu sítio arqueológico, mas também por suas oficinas de joalheria, seus centros têxteis e tudo pode ser encontrado em seu mercado justo.

  • Trek ao sítio arqueológico de Pisac

    O vilarejo de Pisac fica a 3,6 quilômetros do sítio arqueológico de Pisac. Essa distância parece ser viável para a maioria dos turistas. No entanto, a rota é, em sua maior parte, em subida, passando por centenas de degraus de pedra. No total, o visitante subirá 454 metros a pé (a cidade de Pisac está a 2.973 metros acima do nível do mar, enquanto o sítio arqueológico está a 3.427 metros acima do nível do mar). Esse percurso pode levar de 2 a 3 horas (ou menos), dependendo da resistência física do visitante. O bom é que a rota é gratuita para todos. O ponto de partida fica no coração do vilarejo, a poucos passos do mercado de alimentos. Recomenda-se levar chapéu, protetor solar, roupas confortáveis para a caminhada, além de calçados resistentes. Ao chegar ao sítio arqueológico, o turista deverá apresentar seu ingresso (Boleto Turístico del Cusco).

  • Jardim Botânico de Pisac

    O jardim botânico de Pisac é um espaço verde na cidade de Pisac, no Vale Sagrado dos Incas. Lá você pode apreciar diferentes tipos de plantas, como orquídeas, flor de batata, flor de kantu, bem como uma coleção de cactos andinos, a amostra mais importante dessa espécie no Peru. O museu também exibe uma coleção de sementes andinas, uma amostra de plantas com insetos, borboletas e minerais. O arquiteto desse projeto é o botânico e pesquisador cusquenho Felipe Marín Moreno. O museu está localizado a poucos passos da praça principal do vilarejo de Pisac (a 33 quilômetros da cidade de Cusco). O horário de visitação é de segunda a domingo, das 9 às 17 horas. O custo da visita é de apenas 6 soles peruanos, cerca de 2 dólares americanos.


Galeria de fotos – Parque Arqueológico de Pisac


Perguntas e respostas sobre o sítio arqueológico de Pisac

  • Quanto custa viajar de Cusco para Pisac por conta própria?

    Se você quiser ir a Pisac por conta própria, deve pegar o transporte público (minivan) na Rua Puputi, localizada a apenas 15 minutos do centro da cidade. Essa viagem custa 5 soles peruanos (menos de US$ 2) e leva cerca de 1 hora.

  • Posso contratar um guia turístico no portão de entrada?

    A visita a Pisac com um guia turístico é opcional. É possível contratar um no portão de entrada, seja em serviço compartilhado (grupo) ou particular (pessoal).

  • Posso ir a pé do vilarejo de Pisac até o sítio arqueológico?

    Sim, a caminhada é árdua e começa perto da praça principal da cidade. Ela cobre cerca de 3,6 quilômetros e pode levar cerca de 1 hora e 30 minutos.

  • Onde comprar o Bilhete Turístico de Cusco?

    Você pode comprar o Bilhete Turístico de Cusco na Avenida El Sol 185, a poucos passos da praça principal da cidade.

  • Onde comprar uma excursão para Pisac?

    Você pode comprar uma excursão para Pisac em qualquer agência de turismo em Cusco, pessoalmente ou on-line. Recomendamos que você procure uma agência de boa reputação. Você pode ler recomendações ou avaliações em fóruns on-line.

  • Quanto tempo é necessário para percorrer todo o sítio arqueológico?

    O sítio arqueológico de Pisac é enorme. Percorrer todos os seus bairros, edifícios e estradas pode levar 2 horas ou mais.

  • É perigoso visitar o local?

    Não, o sítio arqueológico de Pisac tem caminhos bem delineados com placas para turistas. Os guarda-parques passam pelas construções o tempo todo.

  • Pisac fica aberta o ano todo?

    Sim, o sítio arqueológico permanece aberto aos turistas todos os dias do ano, exceto em casos de emergência (desastres naturais, greves, etc.).

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Pisac

De: Johana V.Por: De: Johana V.

“Excelente informação“

“Este artigo me ajudou muito a visitar Cusco e ficar em Pisac, um lugar muito lindo próximo à natureza do Vale Sagrado, com excelentes vistas. Obrigado a esta página pelas informações muito detalhadas“


 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, setembro 18, 2023