Caminhada Cusco – Choquequirao – Machu Picchu
A aventura mais completa e desafiadora de Cusco é a rota de caminhada Cusco-Choquequirao-Machu Picchu. Estima-se que esta caminhada, pouco conhecida pelos turistas, percorra um total de 115 quilómetros por locais de incrível beleza paisagística. Os pontos mais importantes do trecho são o complexo arqueológico de Choquequirao, conhecido como o ‘Último Refúgio Inca’ e a Cidadela Inca de Machu Picchu, uma das Maravilhas do Mundo. Saiba um pouco mais sobre esta aventura de 8 dias e 7 noites pelos refúgios mais escondidos dos Incas.
- Choquequirao, o último refúgio inca
- Machu Picchu, maravilha do mundo
- Machu Picchu e Choquequirao: semelhanças e diferenças
- A rota de trekking Cusco – Choquequirao – Machu Picchu
- Outras rotas de caminhada para Choquequirao e Machu Picchu
- Recomendações para visitar Choquequirao e Machu Picchu
- Perguntas e respostas sobre como visitar Choquequirao e Machu Picchu
Trekking Cusco-Choquequirao-Machu Picchu, uma das aventuras mais completas e desafiadoras
Por que Choquequirao e Machu Picchu são tão parecidos?
Choquequirao é chamada de ‘A irmã sagrada de Machu Picchu’. Existe uma semelhança entre os dois sítios arqueológicos. Isso porque estão localizados em geografias semelhantes em altas montanhas de onde há vigilância de possíveis invasores. Ambos possuem grandes setores agrícolas e templos de adoração ao sol. Ambos os locais foram construídos no século XV, pelo que o seu desenho urbano também é semelhante.
Choquequirao, o último refúgio inca
- As ruínas de Choquequirao são uma antiga cidade inca localizada entre as montanhas pertencentes à neve Salkantay em Cusco .
- Em 1909, o explorador americano Hiram Bingham visitou este local de difícil acesso. No entanto, não foi até meados da década de 1970 que as primeiras escavações desse sítio arqueológico começaram.
- Atualmente, apenas 30% do imenso local foi escavado. Apesar disso, é uma das atrações turísticas mais misteriosas devido à sua semelhança com Machu Picchu.
- É conhecido como o último refúgio inca devido à crença de que os remanescentes de Manco Inca estavam escondidos após a conquista espanhola.
- Ela também é conhecida como a ‘Sagrada Irmã de Machu Picchu’ devido à semelhança arquitetônica com a Cidadela Inca .
- A única maneira de chegar lá é através de uma trilha de caminhada de dois dias pelos rios, altas montanhas e paisagens deslumbrantes.
Machu Picchu, maravilha do mundo
- Machu Picchu é um local inca localizado na parte oriental da cordilheira central dos Andes.
- Pertence ao sopé da montanha Salkantay, no sul do Peru.
- Acredita-se que este local foi o centro urbano, religioso e residência do Inca Pachacutec, que ordenou a sua construção no início do século XV .
- Com a conquista espanhola, o local foi gradualmente abandonado até ser coberto pela abundante vegetação característica da região.
- Em 1911, o explorador americano Hiram Bingham deu a conhecer ao mundo a importância do complexo arqueológico.
- Em 2007, o Inca llaqta foi escolhido como uma das modernas Maravilhas do Mundo. Desde então, o tráfego turístico disparou .
- Hoje, seus misteriosos edifícios de pedra em torno de belas paisagens montanhosas são um dos lugares mais visitados do planeta.
- Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas o visitem todos os anos .
Machu Picchu e Choquequirao: semelhanças e diferenças
Machu Picchu | Choquequirao | |
---|---|---|
Nome | Montanha velha | Berço de ouro |
Construção | Na época de Pachacútec (1438 – 1471 DC). | Na época de Túpac Yupanqui (1471 – 1493 DC). |
Localização | No distrito de Águas Calientes, província de Urubamba, departamento de Cusco. | No bairro de Santa Teresa, província de La Convención, departamento de Cusco. |
Altura | 2.430 m de altitude. | 3,033 m de altitude. |
Função | Cidadela, local religioso e posição estratégica para conexão de Cusco com o Amazônia do império Inca. | Cidadela, local religioso e posição estratégica para conexão de Cusco com o Amazônia do império Inca. |
Área | 5 quilômetros quadrados | 18 quilômetros quadrados |
Construcciones | Plataformas, terraços, templos, estradas, casas e recintos reais. | A praça colonial, colcas, plataformas, casas, kallankas, cemitério de ushnus e inca. |
Visita | Com tours de 1 dia, rota de caminhada de 2 ou 4 dias, 5 dias ou mais. | Com tours de rota 4 dias de caminhada, 5 dias ou mais. |
Entrada | 44 dólares para turistas adultos | 18 dólares para turistas adultos |
Horário | Todos os dias das 6h às 17h. | Todos os dias das 7h às 17h. |
Clima | 8ºC. a 24ºC. | 12ºC. a 24ºC. |
Machu Picchu, o final desta incrível trilha de caminhada
A rota de trekking Cusco – Choquequirao – Machu Picchu
- A rota de trekking da cidade de Cusco para Choquequirao e deste ponto para Machu Picchu é a mais completa e desafiadora que existe na antiga ‘Capital dos Incas’.
- Viaje pelas antigas estradas incas, rodeadas pelas paisagens mais pitorescas. Em média, percorre 115 quilômetros em 8 dias e 7 noites de caminhada intensa .
- Os principais pontos são Choquequirao e Machu Picchu. Atinge altitudes de até 5.085 metros acima do nível do mar (msnm) para locais de apenas 2.000 metros acima do nível do mar
Abaixo está um resumo desta trilha pouco conhecida pelos turistas.
Dia 1: Cusco – Cachora – Praia Rosalina
- A aventura começa com uma viagem de ônibus (3 horas) da cidade de Cusco para a cidade de Cachora, no departamento de Abancay.
- Depois de um almoço, seguimos para uma caminhada de 4 ou 5 horas até a chamada “Playa Rosalina”, onde acampamos e jantamos.
Dia 2: Praia de Rosalina – Marampata – Choquequirao
- Muito cedo, partimos a pé para o povoado de Marampata (4 ou 5 horas) onde almoçamos.
- Depois de continuar com uma rota curta (1 hora e 30 minutos), chega-se ao sítio arqueológico de Choquequirao.
- Essa tarde está destinada a visitar as construções incas neste site.
Dia 3: Choquequirao – Río Blanco – Maizal
- O dia começa com uma subida exigente ao setor Río Blanco (3 horas aproximadamente) onde há um intervalo para o almoço.
- Depois continuamos a caminhada até o setor de Maizal, onde acampamos e jantamos.
Dia 4: Maizal – Minas Victoria – Yanama
- Este dia não é tão árduo quanto o anterior. Você sobe por 3 horas até o Passo de Yanama (também conhecido como o ‘Abra Victoria’).
- Então continuamos com a descida para as minas de Victoria, onde a prata foi extraída e que atualmente está abandonada.
- Depois do almoço, descemos ao acampamento Yanama onde passamos a noite.
Dia 5: Yanama – Totora – Collpa
- A dificuldade é menor naquele dia. Desce por algumas encostas onde se pode apreciar a abundante flora e fauna características do lugar.
- Na área chamada ‘Totora’ há uma pausa para o almoço.
- Em seguida, continue com a caminhada até o acampamento Collpa, local onde há produtos oferecidos pela população.
Dia 6: Collpa – a praia
- Um dos dias mais relaxantes. Suba em uma área aberta e desça até chegar ao acampamento ‘La Playa’, indicado para a cachoeira que refresca os visitantes.
- É coberto por plantações de café e bananeiras.
Dia 7: A Praia – Hidroeléctrica – Aguas Calientes
- Muito cedo começamos por uma caminhada regular até a estação hidrelétrica muito próxima a Machu Picchu (5 horas aproximadamente).
- Após o almoço, viajaremos por 2 horas paralelas ao rio Vilcanota até chegar à cidade de Aguas Calientes , ao pé da Maravilha do Mundo, onde passaremos a noite.
Dia 8: Aguas Calientes – Machu Picchu – Cusco
- O último dia é destinado a conhecer a Cidadela Inca de Machu Picchu. Você tem café da manhã muito cedo (a pé ou de ônibus) para a porta de entrada da Maravilha do Mundo.
- Após uma visita guiada ao sítio arqueológico, o visitante terá tempo livre para aproveitar o local por conta própria.
- Esse dia retorna à cidade de Cuzo em uma viagem de trem e depois de ônibus.
Paisagem incrível no trekking para Choquequirao
A rota de 8 dias que conecta Choquequirao a Machu Picchu pode ser feita com uma excursão organizada ou por conta própria. A opção mais segura é fazer isso com um tour. Se você está por conta própria, não se esqueça de comprar seus ingressos para Machu Picchu.
Outras rotas de caminhada para Choquequirao e Machu Picchu
Estas são algumas das rotas de caminhada mais famosas de Cusco:
- Salkantay trek – Rota de caminhada de cinco dias em sua versão clássica onde cada turista percorre 70 quilômetros a pé para chegar a Machu Picchu. No percurso também visitamos o Passo Salkantay, a Lagoa Humantay, bem como os banhos termais Cocalmayo.
- Trilha Inca – Rota de caminhada de quatro dias em sua versão clássica onde cada turista percorre a pé aproximadamente 39 quilômetros até chegar a Machu Picchu pelo Intipunku ou Puerta del Sol. É famosa por percorrer os caminhos dos Incas, os chamados qhapac ñan.
- Inca Jungle – A Selva Inca é uma rota de caminhada de quatro dias em sua versão clássica onde são praticados esportes de aventura como ciclismo, canoagem, tirolesa e trekking. No percurso você também pode desfrutar dos banhos termais de Cocalmayo. No último dia visitaremos Machu Picchu pela cidade de Aguas Calientes.
- Lares trek – A caminhada de Lares é uma rota de caminhada de quatro dias em sua versão clássica onde são percorridos aproximadamente 37 quilômetros até chegar a Machu Picchu pelo percurso por Aguas Calientes. É conhecida como a ‘rota cultural’ de Machu Picchu, pois inclui visitas a cidades andinas de muita tradição.
- Huchuy Qosqo trek – A caminhada Huchuy Qosqo é uma rota de caminhada de três dias em sua versão clássica onde você percorre 13 quilômetros pelas paisagens do Vale Sagrado até chegar a Machu Picchu pela cidade de Aguas Calientes. É um percurso fácil e recomendado para visitas com crianças e idosos.
Recomendações para visitar Choquequirao e Machu Picchu
- A rota de trekking de Cusco – Choquequirao – Machu Picchu é uma das experiências mais extremas e aventureiras de Cusco.
- Passa pelos dois locais mais enigmáticos que os incas construíram há mais de 600 anos: Choquequirao e Machu Picchu .
Devido ao esforço físico que requer os 8 dias de caminhada, é necessário tomar algumas precauções.
- Antes de iniciar a rota, uma aclimatação prévia é importante na cidade de Cusco. Simplesmente beber muita água e acostumar o corpo à altura são suficientes para evitar o desconforto provável.
- A caminhada é de dificuldade média-alta . Embora não seja necessário ser um alpinista experiente, é importante estar em uma forma física adequada para fazê-lo.
- Os tours que oferecem esta rota geralmente incluem um guia especializado, comida e acampamento . O visitante deve ser fornecido com sacos de dormir, bengalas e outros acessórios.
- As receitas para os sítios arqueológicos de Choquequirao e Machu Picchu também são geralmente. Recomenda-se procurar uma agência de viagens autorizada.
Perguntas e respostas sobre como visitar Choquequirao e Machu Picchu
1) É perigoso visitar Choquequirao?
Não, Choquequirao é um sítio arqueológico que tem muitos indícios. Pela dificuldade de acesso (apenas com percurso pedestre), a cidadela inca está quase sem visitantes, à disposição dos turistas. É uma atração turística segura.
2) Existe carro direto para Choquequirao?
Não, Choquequirao está localizada em uma área de difícil acesso e só pode ser alcançada a pé após uma caminhada de aproximadamente 31 quilômetros. O transporte terrestre pode levá-lo de Cusco até a comunidade de Cachora, ponto de partida da caminhada.
3) Quantos quilômetros é a rota de Choquequirao a Machu Picchu?
A rota de caminhada de Choquequirao a Machu Picchu é de 115 quilômetros que são feitos em 8 dias a pé e 7 noites em camping e hotéis turísticos.
4) Qual a altura de Choquequirao e qual a altura de Machu Picchu?
A cidadela inca de Choquequirao está a 3.033 metros acima do nível do mar; enquanto a cidadela inca de Machu Picchu está a 2.430 metros acima do nível do mar.
5) Existe um teleférico para chegar a Choquequirao?
Não, atualmente existe um projeto para construir um teleférico que possa levar turistas à cidade inca de Choquequirao em poucos minutos. O projeto ainda está em andamento, mas deverá se tornar realidade em alguns anos.
6) O que é mais barato visitar Choquequirao ou visitar Machu Picchu?
Machu Picchu pode ser visitada por conta própria com baixo custo ou com um luxuoso tour com tudo incluído. Choquequirao, por outro lado, geralmente pode ser visitado em uma caminhada de 4 dias. Portanto, o custo para viajar para Choquequirao pode ser maior.
7) Qual a melhor época para visitar Choquequirao e Machu Picchu?
A estação seca (abril a outubro) é considerada a melhor época do ano para visitar Choquequirao e Machu Picchu. Isso se deve às poucas chuvas que facilitam a caminhada. As chuvas costumam ser intensas em janeiro, fevereiro e março.
8) Qual é maior Choquequirao ou Machu Picchu?
O sítio arqueológico de Choquequirao cobre uma área de 18 quilômetros quadrados (e ainda há áreas a serem desenterradas), enquanto o sítio arqueológico de Machu Picchu cobre uma área de 5 quilômetros quadrados.
9) A rota de Choquequirao a Machu Picchu é perigosa?
O percurso de Choquequirao a Machu Picchu é cansativo, já que você caminha cerca de 115 quilômetros. Porém, se feito com uma agência de turismo formal, o percurso é seguro.
10) Posso fazer a rota de Choquequirao a Machu Picchu sozinho sem um tour?
Sim, você pode fazer a rota para Choquequirao e Machu Picchu por conta própria. Porém, é necessário trazer os utensílios indicados como: barraca, saco de dormir, comida, abrigo e muito mais. Por isso, a melhor opção – e a mais segura – é escolher uma agência de turismo formal e segura.
Vista da antiga cidade inca de Choquequirao
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“A caminhada da vida!“
“Choquequirao pode ser maior que Machu Picchu. As ruínas são menos exploradas e menos restauradas. A beleza está no tour e na visita às ruínas. Eu estive lá em um ponto completamente sozinho, então não há comparação com seu irmão mais popular, Machu Picchu (5 ou 6 dias de caminhada a partir daí)“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024