Machu Picchu 266 artigos
viagem para Machu Picchu
Clique para classificar o artigo

10 perguntas sobre minha viagem a Machu Picchu, no Peru

Machu Picchu é o destino dos sonhos de muitas pessoas. Só de ver uma imagem da cidade inca você já fica impressionado. Imagine poder vê-la com seus próprios olhos, é uma experiência que mudará sua vida para sempre. Mas como Machu Picchu é um destino remoto, muitas pessoas têm dúvidas e essas dúvidas podem impedi-las de conhecer uma das maiores obras feitas pelo homem na história. A seguir, esclareceremos muitas de suas dúvidas, para que você possa tirá-las e visitar a joia do império inca.



Vista das ruínas de Machu Picchu
Vista das ruínas de Machu Picchu

Quanto custa para entrar em Machu Picchu no Peru?
O preço do ingresso para Machu Picchu é a dúvida mais recorrente entre os visitantes. Há sete tipos de ingressos que têm o custo normal de 152 soles para adultos estrangeiros e 77 soles para estudantes universitários. As crianças também têm descontos, embora alguns ingressos, aqueles que incluem trekking, tenham entrada restrita para turistas com menos de 18 anos de idade. Os ingressos que incluem a entrada nas rotas de trekking para a montanha Huayna Picchu, a montanha Machu Picchu e a Grande Caverna custam 200 soles para adultos estrangeiros e 125 soles para estudantes universitários. Todos os ingressos podem ser comprados on-line no site oficial do Ministério da Cultura do Peru.


É difícil conseguir o ingresso de entrada para Machu Picchu?

  • Cada vez mais visitantes querem visitar Machu Picchu, por isso a demanda aumentou substancialmente, e há um limite diário para o número de pessoas que podem visitar a cidade inca (2500).
  • Esses fatores dificultam um pouco a obtenção de um ingresso. A recomendação é que você não espere até chegar à cidade de Cusco para comprar seu ingresso, mas sim com várias semanas de antecedência, ainda mais se quiser obter o ingresso para a montanha Huayna Picchu.
  • Ao reservar sua passagem com antecedência, você poderá escolher a data e o tipo de passagem que deseja. Você também deve levar em conta que a alta temporada turística em Cusco e Machu Picchu é entre abril e outubro, portanto, você deve comprar sua passagem com bastante antecedência. Durante a baixa temporada turística (de novembro a março), é possível comprar seu ingresso com alguns dias de antecedência, mas você deve considerar que o ingresso para a montanha Huayna Picchu é sempre muito procurado.

Machu Picchu é muito remota e é difícil chegar lá?

  • Machu Picchu está definitivamente em um local de difícil acesso, razão pela qual os conquistadores espanhóis nunca a encontraram e ela só foi mostrada ao mundo pelo explorador Hiram Bingham em 1911.
  • Mas, hoje em dia, a cidade inca é conhecida em todo o mundo e chegar a Machu Picchu a partir da cidade de Cusco levará, em média, cerca de 4 horas, indo primeiro de ônibus até Ollantaytambo e, de lá, de trem até Aguas Calientes (vilarejo de Machu Picchu).
  • As estradas estão em boas condições e há muitas empresas que oferecem serviços de transporte que o levarão até lá, portanto, chegar à cidade inca não é nenhum problema.
Visitante observando Machu Picchu
Visitante observando Machu Picchu

É caro ir a Machu Picchu?

  • O alto custo é a primeira coisa que vem à mente quando pensamos em qualquer destino importante do planeta.
  • E, como em qualquer lugar turístico, os custos dependem da qualidade dos serviços. Em Cusco e Machu Picchu, você pode encontrar serviços turísticos da mais alta qualidade e exclusividade, mas também há aqueles para orçamentos menores, basta obter informações e fazer uma cotação.
  • Dormir não será um problema, pois há desde pousadas comunitárias que custarão alguns dólares por noite até hotéis cinco estrelas com diárias de quatro dígitos.
  • Em relação à comida, a reputação da comida peruana é bem conhecida e, quer você coma em um mercado tradicional ou em um restaurante exclusivo, você vai gostar da mesma forma.
  • Para os custos de visita às principais atrações turísticas, é necessário comprar ingressos turísticos para visitá-las. Em Cusco, há uma variedade de passeios e com custos diferentes que o levarão a essas atrações, mas você também pode visitá-las por conta própria.
  • Quanto à visita à cidade inca de Machu Picchu, você pode fazer isso em uma excursão organizada ou por conta própria. Se for por conta própria, há duas opções: a primeira é ir de trem para Machu Picchu, para o qual há diferentes tipos de serviço. Viajar de trem para a cidade inca tem um preço considerável, mas se você reservar com antecedência, poderá ter acesso a promoções que reduzirão o custo.
  • A segunda e mais barata maneira de chegar a Machu Picchu é pegar a rota alternativa via Santa Maria. Essa rota exigirá mais tempo e esforço, mas é uma grande aventura.
  • Durante a baixa temporada de turismo, que coincide com a estação chuvosa (de novembro a março), os preços dos vários serviços são bastante baixos, portanto, é uma boa época para visitar Cusco e Machu Picchu, pois você pode obter bons serviços a custos reduzidos.

É perigoso ir a Machu Picchu e há constantes desastres naturais?

  • Machu Picchu está localizada no meio da selva e a estrada para Machu Picchu atravessa as regiões de planalto e selva.
  • Debido a las características de la ubicación geográfica de Machu Picchu hay ciertos periodos, en especial en la temporada de lluvias, en los cuales se pueden suceder algunas anomalías climatológicas.
  • A última vez que essas anomalias climáticas afetaram as estradas para Machu Picchu foi em 2011, mas elas foram abertas logo depois e afetaram minimamente o turismo.
  • A estação chuvosa costuma ter momentos intensos em Machu Picchu entre janeiro e fevereiro, mas isso não impedirá que você aproveite sua visita à cidade inca.
  • Se houver algum desastre, ele será devidamente informado pelas autoridades e você também poderá tomar precauções acompanhando as notícias.
  • Em resumo, os desastres naturais afetam Machu Picchu apenas ocasionalmente, portanto, é seguro visitá-la durante todo o ano.

Machu Picchu fica em Cusco e Cusco é seguro?

  • Cusco é uma cidade muito segura e as atrações que estão em todo o seu circuito turístico, sem mencionar Machu Picchu, estão todas protegidas pelo plano de segurança do Corredor Turístico Preferencial Cusco – Machu Picchu.
  • Você poderá viajar livremente por todos os locais e vilarejos ao longo do corredor, mas é sempre aconselhável, como em qualquer lugar do mundo, não se aventurar em lugares que pareçam não confiáveis.
Rota para Machu Picchu saindo de Cusco
Rota para Machu Picchu saindo de Cusco

A altitude vai me afetar muito em Machu Picchu?

  • Se você estiver vindo de um local de baixa altitude, é muito provável que a altitude o afete. Cusco está localizada a 3.399 m.a.s.l. e é muito comum que o soroche ou mal de altitude afete os visitantes.
  • Mas isso não é um grande problema, pois é um desconforto passageiro que geralmente passa com um descanso e com a ingestão de um delicioso mate de coca, que é oferecido em todos os hotéis e restaurantes da cidade. Se necessário, você também pode tomar um comprimido para combater o mal de altitude.
  • Quando for a sua vez de ir a Machu Picchu, você não terá problemas com a altitude, pois a cidade inca está em uma altitude mais baixa (2450 m.a.s.l.).
  • Somente se você sofrer de algum problema de saúde é que deve consultar seu médico de família para saber se é prudente viajar para uma área de altitude elevada ou para ajudá-lo a tomar as medidas adequadas para uma viagem segura.

Posso ir a Machu Picchu com crianças ou adultos mais velhos?

  • Machu Picchu é um lugar que todos podem desfrutar, até mesmo as crianças.
  • Embora pareça ser um local de difícil acesso, a verdade é que os diferentes meios de transporte utilizados para chegar à cidade inca o levarão da porta do seu hotel até a entrada de Machu Picchu.
  • Portanto, se você for a Machu Picchu com crianças ou se estiver acompanhado de adultos mais velhos, não terá problemas para chegar lá.
  • O passeio pela cidade inca não exigirá nenhuma complicação, pois tudo está devidamente sinalizado. Entretanto, no caso de idosos com problemas físicos, o circuito 3 oferece uma rota mais acessível e fácil.
  • Há também um posto de socorro na entrada para o caso de qualquer acidente. Até mesmo pessoas com deficiências físicas podem visitar Machu Picchu.
Explicando Machu Picchu para uma menina
Explicando Machu Picchu para uma menina

Vale a pena ir a Machu Picchu?

  • Muitos lugares fascinantes do mundo, como as Pirâmides do Egito ou o Taj Mahal, são destinos turísticos inquestionáveis e representam o grande legado da humanidade para o mundo.
  • E, dentro desse grande legado, Machu Picchu é, sem dúvida, um deles. A grande obra dos Incas é um equilíbrio perfeito entre o homem e a natureza, uma cidade única e sem igual no mundo.
  • Machu Picchu o deixará maravilhado e surpreso quando a vir pela primeira vez, e não apenas por suas magníficas construções de pedra, mas também por seu belo e impressionante ambiente natural que o fará se sentir como se estivesse em outro mundo.
  • Portanto, não hesite nem um pouco, faça as malas e agende sua visita à joia do Império Inca. Machu Picchu é um lugar que vale a pena visitar, nem que seja uma vez na vida.
Vista panorâmica de Machu Picchu
Vista panorâmica de Machu Picchu

Quais são as três maneiras de ir a Machu Picchu?

  • Há três maneiras de chegar a Machu Picchu a partir da cidade de Cusco.
  • A primeira é a rota de trem que passa pelo vilarejo de Ollantaytambo. Essa é a maneira pela qual a maioria dos visitantes chega à cidade inca. Ela permite uma viagem mais segura, mais rápida e mais confortável. A viagem de trem leva 4 horas de Cusco a Machu Picchu. Há diferentes tipos de trens, alguns são serviços de luxo que incluem shows a bordo e comida gourmet.
  • A segunda é a rota alternativa para Machu Picchu via Hidroeléctrica, também conhecida como rota amazônica. Essa opção é feita em duas seções: uma primeira viagem de minivan turística de Cusco, que leva de 5 a 6 horas. E um segundo trecho a pé da estação Hidroeléctrica até Aguas Calientes. Por fim, é preciso pegar o ônibus para chegar ao portão de Machu Picchu.
  • A terceira é a Trilha Inca de 4 dias, também conhecida como Trilha Inca Clássica. Essa caminhada segue o histórico qhapac ñan, por 39 quilômetros em 4 dias e 3 noites de acampamento. No final, você chegará a Machu Picchu de maneira semelhante à dos incas, através do Intipunku (Portão do Sol). Essa rota de trekking é considerada a melhor rota de trekking do mundo.

Machu Picchu está sempre aberta?

  • Machu Picchu está aberta todos os dias do ano, incluindo feriados não úteis, como o Natal e o Ano Novo.
  • O horário de visitação é das seis da manhã às cinco da tarde.
  • Somente a rota de trekking da Trilha Inca permanece fechada em fevereiro, devido às fortes chuvas. No entanto, Machu Picchu fica aberta durante esse mês.
  • Os únicos casos excepcionais em que Machu Picchu fecha suas portas são em caso de desastres naturais ou protestos com bloqueios de estradas. Nesses casos, as autoridades peruanas podem decidir fechar os portões do sítio arqueológico para proteger a integridade física do visitante.
  • Não são permitidas visitas noturnas a Machu Picchu. Cada rota de trekking dentro do sítio arqueológico tem horários rigorosos que devem ser cumpridos.
  • Finalmente, o limite de tempo para visitar Machu Picchu varia de 2 a 6 horas, dependendo do tipo de ingresso que você escolheu. Nenhum visitante pode ficar o dia inteiro em Machu Picchu.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Machu Picchu

Sebastian C.Por: Sebastian C.

“Simplesmente mágico“

“Tudo o que dizem sobre Machu Picchu é verdade, é um lugar mágico e fantástico, você pode sentir uma energia positiva no ar, realmente ver essa cidade do topo da montanha de Machu Picchu foi algo realmente incrível, pudemos ver uma vista de tirar o fôlego que eu nunca esquecerei.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, novembro 28, 2024