O que ver em Machu Picchu?
Existem milhões de fotos de Machu Picchu na internet. Há também centenas de passeios virtuais na cidade inca. Mas se você quiser ficar animado com um dos lugares mais espetaculares do planeta, você tem que visitar pessoalmente Machu Picchu as mais de 150 estruturas líticas que estão lá.
- Praça Sagrada
- Templo principal
- Tumba real
- O Intihuatana
- Templo do Sol
- Templo dos 3 janelas
- Templo do Condor
- Montanha Huayna Picchu
- Templo da lua
- Montanha Machu Picchu
- A rocha sagrada
- A Residência Real
- O Inti Punku
- A porta secreta
- Galeria de fotos
Existem milhões de fotos de Machu Picchu na internet. Há também centenas de visitas virtuais à cidade inca. No entanto, de acordo com os turistas que o visitaram, as mais de 150 construções de Machu Picchu devem ser apreciadas pessoalmente.
Machu Picchu
Praça Sagrada
- Esta praça é cercada por algumas das estruturas mais impressionantes de Machu Picchu : o Templo das 3 Janelas, o Templo Principal e a Casa do Sacerdote.
- É possível que esta praça tenha sido o principal local de culto da cidade.
- Há alguns anos, havia uma rocha enorme como um monólito (bem no meio da praça). No entanto, ele foi aposentado duas vezes para usar a praça sagrada como um heliponto.
- Em uma dessas ocasiões, a rocha foi acidentalmente destruída e enterrada perto da praça. Hoje não é permitido pouso ou sobrevoo em Machu Picchu.
Templo principal
- É um dos 3 edifícios que estão localizados ao redor da Praça Sagrada e um dos recintos mais espirituais da Cidade Inca.
- Este seria o templo mais importante de Machu Picchu e que as cerimônias e rituais mais importantes da cidade eram mantidos lá dentro.
- O grande número de cavidades na forma de nichos nas paredes sugere que este lugar poderia ter sido destinado a enterros.
- Na frente deste templo, você pode ver uma pequena pedra esculpida que aparentemente representa o Cruzeiro do Sul.
- A arquitetura complexa do templo apresenta um excelente trabalho de paredes construídas com blocos perfeitamente alinhados, mas com uma aparência inacabada.
- A passagem do tempo, o abandono, o clima e os múltiplos terremotos que a área sofreu fizeram com que a parede central do Templo da Lua sofresse danos sérios.
Tumba real
- Embora essa estrutura não esteja exatamente na Praça Sagrada, é de grande importância porque está localizada abaixo dela.
- O mausoléu real fica logo abaixo do Templo do Sol, esculpido na rocha da montanha.
- As estruturas presentes no interior do mausoléu indicam que seria um lugar para vigiar os mortos, pertencentes à elite da cidade.
- O excelente trabalho interior e as sublimes gravuras de figuras em todas as paredes fizeram desta construção o nome da Tumba Real de Machu Picchu.
- As gravuras se estendem para o exterior, onde representam símbolos incas sagrados, como a “Pachamama” (terra).
- A civilização Inca baseou seu trabalho arquitetônico no simbolismo espiritual, construindo belos edifícios atribuídos a seus deuses: o sol, a lua, as estrelas, a natureza, as montanhas, etc.
Esplêndido Machu Picchu
O Intihuatana
- No topo de um tipo de pirâmide, cercado por outros recintos incas, você encontrará o Intihuatana.
- O nome desta construção significa “onde o sol está amarrado”.
- É uma enorme pedra esculpida de tal forma que pode marcar exatamente os solstícios e equinócios do sol.
- Acredita-se que o Intihuatana irradia energia para os turistas que se aproximam de suas mãos.
- Há muitas pessoas que querem chegar a Intihuatana que, há alguns anos, o governo do Peru ordenou que as pessoas não pudessem tocar nessa construção.
- Hoje em dia você ainda pode sentir sua energia apenas colocando as mãos a alguns centímetros de distância.
Machu Picchu é uma cidade Inca do século XV cuja construção é atribuída ao Inca Pachacutec. Foi habitada por cerca de 100 anos até ser abandonada por vários séculos. Em 1911, o explorador americano Hiram Bingham anunciou sua existência para o mundo.
Templo do Sol
- De todos os edifícios residenciais em Machu Picchu, o Templo do Sol é o maior e o que tem a melhor localização.
- Ele é acessado através de uma porta de estrutura dupla, que tinha um sistema de segurança.
- O Templo do Sol é uma das poucas estruturas em que os Incas usavam paredes circulares.
- É construído com blocos finos de pedra em uma rocha enorme. Sob ele é o famoso Royal Tomb.
- Um dos quartos do Templo do Sol tem vista para um pequeno recinto com um pequeno ralo. Há também uma espécie de curral para camelídeos e um terraço privativo com vista para a cidade.
Templo dos 3 Janelas
- O Templo das 3 Janelas está localizado no canto sudoeste da praça principal de Machu Picchu.
- É uma sala de 10 metros de comprimento e 4 metros de largura. Em uma de suas paredes tem 3 janelas trapezoidais.
- A importância deste belo recinto reside no significado representado pelo número ‘3’ para a visão de mundo Inca.
- A trilogia Inca é representada por: o condor, o puma e a cobra. Segundo os incas, esses três animais representam o mundo celeste, o mundo terreno e o mundo dos mortos.
Templo do Condor
- Todo o Templo do Condor é composto de edifícios de formato irregular que foram adaptados de tal forma que moldam o corpo de um condor.
- Está localizado no chamado “Setor Sagrado” de Machu Picchu. Perto do Templo do Sol e do Túmulo Real.
- A cabeça do condor é esculpida no chão, enquanto o corpo e as asas são representados pela escultura dentro da estrutura.
- Para apreciar o condor, o turista deve ser colocado em frente ao pico do condor e dar alguns passos para trás.
- Ao sul do Templo do Condor você pode ver alojamentos de elite com sua própria fonte privada.
Montanha Huayna Picchu
- A montanha Huayna Picchu é um dos lugares mais impressionantes de Machu Picchu. A ascensão ao seu topo é uma das mais curtas caminhadas do mundo.
- Subir nesta montanha é uma aventura cheia de adrenalina porque suas trilhas são construídas ao lado de falésias.
- Em seu topo você pode ver a cidade inca de cima, como muito poucos turistas podem ver isto.
- Em Huayna Picchu, os turistas também podem visitar o Templo da Lua, uma das estruturas incas mais misteriosas de Machu Picchu.
- A entrada para o Waynapicchu é uma das mais desejadas pelos visitantes. Este bilhete deve ser reservado 6 meses antes.
A cidade inca é construída entre 2 montanhas: o Huayna Picchu e o Machu Picchu. Está dividido em dois setores: o Hanan (alto) e o Urin (baixo). Suas construções incluem: complexos urbanos, templos, oficinas, armazéns, plataformas, escadas e outras estruturas.
Templo da lua
- O Templo da Lua é construído dentro de uma caverna natural e é uma das estruturas mais impressionantes de Machu Picchu.
- As cavernas eram de grande importância para os Incas, uma vez que, de acordo com suas crenças, eles poderiam comunicá-las com os mortos.
- No entanto, quase 120 anos após sua descoberta, ainda não se sabe ao certo qual era a função do Templo da Lua.
- O Templo da Lua também é conhecido como a Grande Caverna. É composto por 2 cavernas naturais e outras estruturas líticas esculpidas à mão.
- Devido à presença de uma rocha em forma de altar, acredita-se que o Templo da Lua serviu como um local de sacrifícios e rituais.
Montanha Machu Picchu
- A montanha Machu Picchu é a imponente montanha onde está localizada a cidade inca de Machu Picchu.
- Chegar ao topo desta montanha representa uma das melhores aventuras de Machu Picchu.
- Do alto você pode ver a cidade inca do mais alto possível. O topo desta montanha é de 3.082 metros do mar (quase 600 metros acima de Machu Picchu).
- Embora não haja templo ou recinto inca nas trilhas da montanha de Machu Picchu; os incas tinham um profundo respeito ao considerá-lo como um de seus principais ‘Apus’ (deuses da montanha).
- Esta experiência é recomendada para pessoas de qualquer idade, famílias com crianças, idosos e pessoas que não puderam reservar uma passagem para Huayna Picchu.
A rocha sagrada
- A Rocha Sagrada é o nome dado a uma enorme rocha colocada em um pequeno pedestal de pedra.
- É um enorme monólito polido de 3 metros de altura por 7 metros de largura.
- Segundo os pesquisadores, essa rocha tem a forma de um felino agachado. Outras hipóteses sugerem que é um modelo esculpido com a forma das montanhas que podem ser vistas por trás dele.
- A Rocha Sagrada está localizada no norte da cidade inca. Na frente é a porta de acesso à famosa montanha Huayna Picchu.
- Devido às suas características e as estruturas retangulares em seus lados (huayranas) que a Rocha Sagrada era um local de ritual.
- Essa rocha também tem muita energia concentrada. No entanto, como o Intihuatana, os turistas são proibidos de tocá-lo.
A Residência Real
- O Royal Residence é o maior recinto em Machu Picchu. Suas paredes são uma amostra das obras de pedra mais detalhadas da cidade inca.
- Está localizado no setor religioso (bem em frente ao Templo do Sol). Devido à qualidade de suas paredes, também é chamado de ‘Palacio del Inca’.
- Dentro da Residência Real existem 10 nichos que devem ter contido objetos decorativos.
- Algumas hipóteses sugerem que este lugar serviu como o quarto do Inca Pachacutec, o construtor de Machu Picchu.
- Há também uma pequena escadaria que leva você a um ambiente de 2 andares localizado na parte de trás da Royal Residence.
- Os ambientes desta estrutura são caracterizados por ter lintéis nas portas com anéis de pedra em suas paredes.
Machu Picchu foi declarado um santuário histórico do Peru em 1981. Em 1983, foi declarado Patrimônio da Humanidade. Em 2007, uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Está rodeado por uma floresta tropical num ambiente de extraordinária beleza.
O Inti Punku
- Esta construção foi a entrada principal de Machu Picchu na época dos incas.
- Inti Punku é uma palavra em quíchua (a língua dos Incas) que significa “A porta do sol”. Durante o solstício de verão, os raios do sol aparecem por esta porta.
- Esta construção é composta de paredes e janelas de pedra. Os turistas que fazem a Trilha Inca terão a primeira vista de Machu Picchu através desta construção.
- Do Inti Punku você pode ver Machu Picchu, o rio Urubamba, a montanha Huayna Picchu e seus arredores.
- A rota de caminhada que leva a Inti Punku da cidade inca de Machu Picchu é uma das alternativas de aventura preferidas pelos turistas. Demora cerca de 3 horas para entrar e sair.
A porta secreta
- Machu Picchu ainda não revelou todos os seus segredos. O engenheiro francês David Crespy descobriu uma porta secreta sob o cercado de três portas.
- Após as investigações de luz infravermelha e ressalto de ultra-som, foi lançado que a Porta Secreta leva a um recinto cheio de ouro, prata e múmias.
- Algumas hipóteses sugerem que esse lugar secreto seria o túmulo do governante inca Pachacutec.
Galeria de fotos
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Maravilha do mundo“
“Se você viajar para o Peru, é impossível parar de visitar Machu Picchu. Os ingressos devem ser comprados com antecedência se você deseja viajar para este destino, pois os ingressos esgotam rapidamente; seu hotel e bilhetes de trem também devem ser reservados com antecedência, e isso não é nenhum destino, é Machu Picchu.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024