Planejando Cusco, o Vale Sagrado e Machu Picchu
Há muitas pessoas que fazem viagens curtas a Machu Picchu, às vezes por apenas um dia, mas se você tiver um pouco mais de tempo disponível, mostraremos como planejar essa viagem dos sonhos a Cusco, ao Vale Sagrado e a Machu Picchu. Acreditamos que essa é a maneira ideal, mas pode variar se você vier de lugares muito baixos, pois precisará de uma aclimatação prévia, que pode ser feita no Vale Sagrado dos Incas, para depois ir a Machu Picchu e terminar seu passeio na cidade de Cusco. Todas as pessoas que viajam para Machu Picchu passam pela cidade de Cusco, mas há muitos, muitos motivos para não deixar de visitar o Vale Sagrado em sua viagem a Machu Picchu.
- Quantos dias são necessários para visitar Cusco, o Vale Sagrado e Machu Picchu?
- Planejando sua viagem para Cusco, o Vale Sagrado e Machu Picchu
- Antes de chegar a Cusco
- Uma vez em Cusco
- Alterações no itinerário
Machu Picchu
Quantos dias são necessários para visitar Cusco, o Vale Sagrado e Machu Picchu?
A melhor maneira de visitar lugares como Machu Picchu e o Vale Sagrado dos Incas é com paciência, porque a melhor coisa que os Incas fizeram em suas cidades e, de maneira mais sutil, nas construções feitas nas novas cidades fundadas pelos espanhóis, são os detalhes.
Planejando sua viagem para Cusco, o Vale Sagrado e Machu Picchu
Se você planejar bem essa viagem, é provável que seja a viagem de sua vida, caso contrário, poderá se decepcionar. Se desejar, podemos cuidar do planejamento de sua viagem a Cusco, ao Vale Sagrado e a Machu Picchu para você, basta entrar em contato conosco pelo e-mail info@boletomachupicchu.com, pelo bate-papo on-line ou como desejar.
Antes de chegar a Cusco
Reservar ingressos para Machu Picchu
Para começar, se você planeja fazer essa viagem por conta própria e não em uma excursão organizada, saiba que qualquer viagem a Cusco e Machu Picchu começa com a compra de ingressos para Machu Picchu, especialmente se o que você quer é a montanha Huayna Picchu, pois os ingressos Machu Picchu + Huayna Picchu devem ser reservados com pelo menos 4 meses de antecedência e, mesmo assim, você terá que se contentar com os ingressos disponíveis para os dias restantes; se você quiser escolher o grupo e o dia em que deseja entrar na montanha Huayna Picchu, recomendamos que você reserve esses ingressos com 6 meses de antecedência.
Reserve passagens de trem, hotéis e guias
Depois de reservar as passagens para Machu Picchu, a próxima coisa a fazer é reservar as passagens de trem e, em seguida, preocupar-se com a passagem aérea, hotéis e guias. Se você vier na alta temporada (maio a agosto), tudo isso terá que ser reservado com alguns meses de antecedência, caso contrário, provavelmente terá que gastar um pouco mais de dinheiro, pois as reservas de última hora na alta temporada são muito caras.
Uma vez em Cusco
Dia 1: Cidade de Cusco e arredores
No seu primeiro dia em Cusco, vá com calma, especialmente se você vier de cidades próximas ao nível do mar. Você pode fazer um city tour pela cidade de Cusco a partir do meio-dia. Recomendamos que descanse na manhã seguinte à sua chegada, embora saibamos que você deixará suas coisas no hotel e sairá o mais rápido possível para conhecer a cidade. Beba bastante chá de coca, isso evitará o “mal da altitude”. Você pode comprar o bilhete turístico na Plaza de Armas em Cusco, o que será útil não apenas para visitar lugares como Sacsayhuaman e outros sítios arqueológicos ao redor da cidade, mas também para visitar as igrejas de Cusco e os sítios arqueológicos nos vilarejos do Vale Sagrado dos Incas; além disso, não podemos comprar o bilhete turístico para você de qualquer maneira.
Para fazer esse passeio, você pode contratar um táxi, o que pode custar entre 100 e 120 soles (US$ 30 e 40). Ele o levará a todos os lugares da cidade, mas se você não gostar da ideia de viajar sozinho, pode participar de um passeio organizado. O bilhete turístico de Cusco inclui os melhores lugares da cidade. A edral de CuscoCat é provavelmente o primeiro lugar que você visitará em seu passeio pela antiga capital do império inca, depois você pode caminhar até o Coricancha. Em seguida, vá para os centros arqueológicos nos arredores da cidade, começando por Sacsayhuaman, depois Qenqo, Puca Pucara e Tambomachay. A maioria dos city tours organizados termina na Plaza de Armas, em Cusco, antes das 19 horas.
Embora seja possível, é muito difícil fazer alterações na reserva do ingresso para Machu Picchu; além disso, qualquer alteração está sujeita a multa e lembre-se de que não é possível reembolsar ou alterar ingressos para estudantes comprados com o cartão ISIC. É por isso que não pode haver erros nas datas que você escolher para comprar seu ingresso para Machu Picchu.
Recomendações
Durante o passeio pela cidade de Cusco e arredores, você poderá apreciar o trabalho dos artesãos cusquenhos, mas uma coisa que você não pode deixar de fazer é experimentar a comida peruana, pois, se você não sabe, o Peru é um dos melhores destinos gastronômicos do mundo. Depois desse dia fabuloso, você poderá aproveitar as incríveis noites cusquenhas. Ao redor da Plaza de Armas, você encontrará muitas boates e bares com pessoas de todo o mundo que, como você, estão procurando diversão no umbigo do mundo.
O que você precisará
- Hotel em Cusco (é preferível reservar com antecedência).
- Ingresso turístico para entrar na Catedral, Qoricancha, Sacsayhuaman, Qenqo, Puca Pucara e Tambomachay.
- Traslados de ônibus, táxi particular ou ônibus turístico em uma excursão organizada.
- Guiado em grupo, com guia profissional inglês-espanhol.
- Refeições.
Os Paqcha de Pumaqchupan
Dia 2: Excursão de dia inteiro ao Vale Sagrado dos Incas, Pisac, Ollantaytambo e Chincheros
A melhor maneira de visitar o Vale Sagrado é juntar-se a um grupo organizado, assim você evita ter que lidar com o transporte por conta própria, mas se quiser fazer isso por conta própria, os ônibus e minivans para o Vale Sagrado dos Incas saem da Rua Puputi em Cusco, não se esqueça de tomar um bom café da manhã. Se o seu hotel não incluir café da manhã, talvez seja melhor visitar o Mercado San Pedro, onde é possível comer bem e barato. Na maioria dos casos, os passeios pelo Vale Sagrado dos Incas começam a 45 minutos da cidade de Cusco, no belo vilarejo de Pisac.
As ruínas incas de Pisac lhe darão uma ideia da arquitetura avançada alcançada pelos incas, é uma espécie de fazenda real que aparentemente pertenceu ao Inca Pachacutec; aqui você pode ver terraços, residências, locais cerimoniais, canais e aquedutos. Para visitar as ruínas de Pisac, você precisará saber como comprar o bilhete turístico de Cusco. Outra coisa que você não pode perder em Pisac é seu mercado de artesanato, com produtos únicos e autênticos.
Urubamba é o centro comercial do Vale Sagrado dos Incas e, caso você não saiba, o melhor milho branco do mundo é produzido nessa cidade; além disso, a estação chuvosa traz consigo deliciosas frutas da estação que não podem ser provadas em nenhum outro lugar do mundo, como o capuli, os morangos e o pacay.
Depois de um delicioso almoço em Urubamba, pegue um ônibus para a cidade de Ollantaytambo, as ruínas incas de Ollantaytambo são uma das melhores ruínas pré-incas para a cidade inca de Machu Picchu. Era um centro agrícola militar e religioso que servia como porta de entrada para a Trilha Inca que levava à sagrada cidade inca de Machu Picchu, onde é possível ver residências, templos, terraços, torres e outras construções incas incríveis.
A viagem de volta nos leva pela cidade de Chinchero, conhecida como a cidade do arco-íris; é uma cidade colonial que abriga a igreja de Nuestra Señora de Monserrat, que começou a ser construída em 1607, no que antes era o Palácio de Tupac Yupanqui.
Recomendações
- Traga calçados antiderrapantes para caminhadas, pois em Pisac você subirá muitos degraus de pedra e os caminhos de pedra podem ser escorregadios, especialmente na estação chuvosa.
- Traga sua câmera, chapéu, protetor solar, repelente de mosquitos, um poncho de água (para o caso de precisar) e uma garrafa de água.
- Experimente as empanadas em Pisac e leve para casa algumas lembranças exclusivas do mercado de Pisac.
- Em Urubamba, você pode saborear a melhor comida do vale.
O que você precisará
- Hotel em Cusco ou Ollantaytambo.
- Bilhete turístico para entrar em Pisac, Ollantaytambo e Chinchero.
- Traslados de ônibus, táxi particular ou ônibus turístico em uma excursão organizada.
- Um guia profissional em inglês e espanhol.
- Refeições.
Vila de Chinchero no Vale Sagrado
Dia 3: Aguas Calientes, Machu Picchu e Cusco
Esse dia deve começar bem cedo, às 5h00 é um bom horário para iniciar o traslado de Cusco para a estação de trem em Ollantaytambo. Lembre-se de reservar as passagens de trem com antecedência, às 7h20, que o levará pelo Vale Sagrado até a cidade de Aguas Calientes, no sopé da montanha Machu Picchu e onde está localizada a cidade inca de Machu Picchu. A menos que deseje caminhar até Machu Picchu, você terá que comprar passagens de ônibus para Machu Picchu, que são vendidas ao lado da estação de trem, logo antes da Ponte das Ruínas, e logo em frente está o ponto de ônibus onde você terá que embarcar nos ônibus para a entrada de Machu Picchu.
Em Aguas Calientes, você pegará o ônibus que o levará até o portão de entrada do Parque Nacional de Machu Picchu, no topo da montanha. Na entrada de Machu Picchu, será solicitado que você mostre seu “passaporte válido e seu ingresso para Machu Picchu”; se você não tiver nenhum dos dois, não poderá entrar em Machu Picchu. No portão de entrada, você pode participar de uma visita guiada a Machu Picchu ou contratar um guia particular só para você e seu grupo.
O que você viu antes, em Pisac e Ollantaytambo, é impressionante, mas Machu Picchu tem algumas das construções mais incríveis do planeta: templos, residências, monólitos e outras construções incríveis. Mas isso não é tudo, o cenário natural da montanha onde Machu Picchu está localizada é um ambiente surreal, belo e incomparável, localizado entre a selva amazônica e a Cordilheira dos Andes, a 2.400m. Uma visita guiada dura entre 2 e 2,5 horas, após as quais você terá bastante tempo livre para explorar a cidade por conta própria. Encontre um bom lugar, abra os braços e recarregue suas baterias. Depois disso, você poderá embarcar no trem de volta a Ollantaytambo e, em seguida, em um ônibus de volta a Cusco.
Recomendações
- Chegue à estação de trem com pelo menos meia hora de antecedência.
- A maioria das trilhas em Machu Picchu é feita de pedra, portanto, use calçados antiderrapantes.
- Sugerimos levar tudo o que for necessário em uma mochila pequena, sua câmera, um chapéu, protetor solar, repelente de insetos, capa de chuva (não importa a estação do ano) e uma garrafa de água.
- Em Aguas Calientes, você não pode perder a oportunidade de visitar os banhos termais, um local de relaxamento onde você encontrará pessoas de todo o mundo.
O que você precisará
- Hotel em Cusco, de preferência reservado com antecedência.
- Traslados de ônibus, táxi particular ou ônibus turístico em uma excursão organizada de Cusco para a estação de Ollantaytambo.
- Ingressos para Machu Picchu (reservados com antecedência), verificar disponibilidade.
- Passagens de trem de ida e volta (reservadas com antecedência).
- Passagens de ônibus para Machu Picchu.
- Guia profissional bilíngue.
- Refeições.
Rua Aguas Calientes
Dia 4: De volta para casa
Você pode tomar o café da manhã no hotel, no aeroporto ou onde quiser. Em Cusco, há centenas de restaurantes, mas certifique-se de estar no aeroporto uma hora antes.
Alterações no itinerário
Algumas pessoas optam por caminhar pelo Vale Sagrado dos Incas, depois por Machu Picchu e, por fim, por Cusco, o que é recomendado para quem deseja fazer um estágio de aclimatação no Vale Sagrado dos Incas, que fica a cerca de 2.600 m.a.s.l., antes da viagem a Machu Picchu e da visita a Cusco.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Machu Picchu é imperdível“
“O Vale Sagrado é lindo, o clima é ótimo, as pessoas são ótimas, a comida é ótima, mas Machu Picchu é mais do que ótima, é incrível, única, indescritível, mágica, simplesmente imperdível.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024