Piquillacta, uma cidade pré-incaica no Vale Sul de Cusco
Piquillacta é um dos locais pré-incas mais famosos e mais bem preservados das cidades antigas que existiam no Peru. Piquillacta foi desenvolvida entre 600 e 1000 d.C. Os autores de suas paredes e ruas de adobe de até três andares foram os Wari, vindos dos Andes centrais (Ayacucho). A cultura Wari se expandiu para o sul, estabelecendo-se nas regiões altas dos Andes, como Cusco e Sicuani. De lá, expandiram-se para os vales ocidentais da costa sul em Arequipa.
- Onde está localizado o Piquillacta?
- O que significa Piquillacta?
- Piquillacta, a cidade construída pelo povo Wari
- O que ver em Piquillacta?
- Como visitar o Piquillacta?
- Fotos do Piquillacta
- Saiba mais sobre o Piquillacta
- Perguntas e respostas sobre o Piquillacta
Vestígios arqueológicos de Piquillacta
Onde está localizado o Piquillacta?
- A zona arqueológica de Pikillaqta está localizada perto da aldeia de Huacarpay, distrito de Lucre, província de Quispicanchis, no departamento de Cusco.
- Situa-se a 30 quilômetros a sudeste da cidade de Cusco (cerca de 3.350 metros acima do nível do mar).
- O sítio arqueológico cobre uma área de aproximadamente 50 hectares.
O que significa Piquillacta?
- Piquillacta é uma palavra quíchua em que “piki” significa “pulga” e “llaqta” significa “aldeia”.
- Portanto, Piquillacta poderia ser traduzida como “a cidade das pulgas”. Entretanto, “piki” também se refere a algo muito pequeno, minúsculo. Portanto, também poderia significar “pequeno vilarejo”.
- Sabe-se que o nome Piquillacta foi atribuído a ela após a chegada dos espanhóis. E, embora seu nome no período inca seja desconhecido, é possível que fosse Muyuna (em circuito) ou Muyna (de mau humor).
- Atualmente, esse lugar é conhecido como Huacarpay e faz parte do complexo de Pikillaqta, no Vale Sul de Cusco.
Piquillacta, a cidade construída pelo povo Wari
- Piquillacta é uma cidade pré-inca ocupada pelos Wari, uma cultura andina que se desenvolveu no centro e no sul dos Andes, bem como em parte da selva peruana, entre 100 e 1200 d.C.
- A cidade Wari mais importante estava localizada a 20 quilômetros a nordeste da cidade de Ayacucho. Entretanto, suas construções estão espalhadas pela costa e pelas terras altas do Peru.
- Para alguns historiadores, os Wari eram um império, assim como os Incas que ocuparam seus territórios algum tempo depois.
- Suas cidades foram construídas de acordo com padrões de planejamento urbano estabelecidos. Esse padrão arquitetônico foi usado por outras culturas andinas, como os incas, que aperfeiçoaram seu estilo.
Piquillacta
O que ver em Piquillacta?
Em Piquillacta, é possível ver construções de adobe que chegam a ter dois andares. Ela também se destaca por suas ruas longas e estreitas que percorrem seus bairros e praças. Essas são as construções Wari mais famosas de Piquillacta:
- Qaranqayniyuj – Qaranqayniyuj foi o maior assentamento depois de Pikillaqta. Alguns de seus edifícios têm a forma de semicírculos, construídos em um formato irregular. Parte delas está localizada em uma cavidade natural. A outra fica em um platô maior que o anterior.
- Choqepucjio – Choquepucjio é uma das construções mais impressionantes do complexo arqueológico de Piquillacta. Elas estão localizadas no lado esquerdo do rio Huatanay. Esses edifícios têm características semelhantes: construções de 2 ou 3 andares, sendo que os primeiros andares são feitos de pedra e barro. Os andares superiores são feitos apenas de adobe e barro.
- Urpicancha – Seu nome poderia ser traduzido como “casa dos pássaros”. É uma das estruturas mais importantes de Piquillacta e Cusco. Possui plataformas de qualidade extraordinária, montadas de forma excelente, sem nenhum tipo de amálgama. Está localizada em um pequeno platô com uma enorme montanha atrás, a leste da lagoa Huacarpay, em Cusco.
- Kunturqaqa – Kunturqaqa é simplesmente um grande promontório rochoso que se projeta do Huatanay, a oeste da cidade de Cusco. Seu nome pode ser traduzido como “Rocha dos Condores” e entende-se que foi assim chamado porque a rocha tem o formato da cabeça de um condor. Entretanto, o verdadeiro significado do lugar ainda não é conhecido.
- Plataformas de Amarupata – Amarupata significa “lugar de cobras” e talvez isso se deva ao fato de que havia muitas cobras aqui. Essas plataformas estão localizadas a sudeste da cidade de Lucre. Seus antigos canais de água são magníficos e ainda são usados pela população local.
- Rumicolca – O Rumiqolca foi um portal monumental construído pelos incas a poucos passos do sítio arqueológico de Piquillacta. Ele tem uma forma piramidal de pedra esculpida em um formato retangular. Possui canais de água e escadas. Na época dos incas, servia como porta de entrada para Piquillacta. Também comunicava a rede de estradas incas, a qhapac ñan.
Como visitar o Piquillacta?
Você pode visitar Piquillacta com uma excursão ou por conta própria:
- Viagem com tour – O tour ‘Vale Sul de Cusco‘ inclui a visita às atrações turísticas no sul de Cusco: o sítio arqueológico de Tipon, o sítio arqueológico de Piquillacta e a igreja de San Pedro de Andahuaylillas. O serviço tem duração de 5 horas (meio dia). Inclui taxas de entrada, transporte completo e serviço de guia turístico profissional. Os passeios estão disponíveis em qualquer agência de turismo de Cusco. Os preços variam de acordo com cada operadora de turismo.
- Viaje por conta própria – O Bilhete Turístico de Cusco oferece um circuito que inclui entradas para: Piquillacta, Tipon, o museu de arte contemporânea, o museu histórico regional, o museu de arte popular, o museu do sítio Coricancha, o centro Qosqo de arte nativa e o monumento ao Inca Pachacutec. Esse ingresso custa 70 soles para estrangeiros e 40 soles para peruanos. Ele pode ser comprado no portão Piquillacta ou na Avenida El Sol, 103 (a poucos passos da Plaza de Armas em Cusco).
Saiba mais sobre o Piquillacta
- A Rumicolca é uma construção localizada fora do sítio arqueológico de Piquillacta. Não há ingresso para visitar essa construção, ela é gratuita para todos os visitantes. Ela está localizada no lado direito da estrada, em frente a Piquillacta. É um dos edifícios mais bonitos da região.
- Piquillacta fica perto de outras atrações turísticas populares, como o sítio arqueológico de Tipon (a apenas 20 quilômetros de distância) e a igreja de Andahuaylillas (a apenas 10 quilômetros de distância).
- A poucos passos de Piquillacta está a famosa lagoa Huacarpay, habitat de pássaros selvagens. Esse lugar também oferece uma das mais belas paisagens de Cusco.
Perguntas e respostas sobre o Piquillacta
1) Qual é a melhor época para visitar Piquillacta?
Os meses da estação seca (abril a outubro) são considerados os melhores meses para visitar Piquillacta, pois as chuvas são escassas. Isso facilita as excursões ao ar livre em Cusco.
2) Como chegar a Piquillacta de transporte público saindo de Cusco?
Os ônibus da rota “Cusco – Sicuani” podem levá-lo até o portão de Piquillacta. O serviço é feito na avenida Huayruropata. A viagem leva cerca de 1 hora e custa aproximadamente 1 dólar por turista.
3) Como é o clima em Piquillacta?
Piquillacta tem um clima temperado. A temperatura pode variar de uma máxima de 23ºC a uma mínima de 2ºC. Durante a tarde, quando os turistas chegam, a temperatura média é de 14ºC.
4) Qual era a função de Piquillacta?
Piquillacta era uma cidadela de grande importância no período Wari que abrigava cerca de 10.000 pessoas. No período inca, ela servia como ponto de controle para as pessoas que viajavam pelas estradas reais, o qhapac ñan.
5) Quem construiu Piquillacta?
As evidências de carbono-14 sugerem que Piquillacta foi construída no período expansionista do império Wari, por volta do século VII.
6) Quanto custa a entrada para o Piquillacta?
A entrada para Piquillacta está incluída no Bilhete Turístico de Cusco, que custa 70 soles para turistas estrangeiros e 40 soles para peruanos.
7) Quanto custa uma excursão a Piquillacta?
O preço da excursão ao Vale Sul de Cusco varia de acordo com a agência de turismo que você escolher. A taxa pode variar de 15 a 60 dólares. Inclui a visita a Piquillacta, Tipon e a igreja de Andahuaylillas.
8) O que levar em minha visita a Piquillacta?
Para sua visita a Piquillacta, não se esqueça de levar: roupas esportivas confortáveis, poncho em caso de chuva, protetor solar, chapéu, dinheiro, câmera fotográfica, lanches e bebidas reidratantes.
9) Qual é o horário de funcionamento do Piquillacta?
O horário de funcionamento do Piquillacta é de segunda a domingo, das 7h às 18h30min.
10) O que mais ver na viagem a Piquillacta?
Durante a viagem a Piquillacta, você pode visitar o sítio arqueológico de Tipon e a igreja de San Pedro de Andahuaylillas. Você também pode visitar a Lagoa Huacarpay, um lugar com belas paisagens.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024