Sítio arqueológico de Phuyupatamarca em Machu Picchu
Phuyupatamarca é um sítio arqueológico Inca cujo nome, traduzido do Quechua, significa ‘cidade acima das nuvens’ Está localizado nas montanhas do Vale do Urubamba, no rio Vilcanota. Caracteriza-se pelos seus socalcos agrícolas, degraus de pedra, cercaduras de pedra e belas fontes de água. De lá até Machu Picchu são 11 quilômetros a pé. Para visitá-la é necessário realizar o tour Trilha Inca de 4 dias com uma agência de turismo.
- O que é Phuyupatamarca?
- Localização
- A cidadela inca acima das nuvens
- História de Phuyupatamarca
- Phuyupatamarca na rota para a Trilha Inca
- Mais informações sobre Phuyupatamarca
- Perguntas e respostas
Phuyupatamarca, a cidade acima das nuvens
A Trilha Inca de 4 dias para Machu Picchu é a única maneira de visitar Phuyupatamarca. Esta rota de caminhada percorre 39 quilômetros do qhapac kwan (rede de estradas incas). A caminhada inclui 3 noites de acampamento com tudo incluído (comida, guia, ingressos, equipamento de carregadores, etc.). Durante a aventura, você visitará outros locais incas como Llactapata, Runkurakay, Sayacmarca e Wiñayhuayna.
O que é Phuyupatamarca?
- Phuyupatamarca é um sítio arqueológico inca famoso por fazer parte da rota da Trilha Inca de 4 dias para Machu Picchu.
- Era uma pequena cidadela inca que servia como centro urbano e local religioso onde também se cultivavam produtos agrícolas como o milho. Para isso, foram construídas dezenas de socalcos agrícolas.
- Phuyupatamarca se comunicava com Machu Picchu através da rede de estradas incas, a ‘estrada rica’. Desta forma, ambas as cidadelas eram autossustentáveis graças à produção agrícola.
- Seu nome significa ‘Lugar nas Nuvens’. A razão? Ele está localizado em uma alta montanha onde as névoas se elevam.
- Por ser protegido pelo Estado peruano, o sítio arqueológico de Phuyupatamarca está em mau estado de conservação.
Localização
- O sítio arqueológico inca de Phuyupatamarca está localizado no Santuário Histórico de Machu Picchu.
- Faz parte da rede de trilhas incas, o qhapac ñan. Está localizado a uma altitude de 3.580 metros acima do nível do mar.
- Politicamente está localizado no distrito de Aguas Calientes, província de Urubamba e departamento de Cusco no Peru.
- De Phuyupatamarca a Machu Picchu são 13 quilômetros a pé.
A cidadela inca acima das nuvens
- Phuyupatamarca está localizada em uma alta montanha nublada. Os Incas decidiram construir ali por causa das vistas privilegiadas de todo o vale do Urubamba.
- Phuyupatamarca é composta por recintos de pedra para habitação, um templo na parte superior que serviria para adorar o sol, três pequenas praças para eventos sociais, duas entradas principais para o recinto e uma rede de canais de água.
- Phuyupatamarca é composta por quinze edifícios. Destacam-se também os seus canais de água com fontes cerimoniais. Também houve cerimônias de purificação da alma.
- Também destaca seu belo mirante com vista para todo o vale do Urubamba. É lá que os turistas preferem tirar as melhores fotos do lugar.
Cenário ao redor de Phuyupatamarca
História de Phuyupatamarca
- Phuyupatamarca foi construída por ordem do imperador Pachacutec em meados do século XV.
- Naquela época, os incas construíram outras importantes obras arquitetônicas, como a rede de estradas de qhapac ngwana e a cidadela inca de Machu Picchu.
- Para a construção de Phuyupatamarca, centenas de homens e mulheres de outras geografias se reuniram sob o sistema ‘mitimaes’.
- Como as outras cidadelas incas na parte da selva de Cusco, Phuyupatamarca foi abandonada durante as Guerras de Vilcabamba (de 1536 a 1572).
- Então Phuyupatamarca e parte de seus edifícios foram cobertos por uma densa vegetação.
- No início do século 20, começaram as obras para valorizar Phuyupatamarca e as construções incas próximas.
- Hoje está em boas condições.
Phuyupatamarca na rota para a Trilha Inca
- Phuyupatamarca está localizada na rota de 4 dias conhecida como Trilha Inca para Machu Picchu.
- A rota da Trilha Inca para Machu Picchu é de aproximadamente 39 quilômetros. Phuyupatamarca está localizada no quilômetro 32 do ‘qhapac ña’ a pé.
- Devido às leis do Estado peruano, só é permitido visitar este sítio arqueológico por esta rota turística. Não é possível visitar Phuyupatamarca por conta própria.
- O passeio Trilha Inca de 4 dias deve ser contratado com uma agência oficial de turismo que garanta: licenças, guia turístico, acampamento, alimentação, taxas de entrada e muito mais.
Acampamento na rota para a Trilha Inca
Mais informações sobre Phuyupatamarca
- A geografia ao redor de Phuyupatamarca é caracterizada por uma densa vegetação onde se destacam espécies de árvores e flores como: eucaliptos, moluscos, cravos e orquídeas.
- Além disso, no percurso, com um pouco de sorte, você pode avistar: o churrete real, o beija-flor gigante, a rola orelhuda, o azulito agudo andino, o cervo andino, o urso de óculos, lhamas, vizcachas e borboletas de cores diferentes
Perguntas e respostas
1. Qual era a função de Phuyupatamarca?
Phuyupatamarca era uma cidadela inca que cumpria funções urbanas, agrícolas e religiosas.
2. Onde está localizado?
Phuyupatamarca está localizada no Vale do Urubamba. Pertence ao Santuário Histórico de Machu Picchu, uma área de 32.592 hectares. Está localizado na selva de Cusco, a cerca de 3.580 msnm.
3. Qual é a distância entre Phuyupatamarca e Machu Picchu?
De Phuyupatamarca a Machu Picchu é alcançado através de uma rota de caminhada de 13 quilômetros pelas estradas incas (qhapac ña).
4. Como visitar Phuyupatamarca?
A única maneira de visitar Phuyupatamarca é contratando uma excursão ‘Trilha Inca Clássica de 4 dias’. Este passeio só pode ser organizado por uma agência de turismo autorizada. Não é possível visitá-lo por conta própria.
5. Quem construiu Phuyupatamarca?
Phuyupatamarca era uma cidadela inca encomendada para ser construída pelo imperador Pachacutec em meados do século XV.
6. O que ver em Phuyupatamarca?
Phuyupatamarca é formada por quinze construções. Destaca-se pelas suas cercaduras de pedra, escadinhas, socalcos agrícolas, canais de água, bebedouros, plazoltas e o seu amplo miradouro.
7. Como é a flora e a fauna de Phuyupatamarca?
Nos arredores do sítio Inca você pode ver variedades de flores e árvores como: eucaliptos, molles, cravos e orquídeas. Além disso, existem variedades de aves como: o churrete real, o beija-flor gigante, a rola orelhuda, o alto azulito andino. Entre as espécies de mamíferos, destacam-se: o cervo andino, o urso de óculos, as lhamas, as vizcachas e muito mais.
8. Quanto custa para chegar a Phuyupatamarca?
A visita a Phuyupatamarca está incluída na Trilha Inca de 4 dias para Machu Picchu. O custo do passeio varia de acordo com a agência de turismo que você escolher. O tour com tudo incluído pode custar entre 500 e 700 USD por turista.
9. Posso acampar em Phuyupatamarca?
Sim, o acampamento de Phuyupatamarca está disponível para turistas pela terceira noite. No entanto, a opção que a maioria dos visitantes prefere é o acampamento Wiñayhuayna.
10. O que levar comigo em minha visita a Phuyupatamarca?
Se você fizer a Trilha Inca e visitar Phuyupatamarca, não se esqueça de levar consigo: roupas esportivas confortáveis, sapatos de trekking, chapéu, protetor solar, repelente de mosquitos, poncho de chuva, mochila com utensílios pessoais, saco de dormir, bastão de trekking, documentos e dinheiro extra.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024