Parque Arqueológico Tipón
Você sabia que um dos mais belos centros arqueológicos incas está localizado a apenas 37 minutos da cidade de Cusco? Tipón é um parque arqueológico onde se venerava a água. Contém recintos, terraços, plataformas, obras de irrigação e muito mais. Você pode visitar este site através do ‘Tour ao Vale do Sul’ ou por conta própria.
- O que é?
- Onde se localiza?
- Como chegar lá?
- Mapa
- Por que visitar Tipon?
- História
- O que ver?
- Turismo gastronômico
- Zoológico de Tipón
- Custo de entrada
- Horário de atenção
- Imagens
- Clima em Tipon
- Algumas recomendações para a sua visita
- Perguntas e respostas
Fontes de água lindamente esculpidas – Parque Arqueológico de Tipón
Uma das maneiras pelas quais mais turistas visitam Tipón é através do ‘Tour ao Vale Sul de Cusco’, que também inclui um passeio pelo sítio arqueológico de Piquillacta e a igreja de Andahuaylillas (também conhecida como Capela Sistina da América). Os passeios duram 5 horas e incluem transporte, guia turístico e taxas de entrada.
O que é?
- Tipon era uma cidadela inca e um recinto para a adoração da água.
- No local foram construídos terraços, plataformas, salas de pedra, adobe e canos de água majestosamente trabalhados.
- Pela perfeição com que os Incas conduziam a água em Tipón; este site é considerado uma ‘Maravilha da Engenharia Civil’.
- Entre suas estruturas, destacam-se o altar ao sol (Intihuatana), a muralha que protegia o recinto, o mirante do Cruzmoqo, de onde se avista a cidade de Cuzco e seus recintos reais.
Onde se localiza?
- Tipón é o primeiro destino turístico do Vale do Sul de Cusco. Está localizado na comunidade de Choquepata, no distrito de Oropesa, província de Quispicanchi; apenas 14 milhas a sudeste da Cidade Imperial.
- A estrada pavimentada Cusco-Oropesa pode ser alcançada em apenas 37 minutos com qualquer carro. A altitude é de 3316 metros acima do nível do mar. Na zona mais alta do recinto, a altitude pode atingir os 3850 metros.
Como chegar lá?
- Para visitar Tipón por conta própria, você deve usar o transporte público na avenida La Cultura. As empresas de transporte que vão para Tipón custam aproximadamente 2 soles peruanos (menos de 1 dólar).
- Uma vez no ‘Desvío de Tipon’ você deve pegar um táxi coletivo por 5 soles peruanos (menos de 2 dólares). Esses táxis compartilhados deixam o visitante na porta do sítio arqueológico.
- A volta segue a mesma rota da viagem de ida.
Mapa
Por que visitar Tipón?
- O Parque Arqueológico de Tipón tem 240 hectares. Faz parte da rota Qhapac Ñan (rede de estradas incas).
- É atraente para o visitante porque é composto por treze terraços construídos em alvenaria ou estilo inca.
- Entre seus maiores atrativos estão seus recintos reais, o Intiwatana (altar do sol), o mirante ou Cruzmoqo (cume onde há uma cruz), os recintos menores e a muralha.
- De acordo com o cronista Garcilaso de la Vega, foi construído pelo Inca Huiracocha como residência de seu pai Huaqaj, depois que ele foi derrubado por fugir de uma rebelião Chanca.
História
- Como muitos sítios incas importantes, Tipón foi habitado por grupos humanos e culturas que precederam os incas, como os Ayamarcas e os Waris.
- As crônicas indicam que Tipón era o local de residência do governante Yahuar Huacac. Seu filho e sucessor no trono Huiracocha foi quem construiu os principais canais e paredes do recinto durante o século XV.
- Durante a invasão espanhola no século XVI, os edifícios de Tipón não foram destruídos, por isso atualmente mantém grande parte de sua figura original.
- Depois de mais de 600 anos, os canais de Tipón continuam a fluir água de forma precisa e constante. Por isso, o engenheiro americano Kenneth Wright a chamou de “Maravilha da engenharia civil”.
- Atualmente, Tipón é um dos sítios arqueológicos mais visitados de Cusco. Faz parte do chamado passeio ao ‘Vale Sul’, que também inclui Piquillacta e a igreja de Andahuaylillas.
O que ver?
- Os recintos reais – Estas são as construções mais importantes do recinto. Presume-se que tenha sido o recinto que Huiracocha construiu para seu pai. Possui calhas, fontes e jardins.
- As plataformas e canais – Todo o sítio arqueológico é um exemplo da perfeição dos incas em obras hidráulicas. Os vários pisos ecológicos das plataformas teriam servido de centro de experimentação agrícola. O local está em boas condições apesar da passagem do tempo.
- O Intihuatana – O Intihuatana (altar do sol) refere-se a recintos construídos em uma elevação montanhosa. Através de suas janelas trapezoidais dava para ver todo o recinto e a luz do sol.
- O miradouro ou Cruzmoqo – Cruzmoqo significa ‘Cimeira onde há uma cruz’. É um recinto localizado no topo e a norte do sítio arqueológico. De seu topo você pode ver Cusco.
- Cenários Menores – Quartos de qualidade inferior aos recintos reais feitos de pedra e adobe. Pela qualidade de sua construção, deve ter abrigado personalidades menores.
- A parede – Construções de grandes dimensões e comprimento. Deve ter servido para proteger o local dos constantes ataques de cidades rivais.
Plataformas de cultivo e canais de água que ainda podem ser vistos em Tipón
Turismo gastronômico
- Para os amantes da boa comida, Tipón é um dos destinos mais populares de Cusco.
- A 12 minutos do parque arqueológico, há muitos restaurantes que servem comida típica da região.
- Entre os pratos principais, destacam-se o porquinho-da-índia assado e o torresmo. Ambos os pratos são acompanhados por batatas da montanha e pimentão huacatay. O Peru é considerado o destino culinário mais emocionante do mundo.
Cobaia assada é um dos pratos típicos que você pode saborear durante sua visita a Tipón
Zoológico de Tipón
- Além de seu sítio arqueológico, a cidade de Tipón é famosa por abrigar um pequeno zoológico.
- Este centro recreativo tem alguns animais das montanhas e selvas do Peru, como: o urso de óculos, o condor, a arara, a lhama e muito mais.
- A entrada para turistas estrangeiros é de 10 soles peruanos (aproximadamente 3 dólares).
- O zoológico está localizado a poucos passos do sítio arqueológico de Tipón. Sim, é possível caminhar de lá.
Custo de entrada
- Para entrar no parque arqueológico de Tipón você deve ter o ‘Bilhete Turístico de Cusco’ Circuito 2, que inclui entrada para: Tipón, Piquillacta, monumento ao Inca Pachacutec, Centro Qosqo de Arte Nativa, museu do sítio Coricancha, museu de arte popular, museu histórico regional e museu de arte contemporânea.
- O custo do Bilhete Turístico Circuito 2 de Cusco é de 70 soles peruanos (aproximadamente 22 dólares americanos).
Horário de atenção
- Segunda a domingo, das 7h às 18h.
Clima em Tipón
- Tipon tem um clima temperado que varia de no máximo 21ºC. até um mínimo de 2ºC.
- De novembro a março as chuvas são constantes. De abril a outubro o clima é seco, com pouca chuva.
- À tarde, o vento tende a soprar forte. Recomenda-se fazer chover uma jaqueta corta-vento sobre um poste. Além disso, calças ou moletom confortáveis e sapatos para caminhar pelo sítio arqueológico sem problemas.
Algumas recomendações para a sua visita
- Aproveite sua viagem a Tipón para descobrir outras atrações turísticas do Vale Sul de Cusco: Piquillacta, Andahuaylillas, Raqchi ou Huasao.
- Para reduzir os sintomas do mal de altitude, tente não beber bebidas alcoólicas ou comer alimentos gordurosos durante sua viagem a Cusco.
- Se você decidir visitar Tipón com um tour, escolha uma agência de turismo séria. Uma boa opção para uma escolha correta é ver os comentários publicados em fóruns de turismo na internet como o TripAdvisor.
Perguntas e respostas
a) Qual é a melhor época para visitar Tipón?
Qualquer hora é ideal para visitar Tipón. Devido ao clima agradável e à menor probabilidade de chuva, a estação seca (abril a outubro) é perfeita para o passeio.
b) Posso contratar um guia turístico em Tipón?
Os passeios ao Vale do Sul incluem o serviço guiado em Tipón. Se você quiser visitar este sítio arqueológico por conta própria, no portão de entrada há guias turísticos que oferecem seus serviços.
c) É permitido comprar a entrada para Tipón no portão de entrada?
A entrada ao sítio arqueológico de Tipón está incluída nos passeios ao Vale Sul de Cusco. No entanto, também é possível comprar o ingresso na mesma porta do recinto.
d) Existe um pequeno zoológico perto de Tipón?
A poucos metros do sítio arqueológico de Tipón existe um pequeno zoológico. O ingresso é vendido na porta do estabelecimento por apenas 10 soles peruanos (3 dólares americanos).
e) Quanto custa a entrada para Tipón?
A entrada para Tipón está incluída no Bilhete Turístico de Cusco. Se desejar visitar por conta própria, o preço do bilhete de adulto é de 20 soles (6U$D).
f) O que devo levar?
Durante a sua visita não se esqueça de trazer um poncho de chuva, pois pode chover a qualquer momento. Leve também protetor solar, bons tênis e um chapéu para se proteger do calor.
g) Quais são as atrações turísticas próximas de Tipón?
A poucos quilômetros de Tipón você pode visitar o sítio arqueológico de Piquillacta. Este local pré-inca também está incluído no Tour do Vale do Sul de Cusco.
h) É perigoso?
Não. Tipón possui construções fáceis de navegar e que não representam nenhum perigo para os visitantes.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Local de culto da água“
“Este deve ser mais um teste de a capacidade dos Incas de manipular as fontes de água, suas plataformas parecem ter um propósito específico, seus canais de irrigação são bem elaborados e sem perder sua essência“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024