Pallay Punchu, a nova montanha de cores de Cusco
A famosa montanha de 7 cores já tem um concorrente. É Pallay Punchu, a nova atração turística de Cusco que oferece paisagens muito semelhantes às do popular Vinicunca. As visitas a este site são recentes. Lá é possível apreciar algumas das melhores paisagens andinas sem muitas pessoas por perto. Saiba como visitar este site, quanto custa e mais detalhes sobre a viagem.
- A nova montanha das 7 cores de Cusco
- Onde ela está localizada?
- Como chegar lá?
- Mapa para chegar a Pallay Punchu
- A caminhada
- Pallay Punchu
- O clima
- Dicas de viagem
- Quanto custa para ir?
- Outras atrações turísticas similares
- Fotos de Pallay Punchu
- Mais informação
Montanha Pallay Punchu
A nova montanha das 7 cores de Cusco
- Pallay Punchu é um dos novos destinos turísticos de Cusco. É conhecido por vários nomes: ‘Pallya Puncho’, ‘Colina de cores com pontas afiadas’, ‘Montanha de cores afiadas’ ou simplesmente ‘Pallay Poncho’.
- Faz parte da montanha ‘Apu Taqllo Apacheta’. Destaca-se pela sua formação rochosa com picos agudos que apresentam uma combinação de cores com características semelhantes aos famosos ‘ponchos’ andinos.
- As cores que mostram suas encostas são vermelho (argila), esbranquiçado (areia de quartzo), amarelado (arenito limonitas) e fúcsia (lama e areia).
- A visita à montanha Pallay Punchu inclui uma caminhada desafiadora cercada por montanhas, montanhas com picos nevados e a lagoa Langui.
- Além de Pallay Punchu, existem duas outras montanhas coloridas que são atrações turísticas em Cusco: a colorida montanha de Palccoyo e a famosa montanha das 7 cores de Vinicunca.
Onde ela está localizada?
- A montanha Pallay Punchu está localizada no distrito de Layo, província de Canas ao sul de Cusco.
- Da cidade de Cusco você chega após uma viagem de transporte terrestre de 189 quilômetros (4 horas e 30 minutos aproximadamente). Em seguida, é necessário fazer uma caminhada de aproximadamente 10 quilômetros.
- Pallay Punchu está perto da lagoa Langui em uma área de altas montanhas e montanhas cobertas de neve. Ele está localizado 4.700 metros acima do nível do mar.
Como chegar lá?
- Para chegar à montanha colorida de Pallay Punchu é necessário pegar um transporte até a cidade de Layo.
- Da cidade de Cusco, você pode pegar um transporte público para a cidade de Sicuani. Os ônibus da Avenida Huayruropata custam aproximadamente 20 soles peruanos (viagem de 3 horas em média).
- Uma vez em Sicuani, é necessário pegar um transporte público para o distrito de Layo. A viagem tem apenas 50 quilômetros de extensão e custa em média 10 soles peruanos.
- Uma vez em Layo, você só precisa caminhar em direção à montanha de Pallay Punchu. A caminhada é de quase 10 quilômetros e pode durar entre 3 horas ou mais (dependendo da condição física do turista).
Mapa para chegar a Pallay Punchu
A caminhada
- A caminhada final de Layo até a montanha de ‘Apu Taqllo Apacheta’, onde Pallay Punchu está localizada, é árdua porque atravessa encostas de montanhas com encostas difíceis.
- A caminhada se tornará cada vez mais difícil à medida que você estiver mais perto do objetivo. No total, são quase 10 quilômetros percorridos. Pessoas em boas condições físicas e melhor adaptadas à altitude conseguirão realizar a caminhada em 2 horas. Pessoas que não estão em boas condições físicas irão concluí-lo em 3 horas ou mais.
Pallay Punchu
- O nome Pallay Punchu se refere ao poncho andino, uma vestimenta típica que lembra as cores desta montanha afiada.
- Esta atração turística foi descoberta recentemente. Durante a pandemia, a população local percebeu seu potencial e trabalhou seu valor para receber visitantes.
- Os habitantes locais também se referem a ele como ‘Cerro de puntas filudas’ ou ‘Condor sayana’, que traduzido da língua quíchua significa ‘lugar onde o condor para’.
- Pallay Punchu oferece uma das melhores paisagens da viagem a Cusco. Devido aos poucos visitantes que lá chegam, ainda é possível desfrutar deste local com total liberdade.
- Devido à sua proximidade com imponentes montanhas cobertas de neve e belas lagoas; o lugar se tornou palco de rituais de ‘pago a la tierra’, uma cerimônia de origem antes mesmo dos Incas . Os ‘apachetas’ (oferendas às montanhas) apreciados ali são um exemplo claro dessas práticas religiosas andinas.
O clima
- O clima em Pallay Punchu é frio. Durante as manhãs e tardes a temperatura pode atingir no máximo 18ºC. e um mínimo de 8ºC. Por outro lado, à noite a temperatura máxima pode chegar a 5ºC. e o mínimo de 0ºC ou até menos.
- As chuvas são mais intensas durante os meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Nesses dias, não é aconselhável visitar o local, pois o solo fica lamacento e difícil de navegar.
- Os meses mais recomendados para visitar são abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro.
Dicas de viagem
- Devido à grande altitude e ao difícil percurso de caminhada, é recomendável se aclimatar à geografia montanhosa da cidade de Cusco com pelo menos 1 ou 2 dias de viagem. Dessa forma, você pode reduzir alguns sintomas do mal da altitude, também chamado de ‘soroche’.
- No dia de sua visita não esqueça de trazer: uma capa de chuva, sapatos de trekking, chapéu, protetor solar, roupas leves, uma bengala, água reidratante, lanches e dinheiro extra.
Quanto custa para ir?
- As excursões para Pallay Punchu têm um custo aproximado de 150 soles peruanos por pessoa (aproximadamente 45 dólares) . Esses serviços começam muito cedo na cidade de Cusco (em média 3 da manhã). Eles incluem tudo: transporte, taxas de entrada, café da manhã, almoço, guia turístico e kit de primeiros socorros.
- A outra opção é visitar por conta própria. Para isso é necessário utilizar transporte público até o local e visitá-lo por conta própria. O custo da viagem por conta própria é de 100 soles peruanos (aproximadamente 30 dólares).
- Embora viajar sozinho possa ser mais barato, é a opção mais segura.
Outras atrações turísticas similares
- Montanha de 7 cores, Vinicunca – Este cume é a segunda atração turística mais visitada em Cusco, depois de Machu Picchu. Seus solos minerais possuem até sete cores diferentes. É uma das paisagens mais fotografadas do Peru. A visita inclui uma caminhada de 5 quilômetros. O Vinicunca é visitado por cerca de 1.500 pessoas todos os dias.
- Montanha do Arco-íris de Palccoyo – A poucos quilômetros de Vinicunca está a montanha de cores de Palccoyo. As encostas desta montanha apresentam uma coloração de vários tons. Você chega até lá com uma caminhada de apenas 1 hora da cidade de mesmo nome. Desta montanha você tem uma vista impressionante da Cordilheira dos Andes. Existem alguns passeios que ligam o Vinicunca com a montanha Palccoyo em uma viagem de apenas 1 dia.
- O vale vermelho de Pitumarca – As encostas desta montanha têm uma coloração vermelho-argilosa que a torna uma paisagem incrível. Ele está localizado a apenas 2 horas de caminhada da cidade de Pitumarca. No caminho é possível apreciar os famosos camelídeos andinos como lhamas e alpacas. O local não é muito visitado por turistas, por isso ainda é possível apreciá-lo sem muitas pessoas por perto.
Mais informação
- Devido à distância e duração da caminhada, para fazer a viagem a Pallay Punchu de apenas 1 dia é recomendável deixar a cidade de Cusco em média às 3 da manhã.
- Ainda não existem muitas agências de turismo que oferecem passeios a este destino turístico. Você pode localizar um online ou na própria cidade de Cusco.
- A aldeia de Layo é o ponto de partida para a caminhada até Pallay Punchu. Lá você pode aproveitar para tomar café da manhã e almoçar antes e depois da visita. Não há restaurantes de alta qualidade, mas todos oferecem deliciosa comida típica de Cusco.
- Para reduzir os sintomas do mal da altitude, evite alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas. Também é importante beber muita água. Uma boa opção para a caminhada é levar um ‘oxigênio portátil’ à venda em qualquer farmácia de Cusco.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024