Ollantaytambo ou Urubamba
Clique para classificar o artigo

Ollantaytambo ou Urubamba: qual escolher antes de Machu Picchu?

Ollantaytambo (2.792 m.a.s.l.) e Urubamba (2.871 m.a.s.l.) são duas das cidades mais importantes do Vale Sagrado dos Incas em Cusco, Peru. Ambos os distritos abrigam importantes atrações turísticas, como a fortaleza de Ollantaytambo ou a Igreja de Santiago Apóstolo de Urubamba. Além disso, como esses locais são obrigatórios antes de visitar o Santuário Inca de Machu Picchu, muitas pessoas optam por se hospedar neles em vez de na cidade de Cusco. Qual deles escolher? Ambos os lugares são altamente recomendados. Saiba mais sobre eles e tome a melhor decisão para sua viagem à Cidadela Inca.



Vista do Vale Sagrado
Vista do Vale Sagrado

Ollantaytambo ou Urubamba: qual escolher?

Embora Cusco seja o local preferido para se hospedar antes da viagem a Machu Picchu, muitos turistas preferem o Vale Sagrado dos Incas. Devido à proximidade da estação de trem, Ollantaytambo e Urubamba são as duas melhores opções de hospedagem. Aqui estão algumas das vantagens de cada uma delas:

Vantagens de escolher Ollantaytambo

  • A principal estação de trem para Machu Picchu fica nesse vilarejo. É a melhor opção para quem viaja de manhã bem cedo para Aguas Calientes.
  • A fortaleza de Ollantaytambo é um dos sítios arqueológicos mais importantes de Cusco.
  • O vilarejo é pequeno e aconchegante. Há restaurantes e hotéis 3 estrelas.

Vantagens de escolher Urubamba

  • A cidade é grande. Há hotéis de até 5 estrelas e serviços turísticos de qualidade variada.
  • Apenas 25 quilômetros separam Urubamba da estação de trem de Ollantaytambo. De carro, leva-se cerca de 45 minutos para chegar lá.
  • O clima e a paisagem de Urubamba são considerados um dos mais belos de Cusco.

Ollantaytambo: como chegar, o que fazer, clima e muito mais

Como chegar a Ollantaytambo

Cusco e Ollantaytambo estão separadas por 72 quilômetros de estrada. Da “Cidade Imperial”, pode-se chegar a elas em uma viagem de minivan de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. O preço desse serviço público é de 10 soles (3$ ou 4$). Os ônibus saem da Rua Pavitos, perto do Centro Histórico. Essa rota passa pelos vilarejos de Chinchero e Urubamba no Vale Sagrado dos Incas.

O que fazer?

A principal atração turística dessa cidade tradicional é a Fortaleza de Ollantaytambo. Esse sítio arqueológico tem construções populares, como a Casa Real do Sol, o Templo do Sol, o Banho da Ñusta e muito mais. A estrutura urbana da cidade conserva sua organização da época inca. Há restaurantes, cafés, lojas de artesanato e até mesmo um museu local. A atmosfera respira turismo por toda parte.

Clima

O clima em “Ollanta” é quente e temperado. A temperatura média é estimada em 14,4°C. Durante o ano, há duas estações: a estação seca e a estação chuvosa. A estação seca vai de outubro a março e coincide com os dias mais quentes e as noites mais frias. É nessa época que a maioria dos turistas visita o país. A estação chuvosa vai de março a outubro e é caracterizada pela maior probabilidade de chuvas fluviais. As temperaturas variam de 5°C a 23°C.

Como ir a Machu Picchu?

Ollantaytambo é a principal estação de trem para Machu Picchu. Há duas empresas (Peru Rail e Inca Rail) que transportam os visitantes desse local tradicional para Aguas Calientes ou para a cidade de Machu Picchu. De lá, é apenas uma curta viagem de ônibus até o portão de entrada do Santuário Inca.

Acomodação

Há muitas ofertas de hotéis na área. A qualidade do serviço varia de uma a três estrelas. Há também albergues econômicos. A alta temporada turística (abril a outubro) é quando a maioria dos visitantes se hospeda. É aconselhável reservar a acomodação com alguns dias de antecedência se estiver planejando visitar a cidade durante esses meses.

Terraços agrícolas localizados na fortaleza de Ollantaytambo
Terraços agrícolas localizados na fortaleza de Ollantaytambo

Urubamba: como chegar, o que fazer, clima e muito mais

Como chegar a Urubamba

Cusco e Urubamba são separadas por quase 53 quilômetros de estrada pavimentada. A maneira de chegar lá é de minivan, o que leva cerca de 1 hora e 15 minutos. Esse serviço público custa aproximadamente 10 soles (3$ ou 4$). Os ônibus saem da rua Pavitos, no centro histórico de Cuzco. Eles passam pelos vilarejos de Poroy e Chinchero, no Vale Sagrado, antes de chegar a Urubamba.

O que fazer?

Nessa importante cidade, são oferecidas excursões para Moray e para as minas de sal de Maras. Há também edifícios coloniais, como a Casa Martín Pio Concha e a Igreja de Santiago Apóstol. Sua bela Plaza de Armas é outra atração turística. Vale a pena mencionar os restaurantes de alta qualidade onde você pode desfrutar da deliciosa gastronomia peruana. Em Urubamba é cultivado o maior milho do Peru. Lá, são oferecidos passeios a Moray e às minas de sal de Maras.

Clima

O clima em Urubamba é temperado e quente, com temperaturas que variam entre 4°C e 21°C. Há duas estações distintas. A estação seca vai de abril a outubro e é caracterizada por dias ensolarados. Durante a estação chuvosa (novembro a março), por outro lado, as chuvas são mais frequentes. O rio Vilcanota e as montanhas que cercam a cidade criam um clima que é conhecido como um dos mais agradáveis de Cusco.

Como ir a Machu Picchu?

Há apenas um serviço de trem de Urubamba para Aguas Calientes ou para a cidade de Machu Picchu. Esse serviço é chamado de “Peru Rail Sacred Valley” e parte uma vez por dia. No entanto, a maneira mais comum de chegar à Maravilha do Mundo é viajar até a estação de trem de Ollantaytambo e pegar um dos trens para a Cidadela Inca.

Acomodação

Urubamba tem hotéis de diferentes categorias (de 1 a 5 estrelas). Os serviços turísticos são de alta qualidade. Durante a alta temporada turística (abril a outubro), as acomodações devem ser reservadas com dias de antecedência devido ao maior fluxo de visitantes.

Laboratórios agrícolas da Moray em Urubamba
Laboratórios agrícolas da Moray em Urubamba

Machu Picchu, Pisac, Chinchero e outros locais turísticos a serem visitados

Aguas Calientes ou povoado de Machu Picchu

Esse vilarejo peculiar tem hotéis que variam de 1 a 5 estrelas. Entre suas principais atrações estão os banhos termomedicinais, o mercado de artesanato, a montanha Putucusi e as cachoeiras Mandor. Está localizada aos pés da montanha Machu Picchu. É a melhor opção para quem deseja visitar a Maravilha do Mundo nas primeiras horas do dia.

Pisac

Essa cidade abriga o Sítio Arqueológico de Pisac, uma das atrações turísticas mais importantes de Cusco. Seu popular mercado de artesanato exibe todos os domingos produtos tradicionais, como roupas de alpaca, joias de ouro e prata, cerâmicas feitas à mão e muito mais. Está localizado a apenas 35 quilômetros da “Cidade Imperial” no Vale Sagrado dos Incas.

Chinchero

Nesse vilarejo, as tradições ancestrais ainda convivem com os habitantes. Foi aqui que o Inca Tupac Yupanqui mandou construir seu palácio. Atualmente, há vários centros têxteis onde se fia roupas como os ancestrais faziam há centenas de anos. Está localizada a 30 quilômetros da cidade de Cusco, no Vale Sagrado.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Vale Sagrado dos Incas

Carlos G.Por: Carlos G.

“Um lugar maravilhoso e mágico!“

“Para descansar e se desconectar de tudo. É o lugar perfeito para se desconectar dias antes de chegar a Machu Picchu para escalar a montanha. A tranquilidade e a serenidade não têm preço. O céu, o vale e o rio são mágicos. Há muitos hotéis para se hospedar no Vale Sagrado. Recomendo Urubamba pela beleza de sua paisagem e clima.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, julho 26, 2024