Clique para classificar o artigo

Ollantaytambo: altar inca encontrado no rio Urubamba

Foi encontrado um “altar de pedra que data da época dos incas”; acreditava-se que essa peça havia sido destruída em 2014, quando estavam sendo realizadas obras na estrada de circunvalação. A descoberta foi certificada pelo historiador de Cusco Víctor Angles. Ollantaytambo tem algumas das ruínas incas mais impressionantes que podem ser vistas no Vale Sagrado dos Incas, comparáveis apenas às que podem ser vistas em Pisac ou na própria cidade inca de Machu Picchu. Muitas pessoas reservam um tempo nessa pequena cidade para visitar as ruínas incas de Ollantaytambo; é também uma parada obrigatória para quem vai a Machu Picchu, pois é lá que se embarca no trem para Aguas Calientes.



O Parque Arqueológico de Ollantaytambo seria o local apropriado para receber o altar inca
O Parque Arqueológico de Ollantaytambo seria o local apropriado para receber o altar inca

Altar Inca no rio Urubamba (Vilcanota) em Ollantaytambo

Um grupo de trabalhadores que trabalha na conservação do rio Urubamba na província de mesmo nome, em Cusco, encontrou um altar de pedra que se acreditava estar perdido desde 2014, quando foi perdido de vista durante a construção de uma das estradas de acesso à cidade. O altar remonta à época dos incas (século XV) e pode ser mais uma prova da devoção que os incas tinham pela água, esse elemento líquido era sagrado para a civilização inca.


Onde foi encontrado o altar?

Um altar inca que se pensava ter sido destruído durante o trabalho na estrada de desvio em 2014 foi encontrado por trabalhadores de conservação do Departamento de Cultura de Cusco durante o trabalho de limpeza do rio Urubamba no km 88 da ferrovia, no distrito de Ollantaytambo, província de Urubamba.

A cidade de Ollantaytambo está localizada no Vale Sagrado dos Incas, a 2 horas e meia da cidade de Cusco, e você pode chegar lá de ônibus (minivans) pela Rua Pavitos. O Vale Sagrado dos Incas é um dos lugares que você apreciará em sua viagem a Ollantaytambo Machu Picchu; você verá paisagens deslumbrantes, o Rio Urubamba, riachos, montanhas cobertas de neve e pequenos vilarejos cheios de história e tradição. Se você quiser saber como ir de Ollantaytambo a Machu Picchu, clique aqui.


Descrição do altar inca

O altar inca é finamente esculpido, embora apenas 35% dele possa ser visto sobre as águas do rio, suas dimensões são de 2,5 metros de comprimento por 1 metro de largura e pesa cerca de 20 toneladas; os trabalhos de limpeza nas margens do rio Urubamba permitirão que o estupendo altar inca seja visto em toda a sua integridade. A enorme peça lítica não pode ser extraída, devido ao seu peso e ao fato de estar coberta por ervas daninhas e detritos. Óscar Montufar, coordenador do Parque Arqueológico de Ollantaytambo, indicou que “não se trata apenas de recuperar o altar, mas de fazê-lo em toda a sua integridade”; além disso, será necessário realocá-lo. Essa peça é mais um indício do culto à água praticado pelos incas.

O altar do rio Urubamba foi registrado e descrito pelo arqueólogo e historiador de Cusco “Victor Angles Vargas” na década de 1980. O altar inca está passando por limpeza e outros tratamentos de rotina para estabilizá-lo e consolidá-lo, com o apoio de pessoal especializado do laboratório físico-químico da Diretoria de Cultura de Cusco.


Onde você pode ver o altar?

Ainda não está decidido onde o “altar inca” será colocado, fala-se em dois lugares possíveis; um deles poderia ser na Plaza de Armas de Ollantaytambo; entretanto, outra alternativa é colocá-lo dentro do Parque Arqueológico de Ollantaytambo. Em nossa opinião, esse é o lugar onde um “altar inca” deveria estar.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Ollantaytambo

Lynne W.Por: Lynne W.

“Lugar colossal Altamente recomendado!“

“Você terá que estar preparado para uma subida e tanto, mas vale a pena; Ollantaytambo é uma das ruínas incas que se equipara a Machu Picchu, é extraordinária e é fascinante saber como e por que foi construída. Nas proximidades, você pode ver a pedreira de onde as pedras foram transferidas para construir o Ollantaytambo inca.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024