O que é Ollantaytambo?
Ollantaytambo era uma das aldeias que ficavam sob o domínio dos incas. A cidade serviu como um importante ponto de verificação. De acordo com as leis incas, essas terras eram reservadas para a dinastia dos governantes incas.
Saiba tudo sobre o sítio arqueológico de Ollantaytambo em Cusco, Peru.
- O que significa Ollantaytambo?
- Quando foi fundada a Ollantaytambo?
- Qual é a importância histórica de Ollantaytambo?
- Como é o sítio arqueológico de Ollantaytambo?
- Como é a cidade de Ollantaytambo?
- Que lugares visitar em Ollantaytambo?
- O Templo do Sol em Ollantaytambo
- As plataformas de Ollantaytambo
- O que mais para ver em Ollantaytambo?
- Como comprar o bilhete para visitar Ollantaytambo?
- Fatos interessantes sobre o sítio arqueológico de Ollantaytambo
- Perguntas e respostas sobre Ollantaytambo
Complexo Inca de Ollantaytambo
O que significa Ollantaytambo?
- Segundo vários estudos, Ollantaytambo é uma palavra de origem aimara (língua do altiplano peruano) que significaria “lugar de observação a partir de baixo”.
- Em Ollantaytambo, a cultura e história são profundamente combinadas, produzindo a admiração das pessoas que a visitam.
- Se você decidir visitar a cidade de Ollantaytambo, em sua viagem a Machu Picchu, você vai desfrutar não só de verdes e belas paisagens, mas sim, da vida cotidiana dos habitantes do antigo assentamento humano.
- Segundo a tradição oral, Ollantaytambo deve o seu nome ao drama inca ‘Ollantay’, o qual teve como protagonista o general inca ‘Ollanta’.
Quando foi fundada a Ollantaytambo?
- Em meados do século XV, o Imperador Pachacutec destruiu a cidade que lá se instalou para fundar Ollantaytambo e incorporá-lo ao Império Inca.
- Pachacutec ordenou a construção dos principais edifícios do atual sítio arqueológico de Ollantaytambo.
- Pachacutec é conhecido como o construtor Inca. Sob seu governo, os Incas também construíram a Cidadela Inca de Machu Picchu.
- Até hoje, a cidade de Ollantaytambo conserva sua organização urbana e muitos muros incas.
Muros incas em Ollantaytambo
Qual é a importância histórica de Ollantaytambo?
- Ollantaytambo era um importante centro religioso, agrícola e também militar. Devido à sua localização estratégica durante a conquista, serviu como um posto de defesa contra os espanhóis.
- Em 1537, os conquistadores espanhóis enfrentaram os últimos incas que resistiram à invasão européia em Ollantaytambo.
- A resistência de Manco Inca não pôde deter o ataque espanhol, pelo que tiveram que fugir para a cidade de Vilcabamba, na selva de Cusco.
- A cidade estava nas mãos dos invasores e sendo uma encomienda disposta a mãos de Hernando Pizarro..
As encomiendas eram territórios colocados à disposição dos colonizadores espanhóis. Devido a isso, Ollantaytambo combina edificações incas, coloniais e contemporâneos.
Como é o sítio arqueológico de Ollantaytambo?
- Ollantaytambo está localizada no topo das montanhas de onde a cidade é vigiada, assim como todo o Vale Sagrado dos Incas.
- Ollantaytambo tem alguns dos melhores trabalhos de construção feito pelos Incas como o Templo do Sol.
- Acreditou-se por muito tempo que a cidade era uma espécie de fortaleza de defesa. No entanto, a qualidade do trabalho sugere que ele também serviu como um local de descanso para o Inca e sua família.
Como é a cidade de Ollantaytambo?
- A cidade de Ollantaytambo mantém seu layout urbano Inca muito bem organizado com um design poligonal. A praça fica no centro da mesma cidade.
- Atualmente, o espaço ocupado pela cidade de Ollantaytambo é uma fração que teve na antiguidade.
- O lado sul da cidade de Ollantaytambo mostra uma construção de maior qualidade. O lado norte, por outro lado, tem edifícios de menor qualidade.
- Atualmente, a cidade tem vários serviços turísticos, como hotéis, restaurantes, cafés e muitos lugares para visitar.
Entrada, para, Ollantaytambo
Que lugares visitar em Ollantaytambo?
- O sítio arqueológico de Ollantaytambo tem vários edifícios, como o Banho do Ñusta, a Real Casa do Sol, a Cobertura Monumental e muitas outras.
- No entanto, os edifícios mais populares e imponentes em Ollantaytambo são o Templo do Sol e o belo sistema andenería.
- No topo das montanhas que cercam Ollantaytambo você pode visitar algumas construções chamadas ‘Colcas’. Essas estruturas serviam como armazéns para produtos básicos, como milho ou batata.
O Templo do Sol em Ollantaytambo
- Ao oeste da Ollantaytambo, poderá encontrar uma construção conhecida como ‘Aracama’. Neste lugar encontra-se o Templo do Sol.
- O Templo do Sol é um edifício único no Vale Sagrado.
- Está construída sobre o topo de uma pirâmide de terraços que dão para a Praça Principal.
- No Templo do Sol sobrevivem 6 monólitos que formam uma das construções mais impressionantes do Vale Sagrado dos Incas.
- O Templo do Sol deve ter sido um local cerimonial.
O Templo do Sol em Ollantaytambo
As plataformas de Ollantaytambo
- Os terraços agrícolas de Ollantaytambo são um dos melhores exemplos de engenharia agrícola desenvolvidos pelos Incas.
- Eles têm 700 metros de comprimento, 58 metros de largura e 15 metros de profundidade. Tudo é construído em relação à posição do sol e do ambiente natural.
- As plataformas criam microclimas particulares que permitem o cultivo de diferentes produtos em áreas mais altas ou mais baixas.
Andenería em Ollantaytambo
O que mais para ver em Ollantaytambo?
- Em Ollantaytambo você também pode visitar as pedreiras abandonadas de qual o material de construção da cidade foi extraído.
- De Ollantaytambo você pode caminhar até Pumamarka ou visitar a lagoa Yanacocha.
- De Ollantaytambo partem os trens na direção de Machu Picchu. Visitar o sítio arqueológico ou o povo inca é uma boa opção antes de conhecer a Maravilha do Mundo.
Como comprar o bilhete para visitar Ollantaytambo?
- Para entrar em Ollantaytambo você precisa comprar o Bilhete Turístico de Cusco circuito 3. Este ingresso, além de Ollantaytambo, inclui a entrada nos sítios arqueológicos de Moray, Chinchero e Pisac.
- O ingresso pode ser adquirido no portão de entrada de Ollantaytambo ou nos escritórios autorizados na cidade de Cusco: Avenida El Sol 103 ou Rua Garcilaso s/n.
- O custo do Bilhete Turístico de Cusco é de 70 soles. O turista tem até dois dias para visitar todos os locais incluídos neste ingresso.
- A compra deste ingresso é apenas presencial. No momento, não pode ser comprado on-line.
Fatos interessantes sobre o sítio arqueológico de Ollantaytambo
- A cidade de Ollantaytambo está repleta de construções incas. Além de seu sítio arqueológico nas montanhas circundantes, você pode distinguir colcas, recintos e até um Intipunku (portão do sol). Para chegar a esta última construção, você deve caminhar aproximadamente 2 horas.
- Ollantaytambo também celebra um festival inca semelhante ao famoso Inti Raymi de Cusco. Este é ‘Ollantay Raymi’, uma encenação baseada no drama histórico de Ollantay. O palco principal desta festa é o sítio arqueológico de Ollantaytambo. Nesse dia, no final de junho, acontece a encenação com centenas de visitantes.
- O sítio arqueológico de Ollantaytambo pode ser visitado com o ‘Vale Sagrado dos Incas 1 dia Tour’. Este serviço oferece transporte completo, entrada em todos os locais, almoço em Urubamba e serviço de guia turístico profissional. Os lugares a visitar são os sítios arqueológicos de Pisac, Chinchero e, claro, Ollantaytambo. O custo do tour varia de 30 a 70 dólares por turista. Depende da agência de turismo que você escolher.
Perguntas e respostas sobre Ollantaytambo
1) Quem ordenou a construção de Ollantaytambo?
O imperador Pachacutec foi quem ordenou o embelezamento e construção do atual sítio arqueológico de Ollantaytambo em meados do século XV. Pouco antes, ele havia conquistado esta cidade e ampliado os limites do império inca.
2) O que significa Ollantaytambo?
A palavra Ollantaytambo, traduzida do Quechua Ullantaytampu, significa ‘Pousada de Ollanta’. Este nome refere-se ao personagem de ‘Ollanta’ no drama de ‘Ollantay’ que era um general inca que governou nesta cidade andina.
3) O que ver em Ollantaytambo?
Ollantaytambo é famosa por seu sítio arqueológico inca. Lá você pode ver incríveis construções de pedra como: o Templo do Sol, a Casa Real do Sol, o Portal Monumental, o Recinto dos 10 nichos, os banhos Ñusta e muito mais.
4) Qual era a função de Ollantaytambo?
Ollantaytambo era uma cidadela inca que, como muitas, tinha templos, plataformas (produção agrícola) e recintos para pessoas da alta sociedade e pessoas comuns. No entanto, no século XVI também serviu de fortaleza devido à batalha entre espanhóis e incas.
5) Quem lutou em Ollantaytambo?
As crônicas indicam que em janeiro de 1537 em Ollantaytambo o exército de Manco Inca (líder da rebelião de Vilcabamba) entrou em confronto com o exército espanhol liderado por Hernando Pizarro. Os incas resistiram lá até serem derrotados, então fugiram para a selva de Cusco (Vilcabamba).
6) É perigoso visitar Ollantaytambo?
Ollantaytambo oferece uma visita segura. Não há trechos de risco para a saúde do visitante. No entanto, é recomendável não se aproximar das margens dos caminhos.
7) Qual a altura de Ollantaytambo?
Ollantaytambo está situado a 2.792 metros acima do nível do mar.
8) Que paisagens posso ver em Ollantaytambo?
Em Ollantaytambo você pode apreciar paisagens naturais de grande beleza, como o rio Urubamba, um conjunto de fazendas, bem como as montanhas nevadas Verónica, Chicón e Sahuasiray.
9) Como chegar de Cusco a Ollantaytambo?
A viagem de Cusco a Ollantaytambo pode ser feita por transporte público. Para fazer isso, você deve pegar as minivans de transporte público que saem da rua Pavitos (no centro histórico de Cusco). A viagem dura 1 hora e 40 minutos. Custa em média 10 soles.
10) Quanto custa uma excursão a Ollantaytambo?
A visita a Ollantaytambo está incluída no tour ao Vale Sagrado dos Incas por 1 dia. Este serviço também inclui a entrada nos sítios incas de Chinchero e Pisac. O tour inclui tudo: transporte, guia, ingressos e até almoço. O custo varia de 30 a 70 dólares, dependendo da agência de turismo que você escolher.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, março 11, 2022