Ñaupa Iglesia no Vale Sagrado dos Incas
Ñaupa Iglesia é uma das construções incas mais misteriosas do Vale Sagrado dos Incas. É famosa por ser um local onde são realizadas cerimônias religiosas de origem inca (como o famoso ‘pagamento à terra’). Era uma huaca sagrada, onde estava finamente esculpida uma espécie de portal. Hoje diz-se popularmente que se trata de uma porta tridimensional para outros sítios arqueológicos. Será certo? Conheça mais sobre esse atrativo turístico pouco explorado pelos visitantes.
- O que é? O que significa?
- Localização
- Como chegar lá desde a cidade de Cusco?
- Portal cósmico?
- Paisagens naturais e aventura
- Quanto custa a visita? Há visitas guiadas?
- Galeria de fotos de Ñaupa iglesia
- Clima e o que trazer
- Saiba mais sobre Ñaupa iglesia
Ñaupa Iglesia – Vale Sagrado dos Incas
Sem dúvida, as atrações turísticas mais famosas do Vale Sagrado dos Incas são o sítio arqueológico de Pisac, Ollantaytambo e Chinchero. Entretanto, esta área turística mágica de Cusco também oferece outros destinos incríveis como Lares, Yucay ou Ñaupa Iglesia. No momento a visita a esta última atração é gratuita para todos, então aproveite-a ao máximo e visite-a!
O que é? O que significa?
- Ñaupa Iglesia é uma huaca sagrada de origem inca localizada no coração do Vale Sagrado dos Incas em Cusco.
- Tem vários edifícios com belas esculturas de pedra, sendo que o principal tem um majestoso desenho em forma de ‘chacana’ ou cruz andina sob uma grande rocha.
- Este lugar é considerado enigmático. Turistas e moradores locais vêm interessados em realizar cerimônias religiosas incas de ‘pagamentos à terra’.. li>
- Acredita-se que uma de suas portas seja uma entrada tridimensional para outros sítios arqueológicos incas de grande importância. Acredita-se que sua escultura principal se conecte em linha reta com a constelação do ‘Cruzeiro do Sul’.
- Toda a huaca cobre uma área de 36 metros quadrados em formato trapezoidal.
- Ñaupa Iglesia significa ‘igreja muito antiga’. No entanto, a população local costuma chamá-lo de ‘Choquella’ (onde o ouro brilha). Presume-se que ali os incas adoravam deuses como o sol, a lua, as montanhas e a terra.
Localização
- Ñaupa Iglesia está localizada na cidade de Pachar, no coração do Vale Sagrado dos Incas. Pertence à província de Urubamba.
- Geograficamente está localizado a 2.900 metros acima do nível do mar. Encontra-se na margem esquerda do rio Huarocondo (no cruzamento com o rio Vilcanota). Ao longe, avultam os imponentes picos nevados Chicón e Verónica.
Como chegar lá desde a cidade de Cusco?
Ñaupa Iglesia fica a 51 quilômetros da cidade de Cusco. Para chegar lá, você deve seguir o seguinte caminho:
- Na rua Belenpampa (ou Pavitos) da cidade de Cusco, você deve pegar o transporte público até a cidade de Pachar, passando pelo distrito de Urubamba. Esta viagem leva 1 hora e 30 minutos e custa de 5 a 10 soles.
- Em Pachar você pode ver uma enorme pedra além do rio Vilcanota. Este percurso é feito a pé. A caminhada é curta, mas intensa porque é uma subida. Demora aproximadamente 30 minutos.
Portal cósmico?
- As construções que podem ser vistas em Ñaupa Iglesia mostram que era um lugar de importância religiosa para os incas. Seus edifícios são construídos em um penhasco sob a montanha Pinkuylluna, considerada sagrada.
- A escultura mais marcante do local é uma espécie de porta ou altar trapezoidal em forma de chacana (a cruz andina). Sua arquitetura está alinhada com a constelação do Cruzeiro do Sul.
- Na parte de trás há uma porta (7 metros de comprimento e 1 metro de largura) que, segundo o ditado popular, é uma entrada tridimensional para outros importantes sítios arqueológicos incas. Ao seu redor existem nichos, huayranas e estruturas de argila.
- Durante o período Inca, houve outras construções menores que mostram a importância do lugar. Além de plataformas, caminhos e escadarias, destacam-se as suas paredes de adobe com nichos onde se realizavam as cerimónias religiosas.
- No interior de uma enorme pedra que cobre o local, é possível distinguir pinturas rupestres de grande antiguidade. Presume-se que desde os tempos pré-incas o local era usado para culto religioso.
- É por isso que hoje a maioria dos visitantes vai lá para realizar cerimônias religiosas aos deuses andinos: o sol, a lua, a montanha, a terra. A maioria deixa sua oferenda de folhas de coca, assim como faziam os incas.
Paisagens naturais e aventura
- Ñaupa Iglesia também se destaca pelas belas paisagens andinas que podem ser apreciadas de lá.
- O lugar é cercado por uma cadeia de montanhas, o rio Vilcanota, o rio Huarocondo, as montanhas nevadas Chicón e Verónica, além das pequenas cidades andinas próximas. É altamente recomendável trazer uma câmera.
Quanto custa a visita? Há visitas guiadas?
- A entrada para Ñaupa Iglesia é gratuita para todos.
- Não há passeios comerciais por lá. Se você quiser ir com guia, pode contratar um em uma agência de turismo solicitando uma visita à igreja de Ñaupa. O preço deste serviço é a combinar com a agência de turismo à sua escolha.
Clima e o que trazer
- Ñaupa Iglesia tem um clima temperado e quente. A temperatura varia de um máximo de 24ºC. no mínimo 5ºC. (à noite).
- No entanto, o local é coberto por uma alta montanha, por isso é aconselhável trazer uma jaqueta quente com você. Recomenda-se também trazer: roupa cómoda e desportiva, calçado resistente, boné ou chapéu, casaco corta-vento, protector solar, lanches ou frutas, bebidas reidratantes e folhas de coca como oferenda no local. Tudo dentro de uma mochila.
Saiba mais sobre Ñaupa iglesia
- Durante a sua visita à igreja de Ñaupa, lembre-se que é proibido acampar e acender fogueiras (alguns turistas fazem isso durante as cerimônias de pagamento à terra). Também não pode sujar o local ou danificar as construções incas. Este último é um crime.
- Pesquisas indicam que Ñaupa Iglesia era uma huaca cerimonial ligada a cidadelas incas de grande importância, como Pisac ao sul e Ollantaytambo e Machu Picchu ao norte.
- As investigações na Ñaupa Iglesia continuam até hoje. As autoridades de Cusco planejam melhorar as vias de acesso para permitir um maior fluxo de turistas. Assim, este sítio inca poderia se tornar uma das atrações turísticas mais marcantes da região. No momento a visita é para poucos e gratuita para todos.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024