Cusco 83 artigos
múmias incas
Clique para classificar o artigo

As múmias incas ou mallquis: poder além da vida

As múmias ou mallquis eram corpos mumificados dos incas durante o império Tawantinsuyo. Especialmente aqueles que governaram durante os últimos períodos. Essas múmias eram cuidadas por mulheres e tinham como porta-vozes duas pessoas de ambos os sexos, que davam a conhecer os desejos da múmia, que era considerada um ser vivo e por isso tinha forte influência política no estado inca.



mallquis o momias
Los mallquis o momias

Os incas e sua representação além da vida

Os incas eram a representação máxima do estado de Tawantisuyo, pode ser comparado a um monarca ou rei europeu. No entanto, devido às suas conotações religiosas e simbólicas, o Inca adquiriu uma representação quase divina que privilegiou seu status além da vida. Essa representação trouxe grande importância, influenciando a política e a economia, mesmo depois de sua vida.

Os incas eram considerados divindades que habitavam este mundo terrestre. Eles eram filhos do Sol, a maior divindade de todo o Tawantinsuyo. No momento em que desempenhavam seu papel de soberanos, uma forma de expandir seu domínio pelo vasto reino de Tawantinsuyo era por meio de representações como duplos. Essas representações eram estatuetas de ouro decoradas com cabelos e unhas dos incas, por isso eram consideradas huacas ou ornamentos sagrados. Por ser considerado uma divindade, o Inca cuidava rigorosamente de sua higiene e alimentação.

Estima-se que os incas estivessem em boas condições físicas, ou seja, não eram obesos. Tudo isso apesar do cuidado excessivo que tiveram com ele. Cabelos e unhas eram cortados de tempos em tempos por uma família dedicada a isso. Esta família estava encarregada disso como uma linha de sucessão para a eternidade. Eles eram os únicos que podiam fazer a limpeza e cortar o cabelo. Outro cuidado que o Inca recebia era que pudesse trocar suas roupas finas todos os dias. Em alguns casos, eles podem trocá-lo mais de três vezes ao dia.

No entanto, eles só receberam esse cuidado quando receberam a mascaypacha. Durante sua educação, eles receberam uma educação a par do resto da elite. Eles também participavam das cerimônias para serem considerados adultos e guerreiros. É por esta razão que o descendente ou próximo Inca foi escolhido pelo último governante Inca. A escolha do próximo Inca era importante porque suas funções e ações determinariam o futuro de todo o estado. O novo inca foi escolhido entre todos os filhos de diferentes esposas incas. Um exemplo disso foi que durante a sucessão de Huáscar e Atahualpa nenhum deles foi a opção principal, por isso aconteceu a disputa entre eles. Outro fator, talvez menos influente no declínio e confronto dos irmãos, era que ambos eram jovens.

As Panacas Reais:
Os Royal Panacas eram os descendentes ou linhagens que se formaram a partir do primeiro Inca, Manco Cápac. Algo importante a entender sobre os panacas é que a herança não foi gerada. Ou seja, os futuros incas tiveram que formar e conquistar suas terras e população. A relação dos panacas com as múmias reside no fato de que o líder do panaca continuou a exercer essa função mesmo após a morte. Um setor de sua família se encarregou de fazer cumprir isso e ao mesmo tempo desempenhar o papel de porta-voz desse Inca.


Os mallquis ou múmias dos incas

Segundo alguns estudos recentes, sabe-se que foi o Inca Pachacútec quem ordenou o início desta tradição. Isso pode ser constatado porque, segundo algumas crônicas, no momento da luta contra os Chancas ele pôde presenciá-los carregando seus ancestrais, ou seja, durante a batalha, havia um grupo que defendia e carregava seus ancestrais mumificados em uma liteira. Ele provavelmente aprendeu essa prática de lá, no entanto. De acordo com outros estudos referentes aos deuses nas guerras incas, onde se faz referência ao fato de que era muito comum no mundo andino levar suas principais divindades para a batalha. Isso foi para dar-lhes ajuda e proteção durante a guerra.

Função semelhante era desempenhada pelos mallquis ou múmias dos incas, embora não participassem das batalhas. A conversão do corpo do inca falecido em mallquis garantiu sua presença além da vida e em espaços onde provavelmente nunca foi visto. Algo semelhante foi utilizado nas representações do que se conhece como o duplo dos incas. Esses duplos ou huaques nada mais eram do que uma representação escultórica da Sapa Inca. Essas representações foram enviadas para todos os cantos do Tawantisuyo e cumpriram uma extensão do mesmo Inca ao qual eles deveriam adorar. Nessas peças ou figuras, em algumas ocasiões, foi colocado o próprio cabelo do Inca, como suas unhas ou alguma vestimenta que ele tenha usado.

Uma vez que o Sapa Inca estava morto, eles começaram a mumificá-lo. Ainda não há um conhecimento claro de como eles procederam para realizar esse trabalho. Acredita-se que óleos feitos de molle foram espalhados nele. Provavelmente, o procedimento consistia primeiro em um banho do próprio corpo, após o qual se procedeu à drenagem do sangue e à remoção dos órgãos. Colocaram-nos em banquinhos, onde pareciam sentados com os braços cruzados. Os olhos foram substituídos por outros feitos de ouro. Eles também usavam todas as marcas de quando estavam vivos, como a mascaypacha, pulseiras de ouro e ternos finamente tecidos.

Esses corpos embalsamados não devem ser confundidos com sacrifícios humanos que foram mumificados devido às condições climáticas. Esses sacrifícios menores eram conhecidos como “Copaccochas”. Essas crianças e adolescentes de ambos os sexos foram levados para locais sagrados onde provavelmente morreram sob algum elixir. Sua morte foi necessária para apaziguar ou favorecer as divindades Tawantisuyo.


¿Que influência social tiveram as múmias ou mallquis?

Como mencionamos anteriormente, há registro de que desde que o Inca Pachacutec entrou no governo, ele modificou as leis com as quais o povo inca era governado. A importância da mudança foi que os governantes anteriores tiveram que ser desenterrados para adorá-lo. Isso explicaria porque os primeiros governantes não tinham ou tinham grandes extensões de terra e yanaconas. Estima-se que esses corpos possam ter sido encontrados no Qoricancha, como parte da dinastia Hurín. A dinastia Hanan começou com este Inca, que definiu o estado em dois poderes que poderiam ser entendidos como o Poder Executivo por parte do Inca e a dinastia Hanan e o Poder Religioso por parte dos sacerdotes e que ficaria nas mãos da dinastia Hurin.

Desta forma, os mallquis adquiriram participação política já que os incas mortos continuaram donos de seus domínios. O filho que se tornou inca não herdou nada das conquistas do pai. Desta forma, a família real anterior continuou a exercer influência política e controle social. Ou seja, uma parte dos tributos e colheitas continuou sendo enviada para toda a família do inca morto. Essas famílias reais também conseguiram fazer de suas filhas possíveis coyas dos incas.

Os corpos mumificados participavam das principais cerimônias, rituais religiosos em brindes após batalhas ou celebrações e até almoços. A comida era queimada na frente deles como forma de consumi-la. Eles também participaram do Huarachico, onde brindaram com os jovens que passaram por toda a cerimônia para se tornarem os futuros orejones. Outra festa importante foi realizada em Hallamarca Raymi, que era uma festa onde as pessoas passavam com os mortos e por motivos óbvios com o mallquis.

Os descendentes selecionados por este Inca ou Mallqui, um homem e uma mulher, atuaram como porta-vozes para comunicar seus interesses durante as decisões do Estado. Eles agiam simbolicamente como protetores de toda a sua descendência e se quisessem, por exemplo, um casamento com uma filha ou neta do mallqui, os porta-vozes davam sinal verde ou negavam. Como o caso de Huáscar que teve que homenagear o mallqui do Inca Yupanqui para se casar. Segundo alguns cronistas, esse detalhe irritou muito o jovem inca que se manifestou contra esse costume, dizendo que se devia governar para os vivos e não para os mortos. Este breve comentário gerou rejeição por parte dos panacas mais importantes.

As coyas:
As coyas eram o casal Inca, também eram considerados uma divindade. Como os incas, uma vez que o corpo do coya morria, ele se transformava em um mallqui. Provavelmente desempenhou um papel importante além da vida. Isso nos diz que a presença de mulheres no antigo mundo andino teve uma forte influência.


¿Que registro existe de múmias ou mallquis?

  • O mallqui do primeiro governante, Manco Cápac, não foi mumificado. Existem apenas registros de que uma figura de pedra finamente decorada foi usada em seu lugar
  • De Sinchi Roca a Yahuar Waqac, eles foram mumificados com técnicas antigas e ineficazes. Ou seja, sem muito conhecimento sobre preservação da pele.
  • O primeiro Inca a ser mumificado de forma mais primorosa começou com o pai de Pachacútec, Wiracocha.
  • Após a guerra dos irmãos, Atahualpa queimou o mallqui de Tupac Yupanqui.
  • Huáscar foi assassinado e jogado em um rio.
  • Atahualpa depois de enforcado, diz-se que o corpo foi enviado para Quito e provavelmente tem um mallqui.
  • Os demais mallquis foram queimados e outros, infelizmente, desapareceram após a conquista.



 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024