Montanha Machu Picchu
Clique para classificar o artigo

Montanha Machu Picchu

A Montanha Machu Picchu tem uma altura de 3.061 m.a.s.l. e é a montanha onde está localizada a maravilhosa Cidade Inca de Machu Picchu, Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade. E a cada dia mais e mais pessoas se aventuram por lá, talvez por causa da energia que emana dessa terra, que era sagrada para a civilização inca.



Caminhada até o topo da montanha Machu Picchu
Caminhada até o topo da montanha Machu Picchu

O que a montanha Machu Picchu tem a oferecer?

A grande montanha Machu Picchu ergue-se 400 metros acima da cidade dos Incas e oferece uma beleza cênica como poucas no mundo, ao longo de uma rota que foi restaurada há alguns anos, abrindo trilhas da antiga rede de estradas usadas no Império Inca.


Quem pode escalar a montanha Machu Picchu?

A trilha não está aberta há muito tempo, mas já é muito procurada como rota alternativa para os turistas que não conseguiram o ingresso para Huayna Picchu. Também para aqueles que estão procurando uma experiência menos intensa do que a oferecida pela montanha Huayna Picchu. Esse ingresso é recomendado para grupos de amigos e famílias sem crianças. Agora, somente pessoas maiores de 18 anos podem fazer o passeio. No caso de adultos mais velhos, recomenda-se que façam a subida com autorização de um médico ou se estiverem praticando atividade física com frequência.

Vista ampliada da montanha Machupicchu
Vista ampliada da montanha Machupicchu

Que ingresso é necessário para escalar a montanha Machu Picchu?

A rota para a montanha de Machu Picchu só pode ser feita com o ingresso Machu Picchu + Montanha. Esse ingresso tem uma disponibilidade diária de 400 ingressos. Você pode entrar em dois horários diferentes. O primeiro começa às 7h00 e o segundo às 9h00. É importante reservar esse ingresso com antecedência, especialmente durante a alta temporada, de 1º de junho a 15 de outubro. Embora haja mais disponibilidade em outros ingressos, todos eles acabam se esgotando.

Também é importante que os turistas reservem sua viagem com antecedência. Isso os ajudará a reservar outros serviços, como passagens de trem e até mesmo ônibus para Machu Picchu. Talvez também seja necessário reservar hotéis e até restaurantes para ter uma experiência melhor.


Como é o passeio pela montanha de Machu Picchu?

As trilhas nessa montanha são largas e bem marcadas, e há muitos lugares onde você pode descansar enquanto escala Machu Picchu. De Machu Picchu, você sobe 652 m. O caminho é construído em um padrão de ziguezague. Está cheio de pedras grandes que mantiveram a trilha no lugar por mais de 500 anos. Algumas das seções mais íngremes foram construídas com pedras estreitas, onde só é possível colocar metade do pé, um passo de cada vez. Cada canto lhe oferecerá uma nova vista. A cidade de Machu Picchu se estreita à medida que você sobe a montanha. A temperatura durante a maior parte da caminhada fica em torno de 27 °C, embora você sinta uma brisa fresca (15 °C), vinda da Cordilheira dos Andes.

É uma trilha íngreme que sobe um enorme cume coberto de vegetação, com uma paisagem de selva, fauna nativa da região e presença de rochas intrusivas (granito). O caminho tem degraus irregulares de pedra, estimados em pouco mais de 1.600 degraus e uma trilha de terra, pedra, condicionada e restaurada para os visitantes. A subida é longa e pode ser cansativa, dependendo da condição física dos caminhantes.

Essa é uma montanha muito mais alta do que Huayna Picchu, mas menos íngreme, e a subida leva de 1 a 2 horas, dependendo da condição física de cada um. Chegar ao topo dessa montanha é realmente gratificante.

Mapa da rota a partir de Aguas Calientes
Mapa da rota a partir de Aguas Calientes

As vistas da montanha de Machu Picchu

Na metade da trilha e durante a subida, você verá a cidade inca de Machu Picchu incrustada no meio de uma paisagem de selva, o cume da montanha Huayna Picchu, o incrível cânion formado pelo rio Vilcanota, parte da cidade de Aguas Calientes, com um cenário de montanhas cobertas de vegetação. Na outra extremidade, você verá a usina hidrelétrica de Machu Picchu e a cadeia de montanhas da cordilheira de Vilcabamba. Mas o cume é um espetáculo ainda mais impressionante e de tirar o fôlego, com o pico nevado de Salkantay (6.271 m.a.s.l.), o sinuoso rio Urubamba e o “Putucusi” (montanha da alegria) ao fundo.

Da mesma forma, você poderá ver grande parte de todo o Santuário Histórico de Machu Picchu, montanhas cobertas por uma abundante flora e fauna típicas da região. Do alto, você poderá contemplar o habitat do urso-de-óculos, do galo da rocha (ambos em perigo de extinção) e de outra fauna do lugar, as orquídeas, entre outras espécies endêmicas. Nessa montanha, é possível encontrar vestígios de outras construções incas, sob as pegadas de milhares de caminhantes.

Vista espetacular da montanha Machu Picchu
Vista espetacular da montanha Machu Picchu

Como chegar à entrada da montanha Machu Picchu?

Ao entrar em Machu Picchu, siga o caminho em direção à Casa del Guardián (Casa do Guardião) por uma trilha bem marcada. É o mesmo caminho que leva a Intipunku, também conhecido como o Portão do Sol de Machu Picchu; antes de chegar à casa do guarda, siga o caminho à direita que está localizado entre terraços agrícolas. A partir daí, caminhe por cerca de 15 minutos e você chegará à cabine de controle. Ao entrar, você assinará o livro de registro. Será solicitado que você informe seu nome, idade, país de origem e a hora, que é quando a subida começa. Por motivos de segurança e para garantir que todas as pessoas que entram estejam saindo.


Quando visitar a montanha de Machu Picchu?

É aconselhável visitar o local na estação seca, de maio a outubro, quando não há chuvas fortes, a paisagem é tropical, o sol está brilhando e a trilha não é escorregadia. Essa caminhada exige um bom par de botas, bastões com ponta de borracha, chapéu, protetor solar, repelente de insetos e bastante água.


Recomendações para um bom passeio na montanha Machu Picchu

  • Não ceda à tentação de começar a explorar por conta própria, siga as placas. Encontrar o caminho por conta própria pode ser fatal, pois a maioria dos acidentes em Machu Picchu ocorreu porque as pessoas cruzaram as linhas de segurança.
  • Aclimate-se à altitude antes de tentar fazer essa caminhada, pois a quantidade de oxigênio no ar é menor e você certamente notará a diferença. Recomenda-se que você se aclimate por dois dias na cidade de Cusco ou, melhor ainda, no Vale Sagrado dos Incas.
  • Leve bastante água com você (2 litros por pessoa), bem como alguns lanches, já que não há facilidades para comprá-los depois de entrar em Machu Picchu. Respeite o meio ambiente; se decidir parar para fazer um lanche, devolva o lixo que gerar com você.
  • Use botas de caminhada, roupas frescas e confortáveis; use protetor solar, chapéu de sol e óculos escuros; o sol fica intenso nessa altitude. Certifique-se de que sua câmera esteja carregada o suficiente e leve cartões de memória extras.
Resumo dos detalhes da montanha de Machu Picchu
Altitude máxima atingida3.082 metros acima do nível do mar
Distância a péAproximadamente 2 quilômetros
Grupos de horários2 grupos 7:00 e 9:00 da manhã.
Tempo de caminhadaAproximadamente 3 horas
Grau de dificuldadeModerado/alto
Flora e faunavariedade de orquídeas, insetos e pássaros
TrilhasEscadas e caminho
CircuitoPertence ao circuito panorâmico
Atrações arqueológicasPlataforma superior, vista dos templos principais
RestriçõesSomente para pessoas com mais de 18 anos de idade

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Montanha Machu Picchu

Erick R.Por: Erick R.

“Inacreditável!“

“Incrível! Fui por dois dias, um apenas para Machu Picchu e outro para escalar a montanha Machu Picchu; essa montanha é mais alta do que Huayna Picchu; além disso, daqui pudemos ter a típica vista de cartão postal, levamos uma hora e quarenta minutos para subir e uma hora e dez para descer, eu realmente recomendo. É incrível!“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024