Aventuras ao ar livre
Clique para classificar o artigo

As melhores aventuras ao ar livre no Vale Sagrado

O Vale Sagrado é uma das regiões mais ricas em cultura da América do Sul e também uma das mais aventureiras. É um segredo aberto que o Vale Sagrado dos Incas está se tornando um dos melhores destinos para esportes de aventura. De rafting a escalada, o Vale Sagrado oferece muitas maneiras de obter uma dose de adrenalina em um cenário de tirar o fôlego.



Melhores aventuras ao visitar o Vale Sagrado dos Incas
Não perca a oportunidade de viver as melhores aventuras ao visitar o Vale Sagrado dos Incas

Atividades de aventura ao ar livre no Vale Sagrado dos Incas

Entre as atividades de aventura que você pode realizar no Vale Sagrado dos Incas estão: seguir a histórica trilha inca até Machu Picchu por trilhas com 500 anos de idade; andar de mountain bike por trilhas entre pitorescas vilas coloniais cercadas por montanhas; passar a noite em uma cápsula de vidro pendurada em um penhasco no alto do Vale Sagrado; saltar de um dos mais altos bungee jumps da América do Sul e fazer seu coração disparar de adrenalina etc.


Visão geral

Além do trekking, o Vale Sagrado tornou-se um dos melhores destinos para esportes de ação e aventura. Se você é do tipo que busca aventura, o Vale Sagrado oferece mountain bike (dentro e fora da estrada), bungee jumping, rafting e escalada, todos organizados por operadores locais especializados.

Se estiver pensando em entrar em Machu Picchu por uma das trilhas alternativas à “Trilha Inca”, por exemplo, a Trilha Inca na Selva; ou se estiver viajando para Machu Picchu em trem e tiver algum tempo disponível para aproveitar Cusco e o Vale Sagrado, poderá incluir algumas dessas aventuras em seu itinerário; consulte info@boletomachupicchu.com.


Rafting em águas brancas

O Vale Sagrado oferece a oportunidade de praticar rafting de nível II e III em qualquer época do ano no rio Urubamba; no entanto, a estação chuvosa permite a prática de rafting de nível IV e V em algumas partes do rio, embora só recomendemos reservar esses níveis se você já tiver experiência em águas brancas. A seção mais popular é entre Ollantaytambo e Chilca, onde é possível praticar rafting de nível III. As viagens geralmente começam às nove da manhã e incluem transporte, o equipamento necessário para o tempo no rio e uma parada para o almoço. O rafting avançado é realizado nos rios Apurimac e Tambopata.

Turistas praticando rafting no rio Urubamba, no Vale Sagrado
Turistas praticando rafting no rio Urubamba, no Vale Sagrado

Bicicleta de montanha

Se você já sabe que precisa se aclimatar e como evitar os sintomas do mal de altitude, uma mountain bike pode ser uma das melhores maneiras de explorar lugares fora dos roteiros mais conhecidos no Vale Sagrado em seu próprio ritmo. Lembre-se da altitude, de sua experiência e de que as estradas principais do vale não oferecem muito espaço para os ciclistas; portanto, converse com um especialista local sobre as rotas antes de partir para sua aventura.

Há muitas opções para escolher, mas uma rota que recomendamos vai do vilarejo de Maras até as ruínas de Moray e termina na cervejaria local de Pachar. Você pode nos perguntar sobre as melhores operadoras de turismo de mountain bike. Recomendaremos onde alugar mountain bikes de qualidade e obteremos a melhor orientação sobre as melhores rotas para explorar o vale.

Um casal praticando mountain bike ao lado dos campos de milho do Vale Sagrado.
Um casal praticando mountain bike ao lado dos campos de milho do Vale Sagrado.

Trekking no Vale Sagrado

Uma das maneiras mais incríveis de entrar em Machu Picchu e uma das melhores caminhadas do mundo, a Trilha Inca é uma caminhada de 4 dias (ou 2 dias) pelo Vale Sagrado em trilhas com 500 anos de idade até o Portão do Sol em Machu Picchu. No entanto, se você não conseguir reservar um dos ingressos limitados para a Trilha Inca ou simplesmente quiser uma rota menos lotada, há caminhadas alternativas; a trilha Inka Junlge ou a trilha Salkantay são algumas delas.

Vista das belas paisagens
Vista das belas paisagens que cercam o Vale Sagrado dos Incas

Passeios de um dia

Se você não quiser ter experiências cheias de adrenalina, mas quiser aproveitar o clima e a espetacular paisagem montanhosa, há passeios de um dia que permitem percorrer o vale no seu próprio ritmo. Uma ótima maneira de aproveitar o vale, você pode visitar comunidades dedicadas à tecelagem artesanal andina, ter uma experiência espiritual no vilarejo de Pisac e ver antigas ruínas incas, algumas tão impressionantes quanto a própria cidade inca de Machu Picchu.


Paddleboarding na lagoa Piuray

O Stand Up Paddleboarding (SUP), conhecido em espanhol como paddle surfing ou stand up paddleboarding, é uma variante do surfe que está ganhando muitos adeptos, podendo ser praticado em mar aberto, mas também em lagos e rios. O stand up paddle boarding (SUP) na Lagoa Piuray é ideal para quem procura uma maneira mais descontraída de se conectar com a natureza no Vale Sagrado. A lagoa está localizada a 3.720 metros de altitude, portanto, será necessário se aclimatar antes de praticar o esporte. A maioria dos viajantes opta por sair de Cusco bem cedo pela manhã, para que possam aproveitar as águas mais calmas e retornar ao meio-dia.

Caminhada ao redor da Lagoa Piuray no Vale Sagrado
Caminhada ao redor da Lagoa Piuray no Vale Sagrado

Bungee jumping

Embora não esteja tecnicamente no Vale Sagrado, os amantes da adrenalina podem parar no “Action Valley”, que oferece um bungee jump e um “estilingue” em seu “Adventure Park”, 30 minutos a oeste de Cusco. Uma pequena plataforma presa a um cabo esticado entre as paredes do vale fornece a base para as duas atividades. O bungee jump de mais de 120 metros (400 pés) de altura é, até o momento, o mais alto da América Latina.

Bungee jumping no Action Valley Park, próximo ao Vale Sagrado
Bungee jumping no Action Valley Park, próximo ao Vale Sagrado

Travessia tirolesa sobre o Vale Sagrado dos Incas

Você pode ver o Vale Sagrado de um ponto de vista único. Suba 400 metros por um penhasco vertical usando alças de metal embutidas na rocha, depois desça deslizando por um dos 7 cabos de tirolesa que variam de 150 a 700 metros de comprimento e, para completar a experiência, passe a noite em uma cápsula de vidro suspensa sobre um penhasco na encosta da montanha.

Turista praticando tirolesa
Turista praticando tirolesa

Passar a noite em uma cápsula de vidro suspensa em uma montanha sobre um penhasco

Passar a noite em uma cápsula de vidro pendurada em um penhasco no Vale Sagrado dos Incas é uma experiência incomparável. Isso se chama glamping e é uma forma de acampar sem sacrificar o glamour e o conforto que você poderia ter em um hotel de primeira classe. O Skylodge Adventure Suites é um hotel de luxo composto de cápsulas de vidro penduradas na lateral de um penhasco no lado de uma montanha no meio do Vale Sagrado. É um dos melhores lugares onde um aventureiro pode passar a noite. Esse “hotel” tem guias treinados para ajudá-lo a chegar às cápsulas de vidro em forma de cápsula, escalando a parede da montanha com a ajuda de um arnês e uma escada; você receberá uma refeição, um passeio opcional se quiser entrar de tirolesa em vez de subir pelos cabos, e garantimos que você passará uma das noites mais pitorescas e inesquecíveis de sua vida, com vistas incríveis do vale.

Cápsula de vidro suspensa sobre o rio Urubamba, no Vale Sagrado
Cápsula de vidro suspensa sobre o rio Urubamba, no Vale Sagrado

Quadriciclos off-road (quadriciclos)

Para aqueles que gostam de veículos todo-terreno (ATVs/quads), o Vale Sagrado oferece alguns passeios de aventura de um dia muito populares; eles o levarão por estradas de terra em todo o vale, com paradas em algumas das melhores atrações, incluindo as minas de sal em Maras, o laboratório agrícola em Moray e a cidade colonial de Chinchero. Certifique-se de estar ciente do impacto ambiental e comunitário dessa atividade, além de tomar as devidas precauções de segurança.

Passeio pelos vilarejos do Vale Sagrado em quadriciclos
Passeio pelos vilarejos do Vale Sagrado em quadriciclos

Como se locomover no Vale Sagrado

Táxi: Os táxis são uma boa maneira de se locomover pelo Vale Sagrado. Eles podem ser contratados para levá-lo a Pisac, Urubamba e ao restante do vale. Você pode encontrar facilmente um perto da Plaza de Armas, no centro de Cusco.

Carro particular/minivan: excelente para se locomover pelo Vale Sagrado, especialmente para as comunidades remotas nas montanhas ao redor. Melhor se estiver em uma excursão organizada.

Ônibus: os ônibus públicos estão disponíveis e são baratos, mas nem sempre são a melhor opção para quem quer aproveitar ao máximo o tempo limitado.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Vale Sagrado dos Incas

Silvia C.Por: Silvia C.

“Visita obrigatória“

“É muito interessante visitar os pequenos vilarejos do Vale Sagrado dos Incas. Ollantaytambo é, na minha opinião, o vilarejo mais bonito, com sua praça, suas ruas de paralelepípedos e as ruínas. Vale a pena cada passo para ver as magníficas vistas panorâmicas, não perca. De lá, pegue o trem para Aguas Calientes. Mas todas as cidades, Pisac, Urubamba, Chinchero, são lindas.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024