Machu Picchu 251 artigos
Viagem do Vale Sagrado
Clique para classificar o artigo

Machu Picchu: preparativos de viagem a partir do Vale Sagrado

A maioria dos visitantes fica na cidade de Cusco em sua visita a Machu Picchu. De lá, eles começam suas excursões pela região andina do sul do Peru. Entretanto, há também um número considerável de visitantes que escolhem os vilarejos acolhedores do Vale Sagrado dos Incas como ponto de partida para sua viagem a Machu Picchu. Os vilarejos dessa área turística de Cusco têm climas mais benevolentes, altitudes mais baixas e paisagens mais verdes, longe da cidade. Descubra como organizar sua viagem dos sonhos a Machu Picchu por meio da visita do Vale Sagrado.



Paisagem incrível do Vale Sagrado
Paisagem incrível do Vale Sagrado

A viagem para Machu Picchu começa na cidade de Cuzco
A cidade de Cusco tem o maior número de hotéis turísticos, e é por isso que a maioria dos visitantes se hospeda lá. De lá, eles partem para suas diferentes excursões: City Tour Cusco, passeio pelo Vale Sagrado, passeio pela Montanha das 7 Cores, passeio pela Lagoa Humantay e, é claro, o passeio a Machu Picchu. A viagem tradicional à cidadela inca começa com a rota de ônibus de Cusco a Ollantaytambo. Lá, você embarca no trem turístico para a cidade de Aguas Calientes (assim chamada devido à sua proximidade com o sítio arqueológico inca). Em seguida, faça o trecho final de ônibus até o portão do sítio arqueológico. Há também outras opções, como a viagem alternativa de ônibus até Hidroeléctrica – e o trecho final a pé até Aguas Calientes. Ou a famosa Trilha Inca de 4 dias até Machu Picchu, que só pode ser feita com a contratação de um passeio por meio de uma agência de turismo autorizada. Finalmente, a partir de Cusco, você pode encontrar a maioria dos serviços de transporte e agências de turismo para as diferentes atrações turísticas de Cusco, incluindo Machu Picchu. O Vale Sagrado dos Incas também tem uma oferta importante de hotéis, agências de turismo e transporte turístico. Entretanto, é necessário organizar melhor a viagem a Machu Picchu: horários, disponibilidade, hotéis, etc.


O Vale Sagrado dos Incas

O Vale Sagrado dos Incas é uma área geográfica de grande história e beleza natural localizada a poucos quilômetros a leste da cidade de Cusco. A maior parte de seu território pertence às províncias de Calca e Urubamba, com cidades incas famosas, como: Pisac, Chinchero, Maras, Urubamba, Calca, Lares, Ollantaytambo, Yucay, Lamay e outras.

Na época dos incas, foram construídas importantes cidadelas onde se destacavam os imensos terraços e terraços agrícolas. O solo do Vale Sagrado era fértil para o cultivo de diferentes produtos agrícolas, principalmente milho, oca, batata, quinoa e outros. As cidades incas eram o lar de colonos comuns e da nobreza inca. Importantes templos e santuários também foram construídos lá para adorar o sol, as montanhas, a terra e muito mais.

O Vale Sagrado dos Incas tem importantes atrações turísticas, sendo as mais importantes: o sítio arqueológico de Pisac, o sítio arqueológico de Ollantaytambo, o sítio arqueológico de Moray, as minas de sal de Maras, a cidade e o sítio arqueológico de Chinchero, entre outros. Os principais hotéis turísticos estão na cidade de Urubamba, também capital da província de mesmo nome.

Os vilarejos do Vale Sagrado dos Incas, ao contrário da cidade de Cusco, estão em uma altitude mais baixa e, portanto, têm um clima melhor e paisagens repletas de vegetação, com rios, montanhas e um belo vale. Em Urubamba, há hotéis de 3, 4 e até 5 estrelas. Muitos visitantes gostam de se hospedar lá nos primeiros dias de sua viagem para se aclimatarem melhor à altitude de Cusco. Outras cidades com uma oferta hoteleira importante são Ollantaytambo, Pisac e Yucay.

Urubamba está localizada a 2.871 metros acima do nível do mar. Também está localizada a 53 quilômetros por estrada da cidade de Cusco (uma viagem média de 1 hora). De lá, é possível ir a Machu Picchu, seja pela rota clássica de trem a partir da cidade de Ollantaytambo, seja pela rota alternativa de ônibus até Hidroeléctrica, na selva de Cusco. Não é necessário retornar a Cusco para iniciar a viagem a Machu Picchu, mas é preciso organizar tudo com antecedência, principalmente na compra das passagens.

Vale Sagrado dos Incas
Vale Sagrado dos Incas

A viagem para Machu Picchu a partir do Vale Sagrado

A partir do Vale Sagrado dos Incas, você pode organizar sua viagem a Machu Picchu seguindo estas etapas:

  1. Se quiser fazer a viagem com um tour, você deve contratar um serviço on-line com um, dois ou três meses de antecedência. O tour já inclui tudo: ingressos, trens, ônibus, guia e traslados. Dessa forma, o visitante não precisará se preocupar com nada. Por outro lado, se você pretende fazer a visita por conta própria, deve comprar os ingressos de entrada para Machu Picchu separadamente, acessando o site oficial e escolhendo entre os dez ingressos disponíveis.
  2. Depois de adquirir suas passagens, faça o mesmo com as passagens de trem para Machu Picchu. Atualmente, não há estação de trem partindo de Urubamba, portanto, é melhor optar pela estação de Ollantaytambo, no Vale Sagrado dos Incas. De lá, a maioria dos serviços parte diariamente, portanto, você não terá problemas em escolher o tipo de trem (Peru Rail ou Inca Rail) no dia e horário de sua preferência.
  3. O terceiro passo é escolher o hotel no Vale Sagrado dos Incas. É necessário escolher um pela internet. A maioria dos serviços está na cidade de Urubamba, embora também existam opções interessantes nas cidades de Pisac e Ollantaytambo. Depois de garantir seu hotel, você pode procurar transporte público ou privado para o traslado do Vale Sagrado dos Incas até a estação de trem em Ollantaytambo.
  4. Os outros serviços, a passagem de ônibus de Aguas Calientes para Machu Picchu, o serviço de guia turístico e o almoço no dia da visita a Machu Picchu, podem ser obtidos no dia da viagem. Se quiser organizar tudo melhor, você pode pesquisar esses serviços na Internet.
Mapa da rota de Ollantaytambo a Aguas Calientes - Machu Picchu
Mapa da rota de Ollantaytambo a Aguas Calientes – Machu Picchu

Taxas de entrada e trens para Machu Picchu

Ao escolher seu ingresso de entrada para Machu Picchu, você deve escolher um desses 10 ingressos disponíveis:

  • Ingresso Machu Picchu Clássico Foto – Permite fazer o circuito 1 em Machu Picchu. Tem um custo de 152 soles para adultos estrangeiros.
  • Ingresso Machu Picchu Clássico – Permite fazer o circuito 2 em Machu Picchu. Tem um custo de 152 soles para adultos estrangeiros.
  • Ingresso Machu Picchu Clássico terraço inferior – Permite fazer o circuito 2 em Machu Picchu. Tem um custo de 152 soles para adultos estrangeiros.
  • Ingresso Machu Picchu Templos da parte baixa – Permite fazer o circuito 3 em Machu Picchu. Tem um custo de 152 soles para adultos estrangeiros.
  • Ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu – Permite que você faça o circuito 3 em Machu Picchu. Também permite que você faça a caminhada na montanha Huayna Picchu. Tem um custo de 200 soles para adultos estrangeiros.
  • Ingresso Machu Picchu + Montanha – Permite que você faça o circuito 3 em Machu Picchu. Ele também permite que você caminhe pela montanha de Machu Picchu. Seu custo é de 200 soles para adultos estrangeiros.
  • Ingresso Machu Picchu + Huchuy Picchu – Permite que você faça o circuito 3 em Machu Picchu. Também permite que você faça a caminhada na montanha Huchuy Picchu. Seu custo é de 152 soles para adultos estrangeiros.
  • Ingresso Machu Picchu + Intipunku – Permite que você faça o circuito 1 em Machu Picchu. Também permite que você faça a caminhada até Intipunku (Portão do Sol). Seu custo é de 152 soles para adultos estrangeiros.
  • Ingresso Machu Picchu + Ponte Inca – Permite que você faça o circuito 1 em Machu Picchu. Ele também permite que você faça a caminhada até a Ponte Inca de Machu Picchu. Seu custo é de 152 soles para adultos estrangeiros.
  • Ingresso Machu Picchu + Templo da Lua – Permite que você faça o circuito 3 em Machu Picchu. Também permite que você faça a caminhada até o Templo da Lua (a Grande Caverna). Tem um custo de 200 soles para adultos estrangeiros.
Circuitos em Machu Picchu
Circuitos em Machu Picchu

Ao escolher o trem para Machu Picchu, você deve escolher entre essas opções:

  • Trens ferroviários do Peru

    • Serviço Expedition – serviço turístico mais econômico.
    • Serviço Vistadome – serviço turístico com mais conforto e show a bordo.
    • Serviço Hiram Bingham – serviço de luxo.
  • Trens Inca Rail

    • Serviço Voyager – serviço turístico mais econômico.
    • The 360 Service – serviço turístico com mais conforto e show a bordo.
    • The Private Service – serviço de luxo.

Preço da viagem para Machu Picchu a partir do Vale Sagrado dos Incas

Este é o orçamento aproximado da viagem a Machu Picchu para uma visita de 1 dia partindo do Vale Sagrado dos Incas:

Viagem para Machu PicchuPreço para 1 visitante
Traslado do Vale Sagrado dos Incas para a estação de Ollantaytambo em serviço particular.15 USD
Viagem de trem de Ollantaytambo para Aguas Calientes e vice-versa100 USD
Viagem de ônibus de Aguas Calientes para Machu Picchu e vice-versa24 USD
Entrada Machu Picchu Circuito Clássico 2 (rota mais recomendada)40 USD
Serviço de guia turístico profissional em Machu Picchu15 USD
Almoço para turistas no vilarejo de Aguas Calientes20 USD
TOTAL APROXIMADO214 USD

Perguntas e respostas: Viagem a Machu Picchu a partir do Vale Sagrado dos Incas

  • 1) O que é o Vale Sagrado dos Incas e por que ele é famoso?

    O Vale Sagrado dos Incas é uma área geográfica de grande história e beleza natural localizada a poucos quilômetros a leste da cidade de Cusco. Lá, os incas construíram importantes cidadelas. Atualmente, é uma área muito turística por suas paisagens, vilarejos, tradições, sítios arqueológicos e serviços turísticos.

  • 2) Qual é a distância entre a cidade de Cusco e o Vale Sagrado dos Incas?

    A cidade de Urubamba, no coração do Vale Sagrado dos Incas, fica a 53 quilômetros por estrada da cidade de Cusco.

  • 3) Qual é a distância entre o Vale Sagrado dos Incas e Machu Picchu?

    A cidade de Urubamba, no centro do Vale Sagrado, está localizada a aproximadamente 60 quilômetros do sítio arqueológico de Machu Picchu.

  • 4) Como ir de Urubamba a Ollantaytambo para pegar o trem para Machu Picchu?

    Urubamba fica a apenas 19 quilômetros de estrada de Ollantaytambo. Para chegar lá, você pode pegar uma minivan de transporte público (5 soles) ou um táxi particular (30 soles). Os preços são aproximados.

  • 5) Existe uma estação de trem de Urubamba para Machu Picchu?

    Costumava haver uma estação de trem de Urubamba para Machu Picchu, mas ela não está mais em operação.

  • 6) Onde estão os melhores hotéis do Vale Sagrado dos Incas?

    Definitivamente, na cidade de Urubamba estão os melhores hotéis do Vale Sagrado dos Incas (serviços de 3, 4 e 5 estrelas).

  • 7) Como visitar as principais atrações turísticas do Vale Sagrado dos Incas antes de minha visita a Machu Picchu?

    Você pode contratar um tour de 1 dia pelo Vale Sagrado dos Incas. Outra opção é fazer isso por conta própria, comprando o Bilhete Turístico Parcial de Cusco (inclui entrada para os sítios arqueológicos de Pisac, Ollantaytambo, Chinchero e Moray).

  • 8) Como visitar Machu Picchu pela rota da Hidroeléctrica a partir do Vale Sagrado dos Incas?

    De Urubamba, você deve contratar um transporte turístico particular até a estação de Hidroeléctrica (preço médio de 50 dólares). De lá, você completa o percurso a pé até Aguas Calientes (povoado de Machu Picchu).

  • 9) Como fazer a Trilha Inca para Machu Picchu partindo do Vale Sagrado dos Incas?

    Você deve contratar um tour pela internet, pois o tour de 4 dias da Trilha Inca é comprado com 5 ou 6 meses de antecedência.

  • 10) Existem agências de turismo para Machu Picchu no Vale Sagrado dos Incas?

    Sim, principalmente na cidade de Urubamba. Entretanto, a maioria das agências de turismo está na cidade de Cusco. Em todo caso, é melhor reservar os passeios on-line e com antecedência.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Machu Picchu

Fiorella B.Por: Fiorella B.

“A terra dos Incas“

“Cusco e Machu Picchu são cidades muito antigas, com muita história, onde se respira tranquilidade e beleza por toda parte. Eu voltaria mil vezes se pudesse.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, outubro 10, 2024