Machu Picchu 273 artigos
Machu Picchu para crianças
Clique para classificar o artigo

Machu Picchu para crianças – Excursão para estudantes

Machu Picchu é maravilhoso para qualquer pessoa, ainda mais para as crianças, por isso a Nat Geo (National Geographic) colocou Machu Picchu na lista dos 100 lugares que podem mudar a vida de seus filhos (100 Places That Can Change your Child’s Life), e isso porque a cidade sagrada de Machu Picchu impressiona onde quer que você olhe e é ótima para visitar com seus filhos. As crianças adoram conhecer a história de que Hiram Bingham não teria redescoberto a cidade inca de Machu Picchu, sem a ajuda de uma criança como elas.

Fazer a viagem com um grupo de crianças é realmente contanto que você tenha um planejamento adequado. Aqui explicamos tudo o que você precisa saber para que a viagem com os alunos seja divertida e todo o grupo se divirta. Por se tratar de uma aventura com amigos infantis, alguns cuidados também devem ser tomados. Neste blog contamos tudo o que você precisa saber para que a excursão dos alunos infantis sob seus cuidados seja uma viagem inesquecível.



Garota visitando Machu Picchu em um dia nublado
Garota visitando Machu Picchu em um dia nublado

Machu Picchu para crianças e estudantes

No Peru é praticamente uma tradição fazer excursões estudantis. Para conseguir isso, muitas vezes são planejadas uma série de atividades. Um dos destinos mais visitados é Machu Picchu.

Machu Picchu é um dos destinos mais visitados do Peru. As viagens são planejadas especialmente para as crianças, para que possam ter maior conhecimento das culturas ancestrais do Peru. Machu Picchu é o espaço ideal para as pessoas sentirem uma bela conexão com o passado e a natureza.

A excursão estudantil é recomendada para crianças de 11 anos até concluintes do ensino médio, menores de 17 anos. Graças a isso, podem ter descontos significativos se desejarem visitar Machu Picchu ou a Maravilha do Mundo.

Alunos ouvindo a explicação do guia em Machu Picchu
Alunos ouvindo a explicação do guia em Machu Picchu

Onde Machu Picchu se localiza?
Machu Picchu está localizado na Selva Alta de Cusco. Ou seja, nos Andes peruanos, localizados a 2.430 metros acima do nível do mar. Pertence ao distrito de Machu Picchu Pueblo ou também conhecido como Aguas Calientes. A distância de Cusco é de quase 100 quilômetros e você pode chegar lá realizando diversas atividades.


Viagens ou excursões estudantis

A viagem ou excursão estudantil é bastante procurada, principalmente como forma de comemoração. É por isso que diversas pessoas e grupos de estudantes, tanto primários quanto secundários, se organizam para fazer a viagem sem a necessidade de gastar grandes quantias em viagens.

Um dos pontos mais importantes que incentivam você a visitar Machu Picchu. Então você deve levar em consideração:

  • Faça reservas com antecedência – Machu Picchu é visitada diariamente por milhares de pessoas, até mesmo a disponibilidade diária está se esgotando. É por isso que você deve fazer uma reserva oportuna para comprar os ingressos, principalmente se pretende fazer o Circuito 2.
  • Faça a viagem para Cusco – Muitos grupos de pessoas iniciam a viagem longe de Cusco. É aconselhável fazer a viagem da forma que melhor lhe convier. Há quem opte por fazer a viagem de avião e outros de ônibus. A principal diferença é o tempo de viagem e o conforto.
  • Faça a viagem de Cusco a Machu Picchu – Uma vez em Cusco, você pode tomar a decisão de chegar a Machu Picchu. Para isso, você pode fazer a viagem de trem e também a viagem de ônibus pela Hidroeléctrica. Vejamos:
    • Viajar de trem – Você pode começar em Ollantaytambo, mas também em Cusco (tem pouca disponibilidade). Outro fator negativo é que a viagem de trem é bem mais cara, principalmente se você planeja viajar nos trens exclusivos. Por outro lado, a viagem é bem mais curta e não exige outros esforços.
    • Viagem de ônibus pela Hidroeléctrica – Comece a viagem em Cusco e siga o trajeto até chegar à comunidade da Hidroeléctrica. A partir deste local começa a caminhada de 2 a 3 horas para chegar a Machu Picchu Pueblo. Esta viagem também é conhecida como a opção mais econômica para chegar a Machu Picchu. Embora, sim. A atividade pode durar até dois dias.
Detalhesviagem de tremViagem de ônibus para Machu Picchu
Início da viagemEstações de trem em Cusco, Wanchaq, Ollantytambo e Poroy.De uma praça central de Cusco.
Duração da viagemMáximo de 5 horas de viagem.6 horas de viagem de minivam e 2 a 3 horas de caminhada.
Custo de viagemMuito mais altos, preços a partir de 65 USD.Preços confortáveis, a partir de 20 USD.
esforço físicoÉ menor, apenas o necessário para completar o percurso.Major, requer uma caminhada de 2 a 3 horas pela parte amazônica de Cusco.
Duração total para completar a viagemVocê pode fazer a viagem em apenas um dia de atividades completas.Requer dois dias. O primeiro a chegar e o segundo a fazer o passeio pela cidadela Inca.
Paisagens ao longo do percursoVocê pode apreciar belas paisagens se viajar nos momentos certos.Mudança geográfica da viagem de ônibus e melhor contemplação da selva alta ao fazer o percurso a pé até Machu Picchu Pueblo.
ComodidadesA viagem é muito mais confortável mesmo nos trens mais econômicos. Porque a viagem é curta e as carruagens também têm muito mais espaço.O conforto pode ser um ponto negativo, porém, a aventura a pé é uma experiência à parte que é recomendada para apreciar a flora e a fauna do local.
Opções de agendamentoVocê pode fazer a viagem em vários horários, partindo de Cusco ou de Ollantaytambo.Recomenda-se começar cedo para chegar à Hidroeléctrica na hora do almoço e continuar a caminhada.
Experiência CulturalVocê pode ver alguns shows ao vivo que recriam danças e músicas locais. No entanto, não oferece interação social e cultural como tal.É possível apreciar o caminho até Machu Picchu de outra perspectiva. Você pode aprender mais sobre outras comunidades e o modo de vida que elas têm, mesmo que a experiência seja curta.
  • Subida a Machu Picchu – Uma vez em Machu Picchu Pueblo, o melhor é fazer a subida em ônibus ecológicos. O tempo de viagem nesses transportes é de apenas 30 minutos. Por outro lado, você pode chegar à cidadela Inca fazendo uma caminhada ascendente de aproximadamente 2 horas. Opção não recomendada se você deseja economizar tempo e energia.
  • Outros detalhes a levar em conta – Em Machu Picchu Pueblo você encontra diversos serviços como hotéis, lojas, centros de serviços, feira de artesanato, restaurantes e mais serviços que podem facilitar sua experiência de viagem para que você não perca nada.
Rota para Machu Picchu saindo de Cusco
Rota para Machu Picchu saindo de Cusco

Como planejar essa viagem com os alunos?

A viagem pode ser feita seguindo duas opções de viagem. Uma delas é que você pode encontrar todos os serviços de forma independente. Mas como outra opção você pode entrar em contato com uma agência de viagens que pode até lhe fornecer um tour completo e ficar em Cusco. Eles também oferecerão alimentação, orientação e outras atividades para que você tenha uma lembrança agradável da viagem. Portanto, a viagem pode ser organizada adicionando os seguintes destinos:

  • Passeio pela cidade de Cusco – As viagens com estudantes serão mais bem nutridas se você começar conhecendo os principais lugares de Cusco como Qoricancha, Sacsayhuamán, Qenqo, Pukapukara e a Catedral de Cusco.
  • Rota ao Vale Sagrado – É uma das rotas obrigatórias para chegar a Machu Picchu. No percurso você pode ver diversas construções incas como Písac, Ollantaytambo e Chinchero.
  • Salineras de Maras (ATV) – Oferece novas experiências no caminho para o Vale Sagrado. Você pode fazer o percurso de quadriciclo a partir de uma comunidade próxima ao distrito de Maras. Também pode ser conectado às Plataformas Circulares Moray.
  • A viagem a Machu Picchu – É uma das melhores atividades para estudantes de qualquer lugar do mundo. Uma vez confirmada a viagem, resta fazer o passeio pelo melhor percurso que desejar e também pelo Circuito escolhido.
Crianças observando a cidadela inca de Machu Picchu
Crianças observando a cidadela inca de Machu Picchu

Quantos trens você pode encontrar na rota para Machu Picchu?
Você pode encontrar até 8 trens para chegar a Machu Picchu. Cada 4 trens pertencem a diferentes agências operadoras de viagens ferroviárias. Existem trens com preços acessíveis e também trens de luxo. Estes comboios têm custos muito elevados, mas ninguém pode negar que oferecem novas experiências de acordo com o seu custo.


Crianças têm descontos para entrar

Sim, os menores têm descontos especiais ao tentarem reservar os seus bilhetes de entrada nos locais a visitar. Você pode encontrar os seguintes descontos:

  • Crianças menores de 3 anos: Menores dessa faixa etária não pagam ingresso. Ou seja, eles entram de graça.
  • Menores de 17 anos: Menores dessa faixa etária pagam ingresso com desconto que está especificado na reserva.
  • Outros: Algumas agências oferecem vagas gratuitas para 15 ou 20 alunos.

Uma viagem inesquecível para crianças

Viajar para Machu Picchu é sempre uma experiência diferente. Às vezes, o afastamento da sua viagem permite que você ganhe muito mais experiências do que apenas fazer uma viagem qualquer.

Para muitos estudantes, chegar a Cusco pode ser uma das oportunidades de uma vida porque é improvável que consigam retornar imediatamente. Além disso, Cusco é um dos lugares que você absolutamente deve visitar na sua vida.

Nesse sentido, caso haja a possibilidade de fazer a viagem a Machu Picchu, é recomendável não perder a oportunidade. Muito mais se houver oportunidade de fazer isso com colegas e amigos de infância ou ensino médio que são difíceis de esquecer.

Estudantes em excursão a Machu Picchu
Estudantes em excursão a Machu Picchu

Perguntas frequentes

  • 1) A partir de que idade você tem descontos?

    Há descontos para menores de 17 a 3 anos. Essa faixa etária tem um desconto significativo. Enquanto crianças menores de 3 anos não precisam pagar, ou seja, podem entrar gratuitamente.

  • 2) Existem outros descontos para professores ou familiares?

    Algumas agências de viagens oferecem alguns pacotes que incluem tarifas promocionais e até tarifas gratuitas caso seja atingido um determinado número de alunos. Também poderão encontrar descontos se o professor ou familiar dos alunos for de Cusco.

  • 3) Qual a melhor época para fazer a viagem a Cusco e Machu Picchu?

    Os melhores meses para chegar a Machu Picchu e Cusco sem nenhuma cumplicidade começam em março e vão até novembro. No mês de dezembro você pode fazer o percurso, mas sim, levando em consideração que as chuvas começam a ter maior presença.

  • 4) Existem restrições para entrar em Machu Picchu?

    Existem restrições apenas para algumas rotas dentro de Machu Picchu. Uma dessas restrições é que menores de 17 anos não podem realizar os percursos pedestres. Ou seja, não conseguirão chegar a Huayna Picchu, à montanha Machu Picchu e até mesmo ao caminho para o Templo da Lua.

  • 5) Com que antecedência deve ser feita a reserva?

    É aconselhável reservar os ingressos para Machu Picchu com 3 a 4 meses de antecedência. Caso não tenha conseguido reservar as passagens, pode entrar em contato com o Ministério da Cultura de Cusco, para solucionar este problema, que também pode demorar.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Machu Picchu

Selena D.Por: Selena D.

“Viajamos de Lima“

“Sou professora primária e este ano saímos com os meus alunos e um grupo de pais. Nos divertimos muito em Machu Picchu, aprendemos mais sobre nossos antepassados e voltamos todos para Lima nos sentindo mais peruanos do que nunca. Recomendo esta experiência para crianças e também para famílias de todo o Peru e do mundo inteiro.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, janeiro 23, 2025