Machu Picchu: um lugar sagrado em Cusco
Machu Picchu en Cusco es uno de los lugares más increíbles que existen, fue una ciudad sagrada para los Incas, y lo es ahora para las personas que buscan su energía y su espiritualidad. Se localiza en el corazón de la Cordillera de los Andes. Su nombre ‘Qosqo’, traducido de la lengua quechua, quiere decir ‘ombligo o centro del mundo’. Recorrer sus calles es adentrarse en la historia y en una arquitectura de piedra que perdura por más de quinientos años. Para visitarlo se debe adquirir una entrada. Se recomienda hacerlo por internet ya que la disponibilidad es limitada. ¿Te animas?
- Por que Machu Picchu é considerado um lugar sagrado?
- Deuses incas em Machu Picchu
- As construções sagradas em Machu Picchu
- Perguntas e respostas
A importância de Machu Picchu
Machu Picchu é o melhor destino do Peru e um dos mais importantes do mundo inteiro; mas, mais do que isso, Machu Picchu foi um lugar sagrado para a civilização inca e para as pessoas, que agora vão até lá em busca daquela energia de que todos falam e da qual muitos duvidam, mas só até estarem em Machu Picchu. A maneira como foi construída, seus detalhes incríveis e sua localização inacessível no meio de duas montanhas, cercada por outras montanhas, fazem de Machu Picchu um lugar sagrado e único. Os ingressos para Machu Picchu são limitados, portanto poucas pessoas podem entrar para sentir sua espiritualidade e energia; mas a entrada para essa cidade sagrada sempre foi limitada. Na época dos Incas, poucas pessoas podiam entrar em Machu Picchu para adorar seus deuses; o local era reservado apenas para a elite do império.
Por que Machu Picchu é considerado um lugar sagrado?
- Machu Picchu é uma cidade inca construída pelo imperador Pachacutec em 1450 d.C. Lá, os incas construíram templos para a adoração de suas divindades. Além disso, construíram recintos para a realeza e a população comum. Estima-se que cerca de mil pessoas viviam no local.
- Devido ao seu caráter religioso, Machu Picchu é considerado um local sagrado. Isso, além disso, com a fama mundial da cidade inca depois que o mundo soube de sua existência em 1911, após uma expedição organizada por Hiram Bingham.
- Os incas adoravam muitas divindades, adoravam a natureza, o sol, a lua, as estrelas, o trovão, os rios, animais como o puma e o condor; e é exatamente esse o formato de Machu Picchu, o de um condor.
- Mas tudo em Machu Picchu reflete o enorme respeito que os incas tinham pela natureza, pelos eventos que ocorrem nela e por seu equilíbrio.
- É por isso que Machu Picchu, como a maioria das construções incas, foi construída em perfeita harmonia com o ambiente natural ao redor.
Deuses incas em Machu Picchu
La Pachamama ou mãe terra
A Mãe Terra ou Pachamama era a deusa símbolo da fertilidade, tão importante quanto o sol ou a lua para os incas. Ainda hoje existe um ritual que evoca a importância da terra, chamado de pago a la tierra (pagamento à terra), que envolve rituais em que a terra é adorada com chicha (bebida espirituosa inca), despejando-a na terra. Atualmente, o culto à Pachamama é diferente do que ocorria na época da civilização inca, embora em algumas regiões seja mantida uma celebração muito semelhante à época dos incas; mas lembre-se também de que os incas tiveram que esconder sua própria ideologia religiosa nas “novas” celebrações cristãs; um dos melhores exemplos disso é a festa da Virgen de la Candelaria em Puno.
O Sol, divindade máxima dos Incas
Ele era o deus mais importante para os incas. Sua importância reside no fato de que ele era o doador da vida e o principal benfeitor dos seres vivos, pois sem ele a vida não existiria. Os incas adoravam o sol, que era e é o símbolo da cidade de Cusco, a capital do império, que eles cobriram de ouro para que brilhasse como o próprio sol.
Wiracocha, o deus criador do mundo
Seu nome completo era Apu-Kon-Tiki Wiracocha, ele era uma divindade andrógina, mas com a capacidade de criar por si mesmo (hermafrodita), em muitas comunidades andinas ainda adoram esse deus, Wiracocha é o deus criador de todo o universo, mas não só os incas, mas todas as culturas pré-incas, como Tiahuanaco, onde ele aparece antes do império dos incas, onde é associado a um homem barbudo, característica distante de tudo o que podia ser visto neste lado do mundo, antes da conquista dos espanhóis, mas a figura esculpida em pedra de Wiracocha, que aparece em Tiahuanaco, data entre 200 a.C. e 375 d.C. c. 375 a.d.
Harmonia e equilíbrio da vida inca com a natureza
Para os incas e para todas as culturas do antigo Peru, o mais importante era um equilíbrio perfeito entre eles e a natureza. Eles acreditavam na dualidade da mãe terra, acima e abaixo, dia e noite, vida e morte. No entanto, sua visão de mundo do universo era dominada por três mundos paralelos: Uku Pacha (o mundo abaixo ou dos mortos), Kay Pacha (o mundo do presente, dos vivos) e Hanan Pacha (o mundo acima, dos deuses). Os incas acreditavam que alguns lugares na Terra podiam comunicar esses três mundos, e é por isso que escolheram cenários incríveis para construir seus lugares sagrados, com algumas das construções mais incríveis que existem, como a cidade inca de Machu Picchu. Machu Picchu tem muitos locais sagrados e dedicados às suas principais divindades, o Intihuatana, o Templo do Sol, os portões truncados do Templo da Lua na montanha de Machu Picchu são muito semelhantes aos conhecidos “portais dimensionais” que podem ser vistos em outros lugares do mundo, como o portal de Napoleão.
Lugares sagrados para os Incas
Os incas consideravam as montanhas e os rios como lugares sagrados e Machu Picchu fica no meio de duas montanhas, protegida pelo cânion do rio Urubamba e cercada por mais montanhas entre os Andes e a selva amazônica.
Pacarinas
As Pacarinas eram os lugares sagrados, por exemplo, os Incas pertenciam à Pacarina mais importante de todas, o Lago Titicaca; lugar sagrado de onde Manco Capac e Mama Ocllo partiram para fundar a cidade de Cusco e o império dos Incas.
Huacas
Na cultura andina, huaca é o nome dado a tudo o que é sagrado, um monumento, o topo de uma montanha, a margem de um rio. Quando os espanhóis chegaram, construíram seus edifícios no topo das huacas, pois as consideravam lugares onde o mal vivia, e muitas igrejas foram construídas no topo do restante das huacas, como uma representação do bem triunfando sobre o mal.
As construções sagradas em Machu Picchu
Durante a visita a Machu Picchu, os turistas podem visitar alguns dos lugares mais sagrados, como:
- O Templo do Sol – O sol era a principal divindade inca. Por isso, esse templo tem a mais incrível arquitetura, feita em formato semicircular na parte superior da cidadela. Os raios de sol entram por suas janelas. Em seus nichos, foram colocados objetos litúrgicos de ouro e prata.
- Intihuatana – Intihuatana é uma palavra quíchua que significa “onde o sol está amarrado”. Essa pirâmide inca existiu não apenas em Machu Picchu, mas também em outras importantes cidades incas, como Pisac. Sua função era receber os raios do sol, cuja sombra era projetada na pedra. Dessa forma, os incas previam as épocas de semeadura e colheita. Acredita-se que quando os visitantes colocam suas mãos perto da pedra, eles são preenchidos com a energia do sol. Atualmente, o Intihuatana está fechado para turistas.
- A Rocha Sagrada – Como o nome sugere, era uma enorme rocha de 3 metros de altura com uma base de 7 metros. Em sua base, há um espaço para colocar oferendas sobre essa sólida pedra esculpida. Acredita-se que ela represente os deuses tutelares ou “apus”, as montanhas sagradas. Em outras palavras, a Pedra Sagrada teria o formato de uma montanha. Acredita-se que o visitante se enche de energia ao tocar suas mãos nas paredes frias dessa grande rocha.
- O Templo do Condor – Machu Picchu, visto à distância de uma montanha alta, tem o formato de um condor. Esse pássaro era considerado sagrado pelos incas, pois comunicava o mundo terrestre (o kai pacha) com o mundo celestial ou o mundo dos deuses (hanan pacha). Na cidade inca, há um edifício em forma de condor visto de uma perspectiva tradicional: o corpo do condor, em uma base no chão. E o bico e a cabeça do condor em uma pedra esculpida no topo.
- O Templo da Lua – Os incas acreditavam que as cavernas comunicavam o mundo terreno (kai pacha) com o mundo subterrâneo ou o mundo dos mortos (uku pacha). Assim, dentro das cavernas, eles construíam mesas cerimoniais onde embalsamavam os mortos e realizavam cerimônias de adoração aos mortos. Na base da montanha Huayna Picchu está o Templo da Lua, também conhecido como a Grande Caverna. Para chegar lá, é preciso fazer uma caminhada de quase 3 quilômetros.
- O Templo das 3 Janelas – A visão de mundo inca afirma que o mundo era dividido em três níveis: o hanan pacha (mundo dos deuses), o kai pacha (mundo dos homens) e o uku pacha (mundo dos mortos). Assim, eles construíram muitos templos com três divisões para representar suas crenças. Esse é o caso do Templo das 3 Janelas, localizado na praça principal de Machu Picchu. Esse templo tem as pedras mais pesadas e um excelente trabalho de escultura.
Perguntas e respostas
1) Machu Picchu era uma huaca?
No livro O Código Secreto de Machu Picchu, o autor se refere a Machu Picchu como sendo um Wasi Waka (Huaca), mas também um Yachay Wasi (lugar de conhecimento), pois lá existem observatórios astronômicos, altares e templos. É possível que as maiores pirâmides da América do Sul, no Caral Peru, tenham relação com as pirâmides maias da Guatemala ou com as pirâmides do Egito?
2) Quais eram os animais sagrados dos incas?
Os incas adoravam a natureza e consideravam alguns animais sagrados devido às habilidades que possuíam: a enorme capacidade de voar do condor, a força e a agilidade do puma e a velocidade e a inteligência da cobra.
3) Que lugares sagrados existem em Machu Picchu?
Em Machu Picchu há entidades consideradas sagradas pelos incas, como as montanhas, o sol, a lua, bem como seus templos mais importantes: o Templo do Sol, o Intihuatana, a Rocha Sagrada, o Templo do Condor, o Templo das 3 Janelas e outros.
4) Por que o Templo do Sol é um local sagrado em Machu Picchu?
O sol era a principal divindade inca. Por isso, esse templo tem a mais incrível arquitetura, feita em formato semicircular na parte superior da cidadela. Os raios de sol entram por suas janelas.
5) Por que o Templo da Lua é um local sagrado em Machu Picchu?
Os incas acreditavam que as cavernas comunicavam o mundo terreno (kai pacha) com o submundo ou o mundo dos mortos (uku pacha). Assim, dentro da Grande Caverna ou Templo da Lua na montanha Huayna Picchu, eles construíram mesas cerimoniais onde embalsamavam os mortos e realizavam cerimônias de adoração aos mortos.
6) O que é o Intihuatana e ele é sagrado?
O Intihuatana é uma construção de pedra na parte mais alta do sítio arqueológico de Machu Picchu. Era um relógio solar que recebia a energia do sol em suas pedras esculpidas. Era assim que os incas previam a época da semeadura e da colheita. Acredita-se que ele seja sagrado porque, quando o turista aproxima suas mãos dele, ele é preenchido com a energia do sol.
7) Machu Picchu era um lugar sagrado para os incas?
Machu Picchu era uma cidade inca e um local religioso de importância vital devido à sua localização na cadeia de montanhas do leste do império. Por causa de seus templos religiosos e da energia de seus edifícios, é considerado um lugar sagrado.
8) Por que o condor era considerado sagrado em Machu Picchu?
Esse pássaro era considerado sagrado pelos incas porque comunicava o mundo terrestre (o kai pacha) com o mundo celestial ou o mundo dos deuses (hanan pacha). Na cidade inca, há um edifício com o formato de um condor. A cidade inca tem até mesmo o formato de um condor quando vista de longe.
9) O que é a Rocha Sagrada e ela era considerada sagrada em Machu Picchu?
A Pedra Sagrada era uma enorme rocha de 3 metros de altura e uma base de 7 metros. Em sua base, há um espaço para colocar oferendas nessa pedra sólida esculpida. Acredita-se que ela represente os deuses tutelares ou “apus”, as montanhas sagradas.
10) O que é o Templo das Três Janelas de Machu Picchu?
Esse templo representava a visão de mundo inca dividida em três. A visão de mundo inca afirma que o mundo era dividido em três níveis: o hanan pacha (mundo dos deuses), o kai pacha (mundo dos homens) e o uku pacha (mundo dos mortos).
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Um lugar cheio de cultura“
“Machu Picchu é mágica, a delicada mistura da natureza com a sensibilidade e a inteligência dos incas. A incrível precisão e os detalhes de cada construção deixam você sem palavras. Você tem que vivenciar isso de uma maneira diferente, nem mesmo com todas as fotos de Machu Picchu você consegue acreditar.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, novembro 20, 2024