4 lugares semelhantes a Machu Picchu in Peru
Você já conhece Machu Picchu? A cidade inca é o primeiro destino turístico no Peru. Isso se deve principalmente à história que seus prédios escondem e à beleza de sua paisagem. Mas o local Inca não é o único complexo arqueológico popular no Peru. Quais outros sítios arqueológicos são semelhantes à Maravilha do Mundo?
Conheça 4 sites arqueológicos no Peru, que têm uma semelhança a Machu Picchu.
- Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas
- Pisac, o mirante para o Vale Sagrado dos Incas
- Ollantaytambo, a Cidade Inca Vivente
- Choquequirao, a irmã sagrada de Machu Picchu
- Kuelap, o Machu Picchu do norte do Peru
Machu Picchu – Maravilha do Império Inca
Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas
Em 1911, o explorador americano Hiram Bingham deu a conhecer ao mundo o valor de Machu Picchu, “a Cidade Perdida dos Incas” (como ele o chamava). Mais de cem anos depois, este sítio arqueológico tornou-se a atração turística mais visitada no Peru.
Hoje, a cada ano, mais de 1 milhão de visitantes chegam a Machu Picchu atraídos por suas estruturas incas. Os principais são: o Templo do Sol, o Templo do Condor, o Intihuatana, o Intipunku, o Templo Principal e muitos mais.
Além disso, a cidade inca foi construída no meio de uma paisagem única da alta floresta peruana. Em 1983, foi declarado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Em 2007, foi escolhida como uma das novas 7 maravilhas do mundo moderno.
Onde está? – Machu Picchu fica a aproximadamente 104 quilômetros da cidade de Cusco, no sul do Peru.
Como visitá-lo? – O ingresso deve ser comprado on-line ou em Cusco. Para chegar até lá, você deve comprar um bilhete de trem e de ônibus. O transporte sai de Cusco.
Pisac, o mirante para o Vale Sagrado dos Incas
Como Machu Picchu, uma das mais importantes cidadelas incas em Cusco é Pisac. Além disso, como a cidade inca, está localizado no topo de uma montanha de onde se pode apreciar toda a beleza do Vale Sagrado dos Incas.
Pisac tem plataformas, torres, bairros, palácios e muitos outros edifícios, como o famoso Templo do Sol ou Intihutana. Devido às suas estruturas impressionantes, Pisac também é conhecida como a “Cidade das Torres”.
Atualmente, Pisac é uma das atrações turísticas mais importantes de Cusco, juntamente com Ollantaytambo e Machu Picchu. Assim como este último, suas estruturas incas têm um bom estado de conservação, apesar dos anos.
Onde está? – Pisac fica a apenas 30 quilômetros da cidade de Cusco (1 hora de carro), no Vale Sagrado dos Incas.
Como visitá-lo? – A melhor maneira de visitar Pisac é comprando o Bilhete Turístico de Cusco. Outra maneira é contratar uma excursão ao Vale Sagrado dos Incas pela internet ou em Cusco.
Pisac – Vale Sagrado
Ollantaytambo, a Cidade Inca Vivente
Ollantaytambo era um recinto inca construído para o soberano Pachacutec e sua família. Devido à imensidão de suas paredes, também foi chamado de “Fortaleza”. Apesar dos anos, muitas de suas estruturas sobrevivem até hoje. Por esta razão, é chamado de “Cidade Inca Viva”.
Como Machu Picchu, Ollantaytambo tem plataformas, depósitos, recintos e templos. Eles enfatizam o famoso Templo do Sol, a Casa Real do Sol e o Banho do Ñusta. Como todas as importantes cidades incas, foi construído no topo de uma montanha.
No sopé do sítio arqueológico é a cidade de Ollantaytambo, que é o único no Peru, que preserva o seu design urbano Inca original. Hoje, é uma atração turística tão esplêndida quanto a própria Machu Picchu.
Onde está? – Ollantaytambo está localizado no Vale Sagrado dos Incas. Está a 72 km da cidade de Cusco e a 32 km de Machu Picchu.
Como visitá-lo? – Pode ir até lá de trem ou de ônibus, o bus é a forma mais econômica e fácil. Para visitar o sítio arqueológico, você deve comprar o Bilhete Turístico de Cusco ou comprar um tour ao Vale Sagrado.
Plataformas Agrícolas de Ollantaytambo
Choquequirao, a irmã sagrada de Machu Picchu
Choquequirao é talvez o complexo arqueológico que mais se parece com Machu Picchu. Embora muitos pesquisadores e moradores já soubessem de sua existência (incluindo o próprio Hiram Bingham) foi apenas em 1979, quando as primeiras escavações foram feitas.
Embora até à data apenas 30% do complexo arqueológico foi descoberto, Choquequirao já mostra construções impressionantes Inca tais como plataformas, colcas, habitação, kallankas (edifícios), uma praça principal e até mesmo um cemitério Inca.
Como Machu Picchu, Choquequirao foi construído em uma montanha de difícil acesso. Ao redor você pode ver uma bela paisagem da selva tropical. Por essa semelhança também é chamada de “Irmã sagrada de Machu Picchu“, embora também seja conhecido como “O último refúgio inca“.
Onde está? – Choquequirao fica a aproximadamente 180 quilômetros da cidade de Cusco. Devido à sua geografia de difícil acesso, só é possível visitá-lo com um passeio de 10 a 12 horas da cidade de Cachora (na região de Apurímac).
Como visitá-lo? – De Cusco, você pode chegar ao Choquequirao por conta própria seguindo o percurso (carro e caminhada). No entanto, a maneira mais segura de chegar lá é contratar um tour para Choquequirao por 3 ou 4 dias.
Choquequirao
Kuelap, o Machu Picchu do norte do Peru
Kuelap é o único sítio arqueológico semelhante a Machu Picchu que não é inca nem está localizado em Cusco. Este complexo urbano foi construído no norte do Peru (departamento do Amazonas) pela cultura pré-inca Chachapoyas no século VI.
Apesar da diferença de distância (950 quilômetros de Machu Picchu) e do tempo (construído 900 anos antes); Kuelap tem muitas semelhanças com a cidade inca: ambas encontram-se rodeada de floresta tropical, e foram construídas em uma montanha de difícil acesso.
A cidadela fortificada de Kuelap tem casas, templos, terraços e muros de até 20 metros de altura. Os Chachapoyas (que significa ‘guerreiros das nuvens’) construíram este lugar a 3.000 metros acima do nível do mar, em um lugar cercado por neblina e difícil acesso.
Onde está? – Kuelap fica ao norte do Peru, no estado do Amazonas. Da cidade de Chachapoyas você pode chegar de ônibus (74 quilômetros) e de lá de teleférico para o sítio arqueológico (9 km).
Como visitá-lo? – Você pode contratar uma excursão para Kuelap das principais cidades do norte do Peru: Tarapoto, Chiclayo, Lima, Cajamarca ou Chachapoyas. Você também pode ir por conta própria, pagando a entrada e o bilhete do teleférico.
Kuelap – Peru
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024