Lendas da origem do Império Inca
Como as grandes civilizações do mundo (Egito, Grécia, China, Roma, Mesopotâmia, etc.); os Incas explicaram suas origens com mitos e lendas. Sabe-se que existem 2 lendas sobre a origem dos Incas: a lenda de Manco Cápac e Mama Ocllo e a lenda dos irmãos Ayar. A lenda dos irmãos Ayar foi retomada por muitos cronistas como: Guamán Poma, Cieza de León e Betanzos. A lenda de Manco Cápac e Mama Ocllo foi coletada pelo cronista de Cusco Garcilaso de la Vega. Saiba mais!
- Lenda Inca – Os irmãos Ayar
- Lenda Inca – Manco Cápac e Mama Ocllo
- Fontes históricas sobre a origem dos incas
- Mito inca da criação do mundo
- O mito do Inkarri
- Mais informações sobre o império dos Incas
Encenação da lenda inca de Manco Capac e Mama Ocllo
Lenda Inca – Os irmãos Ayar
- Diz a lenda que o deus do mundo andino ‘Huiracocha’ enviou seus quatro filhos para procurar terras férteis.
- Da caverna Pacaritambo saíram os 4 irmãos Ayar junto a suas mulheres: Ayar Cachi e Mama Huaco, Ayar Uchu e Mama Ipacura, Ayar Auca e Mama Rahua e, finalmente, Ayar Manco e Mama Ocllo.
- Os irmãos junto com 10 ayllus (famílias) foram para o sudeste.
- Ayar Cachi era um homem forte e corajoso que provocou a inveja de seus irmãos que decidiram matá-lo.
- Ayar Cachi foi persuadido a retornar às cavernas de Pacarina. Quando retornou à caverna, foi encerrado colocando uma pedra na entrada.
- Os outros irmãos continuaram seu caminho até a colina “Huanacauri”, onde encontraram um ídolo de pedra.
- Cheios de respeito e medo, os irmãos entraram. Então Ayar Uchu saltou para a parte de trás da estátua e congelou.
- Depois de continuar a viagem, no Pampa del Sol, Ayar Auca também foi transformado em pedra.
- Finalmente, Ayar Manco, acompanhado das 4 mulheres, chegou a Cusco onde enterrou sua vara, como um sinal de terra fértil.
- Ansiosos para chegar a Cusco, decidiram fundar uma cidade em honra ao deus Huiracocha, e o deus do Sol. A cidade seria a capital do Império dos Incas.
Lenda Inca – Manco Cápac e Mama Ocllo
- O Deus Sol, vendo a tristeza em que os homens estavam imersos, mandou um casal para a terra: Manco Cápac e sua esposa (e irmã) Mama Ocllo.
- O deus do Sol deu-lhes um cetro de ouro e ordenou civilizar o mundo e fundar um império para render culto ao sol.
- Foi assim que Manco Capac e Mama Ocllo emergiram das águas do lago Titicaca. Eles foram avisados de que o lugar onde o cetro de ouro afundaria seria o lugar propício para fundar um império.
- Manco Cápac foi para o norte. Mama Ocllo, ao sul do vale. Ambos convocaram e submeteram as pessoas em sua jornada que os consideravam seres divinos..
- Depois de muita viagem, o cetro afundou na colina Huanacauri. Nesse lugar, Manco Capac e Mama Ocllo deram início à origem dos incas.
- Manco Cápac ensinou homens a cultivar milho, trigo e construir casas. Mama Ocllo ensinou as mulheres a fiar e tecer para fazer vestidos de lã e algodão.
Fontes históricas sobre a origem dos incas
- De acordo com os achados históricos, presume-se que os Incas vieram da cultura de Tiahuanaco no Altiplano do Peru.
- Este grupo humano teve que emigrar de suas terras devido à invasão repentina da cultura aimara.
- Assim, o grupo humano liderou o norte liderado por Manco Cápac. Eles passaram um tempo em lugares diferentes como ‘Huanacancha’ e ‘Pallata’.
- Finalmente, Manco Cápac, ordenou a invasão dos povos mais pequenos, que estavam deitados em Cusco. Também conseguiu alianças através de casamentos. Com os anos, este grupo humano passou a se chamar ‘inca’.
Mito inca da criação do mundo
- O deus andino Viracocha decidiu dar origem a um mundo em trevas onde habitaram alguns gigantes.
- Os gigantes desobedecido a Viracocha, que decidiu desaparecer a sua criação, provocando uma chuva torrencial.
- Então Viracocha criou o homem à sua semelhança. Além disso, criou a lua, o sol e as estrelas para que os homens puderam apreciar a sua criação através da luz.
- Viracocha mandou ao mundo para Viracochan, seu filho, que ensinou os homens a viver em harmonia, cultivar a terra, colher e governar com sabedoria.
- Alguns homens desobedecido a Viracochan quem os transformou em pedra. Em seguida, dirigiu-se a um vale fértil ao que chamou de Cusco. Lá eu crio uma pessoa chamada Alcaviza.
- “Depois de Alcaviza, chegarão os incas orejones. O meu desejo é que sejam respeitados”, disse Viraconchan no momento de criar o Cusco.
O mito do Inkarri
- O mito de Inkarri foi compilado inicialmente em 1955 pelo pesquisador Óscar Núñez del Prado em uma incursão antropológica na comunidade Q’eros, considerada a última descendência de Cusco.
- Desde então, vários pesquisadores conseguiram coletar até quinze versões diferentes do mesmo mito em todo o território andino peruano e até nas aldeias Asháninka na parte selva do país.
- Conclui-se, portanto, que esse mito sobreviveu até os dias atuais por via oral desde o século XVIII e até mesmo antes.
- Esse mito, em geral, conta que Inkarri é o deus do mundo andino. Seu nome significa ‘rei Inka’.
- Em um ponto da história, Inkarri foi enganado como prisioneiro de ‘Españarri’, um nome que significa ‘Rei Espanha’.
- Españarri torturou e assassinou Inkarri. Como sinal de seu poder, ele cortou seus membros e os escondeu nas quatro regiões ou ‘seu’ que formavam o Tahuantinsuyo (império dos Incas). A cabeça foi enterrada na cidade de Cusco.
- O mito Inkarri conta que esta cabeça ainda está viva na cidade de Cusco. Lentamente, os membros de Inkarri se regenerarão e se juntarão novamente. Quando isso finalmente acontecer, Inkarri derrotará ‘Españarri’ e retornará para restaurar o Tahuantinsuyo.
- Este mito tem várias origens históricas prováveis, tais como: a captura de Atahualpa em Cajamarca e a decapitação de Túpac Amaru II.
Mais informações sobre o império Inca
- Estima-se que Manco Cápac foi um governante Inca por cerca de 40 anos. Foi ele quem estabeleceu as leis de conduta e os ensinamentos básicos.
- Os incas começaram a sua existência no século XII com a liderança de Manco Cápac. É considerado o fim do Império Inca em meados do século XVI, com a captura do Inca Atahualpa pelos invasores espanhóis.
- O Império Inca alcançou sua expansão máxima durante o governo do Inca Pachacutec (1438 – 1471). Abrangeu parte dos atuais territórios da Colômbia, Equador, Chile, Bolívia, Argentina e todo o Peru.
- Pachacutec também é reconhecido como o Inca que construiu Machu Picchu.
- Como prova de sua existência, até hoje muitas cidades incas sobrevivem, como Pisac, Ollantaytambo, Choquequirao e, claro, Machu Picchu.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024