Cusco 83 artigos
Lagoa Vermelha Cusco
Clique para classificar o artigo

Lagoa vermelha ou lagoa de chocolate em Cusco

A Lagoa Vermelha é uma das atrações turísticas mais recentes de Cusco. É uma bela lagoa situada na região nevada de Ausangate, a cerca de 4.787 metros acima do nível do mar. O que é peculiar nesta lagoa é sua cor vermelha, como se fosse sangue. Porém, em certas épocas do ano, a cor de suas águas é semelhante à do chocolate. Viajar até lá não é fácil devido à alta geografia andina e às caminhadas que devem ser feitas. Ainda promete se tornar um destino popular em Cuzco.



Lagoa Vermelha
Lagoa Vermelha de Ausangate

A lagoa vermelha

  • A Lagoa Vermelha é uma das formações naturais mais incríveis de Cusco. Destaca-se pela coloração avermelhada causada pela proliferação da argila e das algas que habitam suas águas.
  • Dependendo da época do ano e da posição do sol, as águas da lagoa podem variar em um tom semelhante ao do chocolate. É por isso que também é conhecida como lagoa do chocolate.
  • Outro nome pelo qual a lagoa é conhecida é ‘Yawarccocha’, uma palavra quíchua que significa ‘Lagoa de sangue’. Ele está localizado nas encostas da imensa montanha coberta de neve de Ausangate, a mais alta de Cusco.
  • Devido à geografia íngreme onde se situa, para lá chegar foi necessário um percurso pedestre de vários dias. Porém, hoje, com a habilitação de novas rotas de asfalto, é possível fazer a visita em um único dia a partir da cidade de Cusco.

Onde está?

  • A lagoa vermelha está localizada a cerca de 87 quilômetros em linha reta da cidade de Cusco.
  • Pertence à comunidade andina de Chillca, no distrito de Pitumarca, província de Quispicanchis.
  • Geograficamente está localizado no sopé da nevada Ausangate (cordilheira de Vilcanota), a uma altitude de 4.800 metros acima do nível do mar.

Como chegar lá?

Para chegar à lagoa vermelha desde a cidade de Cusco, a viagem deve ser feita nas seguintes seções:

  • De Cusco ao distrito de Pitumarca por transporte público (os ônibus saem da avenida Huayruropata). A viagem tem 105 quilômetros e leva aproximadamente 3 horas.
  • De Pitumarca ao setor de Hatun Phinaya por transporte público ou táxi coletivo. A viagem tem aproximadamente 40 quilômetros e leva 1 hora.
  • Do setor de Hatun Phinaya à lagoa vermelha a pé. A viagem é de apenas 6 quilômetros. Esta última seção só pode ser feita com uma caminhada e leva aproximadamente 2 horas.

O nevado Ausangate

  • O nevado Ausangate é o mais alto de Cusco. Seu topo atinge 6.384 metros acima do nível do mar. Como resultado do degelo em suas encostas, surgem lindas lagoas de tons que variam do azul ao turquesa.
  • Faz parte da cordilheira Vilcanota, famosa por ser afluente do rio Vilcanota, o mesmo que atravessa Machu Picchu.
  • A atração turística mais importante perto da nevada Ausangate é o montanha das 7 cores, também chamada de Vinicunca .
  • A montanha Ausangate é uma montanha cheia de sedimentos minerais como calcário, arenito, marga, silicatos, argilitos e, acima de tudo, argila. Este último material é o que dá à lagoa ‘Yawarccocha’ sua tonalidade avermelhada.

Quando ir?

  • A estação seca (de abril a outubro) é a melhor época do ano para visitar a Lagoa Vermelha. Durante esses meses, as chuvas não são frequentes. Isso torna mais fácil caminhar. No período das chuvas, principalmente nos meses de janeiro, fevereiro e março, as constantes chuvas dos rios podem causar problemas durante o percurso.

A caminhada

  • A caminhada final para a lagoa vermelha é exigente. Você viaja 6 quilômetros por cadeias de montanhas onde se destaca o nevado Santa Catalina.
  • A primeira seção está no setor de Hatun Phinaya, localizado a 4.500 metros acima do nível do mar. De lá você continua subindo por trilhas de ichu e pedra. Nessas seções, você pode ver alpacas e lhamas, os camelídeos característicos das comunidades andinas.
  • Os últimos quilômetros são muito íngremes. É preciso muito esforço para completar a caminhada. Na lagoa o visitante chegará a 4.800 metros acima do nível do mar.

É perigoso?

  • A caminhada é exigente, mas segura. Embora seja possível ir por conta própria, a opção mais segura é fazer um passeio organizado por uma agência de turismo de Cusco.
  • Para uma visita muito mais segura, é aconselhável levar calçado de caminhada, agasalhos em camadas, bastão de trekking, poncho para chuva, lanches, bebidas reidratantes e tudo em uma mochila confortável.

Clima

  • A Lagoa Vermelha está localizada em uma região de clima frio. A temperatura máxima (durante o dia) pode chegar a 12ºC. enquanto a temperatura mínima (durante as noites) pode cair para -10ºC.

Outras atrações turísticas semelhantes

Estas são algumas atrações turísticas semelhantes:

  • O Rio Vermelho – Como o próprio nome indica, esse rio fica vermelho durante a estação das chuvas em Cusco (de novembro a março). A população local costuma chamá-lo de ‘Yawar mayu’ (rio vermelho na língua quíchua). Está localizado na cordilheira de Vilcanota, a 2 horas de caminhada da cidade de Pitumarca. A coloração avermelhada deve-se aos minerais, principalmente argila, abundantes nas altas montanhas.
  • O vale vermelho de Pitumarca – A apenas 2 horas de caminhada da cidade de Pitumarca, este vale tingido de vermelho pelo solo argiloso de suas montanhas. Oferece uma das paisagens mais incríveis de Cusco, a coisa mais próxima de visitar Marte. O local chega a 5.020 metros acima do nível do mar. À distância, você pode ver o imenso Ausangate nevado. A visita pode ser feita em tour ou por conta própria. Estima-se que a cada dia o Vale Vermelho receba 500 visitantes.
  • As 7 lagoas em Ausangate – Ao pé do imponente Ausangate coberto de neve, você pode ver um conjunto de belas lagoas que, juntas, formam o ‘Circuito das 7 lagoas’. São elas a lagoa Pucacocha, a lagoa Patacocha, a lagoa Alqacocha, a lagoa Qomercocha, a lagoa orco otorongo, a lagoa chinesa otorongo e a lagoa azul cocha. Os moradores da cidade de Pacchanta organizaram um passeio por cada uma dessas lagoas azuis e turquesa. Você pode ir sozinho ou com um passeio.



Saiba mais sobre esta lagoa

  • Outra maneira de visitar a lagoa vermelha, bem como as outras atrações turísticas ao redor da montanha Ausangate, é caminhando por vários dias. Você pode solicitar um tour em uma agência de turismo ou simplesmente fazer por conta própria. Nesse caso, lembre-se de trazer os itens necessários, como roupas quentes, sapatos de caminhada e dinheiro.
  • Durante o percurso até a lagoa vermelha também é possível apreciar os animais típicos da Cordilheira dos Andes. Destacam-se as lhamas, alpacas, vizcachas, o condor andino, a parihuana e mais.
  • Embora seja um ponto turístico que oferece uma paisagem incrível, não são muitos os visitantes que se atrevem a visitar a lagoa vermelha. Por isso, no dia da sua visita provavelmente você já terá o lugar quase só para você. É uma excelente opção aos atrativos turísticos clássicos de Cusco.

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024