Lagoa Piuray em Cusco
A lagoa Piuray é uma opção de aventura a apenas 31 quilômetros da cidade de Cusco. Além das belas paisagens montanhosas que ali se avistam, é possível praticar esportes como canoagem, stand up paddle, ciclismo, caminhadas ou percursos de quadriciclo. Suas águas abastecem grande parte de Cusco e do Vale Sagrado dos Incas. Existem várias lendas sobre sua origem. Saiba mais sobre esta atração turística alternativa interessante.
- Descrição da lagoa Piuray
- Localização
- Como chegar a Piuray?
- Mapa da rota
- Lendas sobre a lagoa Piuray
- Esportes de aventura na lagoa
- Quanto custa para visitar a lagoa?
- Clima
- Fotos da lagoa Piuray
- Outras atrações turísticas próximas
- Mais informação
Lagoa Piuray
Descrição da lagoa Piuray
- A lagoa Piuray é uma das fontes de água mais importantes de Cusco. Fornece 42% da água potável da cidade. Também no Vale Sagrado dos Incas e outras províncias da região. Os próprios Incas conduziam suas águas para várias partes da cidade por meio de um formidável sistema de canais.
- É também uma atração turística ideal para a prática de esportes de aventura como canoagem, stand up paddle, ciclismo, caminhada ou rotas de quadriciclo.
- As paisagens que circundam a lagoa são verdadeiramente oníricas. Ao longe, as montanhas nevadas Soray, Verónica e Salkantay se destacam. Aqui e ali existem campos com safras de batata, quinua e outros produtos. Finalmente, a água azul escura da lagoa reflete o imenso céu andino.
- O perímetro da lagoa é de aproximadamente 8.750 metros (465 metros de largura e 3.000 metros de comprimento). A profundidade de suas águas é de 20 a 50 metros. A temperatura de suas águas está abaixo de 0 graus Celsius.
- A lagoa pode ser visitada durante todo o ano. É possível fazer um tour com tudo incluído ou por conta própria. A maioria dos turistas aproveita a visita para ver a cidade de Chinchero, famosa por seus centros têxteis e sítio arqueológico.
Localização
- A lagoa Piuray está localizada na cidade de Chinchero, a cerca de 31 quilômetros por estrada da cidade de Cusco.
- A lagoa está localizada na parte superior do Vale Sagrado dos Incas, a cerca de 3.689 metros acima do nível do mar. Ele está localizado perto do riacho Pacchaicoc.
- No topo, você pode ver as imponentes montanhas cobertas de neve Soray, Verónica e Salkantay, sendo esta última a segunda maior ‘Apu’ em todo Cusco.
Como chegar a Piuray?
Para chegar à lagoa Piuray da cidade de Cusco, você deve seguir os seguintes passos:
- Caminhe ou pegue um táxi até o ponto de ônibus na rua ‘Belén Pampa’ (localizado a apenas 2 km do centro de Cusco).
- Embarque em um dos ônibus que o levará à cidade de Chinchero em cerca de 1 hora. O custo da viagem é de 4 soles peruanos (pouco mais de 1 dólar).
- Finalmente, na cidade de Chinchero, pegue um táxi ou moto-táxi até a lagoa Piuray. A viagem dura apenas 10 minutos e custa aproximadamente 3 soles peruanos (1 dólar em média).
Mapa para chegar à Lagoa de Piuray
Lendas sobre a lagoa Piuray
Existem inúmeras lendas relacionadas à lagoa Piuray:
- Diz a lenda que o Inti (deus do sol) pediu a seu filho, o governante Manco Capac, que os filhos do Inca o acompanhassem até seu declínio (morte). Eles o fizeram. No entanto, de repente estes se transformaram em lagoas. O filho que chegou mais longe se transformou na lagoa Huaypo. A filha que estava muito mais para trás tornou-se a Lagoa Piuray. Ambas as lagoas ficam a apenas 18 km de distância. Eles são considerados pela população como irmãos gêmeos.
- Outra lenda diz que um velho foi a um casamento em busca de comida e abrigo. No entanto, os participantes do evento o desprezaram e o expulsaram do local. Somente uma mulher teve piedade dele, dando-lhe comida e abrigo. O homem, em agradecimento, ordenou que ela deixasse o local em direção a uma montanha sem olhar para trás. A mulher o fez. Entretanto, quando ouviu que a cidade estava inundada pelas águas de uma lagoa, ela desviou os olhos e se transformou em pedra. Seu olhar permaneceu perpetuado na lagoa Piuray.
Esportes de aventura na lagoa
Durante sua visita à lagoa Piuray, você pode praticar os seguintes esportes de aventura:
- Kayak – As águas da lagoa são ideais para a prática deste esporte. No local existem agências de turismo que oferecem todo o equipamento necessário como caiaques, remos, ternos, coletes salva-vidas e até treinamentos prévios.
- Stand up paddle – Este esporte também é oferecido por agências de turismo localizadas nas proximidades do local. Inclui todos os instrumentos necessários, bem como um instrutor especializado.
- Ciclismo – A geografia montanhosa próxima da lagoa Piuray é ideal para o ciclismo. Os turistas podem trazer sua própria bicicleta ou alugar uma na cidade (ou na cidade de Cusco). As paisagens andinas cobertas são impressionantes.
- Caminhadas – Ao redor da Lagoa Piuray existem caminhos simples perto de terras agrícolas de tarwi, feijão, cevada, batata e muito mais. É possível fazer esta aventura com um passeio ou simplesmente por conta própria.
- ATV – os passeios de quadriciclo são uma das aventuras mais solicitadas pelos visitantes. Além da lagoa Piuray, é possível visitar as plataformas circulares de Moray e as famosas minas de sal de Maras. As agências de turismo de Cusco oferecem esses serviços.
Quanto custa para visitar a lagoa?
- Passeios à lagoa Piuray para praticar alguns esportes de aventura custam aproximadamente 50 a 70 dólares por turista.
- Visitar a lagoa por conta própria é muito barato. A viagem em transporte público pode custar entre 5 e 10 dólares no máximo.
Clima
- O clima na lagoa Piura é frio. Durante o dia a temperatura pode atingir no máximo 18ºC. À noite, o frio pode cair para -5ºC. pelo menos.
- A estação das chuvas vai de novembro a março. A estação seca (com pouca chuva) vai de abril a outubro. Segundo especialistas, estes são os melhores meses para visitar a lagoa.
Outras atrações turísticas próximas
Durante sua visita à lagoa Piuray, você pode visitar outras atrações turísticas, como:
- Centros têxteis – A cidade de Chinchero tem dezenas de centros têxteis onde os turistas podem aprender sobre as antigas técnicas de fiação e tingimento de roupas de alpaca. A entrada é gratuita. Os diferentes produtos feitos com esta técnica milenar estão à venda nas instalações.
- Sítio arqueológico de Chinchero – Na época dos incas, o local era o palácio do imperador Túpac Yupanqui. As guerras entre incas e espanhóis, assim como o passar do tempo, danificaram suas estruturas. Hoje é possível apreciar suas imensas plataformas, paredes, escadas e estradas incas (qhapac ñan).
- As salinas de Maras – Os mais de 2 mil poços de sal que constituem este local foram formados há milhões de anos. Os incas o usavam em seu benefício, assim como a população atual. O lugar oferece uma das paisagens mais incríveis de Cusco. Ele está localizado a 19 quilômetros da cidade de Chinchero.
- As plataformas circulares de Moray – Este imenso conjunto de plataformas foi construído pelos Incas para experimentar o cultivo de produtos agrícolas em diferentes condições climáticas artificiais. É um dos lugares mais fotografados pelos turistas que visitam Cusco. Fica a apenas 27 quilômetros da cidade de Chinchero.
Mais informação
- Nas proximidades da lagoa Piuray, o novo aeroporto internacional de Chinchero está planejado para ser construído. Este edifício multiplicaria o número de turistas que visitam Cusco, o Vale Sagrado dos Incas e Machu Picchu.
- A água da lagoa Piuray supre a demanda de água potável em grande parte de Cusco. Por isso é importante não poluir suas águas. É proibido tomar banho ali, muito menos jogar lixo.
- Se você gosta de visitar as lagoas da Cordilheira dos Andes, não se esqueça de visitar o famoso Laguna Humantay, uma das mais belas de Cusco e Peru.
- Durante a sua visita, não se esqueça de trazer consigo: um poncho em caso de chuva, calçado confortável para caminhar, roupa em várias camadas (sem esquecer o casaco), protetor solar, chapéu, snacks e bebidas reidratantes.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024