O jardim botânico de Machu Picchu
O Santuário Histórico de Machu Picchu é uma área protegida pelo Estado peruano que abrange uma área de 37.302 hectares. Neste espaço, até quatorze zonas de vida foram limitadas com florestas nubladas, florestas tropicais, florestas de queuñas e muito mais. Ali foi detectada uma grande diversidade de flores, plantas e árvores. Durante sua visita à cidade inca você poderá apreciar parte desta diversidade de flora. No entanto, uma excelente opção é visitar o jardim botânico de Machu Picchu. Saiba mais!
- O que é o jardim botânico de Machu Picchu?
- A diversidade da flora de Machu Picchu
- O museu e jardim botânico de Machu Picchu
- Preço de visita
- Horário de visita
- Mais informações sobre o jardim botânico
- Perguntas e respostas
A cidade de Aguas Calientes também é conhecida como cidade de Machu Picchu devido à sua proximidade com a famosa cidadela inca (10 quilômetros por estrada). Na altura da Puente Ruinas, 20 minutos depois de caminhar por esta estrada, você chega ao museu local de Machu Picchu ‘Manuel Chávez Ballón’. O ingresso para este museu inclui uma visita ao jardim botânico de Machu Picchu, um lugar escondido cheio de flores, árvores e plantas típicas do lugar.
O que é o jardim botânico de Machu Picchu?
- O Jardim Botânico de Machu Picchu é um espaço natural aos pés da cidade inca (no Machupicchu Site Museum).
- Ali organizaram uma representação da variada flora que habita o Santuário Histórico de Machu Picchu (uma área de 37.302 hectares).
- O jardim botânico possui 425 espécies de plantas, das quais 123 espécies pertencem às orquídeas, a flor representativa de Machupicchu.
- O jardim botânico ocupa uma área de 1.610 metros quadrados (com área a ser implantada de 400 metros quadrados).
- Para aprimorar a experiência do turista, o jardim botânico possui dezesseis painéis informativos com dados sobre: pássaros, flores, mamíferos, répteis, borboletas, anfíbios, samambaias e, claro, orquídeas.
- A entrada para o jardim botânico está incluída no ingresso para o Museu do Sítio de Machu Picchu.
A diversidade da flora de Machu Picchu
- O Santuário Histórico de Machu Picchu possui uma grande diversidade de flores. Estima-se inclusive que represente até 20% das espécies vegetais existentes no Peru.
- A diversidade florística em Machupicchu se deve à geografia montanhosa tropical da Cordilheira dos Andes.
- Um total de 425 espécies de orquídeas foram detectadas no Santuário Histórico de Machu Picchu. No Peru, 1.625 espécies desta flor foram registradas.
- Esta diversidade de flora está representada no jardim botânico de Machu Picchu. Além disso, os turistas podem apreciar a diversidade de flores em trilhas como a Montanha Machupicchu, Huayna Picchu ou durante a famosa Trilha Inca de 4 dias.
O museu e jardim botânico de Machu Picchu
- O museu local de Machu Picchu e o jardim botânico estão localizados na base do lado leste da cidadela inca de Machupicchu.
- Desde a cidade de Aguas Calientes você deve caminhar por aproximadamente 20 minutos a partir da cidade de Aguas Calientes (na altura da ponte Ruinas que cruza o rio Vilcanota).
- O jardim botânico foi adaptado em um terreno acidentado com pedras caídas das montanhas. As espécies mais famosas do recinto são: as orquídeas (mais de 123 espécies), o lírio da montanha, o sapatinho, a boca do leão, o wakanki, o choclo choclo, a árvore Pisonay, o chimpu chimpu, o limoeiro, o flor do dia, samambaia, palmeira, begônia, cucarda, lanterna e muito mais.
- O passeio pelo jardim botânico é curto. Leva aproximadamente 20 minutos para ser concluído.
- Devido à proliferação de flores, o local é habitado por pássaros, borboletas e alguns mamíferos. Destacam-se papagaios, beija-flores, sanhaços e, ocasionalmente, o famoso galo das rochas (a ave representativa do Peru).
Preço de visita
O ingresso para o museu e jardim botânico de Machu Picchu custa:
- Adultos estrangeiros: 22 soles (aproximadamente 5 USD).
- Adultos peruanos: 11 soles (aproximadamente 3 USD).
- Estudantes estrangeiros: 11 soles (aproximadamente 3 USD).
Do meio-dia às 17h a entrada é gratuita para todos os turistas que apresentarem em mãos o ingresso para Machu Picchu.
Horário de visita
- O museu local e o jardim botânico abrem suas portas todos os dias do ano, das 9h às 17h.
Mais informações sobre o jardim botânico
- O jardim botânico está localizado a uma altitude de 2.300 metros acima do nível do mar.
- A entrada no museu é feita por até três portas de entrada: a) pela porta principal do jardim e pelas partes laterais do museu (através de degraus de pedra incas também chamados de ‘Sarunas’).
- O ingresso para o jardim botânico também inclui a visita ao jardim botânico de Machu Picchu. Este espaço cultural exibe até sete salas didáticas com restos incas e painéis informativos que são distribuídos em: a) Machupicchu, a cidade na névoa, b) na máquina do tempo, c) propagando a história. Um dia na vida cotidiana de Machupicchu, d) entrelaçando a Amazônia e os Andes, e) entre achados e evidências, f) modos de sentir Machupicchu eg) ecologia, flora e fauna do Santuário Histórico de Machupicchu.
Perguntas e respostas
1. Qual é o jardim botânico de Machu Picchu?
O Jardim Botânico de Machu Picchu é uma área natural localizada aos pés de Machu Picchu (ao lado do museu local) onde foi adaptada parte da grande diversidade de flores, plantas e árvores que existem no Santuário Histórico de Machu Picchu.
2. Onde fica o jardim botânico?
O Jardim Botânico de Machupicchu está localizado na altura da Ponte das Ruínas na Hiram Bingham Road (que liga Aguas Calientes a Machupicchu). Pertence ao distrito de Aguas Calientes, província de Urubamba, departamento de Cusco.
3. Quanto custa entrar no Jardim Botânico de Machu Picchu?
O ingresso ao museu local de Machu Picchu inclui o acesso ao jardim botânico e custa: a) 22 soles para adultos estrangeiros, b) 11 soles para adultos peruanos e c) 11 soles para estudantes. Todos os turistas podem entrar gratuitamente após as 12h, mostrando sua entrada em Machu Picchu.
4. O que ver no Jardim Botânico de Machupicchu?
O jardim botânico oferece até 425 espécies da flora local. Destaca-se pelas 123 espécies de orquídeas, a flor representativa de Machu Picchu.
5. Como chegar ao jardim botânico?
Da cidade de Aguas Calientes, siga a pé pela rodovia Hiram Bingham. Depois de cruzar a Puente Ruinas, do lado direito fica o museu e o jardim botânico. A caminhada leva em média 20 minutos.
6. Qual é o horário de visita do jardim botânico de Machupicchu?
O jardim botânico está aberto ao público todos os dias, das 9h às 17h.
7. Quantas espécies de flora existem no jardim botânico de Machupicchu?
O jardim botânico possui 425 espécies registradas da flora nativa.
8. Quando foi criado o jardim botânico?
A origem da criação do jardim botânico de Machu Picchu remonta a 1970 com a iniciativa do Dr. Manuel Chávez Ballón. Em 2005 foi aprovada a sua criação e execução da obra.
9. O que levar para minha visita ao jardim botânico?
Durante a visita ao jardim botânico, recomenda-se levar protetor solar, repelente de mosquitos, chapéu, capa de chuva em caso de chuva e lanches ou bebidas.
10. O que mais ver na minha visita ao jardim botânico de Machu Picchu?
Durante o seu passeio pelo jardim botânico de Machu Picchu, é recomendável visitar: a) o jardim das borboletas de Machu Picchu, b) as cachoeiras de Mandor e, claro, c) a cidadela inca de Machu Picchu.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024