Itinerário para a viagem perfeita à montanha Huayna Picchu
Uma das melhores experiências em Machu Picchu é, sem dúvida, a subida à montanha Huayna Picchu. É uma jornada até o topo do cume que guarda a Cidadela Inca. Chegar lá é uma aventura coroada com as paisagens mais incríveis do Santuário Histórico. No entanto, essa viagem deve ser cuidadosamente planejada para que a excursão seja perfeita. Abaixo está o itinerário a ser seguido pelos visitantes da Montanha Waynapicchu.
- O cume de Huayna Picchu
- Como entrar em Huayna Picchu?
- Como é a rota até o cume do Huayna Picchu?
- Itinerário perfeito para uma viagem perfeita a Huayna Picchu
- Recomendações para uma boa viagem a Huayna Picchu
Visitante no topo da montanha Huayna Picchu
O cume de Huayna Picchu
Waynapicchu (Montanha Jovem) é o cume localizado 300 metros acima da cidadela inca de Machu Picchu. Sua popularidade no mundo se deve ao fato de abrigar uma antiga trilha inca à beira de ravinas com abismos alucinantes e o cenário mais incrível. Chegar ao cume é uma experiência para o visitante. De lá, você pode ver Machu Picchu como uma pequena maquete. É o lugar certo para tirar fotos. Em uma parte do caminho, há o Templo da Lua, um recinto construído há mais de 600 anos no meio de uma caverna.
Atualmente, a caminhada até o cume de Huayna Picchu é conhecida como uma das mais incríveis caminhadas curtas do mundo. Isso se deve aos caminhos íngremes à beira de abismos extremos que exigem aventura. Mas, acima de tudo, a incrível vista que pode ser vislumbrada do topo. Por motivos de segurança e conservação, somente 400 pessoas por dia podem entrar em Waynapicchu.
Como entrar em Huayna Picchu?
A única maneira de entrar em Waynapicchu é reservar com antecedência o ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu. Esse ingresso também permite que você visite a Cidadela Inca. A entrada é dividida em 3 horários diferentes.
- Grupo 1: A entrada para Huayna Picchu é a partir das 08h (a entrada e saída para Machu Picchu é das 07h às 13h)
- Grupo 2: A entrada para Huayna Picchu é a partir das 10h (a entrada e saída para Machu Picchu é das 09h às 14h)
Verifique se há vagas disponíveis em Huayna Picchu para a data que você deseja.
Como é a rota até o cume do Huayna Picchu?
A entrada para Huayna Picchu fica no lado norte da Cidadela Inca. Há uma cabine de segurança onde o viajante deve se registrar ao entrar e sair da montanha. Uma vez lá dentro, o caminho começa a subir por escadas estreitas e íngremes. Quase na metade da subida, o viajante atravessa uma caverna escura e continua a subida. No final da seção, você encontrará a chamada escada da morte, um caminho de degraus muito estreitos. Leva-se em média 1 hora para chegar ao topo.
Do topo do Waynapicchu, você pode apreciar todo o esplendor da cidadela inca de Machu Picchu. Você também pode ver o rio Vilcanota, a cidade de Aguas Calientes, a montanha Putucusi e toda a flora e fauna da selva. A descida começa por outra rota e se junta em um ponto com o mesmo caminho de subida. No meio do percurso, você pode visitar o Templo da Lua de Huayna Picchu. A descida leva em média 45 minutos.
Pronto para vistas espetaculares?
Quando você chega ao topo do Huayna Picchu, pode apreciar belas vistas de toda a área geográfica onde Machu Picchu está localizada. Além disso, às vezes as brumas podem oferecer um misticismo único. Quando você chegar ao topo de Huayna Picchu, poderá ver várias construções incas, onde se destacam as escadas, as plataformas e alguns armazéns ou qolqas. Do alto do Huayna Picchu é possível apreciar todo o esplendor e os detalhes urbanos do antigo homem de Tawantinsuyo.
Itinerário perfeito para uma viagem perfeita a Huayna Picchu
Para realizar a viagem perfeita à montanha Waynapicchu, é aconselhável seguir um itinerário. Isso depende do grupo que o visitante escolher para entrar. Embora não seja obrigatório seguir cada passo à risca, isso permitirá que você aproveite ao máximo todas as atrações turísticas oferecidas pelo ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu.
Itinerário do grupo 1
Os turistas que entram em Huayna Picchu no grupo 1 devem entrar em um horário recomendado a partir das 8h00. Para isso, você deve entrar precisamente a partir das 7h00 da manhã, levando em conta que o tempo de espera é de apenas 45 minutos. Em seguida, o passeio começa pela cidadela inca por aproximadamente 1 hora. Para subir a Huayna Picchu, é preciso passar pela cabine de controle. A subida pode levar 1 hora e 30 minutos, enquanto a descida leva cerca de 1 hora. Ao descer, é necessário passar novamente pela cabine de controle, para confirmar a saída do recinto.
Depois de visitar Huayna Picchu, ainda há tempo suficiente para fazer o mesmo com a Cidade Inca. O turista ou visitante pode contratar um guia turístico para saber mais sobre Machu Picchu. A visita guiada dura, em média, 2 horas. No final, geralmente há uma hora para apreciar a Maravilha do Mundo por conta própria. O passeio total pode terminar por volta das 13:00 horas.
Itinerário do grupo 2
Para iniciar o passeio no segundo horário, você deve entrar em Machu Picchu a partir das 9h00. É importante ser pontual para concluir o passeio no horário. Da mesma forma, haverá um passeio por Machu Picchu antes de iniciar a caminhada até Huayna Picchu. Você poderá começar a caminhada entre 10h00 e 11h00, embora seja recomendável começar as atividades mais cedo. Por outro lado, antes de iniciar a caminhada, é recomendável pegar o ônibus para não sobrecarregar os músculos.
A subida pode ser um pouco mais exigente devido ao fato de o sol já ter nascido nesse horário. Essa rota leva em média 1 hora e 30 minutos. A descida geralmente leva de 45 minutos a 1 hora. Durante o passeio, você pode apreciar um pouco da flora e da fauna do local. Para aproveitar ao máximo essa aventura, recomenda-se passar a noite na cidade de Aguas Calientes na noite anterior.
O Templo da Lua
O Templo da Lua está localizado na parte inferior de Huayna Picchu. Para chegar a esse lugar, você precisa reservar o ingresso Machu Picchu + Templo da Lua. A entrada para esse local agora só é possível durante a alta temporada. A alta temporada oficial começa todo dia 1º de junho a 15 de outubro. Durante o resto do ano, não será possível entrar nesse local. Entretanto, esse ingresso pode ser reservado meses antes do início da alta temporada oficial. Assim como a restrição para escalar Huayna Picchu, a rota para o Templo da Lua só é válida para pessoas maiores de 18 anos.
Recomendações para uma boa viagem a Huayna Picchu
De acordo com muitos turistas, Machu Picchu não seria a mesma coisa sem uma visita a Waynapicchu. Para aproveitar ao máximo essa atração turística, o itinerário mencionado acima deve ser seguido. Além disso, para uma viagem segura e sem problemas, os turistas devem prestar atenção às seguintes recomendações:
- Reserve seu ingresso para Machu Picchu + Huayna Picchu com antecedência. Especialmente na alta temporada (abril a outubro). Se você planeja visitar nessa época, é aconselhável comprar os ingressos com até 4 meses de antecedência.
- É aconselhável chegar pontualmente na entrada de Machu Picchu e Waynapicchu.
- A Huayna Picchu só é permitida para turistas ou visitantes com mais de 18 anos de idade. Não é recomendado para pessoas que sofrem de vertigem ou fobia de altura.
- O caminho é muito bem sinalizado e tem cordões de segurança. Os turistas devem salvaguardar sua integridade, não desafiando a natureza ou buscando rotas por conta própria.
- Durante a estação chuvosa em Machu Picchu (novembro a março), é aconselhável usar calçados para caminhada. As trilhas geralmente estão um pouco úmidas.
- Não é permitido levar uma mochila com mais de 5 quilos. Leve apenas o necessário: garrafa de água, chapéu, capa de chuva, protetor solar, repelente de mosquitos, lanches, óculos de sol etc.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Incrível!“
“Não importa o que você acha que vai sentir, você se surpreenderá quando chegar. Não há imagens ou palavras para descrever a paisagem e os sentimentos. É excepcional, incrível e todas as outras palavras. Vale a pena acordar cedo para subir e descer. Tudo o que posso dizer é que não tenha pressa e aproveite.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, setembro 2, 2024